ALGAS
507 tópicos neste fórum
-
Coloquei aqui para enriquecer os conhecimentos de todos os que acedem a este forum, no entanto este artigo já foi publicado noutro forum num site Brazileiro! Espero que seja util..... 1) Algas filamentosas são quase sempre verdes, às vezes podem ser transparentes. Aqui na Riccia são pequenos cabelinhos, estas algas ainda estão no "começo". 2) A mesma alga, agora formando-se nas bordas da folhagem, no caso uma H. corymbosa. Ainda está pequena. 3) A filamentosa aumentando... 4) ...até chegar ao ponto do absurdo. Nesta situação é melhor podar a planta inteira e checar sua montagem. Em montagem acertadas nunca chegará a isto. 5) …
-
- 0 respostas
- 8.2k visitas
Olá, Se pretendes colocar alguma questão com o que se passa com as tuas plantas, o fórum agradece que o faças segundo esta "ficha": - - - \ \ - - - Esta ficha irá facilitar a tarefa a todos os users para identificação do problema que poderás ter no teu aquário, e mesmo para identificação de casos iguais por parte de outros membros. Agradecemos a compreensão!
-
- 0 respostas
- 13.1k visitas
Como o tópico existente sobre algas e imagens para identificação está bastante desactualizado, coloco aquí sites de identificação e soluções sobre problemas de algas http://www.guitarfish.org/algae http://aquariumalgae.blogspot.com/ http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=493 Para efeitos de apresentação e mais fácil visualização dos conteúdos, este tópico está bloqueado. Para questões especificas por favor colocar em novo tópico. Se pretenderem enriquecer este tópico com outros links ou até com artigos, poderão fazê-lo enviando mp para mim ou qualquer outro elemento da moderação.
-
Boas, Já alguém teve este tipo de algas? Como conseguiram resolver? Pelo que sei é algo misteriosa...
-
Boa tarde a todos. Tenho um aquario(In Paradise)montado desde dia 4 de Agosto. Faço tpa's com frequencia,uma média de 2/3 vezes por semana e fertilizo com Plant Grow Specialized da Tropica,tambem tenho CO2.. Ultimamente tenho observado que tenho cada vez mais algas..numa anubia petit,na ludwigia repens rubin e na cryptocoryne undulata broad leaves..as unicas que se têm safado é o musgo de java e a rotala rotundifolia. Gostava que me dessem alguns conselhos e me ajudassem a resolver este problema. Obrigada Cumps, Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk
-
- 74 respostas
- 16.1k visitas
Olá pessoal! Desde já dou os meus parabéns a este fórum que tanto me ajudou no começo deste novo hobby. Já cá ando a algum tempo mas só agora tive a necessidade de fazer um novo tópico porque não encontrei a resposta em nenhum dos outros. Todas as minhas outras dúvidas de principiante foram respondidas usando o botão "Procura", mas a esta não consigo mesmo encontrar a solução. Primeiro aqui vão as fotos: Peço desculpa pela má qualidade das fotos mas foi um bocado à pressa. Esta "nhanha" branca apareceu primeiro na pedra difusora do CO2 caseiro. O tronco foi lavado (pelo seu tamanho era impossível de ser fervido) e deixado em água durante uma semana. …
-
- 73 respostas
- 37.5k visitas
Boas Eu neste aquario abaixo, tenho algas que já me estão irritar. Alguém me pode ajudar a elimina-las ? Fotos das ditas : http://img507.imageshack.us/my.php?image=dsc02161au4.jpg http://img507.imageshack.us/my.php?image=dsc02159tz3.jpg http://img184.imageshack.us/my.php?image=dsc02155er3.jpg http://img185.imageshack.us/my.php?image=dsc02152rf2.jpg Equipamento: - Aquario Aquatlantis 120x50x70 - http://www.aquatlantis.com/ - 4 lampadas T8 32 W ( eu sei que é fraquinha , é o se pode) - 2 Filtros Eheim Profissional II 2026 - http://www.aquatichouse.com/FILTRATION%20M...files/Eheim.asp - Filtro Uv 25 watt Vectron 24h/dia - http://www.paraquatic…
-
- 67 respostas
- 8.1k visitas
Estou mesmo a ficar desesperada. Tenho um aqua com Co2 casiro ( estou a contar os euritos para comprar do outro). Tem 1m ,akadama de subtrato e fertilizo diariamente com ferro e potássio ( como me ensinou o Zogli a quem novamento agradeço). Tenho práticamente só anubias e musgo e outras plantas que me deu o Saleiro ( desculpa ai mas não sei o nome e são as unícas que estão lindas) . Iluminação 100w ( obra do Sergio Caneca) . Resumindo: as anubias estão cheias de raizes ( será melhor cortar ?????) e as folhas novas nascem todas ratadas... Que m....... esta.... nãoa tino com isto??? será qua algum peixe as come???? ajudem ai queria tanto fazer um tapete de ricia mas se nem …
-
- 51 respostas
- 8k visitas
Olá pessoal, venho uma vez mais pedir a vossa ajuda, principalmente de quem tem experiencia em montagens com Akadama. Montei um Aqua 120*40*50 (240L) no dia 29/12, tem tado a ciclar há 15 dias com a presença de 6 peixitos (5 viuvas e 1 corydora), tem um tronco, algumas pedras, 2 plantas até ao momento (Hz e Ludwiguia repens "Rubin"), o resto das plantas conto receber esta semana pra ficar todo plantado. Tou a usar uma camada de substrato fertil da tropica por baixo da akadama e também tou a fazer introdução de CO2 pressurizado (1 gota 2 a 2 segundos). A iluminação q tenho é proveniente de 1 calha T5 3*54w nova, que vem de origem com lampadas de 14000K, inda ñ tenho as…
-
- 50 respostas
- 9.8k visitas
Boa Noite, Ja procurei por varios topicos no forum sobre o meu problema, e ja apliquei diversas das opções dadas mas até agora nao consigo notar grande diferença. As algas que tenho sao vários fios (tipo Cabelo) em plantas e substrato. As formas que utilizei para combater foram o aumento de co2 e reduçao da iluminação para 6horas diarias e aumentei o fluxo da agua. Diferenças que notei foi apenas no atraso de crescimento das plantas, principalmente as cabombas que morreram. Setup: - Aquario: 85x45x45; - Iluminação: Calha de T5 4x39w (de momento so utilizo duas lampadas dessas T5) 8500k; Moonlight Azul (4 leds) incorporados na calha; - Filtro: C…
-
- 46 respostas
- 6k visitas
Boas pessoal desde forúm que tanto nos ensina. Já algum tempo postei aqui um tópico, pois estava com problema de algas pretas em todo o lado e algas filamentosas no vidro. Na altura um colega nosso (Alfacinha) mandou-me um link de como se devia fertilizar correctamente. Na altura verifiquei que era do facto de não ter nitratos, então comecei a fertilizar com nitratos, potássio e ferro pois tinha plantas com buracos e amarelas para além das algas, claro. Passou-se algum tempo e as plantas melhoraram a cor e já não têm buracos, mas acontece que continuo com algas pretas, pincel. Tento remover as folhas infectadas, mas acabam por as folhas novas ficarem outra x com alga…
-
- 44 respostas
- 6.1k visitas
Boas Tardes, Estou com um problema de algas e gostava de saber como poderia resolver esta questão. Abaixo seguem algumas fotos do problema em questão... Essencialmente é tipo uns filamentos que estão agarrados ao tronco e em algumas plantas... Actualmente só tenho ancistrus e 2 ottos. No entanto eles não lhe tocam lá... Estou a pensar usar o Esha - Protalon para as matar, no entanto se souberem qual poderá ser uma boa equipa de limpeza, agradecia. Estou a aumentar a plantação para tentar reduzir os nutrientes, mas escusado será dizer que fica inestético essas algas... Abaixo deixo fotos... Desde já grato pela ajuda! Cumprimen…
-
- 40 respostas
- 14.9k visitas
Boas pessoal. o meu aquário está constantemente todo sujo no vidro. Eu limpo e passado 15 dias já está igual. Tenho 5/6 horas de luz artificial + 1h de luz natural. Dou pouca comida (acho eu) pelo menos ao fim de 2 minutos já ninguém anda a comer nada Material Aquário aquatlantis 60 cm * 30 cm * 40 cm - 60 L Filtro Biobox 2 Termostato - 26º TPA's - 15 em 15 dias cerca de 25% de H2O Hardscape Substrato fértil Substrato não fértil Raiz Os valores de PH, KH, GH, NO3, NO2, NH4 estão bem. Não consigo perceber causa deste problema mas é super desmotivante. Agradecia alguma dica sffv. Obrigado
-
- 38 respostas
- 5.1k visitas
Boas, tenho começado a tratar recentemente do meu aqua....mas desdo príncipio que tinha algas Agora há umas tipo algodão branco, ums filamentosas pequenas, e uma espécie de green spot nas pedras (xisto) e no areão.... Já me disseram para fazer fertelizações diárias de potássio (15ml), e micros depois das tpa's (5ml)...(aquário de 96l) mas também me disseram, para deixar as fertelizações e fazer tpa's de 20l de 5 em 5 dias....e agora? xD....agora comecei a fazer tudo junto....fertelizações iguais + as tais tpa's Não uso anti-algas porque já me disseram que não resultam.... Também me disseram que podia ser excesso de po4...o teste é caro, mas como é preciso …
-
Constantemente tenho surtos de algas no aquario, resolve-se um dsses surtos e aparece outro, por mais que leia sobre manutenção das plantas, confesso que é um assunto que tenho dificuldade em perceber. Testes Efectuados: PO4 = 0,1mg/l NO3 = 0 GH = 6 Estou á espera que chegue testes de KH e NO2 Faço fertilização de 2/2 dias com seachem Flourish Substrato usado: elos e akadama Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas: 3x54w(2x8000K + 1x6500K) Capacidade total do aquário em litros: 200L O que é que tenho de fazer? :D Cumps
-
Algas no arranque 1 2
by ramif- 38 respostas
- 6.1k visitas
Boas Montei o aqua a uma semana e desde ontem que comecaram a aparecer umas manchas verde escuras nas pontas das folhas da bacopa. As restantes parecem estar livres de algas. Seguem algumas fotos para me poderem ajudar. setup: Aqua 100x30x40 2x 39w 7 horas dia Co2 3/4 bps sempre ligado que nao tenho a valvula ainda Fertilização: soluções aquáticas - 3x semana micros. 3x semana macros. Tpa 50% domingo tou a dar 8ml dia Sera que devo aumentar a dose de fertilizacao e fazer mais tpas durante a semana?
-
- 37 respostas
- 8.6k visitas
Descrição detalhada do Problema: Após o aquário ter começado a verter água, desmontei e remontei novamente (25 de outubro), só que o que acontece é que agora tenho esta alga muito estranha ( ver foto) e as plantas parece que estagnaram, a lótus por e simplesmente parou de crescer até estou com receio de lhe tocar e reparar que ta podre :D , as rotalas e a higrofila fartam se de ganhar esta alga e o crescimento é lento. A eleocharis é completamente abafada por ele e definha.. Testes Efectuados: Apenas tenho o teste do pH e amonia ( 6.8 e 0 respectivamente) Fertilização: 10ppm K , 3 gotas micros HA , 2 gotas Ferro HA , depois da TPA ( cerca de 25%) Substrato …
-
Algas no vidro 1 2
by Ed_boy- 37 respostas
- 4.9k visitas
Fiquei 1 semana fora de casa e no final da semana tenho isto: Não tenho Co2 e o excel flourish mata-me as valls. O que fazer para limpar estas algas e impedir que apareçam??? O Meu setup Fertilização: Tropica + ( depois de cada TPA) Iluminação: 2 Lâmpadas de 54 Watts T5(10.000 de Espectro) com 7 horas diárias. Co2: Não tenho. Substrato: JBL AquaBasis plus Tempo de Montagem: Cerca de 2 Anos Fauna: Otto, 3 corydoras (equipa de limpeza) 7 Escalares Peixe Faca Bótia 1 espada Flora: Valisnéria Nanas Feto de Java Filtro: Sera 250+UV
-
- 36 respostas
- 4.4k visitas
Boa tarde Bem estou com um problema que nao consigo resolver e ja fiz tudo que podia desde de mudas parcias de agua a retirar as algas (filamentosas) manualmente, mas nada resultou tou desanimado preciso de ajuda. montei o aquario à 4 semanas. Aquario com 200lt Comprimento: 1m Altura: 44cm Largura: 41,5cm luminaria : 2 lampadas com 10000kelvin 39w 2 aqua reef 39w (estas duas vou trocar por duas de 6500) Filtro: All Pond Solutions 1000EF Aquarium External Filter Co2: 1 bolha/sg Flora: Bocopa caroliniana Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' Vesicularia ferriei 'Weeping' Fauna: 4 Escalar (Pterophyllum Scalare) 3 SAE´s 3 Oto…
-
- 35 respostas
- 6.6k visitas
Boas há coisa de 9, 10 dias apareceu me esta alga: Todos os dias farto me de tirar ela com uma escova de dentes loOl mas todos os dias ela lá esta Como é que a posso remover de vez?
-
- 35 respostas
- 2.8k visitas
Eu gostava de saber que tipo de algas é que são estas e como é que posso fazer para as elminiar. agradeço a ajuda. cumps
-
- 32 respostas
- 5.6k visitas
ola pessoal... as plantas que tenho no meu aqua estao a ficar cheias de algas.. como tal, decidi comprar esha protalon 707.. o que me podem dizer acerca deste tratamento?.. espero que me possam ajuda*
-
Blue Green Algae 1 2
by Broa- 30 respostas
- 4.3k visitas
Boas Desde que mudei a estrutura do meu aquário e pensei em fazer um plantado não me consigo ver livre destas "algas". Bem sei que são cianobactérias e não podem ser designadas por algas, mas é o que parecem. Já fiz de tudo... - TPAS de 3 3m 3 dias cerca de 30% a 40%. - Na esperança de este problema se resolvesse comprei mais um filtro externo com UV. - Á uns dias comprei um pack de plantas aqui no fórum. E nada... E quando fertilizei para ver se as plantas se desenvolviam, no outro dia ficei com o fundo todo coberto com algas, até parece um tapete. Se alguém me puder ajudar, agradecia, pois estou a perder a paciência com isto... Setup: M…
-
- 30 respostas
- 5.9k visitas
ola boa tarde tou com um problema de algas no meu aqua eu ainda n tive ocasiao de retirar fotos para verem eu comecei esta semana a faser taps dia sim dia nao mas a minha duvida é eu ja a 3 seamanas q tou a faser um ciclo da elos de fertelisante e as plantas teem evoluido bem mas sera q teri de parar com a fertelizaçao ou as taps resolvem o prob. a eluminaçao q tenho é de 4x24w t5. se poderem dar openiam ou ajudar agradeço
-
- 30 respostas
- 5.8k visitas
Como acabar com essas malditas ? São Algas ? De que tipo ? Aquario 30 litros montado a 2 mêses com substrato fértil PRODAC, sem fertilizantes na água ainda. Fauna: 10 Neons e 3 Ottos (que não mexem nas algas) Essas malditas estão em todo carpete de E. Parvula que está formando runners mas com uma certa demora, estou fazendo TPA 20% todos os dias e o fotoperiodo é de 6 horas. No dia seguinte as E. Parvula ja estão cheias denovo... está sendo uma luta difícil... Cumprs e obrigado.
-
Algas BGA 1 2
by Luis Alves- 30 respostas
- 6.7k visitas
tenho no meu aquario Algas BGA e nao me consigo livras das sacanas, ja usei agua oxigenada com sucesso, mas deve ficar sempre algum resto e voltam sempre. pelo que estive a ver e se nao estou enganado, pode ser: nitratos baixos pouco co2 movimentaçao da agua pouca tambem filtro sujo ora bem ontem medi nitratos e estao a 25mg ... medi o ph pelo que li nao gostam dele baixo, e tenho ph 6. hoje vou limpar o filtro, tenho de ser sincero, em 3 meses que esta montado nao o limpei nenhuma vez, mas tambem esteve 2 meses sem peixes, ou melhor so plantas e uns camaroes, so meti 7 arlequins a coisa de 1 mes... nao sei se sera dai. ai logo vou eliminar 2 opçoes…
-
- 30 respostas
- 5.3k visitas
tenho estas algas e algumas green spot vista geral do aqua tenho os seguintes parametros de agua temp - 26ºC no3 - 25 ph - 7 kh - 4 po4 - 1.8 ppm co2 o drop cheker esta verde 25 - 30 ppm filtro externo aqua 80*40*30 fertilizante npk com pos de farmacia 5ml 3x semana fertilizante micros nutrafin plant gro 3ml 3x semana vou mudar para SERA flourena 6.5ml 3x semana o que acham que esta mal? abraço
-
- 30 respostas
- 3.6k visitas
Boas pessoal, . Ultimamente tenho andado numa grande guerra com as algas. Tudo começou quando comprei umas cabombas que ao fim de 2 semanas começaram a ficar um pouco amarelas... O senhor da Fitonia disse que era devido à falta de ferro no aqua. Comecei a dar sera flourish 2ml por 100L 1 vez por semana e elas la arrebitaram. . No entanto com o arrebitar das plantas vieram as algas. Depois de alguma leitura pelo forum diminui as horas de luz de 12h para 10h e a coisa parou de crescer...tenho aplicado o florish em cima das plantas que é onde ha mais algas, mas mesmo assim não as consigo eliminar. . As algas estão concentradas no vidro traseiro e laterais e em cima d…
-
Praga de algas 1 2
by PiNante- 4 followers
- 30 respostas
- 5.7k visitas
Boa tarde, Agradecia a vossa opinião em relação ás medidas que hei-de tomar para eliminar o excesso de algas. Como podem ver na foto, por mais que manualmente tente limpa-las, elas vencem sempre. O aquario é de 60l com filtro externo e CO2 artesanal. Os parametros basicos encontram-se normais, apenas o PH um pouco abaixo do pretendido (6,2). Sabem que algas são estas? Será um problema de falta de circulação da água? Para além de 2 camarões "Japónicas", comprei 4 otocinclus que estão de greve, apenas estão agarrados ao vidro com um sorriso na boca como quem diz... Trabalha tu. Alguma ideia de como resolver a situação? Obrigado.
-
- 29 respostas
- 4.9k visitas
Boas. Nem sei como dizer isto mas,estou farto farto e farto e mais que farto deste alguedo e já mudei de areão para akadama e limpei o aqua todo mas passado nem 1 mês lá andavam elas de novo as plantas que tenho são poucas,poderá ai residir o problema.Não sei o nome delas.Tenho umas 3 anubias nana,alguns feto de java e vallisinerias que comprei ao Severum e uns 4 pés de umas plantas que não sei mesmo o nome.Tenho as algas pelo aqua todo,xitos , tronco e as plantas nem comento é que são 99% algas e 1% planta tenho de iluminação 3 T5 de 54W o aqua tem 120 x 50 x 50.Ligo a iluminação ás 13h e desligo ás 21h.De inicio ligava 1 lâmpada e passado meia hora as 3 e ao desligar…
-
Ajuda Algas 1 2
by pmsmhome- 29 respostas
- 3.2k visitas
Viva, Comecou-me a aparecer agora algumas algas no vidro nãoa s consigo identificar. Podem-me a ajudar a irradicar? Obrigado Pedro Caracteristicas: Dimensões aquário: C99xL37xA61 cm Ph 7.0 Temperatura: 24 a 25 º Dureza : +/- 10 2x39 W T5 com balastro electrónico Filtro Externo 200 L/Hora Co2 RedSea
-
Filamentosas! 1 2
by Godlike- 28 respostas
- 4.7k visitas
Boas tenho algumas filamentosas (tipo cabelos verdes) principalmente na H. CUBA... Fiz alguns testes e aqui deixo os resultados NO3: abaixo de 5mg PO4: 2ppm (adicionei umas horas antes do inicio do fotoperiodo e de fazer os testes) fertilizo de 2 em 2 dias pois o seu consumo é de 1ppm diário Fe: 0.1mg K: 15ppm diários Micros: adiciono de 2em2 dias alternados com os macros ou seja adiciono cerca de 6ml pois a sua recomendação é de 3ml p/dia CO2: 2b/s durante o fotoperiodo. Fiz o teste a algum tempo e deu a cor normal ou seja nem muito nem pouco (LoL) O aqua tem aprox 320 a 350LT reais e tenho 270w de luz: Faço TPA semanal de 50% do aqua.... Já ando ni…
-
- 27 respostas
- 7.3k visitas
Viva, Tive 2 meses fora, em trabalho e a minha esposa ficou a "tomar conta" do aquário Em 2 meses só se acrescentou a água evaporada e alimentou os peixes. Faço fertilização EI, mas durante este período não se fez porque os parâmetros já deveriam estar todos lá em cima e sem mudança de água, achei melhor não fazer. O resultado foi este: Todas as fotos: https://www.dropbox.com/sc/fxp4q4a1x8902jw/AABFNmuIeDVLjlkV6QiDdwmKa Hoje os parametros são: Fosfatos > 4mg/l (a rebentar a escala) Nitratos = 40 mg/l Drop checker verde amarelado Tenho injeção de CO2 constante com um difusor da VIV. O aqua tem cerca de 280L. Neste momento estou a fazer…
-
- 25 respostas
- 4.8k visitas
Boa noite a todos. Estou com problema de algas, tenho um aqua plantado (pelo menos tento) com Discus, desde à uns meses começaram a aparecer algas principalmente nas plantas, troncos e rochas. As plantas ficam com as extreminadas como se tivessem uns "bigodes", os troncos e rochas estão completamente cobertos, no vidro aparecem algumas mas nada que não se limpe semanalmente com as TPA's. Comecei a notar este problema quando coloquei um relógio para ligar/desligar a luz de forma automática, daí parecer-me que será luz a mais, a iluminação esta ligada diariamente 9h. Tenho 2x T8 30W, o aqua é de 200l. Costumo fertilizar com produtos da Sera umas vezes pastilha…
-
Algas tipo cabelo 1 2
by Ritaz- 25 respostas
- 12.7k visitas
Boa tarde... Isto já deve ter sido discutido no forum mas eu não encontro o tópico... O meu aquario de há uns tempos para cá tem um surto de algas tipo cabelo, aquilo tira-se bem à mao mas cada vez que as tiro vêm as plantas atrás e passado um dia ou dois volto a ter disso ao pontapé... Já reduzi o tempo de luz (neste momento tá em 9 horas) e reduzi a comida aos peixes para duas vezes ao dia... Já não sei o que fazer, alguma sugestão sem ser antialgas? Obrigada Beijinhos **
-
Members
No members to show