Green Dust Algae


zlatan9

Recommended Posts

Trocado, isso já devia ter sido raspado!

 

 

Achas? Estou com um certo receio.... e se volta tudo de novo? lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 125
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem como tinha passado tanto tempo e não havia meio do resto de GDA desaparecer resolvi seguir os vossos conselhos e raspar aquilo, só vos digo que tive que mudar 50% da água pois esta ficou com muito mau aspecto :s

 

Foto com flash

 

hpim0792hh1.jpg

 

 

Foto sem flash

hpim0793gd3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um bocado chato. O que dizem é esperar no mínimo três semanas, continuando a fertilizar e após esse tempo quando elas tiverem já mais fracas raspá-las e fazer uma grande tpa. Durante o período em que estiveste à espera, fizeste TPA´s, mexeste no aquário?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um bocado chato. O que dizem é esperar no mínimo três semanas, continuando a fertilizar e após esse tempo quando elas tiverem já mais fracas raspá-las e fazer uma grande tpa. Durante o período em que estiveste à espera, fizeste TPA´s, mexeste no aquário?

 

Fiz reposição de água. sem tocar nos vidros nem em plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O recomendável seria até nem fazer Tpa´s, dar apenas de comer e fertilizar. Mas como tens discus torna-se mais complicado. Não sei se ao deixares passar as três/quatro semanas sem as raspares também terá alguma influência.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem apareceu mas com muito menos força.

 

Reposição de água tenho mesmo que fazer ou então desligar os termostatos para não correr riscos.

 

isso julgo que não, segundo li é possível acontecer o que me aconteceu, agora li é outra forma de limpar.

 

O que fiz:

 

raspei e retirei a GDA e depois fiz TPA.

 

O que penso fazer:

 

Retirar água, limpar a parte dos vidros que ficam fora de água com papel de cozinha, evitar deixar cair algo na água, e voltar a encher.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o que li não necessáriamente, pois segundo diversas pessoas ela acaba pooir "auto-consumir-se" logo limpando com o papel é só uma forma de evitar que algo que ainda esteja no seu ciclo caia dentro de água. se não limpar os vidros que ficam dentro de água o ciclo mantem-se, ou seja, não existe quebra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos.

 

Desculpem reavivar este tópico, mas gostaria de partilhar a minha experiência.

Como já tinha dito anteriormente, tentei primeiro o método de não tocar nos vidros e nunca resultou.

Optei por uma abordagem diferente, com raspagem semanal dos vidros, fertilização e TPA´s certinhas e muito regulares e introdução de mais plantas no aquário.

Com o passar do tempo, a GDA começou a reduzir bastante, mas nunca desapareceu completamente. tinha uma equipa de limpeza com 1 Ancistrus SP e 2 CAE que nem sequer lhe tocavam.

 

À coisa de 2 semanas fiz um update à calha, com a duplicação da potência de luz. Nessa altura mudei também o sistema de CO2 de caseiro para pressurizado.

Além disso reforçei a equipa de limpeza com 3 ampulárias e um SAE.

 

Correndo o risco de deitar os foguetes antes da festa, digo-vos que a GDA desapareceu do meu aquário. nyah

Não toco nos vidros à 2 semanas, excepto para limpar o calcário, e nem sinal dela, estive mais de meia hora a olhar o aquário ao pormenor e nada... nem no vidro de trás, que normalmente era o pior.

E era perfeitamente visivel as ampulárias a tratarem dela, o SAE nem por isso, mas por seu lado exterminou a pouca Green Beard Algae que ainda tinha, especialmente na BIOBOX. :D

 

Também reparei que agora apareceram-me Green spot no vidro :D . Coisa que dantes não tinha.

Não há bela sem senão. Provavelmente resultado da eliminação da GDA.

Tenho que tratar destas agora, parece que tem a ver com os fosfatos. ;)

 

Espero ter ajudado.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ainda bem que reavivaste este tópico pois eu tb tenho novidades, primeiro sobre as tuas.

 

Segundo penso, a duplicação de luz poderia ter aumentado a DA não seria mais lógico?

 

No meu caso, limpei bem metade dos vidros, com papel e tudo o mais, a quando da TPA, por curiosidade desliguei uma das HQI e ficou ligado só uma, e a GDA voltou em força mas só do lado da HQI ligada....

 

Afastei a calha mais uns 20 cm a ver se produz algum efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Segundo penso, a duplicação de luz poderia ter aumentado a DA não seria mais lógico?

...

 

 

Olá Trocado

 

Pois, em pricipio era o que deveria ter acontecido, mas acho que a luz pouco ou nada teve a ver com o caso.

Julgo que a GDA no meu caso desapareceu por uma serie de factores, principalmente as ampulárias que a comiam, mas não terá sido só isso, porque aquela linha verde junto ao substrato, onde as ampulárias e o esfregão não chegavam também desapareceu.

Agora dizer concretamente que foi isto ou aquilo, não posso. E dizer que a GDA desapareceu para sempre também não posso, mas neste momento não tenho...

Acho que foi por tudo junto.

 

Uma coisa é certa, agora que o vidro está limpo e a luz é mais forte apareceram-me Green Spot, coisa que dantes não tinha, apesar de ser uma coisa minima.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

boas!

 

tambem tenho gda no meu aqua...

agora tenho algumas questões, ja alguem teve sucesso com esta tecnica de deixar a alga no vidro e depois raspar?

 

cumpz

Editado por pini
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

tambem tenho gda no meu aqua...

agora tenho algumas questões, ja alguem teve sucesso com esta tecnica de deixar a alga no vidro e depois raspar?

 

cumpz

 

Eu não te posso dizer nada, uma vez que acabei por desmontar o aquário temporariamente. A ideia com que fiquei é que talvez seja a melhor solução.

 

Neste link tens outras possíveis causas e soluções: http://www.thetropicaltank.co.uk/phpBB/viewtopic.php?t=446

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ainda ninguem encontrou uma solução eficaz para combater/prevenir esta alga ? tou me a passar com ela possaa... todas as semanas tenho que limpar os vidros :/ mas o engraçado é que so aparece nos vidros da frente e no de traz, os de lado 0, nem vela... O que tambem acho no minino bizarro, é que onde passa a corrente da agua com mais força, ela está ausente, pelo menos no meu caso é assim. enfim... se me passo tiro os vidros ao aquario para ela nao aparecer mais ahahahhaha. Neste momento é a unica alga que tenho.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um link que pode ser que ajude ;)

Kelvin Ratings and Green Dust Algae

 

Esta alga é realmente uma chata!

 

Ora, esta alga não se pode raspar dos vidros senão volta a atacar... e se não se raspar demora 21 dias a cumprir o ciclo de vida... então mas para encurtar este tempo, será que não as podíamos simplesmente erradicar?

 

Há quem use H2O2 para matar as algas pretas tipo tufo, que são muito chatas de arrancar e depois de mortas tiram-se com maior facilidade...

Então porque não usar a mesma agua oxigenada nos vidros para ir matando as GDA?

 

Acho que isto pode funcionar... mas também pode ser mais uma tentativa falhada porque ela perante a agressão pela H2O2 pode esporular e volta para a coluna de água.

Felizmente agora não tenho essa chata, pelo que não posso testar, mas se alguém experimentar diga qualquer coisa ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Mais um link que pode ser que ajude :sick003:

Kelvin Ratings and Green Dust Algae

 

Esta alga é realmente uma chata!

 

Ora, esta alga não se pode raspar dos vidros senão volta a atacar... e se não se raspar demora 21 dias a cumprir o ciclo de vida... então mas para encurtar este tempo, será que não as podíamos simplesmente erradicar?

 

Há quem use H2O2 para matar as algas pretas tipo tufo, que são muito chatas de arrancar e depois de mortas tiram-se com maior facilidade...

Então porque não usar a mesma agua oxigenada nos vidros para ir matando as GDA?

 

Acho que isto pode funcionar... mas também pode ser mais uma tentativa falhada porque ela perante a agressão pela H2O2 pode esporular e volta para a coluna de água.

Felizmente agora não tenho essa chata, pelo que não posso testar, mas se alguém experimentar diga qualquer coisa :(

 

Já conhecia o site ;). Será que um sistema UV nao iria resolver o problema de vez ?

é que parece que isso dos 21 dias, nao deu lá muito resultado.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Conheço uma bem mais chata! Diatomáceas!!!!

 

 

Conheco, mas nunca tive.Já agora, conseguis te ver livre dela ?

Editado por Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está em vias de desaparecer, mas vamos ver!

 

Tópico sobre as minhas diatomaceas

 

possa :/ bem... complicado

 

O UV só tem efeito nas algas em suspensão.

 

Entao ora bolas loOl agora assim nao sei mais o que fazer :/

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais