Cladophora


Joel Bonifácio

Recommended Posts

Boas

 

há coisa de 9, 10 dias apareceu me esta alga:

 

IMG_0002.jpg

 

IMG_0004.jpg

 

IMG_0010.jpg

 

Todos os dias farto me de tirar ela com uma escova de dentes loOl mas todos os dias ela lá esta ;)

 

Como é que a posso remover de vez?

Editado por Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece uma filamentosa...

 

Já mediste os parâmetros do aquário?

 

Que tipo de CO2 tens?

 

Fertilizas com potássio?

 

(São apenas perguntas da praxe ;))

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece uma filamentosa...

 

Já mediste os parâmetros do aquário?

 

Que tipo de CO2 tens?

 

Fertilizas com potássio?

 

(São apenas perguntas da praxe ;))

 

 

Será ? ;)

 

A mim parece me cladophora, parece me loOL

 

o aquario em questao é ESTE

 

Em relação há fertelização,

 

Bem... primeiro comecei com 10 h de iluminação

Fertilizantes é a gama da PRO da ELOS:

 

- 1 ml K40 e 1 ml de Fase 2 todos os dias

- E dia sim dia não 1 ml FASE 1 ou 1 ml Extra 1.

 

PUmMmMmMm ALGAS, fiz um blackout de 3 dias desapareceu tudo, menos essa ai das fotos :D

 

Actualmente, tenho 8 horas de iluminação e fertilizo:

 

- 0.5 ml K40 e 0.5 ml de Fase 2 todos os dias.

- E dia sim dia nao 0.5 ml fase 1 ou 0.5 ml Extra 1.

 

Mas ela não sai de lá.

 

Sugestões ? :P :P

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E testes?

 

O aquário tem quanto tempo?

 

já que reduzis-te o tempo de luz, experimentas-te também reduzir um pouco a fertilização?

 

E testes? (;))

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E testes?

 

O aquário tem quanto tempo?

 

já que reduzis-te o tempo de luz, experimentas-te também reduzir um pouco a fertilização?

 

E testes? (:P)

 

Cmpts

 

O aquário é recente, a montagem é recente.

 

Sim, quando começaram a aparecer as algas reduzi a luz e também reduzi a fertilização como disse em cima passei de 1 ml para os 0.5 ml :)

 

Quando apareceram as 1º algas, fiz os testes e deu me NO3 a 50 ppm :| e os PO4 a 0.

 

Depois fiz uma TPA ficou

 

- NO3 a 10 ppm e os PO4 a 0

 

Depois foi quando reduzi a luz e a fertilizacao.

 

Agora tenho PO4 a 10 ppm e o NO3 a 10 ppm.

 

E que tal ? loOL :P

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PO4 a 10 ou a 1? Se for a 10 é muito....

 

Só por intuição... aumenta um pouco o potássio e o CO2... Mas volto a repetir "Por intuição".

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PO4 a 10 ou a 1? Se for a 10 é muito....

 

Só por intuição... aumenta um pouco o potássio e o CO2... Mas volto a repetir "Por intuição".

 

Cmpts

 

è mesmo a 10 :) é mesmo muito...

 

vou fazer umas TPA´s ate acertar os valores ;)

 

Entretanto, Obrigado na mesma Fernando ;)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de descobrir o que te causa esses valores... só TPA's é como estar todos os dias a lavar uma parede que te pintam de grafittis á noite. ajuda mas não resolve.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de descobrir o que te causa esses valores... só TPA's é como estar todos os dias a lavar uma parede que te pintam de grafittis á noite. ajuda mas não resolve.

 

e como é que eu posso descobrir ?

 

So se for mesmo pelos picos que tive de NO3 e PO4... De resto nao estou a ver mais nada

 

Cmprs

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois é... cada vez tenho mais :lol: este dias estive a fazer testes de PO4 e NO3 e nunca tive em excesso...

 

Esta alga afinal é qual ? Cladophora ou filamentosa ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joel,

 

O Género Cladophora pertence ás algas filamentosas...

 

Cmpts

 

ai é ?

 

as coisas que tu sabes :P

 

entao sendo assim qual será a sua causa ?

 

eu estou a desconfiar que seja excesso de FERRO, será ?

 

Cumprimentos

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião é o "rácio" Nitratos - Fosfatos.... 10 de Fosfato é mesmo muito.... muito mesmo.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é contrario... actualmente tenho sempre os nitratos a 10 por mais TPA que faca estao sempre a 10 e fosfatos a 0.

 

Apos a fertilizacao, fica NO3 passa para 25, Fosfatos fica a 0.25 no outro dia NO3 a 10 Fosfatos a 0.

 

Agora ando a fazer fertilização normal mas sem adicionar ferro, a ver no que vai dar...

 

Todos os dias tiro a alga, todos os dias lá esta e parece estar a propagar.se mais ;);)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Nao sei mais que fazer com isto...

 

Continua a aparecer :P

 

parei a fertilização do ferro, nada...

 

Aumentei os niveis de CO2, nada...

 

TPA´s, nada...

 

que cena...

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens isso mesmo em mau estado.

Não me parece que seja Cladophora, tenho uma bola de Cladophora num dos meus aquários e de vez em quando soltam-se uns bocados que se agarram aos troncos e têm um aspecto mais farfalhudo e curto tipo barba fininha...

 

Numa das ultimas fotos é notório que também tens Cianobactérias no substrato o que normalmente indica falta de circulação.

 

Para te podermos ajudar, convém dares o setup completo completo do aquário.

Que filtragem tens? iluminação? data do setup?, Peixes?, alimentação dos mesmos? etc...

 

Assim à primeira vista aposto numa montagem recente com filtragem insuficiente, peixes a monte e muita carga orgânica.

 

Conselhos:

TPA´s (não é preciso exagerar, bastam que sejam regulares)

Retirar à mão o máximo de algas que conseguires, inclusive as plantas mais afectadas.

Aumentar a circulação com a ajuda de uma bomba, filtro interno, etc...

Alimentar moderadamente os peixes.

Arranjar um plano de fertilização (deixares de fertilizar agora de pouco ou nada vai servir, provavelmente só trará mais problemas).

Paciência (Grande parte dos problemas têm tendência a desaparecer com a maturação dos aquários).

 

Espero ter ajudado.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens isso mesmo em mau estado.

Não me parece que seja Cladophora, tenho uma bola de Cladophora num dos meus aquários e de vez em quando soltam-se uns bocados que se agarram aos troncos e têm um aspecto mais farfalhudo e curto tipo barba fininha...

 

Numa das ultimas fotos é notório que também tens Cianobactérias no substrato o que normalmente indica falta de circulação.

 

Para te podermos ajudar, convém dares o setup completo completo do aquário.

Que filtragem tens? iluminação? data do setup?, Peixes?, alimentação dos mesmos? etc...

 

Assim à primeira vista aposto numa montagem recente com filtragem insuficiente, peixes a monte e muita carga orgânica.

 

Conselhos:

TPA´s (não é preciso exagerar, bastam que sejam regulares)

Retirar à mão o máximo de algas que conseguires, inclusive as plantas mais afectadas.

Aumentar a circulação com a ajuda de uma bomba, filtro interno, etc...

Alimentar moderadamente os peixes.

Arranjar um plano de fertilização (deixares de fertilizar agora de pouco ou nada vai servir, provavelmente só trará mais problemas).

Paciência (Grande parte dos problemas têm tendência a desaparecer com a maturação dos aquários).

 

Espero ter ajudado.

 

1 Abraço

 

Boas mario, desculpa a demora a responder :mrgreen:

 

o aquario em questao é este Green Water

 

Por incrivel que pareca no aquario todo é o unico sitio que tenho cianobacterias é mesmo aquele da foto loOl, mas ja removi com H2O2 ;)

 

Agora estou a fazer TPA todos os dias, as algas continuam a crescer mas mais lentamente :angelic008: e parei novamente a fertilizacao com FERRO.

 

Cmprs

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joel.

 

Nunca cheguei a responder neste tópico, porque tinha lido isto, escrito por ti, há já uns dias:

 

é contrario... actualmente tenho sempre os nitratos a 10 por mais TPA que faca estao sempre a 10 e fosfatos a 0.

 

Apos a fertilizacao, fica NO3 passa para 25, Fosfatos fica a 0.25 no outro dia NO3 a 10 Fosfatos a 0.

 

Agora ando a fazer fertilização normal mas sem adicionar ferro, a ver no que vai dar...

 

Todos os dias tiro a alga, todos os dias lá esta e parece estar a propagar.se mais icon_neutral.gif new_snipersmilie.gif

É só fertilizares com uns 1,5 ppm de PO4 por dia... peço desculpa mas não li o resto do tópico, por isso não sei se o aquário é de baixa ou alta manutenção.

Essas são as primeiras algas a aparecer quando se tem um aquário de alta manutenção com os PO4 a limitar. A mim, sempre me aconteceu isso, ou seja, o PO4 é o primeiro elemento a ir à vida. Já cheguei a fertilizar com 2 ppm de PO4, e no dia seguinte ter cerca de 0,25 ppm... :doofywave:

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joel.

 

Nunca cheguei a responder neste tópico, porque tinha lido isto, escrito por ti, há já uns dias:

 

 

É só fertilizares com uns 1,5 ppm de PO4 por dia... peço desculpa mas não li o resto do tópico, por isso não sei se o aquário é de baixa ou alta manutenção.

Essas são as primeiras algas a aparecer quando se tem um aquário de alta manutenção com os PO4 a limitar. A mim, sempre me aconteceu isso, ou seja, o PO4 é o primeiro elemento a ir à vida. Já cheguei a fertilizar com 2 ppm de PO4, e no dia seguinte ter cerca de 0,25 ppm... :)

 

Abraço.

Luís Fortunato

 

 

Ola Luis, então estas-me sugerir que eu aumente a concentração de PO4 ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Ola Luis, então estas-me sugerir que eu aumente a concentração de PO4 ?

Joel... se algo está em falta, se calhar convém fornecer às plantas esse mesmo nutriente, não achas? :D

 

Se o teu aquário fosse de baixa manutenção (não sei, não li o setup) ainda vá que não vá... mas com consumos dessa ordem, dá para ver facilmente, que é o nutriente limitante no teu aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e se reduzisses a luminosidade !!...nutrientes a mais e luz a mais é a causa,concerteza ! se reduzires nos 2 as algas vão buscar "népia" de alimento,lol !!

vai por mim,não é assim tão difícil de entender !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

 

Joel... se algo está em falta, se calhar convém fornecer às plantas esse mesmo nutriente, não achas? :)

 

Se o teu aquário fosse de baixa manutenção (não sei, não li o setup) ainda vá que não vá... mas com consumos dessa ordem, dá para ver facilmente, que é o nutriente limitante no teu aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Sim eu posso aumentar as concentrações de PO4,mas depois surge aqui um problema, ao aumentar o PO4, tambem tenho que aumentar o NO3 Obrigatoriamente :roflroll2: porque o fertilizante tem os dois juntos N e P (Elos fase 2) e como disse mais para cima, já tenho o NO3 a 10 ppm se fertilizo com mais, pode passar para niveis extremos, e o PO4 em níveis aceitáveis...

 

O aquário é de alta manutenção & Discus :)

 

e se reduzisses a luminosidade !!...nutrientes a mais e luz a mais é a causa,concerteza ! se reduzires nos 2 as algas vão buscar "népia" de alimento,lol !!

vai por mim,não é assim tão difícil de entender !

 

Neste caso aqui o problema ate é nutrientes a menos, alias nutriente, PO4 ;)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Algumas das ipoteces que vejo te poder ajudar.

 

Baixar a iluminaçao para que os consumos de nutrientes sejao mais reduzidos e nao aconteça esse desnivel de nutrientes tao rapidamente " consequencias talvez tenhas que alterar alguma da flora mais exigente ". continuarás a precisar de fazer trocas de agua de maior volume para retirar algum excesso de No3 mas ganhará menos algas derivado ainda haver desponivel PO4

 

Fertilizar Macros separados " ou seja apenas o que o aquario necessita que está em menor quantidade com a ajuda dos testes " Para mim o melhor metudo de fertilizaçao.

 

Apostar numa filtragem biologica mais eficiente que te ajude a consumir esse excesso de No3 que os Discos estao a produzir.

Já ouviste falar em bacterias aerobicas e anaerobicas ? " talvez Jbl Micromec te ajude " ajuda a consumir algum do excesso de No3 produzido pela fauna "

 

Reduzir a fauna no aquario " menos produçao de No3 "

 

Ou engordares os gajos com mais comida congelada ou viva :roflroll2: " provoca algum aumento de PO4 no aquario "

 

Já mediste tambem as duresas dessa agua , só para se poder tirar outras conclusoes ??

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais