Luís Fortunato Publicado: Maio 26, 2007 Share Publicado: Maio 26, 2007 Olá Jorge. Essa alga é uma filamentosa verde. Também conhecida por hair-algae. Podes ler mais aqui: http://www.floridadriftwood.com/algae_identification.html É minha opinião que tens os níveis de PO4 desregulados. Tanto altos como baixos costumam originar esse tipo de algas. Começa a fazer testes e a manter os PO4 no sítio, que em princípio, numa semana tens isso resolvido. Já agora aproveito para perguntar: o aquário foi montado há pouco tempo? Se sim, é normal essas algas aparecerem. Com o tempo e maturação do aquário, elas deixam de existir. Ou pelo menos não crescem tanto. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jvidia Publicado: Maio 26, 2007 Share Publicado: Maio 26, 2007 (editado) Boas Luís. Este foi montado em 22/04/2007, podes ver aqui. Por isso tem pouco mais de um mês. Quanto aos fosfatos estou a fertilizar todos os dias com 0,6ml de KH2PO4 (da Horizonte Aquático) que para a minha litragem dá cerca de 1ppm. Tb fertilizo diáriamente com 4,5ml de KCl (tb da HA) que dá cerca de 15ppm para o meu aqua. Tou a fazer TPA's de 25% de 3 em 3 dias. Que me aconcelhas a fazer + ? Editado Maio 26, 2007 por jvidia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Maio 26, 2007 Share Publicado: Maio 26, 2007 Olá. Jorge... se reparares, eu disse: Tanto altos como baixos costumam originar esse tipo de algas. Por isso, a menos que controles os níveis de PO4 com um teste... o que estás a fazer não faz sentido nenhum Estás a fertilizar a olho e assim não sabes se tens PO4 a menos (pode ser todo consumido e as plantas quererem mais) ou a mais... Por isso, acerta a concentração de PO4 entre 0.5 e 1.0 ppm. E isso só pode ser feito com auxílio de um teste. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jvidia Publicado: Maio 26, 2007 Share Publicado: Maio 26, 2007 (editado) Olá. Jorge... se reparares, eu disse: Por isso, a menos que controles os níveis de PO4 com um teste... o que estás a fazer não faz sentido nenhum Estás a fertilizar a olho e assim não sabes se tens PO4 a menos (pode ser todo consumido e as plantas quererem mais) ou a mais... Por isso, acerta a concentração de PO4 entre 0.5 e 1.0 ppm. E isso só pode ser feito com auxílio de um teste. Cumprimentos Luís Fortunato Luis esqueci-me de dizer, mas faço o teste do PO4 claro. Uso o da Nutrafin. E tenho praticamente 0ppm passadas 24h de ter fertilizado ! É Normal ? Tb já testei um pouco depois de fertilizar e o 1ppm está lá Já agora tenho no outros testes : pH: 6.8 NO3: quase 0 , não chega de longe ao 5 que é a 1ª cor na escala. NO2: 0 Editado Maio 27, 2007 por jvidia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Maio 27, 2007 Share Publicado: Maio 27, 2007 Olá de novo Jorge. Se fertilizas com 1 ppm e no outro dia já não há... das duas, uma. Ou são as plantas que os consomem, ou são as algas. Se tens NO3 perto de zero, ou pelo menos inferior a 5 ppm, aconselho-te a que tomes cuidado. Arranja um fertilizante de KNO3 e mantém o NO3 entre 5 e 15 ppm. Se deitares PO4 para a água e não tiveres NO3, quem vai ficar com ele são as algas... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jvidia Publicado: Maio 27, 2007 Share Publicado: Maio 27, 2007 (editado) Pois é Luís, não me tinha lembrado dessa hipótese banana rock .... é o que dá ser rookie nos plantados :D Estive a ver o KNO3 em liquido da HA é disso que falas certo ? Não será melhor introduzir já peixes que comam alimento que terei de introduzir no aquário, fazendo assim com que os Nitratos aumentem "naturalmente" ? Estou a pensar num casal de Ram's. Que achas ? Já agora o melhor é parar com a fetilização de PO4 enquanto não tiver NO3 certo ? E o potássio ? Não deve estar a fazer grande efeito visto que a cadeia de nutrientes consumidos não se encontra estabelecida né ? Obrigado pelas dicas Editado Maio 27, 2007 por jvidia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Maio 27, 2007 Share Publicado: Maio 27, 2007 Pois é Luís, não me tinha lembrado dessa hipótese banana rock .... é o que dá ser rookie nos plantados :D Estive a ver o KNO3 em liquido da HA é disso que falas certo ? Não será melhor introduzir já peixes que comam alimento que terei de introduzir no aquário, fazendo assim com que os Nitratos aumentem "naturalmente" ? Estou a pensar num casal de Ram's. Que achas ? Já agora o melhor é parar com a fetilização de PO4 enquanto não tiver NO3 certo ? E o potássio ? Não deve estar a fazer grande efeito visto que a cadeia de nutrientes consumidos não se encontra estabelecida né ? Obrigado pelas dicas Boas, cuidado com o excesso de comida para aumentar os nitratos pois alguma comida aumenta também (bastante!) os fosfatos... O melhor quanto a mim e se tiveres valores baixos de NO3 é mesmo parar com a fertilização de PO4 e K e arranjares rapidamente o fertilizante de NO3 (tens sempre a hipótese de DIY). Boa sorte com o aqua Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jvidia Publicado: Maio 27, 2007 Share Publicado: Maio 27, 2007 (editado) Oi Murkas. Não é uma questão de alimento em excesso ! É que actualmente não tenho peixes para os quais ponha alimento. Apenas tenho um SAE e um OTO e eles "auto alimentam-se". banana rock Editado Maio 27, 2007 por jvidia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Maio 27, 2007 Share Publicado: Maio 27, 2007 Olá. Jorge... compra o fertilizante de NO3 (sim, esse de KNO3 é o ideal). Estão a ver porque é que se vão comprar fertilizantes macro devem comprar todos e separados?!?!? Depois têm uma carência ou um excesso de um deles e como é que fazem? Não fazem... lá está banana rock Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jvidia Publicado: Maio 27, 2007 Share Publicado: Maio 27, 2007 banana rock Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peccavin Publicado: Julho 26, 2007 Share Publicado: Julho 26, 2007 Boas, Sou principiante, nestas coisa de aquariofilia. Estou ainda na fase de estudo do que quero montar no aquário, por esse motivo registei-me no site para puder ver como fazem os mais entendidos. "Herdei" um aquário com dois anos, sem peixes, apenas com agua, pedras em vez de areão, rochas e plantas de plástico! Já vi que um aquário com plantas de verdade, fica com um visual espectacular mas, devido à minha profissão (militar), o tempo para tratar dos promenores, não é muito. Gostava realmente de colocar plantas verdadeiras mas, como já referi, não tenho muito tempo as tratar, nem para andar constantemente a verificar niveis de Ph, Kh, Gh , amonia, nitratos etc.! Já li aqui no site que, plantas que requerem pouca "manutenção" são feto de jav, musgo de java, valisnérias e anúbias. No entanto a minha questão é esta, tem sempre que se colocar no fundo aquário um substrato, certo? Tem sempre que se ter um lampada, ou a luz natural que entra pela janela é suficiente (tenho o aquário ao lado de uma janela, não está exposto directamente à luz solar)? Gostari de colocar (lá está) peixes que não requeiram assim muitos cuidados, por exemplo neon e barbos cereja (jugo que são espécies compativeis em termos ph). Gostaria realmente de ler opiniões de quem percebe disto a rodos, pois acho que aquariofilia é um hobby relaxante (pelo menos comparado com a minha profissão, que faço missões no exterior de Portugal). Agradeço desde já eventuais ajudas. Um abraço a todos Helder Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andreialima Publicado: Agosto 29, 2007 Share Publicado: Agosto 29, 2007 Olá pessoal Estou a montar o meu aqua à 3 dias e já começou a ser atacado por algas, só não sei é de que tipo por isso peço a vossa ajuda. O aqua tem 60X30X30, +- 35L e fomos buscar substrato a um rio (areia mais fina). Se for necessário dar mais alguma informação digam pf. Já li aqui algumas sugestões que me parecem ser fáceis e como ainda não temos peixes nenhuns (e nem pretendemos ter até o aqua estabilizar e até termos o aqua bem plantado), mudar água não é nada complicado e não será problema. Se acharem que isto resolve o nosso problema assim o farei, só preciso saber durante quanto tempo devemos fazer as trocas? Também usamos fertilizante Sera florena da primeira vez mas não voltamos a colocar. Como temos remexido bastante na areia para colocar as plantas tem levantado muito "lixo" e este está a depositar-se nas folhas, mas isto penso que só será resolvido depois de introduzirmos peixes de fundo, certo? Então aqui ficam as fotos, fico a aguardar sugestões, obrigada;) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jorgefpf Publicado: Agosto 29, 2007 Share Publicado: Agosto 29, 2007 olá eu nas fotos não consigo ver as tais algas apenas a sujidade depositada nas plantas mas isso é "normal" quando se meche no areão. Cumprimentos Jorge Fernandes .·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º> `·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º> `·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º> ·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º> .·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andreialima Publicado: Agosto 30, 2007 Share Publicado: Agosto 30, 2007 Olá jorge Eu sei que está cheio de sujidade devido ao facto de ter agitado o areão, mas se reparares bem na foto que vou colocar a seguir, consegues ver as tais "algas" de que falo. Estas não são sujidade, de certeza... Já retiramos 50% da água ontem e daqui a 2 dias vamos retirar 40% e assim sucessivamente tal como vimos aqui explicado, a ver se acabamos com esta menina. Obrigada. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 Boas! Eu tenho no meu aquário comunitário algas da foto 9 deste tópico... elas estao agarradas a um barco daqueles k se poe em aquarios, e ao termostato ... ainda n vi estas algas nas plantas... Alguem me aconcelha sobre este assunto? ...ajudem-me ... Abraço, André "Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Setembro 5, 2007 Share Publicado: Setembro 5, 2007 Boas! Eu tenho no meu aquário comunitário algas da foto 9 deste tópico... elas estao agarradas a um barco daqueles k se poe em aquarios, e ao termostato ... ainda n vi estas algas nas plantas... Alguem me aconcelha sobre este assunto? ...ajudem-me ... Abraço, André No meu entender o 1 conselho será sempre este: Tenta identificar a causa, faz testes de Nitratos, Fosfatos e Ferro, avalia a tua iluminação a injecção de co2 a quantidade e frequencia da fertelização, a tua equipe de limpeza, etc. Depois do problema identificado então será bastante mais fácil chegar a uma solução para ele. Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rainho Publicado: Novembro 24, 2007 Share Publicado: Novembro 24, 2007 Em todos os aquários elas existem, é preciso é não deixar que elas tomem conta de tudo... Pois... as algas se tiverem condições crescem a olhos vistos... Nem uma coisa nem outra te vai resolver o problema. Eu perguntaria: Será de menos?... (acho que não, está bem assim) Fizeste bem, embora seja bom que trates as algas rapidamente, porque senão as plantas sem nutrientes (que lhes davas com a fertelização) nunca mais conseguem vencer o cambate com as algas... realmente as algas são um problema sera que o aquario esta junto a uma janela virado para norte? depois de verificads estas situações aconselho a instalação de uma lampada de UV, no meu aquario resultou saudações Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Poiares Publicado: Dezembro 10, 2007 Share Publicado: Dezembro 10, 2007 Já agora uma pergunta a quem sabe: Pode-se considerar alga alquela espécie de sujidade que se forma no musgo de java? Digo sujidade porque não sei se é isso aou algas... Já vi isso em aquários e pareceu-me falta de tpa's... abraço Rui Poiares Oeiras Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JMMP Publicado: Janeiro 27, 2008 Share Publicado: Janeiro 27, 2008 Boas, sou novato nestas andanças da aquariofilia, tenho um aquário de 180 L e tenho tido alguns problemas com algas e não sei qual a causa e como resolver o problema. As algas desenvolvem-se nas extremidades das plantas e parecem uma espécie de filamentos verde escuros. Alguém me ajuda a resolver este problema? Um Abraço, Jorge Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitavaz Publicado: Fevereiro 19, 2008 Share Publicado: Fevereiro 19, 2008 Olá a todos. Eu penso que tenho as minhas plantas com algas pretas mas não tenho a certeza porque a discrição combina com o que as planteas têm mas a foto não. Tentei infirmar-me e o máximo que me disseram foi que era algo como "pincel" e para aparar a planta JÁ. Eu aparei mas agora nasceu mais. Também reparei no fundo do aquário que têm areia e este já começa a ter os mesmos sintomas. Eu queria ter uma aquariofilia saudável.... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo A Santos Publicado: Fevereiro 19, 2008 Share Publicado: Fevereiro 19, 2008 (editado) ola a todos eu tenho um pequeno problema penso que as da fig 1 pois apareceram na riccia qual a vossa opniao para as combater aqua 100x40x50 luz - 2 day ligth 30w 1 power flora 30w 18000k 1 flora glo 30w 2800k ligadas 8 horas tambem tenho co2 Obrigado Editado Fevereiro 19, 2008 por apocalypse "Muralhas" - "Profundezas" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jguru Publicado: Março 9, 2008 Share Publicado: Março 9, 2008 olá tenho algas iguais as da figura 5,como posso resolver este problema? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
whity Publicado: Maio 11, 2008 Share Publicado: Maio 11, 2008 Coloquei aqui para enriquecer os conhecimentos de todos os que acedem a este forum, no entanto este artigo já foi publicado noutro forum num site Brazileiro! Espero que seja util..... 1) Algas filamentosas são quase sempre verdes, às vezes podem ser transparentes. Aqui na Riccia são pequenos cabelinhos, estas algas ainda estão no "começo". 2) A mesma alga, agora formando-se nas bordas da folhagem, no caso uma H. corymbosa. Ainda está pequena. 3) A filamentosa aumentando... 4) ...até chegar ao ponto do absurdo. Nesta situação é melhor podar a planta inteira e checar sua montagem. Em montagem acertadas nunca chegará a isto. 5) Algas BGA, ou cianofíceas. Tem o aspecto de uma película quase sempre verde escura. É de fácil remoção, mas volta com muita facilidade. Também exala um cheiro ruim, como o de um pântano. 6) Ainda a BGA, mostrando a capacidade dela de se aderir em qualquer superfície, no caso acima, os vidros. Mas pode se aderir aos filtros, cascalhos, etc. 7) Alga Green-spot ou "a do vidro". Inofensiva, porém impossível de erradicar. Aparece também na folhagem de plantas. 8 ) Algas pretas. Esta é uma das aparências desta alga. Cabelinhos escuros que se formam principalmente nas bordas das plantas. São muito bem aderidas, qualquer tentativa de remover danifica a folhagem. 9) Uma outra variante da preta, um caso mais extremo. Dificilmente em um plantado a preta chega a ficar deste jeito. É mais comum de se ver em aquas de criação ou aqueles meio mal-cuidados. 10) Isto aqui não é alga, mas como estamos falando de pragas, isto são ovos de caramujo. Aqui em uma quantidade muito grande, geralmente é 1 ou 2 por folha. OBS: Faltou algas marrons ou fungos, que procurei mas acho que não tenho foto disto. Nem sempre as algas ficam com a mesma aparência no seu aquário, principalmente as pretas. Todos os direitos deste topico é de GIAN. Agradecimentos a Heidge e AntonioTojal "O conhecimento não tem dono" Boas. Alguem poderia colocar fotos de novo online para ter noção do que tenho no aquario e ver todas essas algas? Fiquem bem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ervilhita Publicado: Junho 17, 2008 Share Publicado: Junho 17, 2008 concordo, é uma pena não haver imagens num topico que dá tanto jeito Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
delio costa Publicado: Junho 18, 2008 Share Publicado: Junho 18, 2008 Boas Existe um pequeno manual da sera que se entitula lista de control de algas onde podes ientificar uns quantos tipos de algas, possiveis causasde propagação, eliminação e prevenção e podes adquirilo em qualquer loja da especialidade que venda material da sera Cumps Délio Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts