Bmmsilva

.Membro Ausente
  • Content Count

    214
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

1 :)

7 Followers

About Bmmsilva

  • Rank
    Super Membro Júnior
  • Birthday 05/08/1981

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Setúbal (Setúbal)
  • Localização
    Setúbal
  1. Rochas se forem os A. Calvus. Eu iria para os A. Compressiceps "Sumbu Shell". Neste caso são precisas não só umas rochas para o macho mas também uma concha grande para a fêmea. Esta concha deve ser como a dos Multies, mas muito maior. Hei-de ver se encontro a que usei em tempos e ponho aqui a foto.
  2. Boa tarde, Eu tive Multies durante bastante tempo e de facto há uma preocupação com a sobrelotação, já que eles protegem as crias com a coragem de um leão, e então há sempre um aumento rápido da população. Um predador não vai impedir esse aumento, pode é eventualmente diminuir a curva de crescimento da população. Eu diria que em 80 cm é possível manter uma pequena colónia de Multies e como predador apostaria num casal de Altolamprologus Compressiceps ou em último caso uns Altolamprologus Calvus. Fica a sugestão! Abraço e boa sorte para o projecto, Bruno Silva.
  3. Bmmsilva

    Bmmsilva

  4. Olá! Quanto tempo tempo de montagem esse aqua de multies? Se tiveres uma população de Multies bem estabelecida julgo que não terás problemas, é óbvio que no período nocturno haverá predação, mas nada que impeça a colónia de crescer. Eu tenho 3 L. Brevispinis e não notei qualquer perturbação da colónia. Mas já observei que quando acendo a luz de repente, um dos L. Brvispinis corre imediatamente da colónia, para a sua toca, certamente que andava a entrar nas conchas pra caçar qualquer coisa, mas normalmente os progenitores estão na concha das crias e certamente que correm com eles na hora! Abraço, Bruno Silva.
  5. Olá André! Não me parece nada viável uma ligação em série, pelo simples facto que têm fluxos diferentes. Em tempos houve aqui no fórum um tópico interessante sobre ligação em série de filtros! Acho que a conclusão foi que era de facto inviável! Quanto ao resto, o meu conselho é que leias muito, toma atenção aos parâmetros químicos da água que indispensáveis aos Tangas, vê as espécies que te agradam (se houverem mais... e acredita que quanto mais pesquisas, mais vais gostar) e perguntas aqui ao pessoal opiniões sobre as compatibilidades, layout, etc! Abraço!
  6. Olá André! Os meus parabéns pelo casório! Quanto ao 2213, sim, é uma solução, ajuda bastante, e caso fique funcional ter 3 filtros em simultâneo, poderá até ser a filtragem definitiva. Julgo que os similis terão um comportamento muito semelhante aos multies, mas como só mantenho estes últimos, não posso garantir que assim seja! Como disse no outro post, não conheço os Caudos, por isso não te sei responder... o Aquaben com toda a certeza saberá elucidar-te melhor que ninguém, por isso quando falares com ele pergunta, entretanto pode ser que apareça alguém aqui que já tenha tido as duas espécies! Quanto aos conchiculas sei que ele costuma ter multies e similis, ocellatus sei que de momento não tem pra venda (também quero e já lhe tinha perguntado), nem Cypris Mpulungo. Eu tenho Cypris juvenis que estou a deixar crescer pra sexar e ficar com mais 2 fêmeas, separando essas 2 fêmeas fico também com excedente, por isso se depois precisares, podemos conversar sobre isso. cumps!
  7. Olá e bem vindo aos Tanganyikas! Quanto à filtragem, se pudesses trocar o 2215 por outro 2217 era bem melhor, isso assim parece-me pouco, porque a questão do filtro interno e bomba de circulação é pouco relevante, embora ajude a levantar detritos e assim limpar um pouco melhor o aqua, mas a questão principal é a superfície de filtragem e respectiva circulação, é por isso que era preferível outro 2217, mais superfície e maior circulação sobre ela! Quanto à fauna, não conheço os caudopunctatus, no entanto julgo que não será possível manter 3 casais nesse aqua, mas como disse, não os conheço! Relativamente aos multies e similis, terás de optar por apenas uma das espécies, pois são muito semelhantes e poderão acontecer cruzamentos indesejados (híbridos). Os Ocellatus são de casal e também por isso acho que apenas poderás manter um casal nesse aqua, uma vez que terão de estar afastados dos multies (ou similis) e com barreiras visuais para não haver problemas e assim não estou a ver sobrar espaço pra mais casais! Quanto ao resto parece-me bem, nos Cypris não te esqueças é de manter um rácio de pelo menos 3 femeas para cada macho, assim poderias ter 2 machos e 7 femeas ficando com um cardume de 9 elementos! Todas as espécies que referiste são relativamente fáceis de arranjar, fala com o membro "Aquaben", aqui para o sul será a melhor pessoa pra adquirires os peixes. Para além do que já referi, não conheço a interacção dos Caudos com os outros elementos e de resto parece-me tudo compatível desde que com os devidos cuidados territoriais. Um conselho, não percas tempo a tentar por o território destinado aos conchiculas ao teu jeito, porque eles vão arrumar a casa à sua maneira! Espero ter ajudado! Cumps, Bruno Silva.
  8. Olá! Estás bem encaminhado, ainda pra mais orientado pelo mestre Bentes! Gostei do layout simples e bem definido! Vai dando novidades! Cumps.
  9. Esquece frontosas, o problemas são as dimensões do aqua, para frontosas precisas de 1.50 mt de frente de aquário, os 300 Lts são relativos, consegues ter 300 lts em aqua com 1 mt de frente, o que é francamente minusculo para frontosas! Abraço!
  10. Só para acrescentar que a série classic da e-heim, seja ele o 2211, 13, 15, ou 17, são do melhor que podes encontrar em fiabilidade, preço, etc, etc, são de facto fantásticos! Já tive 2213, agora tenho um 2217 e penso comprar mais 1! No teu caso em concreto um 2213, já seria bom, o 2211 julgo ser curto em circulação! Costumam arranjar-se bons preços aqui na secção de vendas do fórum! Abraço!
  11. Olá!! Siceramente nesse aqua, só mesmo conchiculas, é pequeno para tudo o resto! Não há muito mais a dizer sobre isso... É provavél que o filtro chegue chegue se fores rigoroso com as TPA´s, mas mesmo muito rigoroso! As durezas de gh e dh e consequente subida do pH, são feitas à custa da adição de sulfato de magnésio e bicabornato de sódio. Quanto à tua ultima pergunta... está bastante apertado! Mais uma vez, só mesmo conchiculas, e "só" é uma maneira de falar pois o que não falta é por onde escolher! Abraço!
  12. Não te fies nisso! Nos tangas não há verdades absolutas, e além disso as julies têm um feitio ruim!
  13. Olá! De facto o aqua é muito pequeno para Tangas, mas essa colónia de similis ou multies seria uma opção muito viável, o problema é mesmo o filtro, se poderes apostar num filtro melhorzinho era importante! Acho que com esse é muito arriscado! Abraço!
  14. Sim, de facto a aposta será rocks de pequena dimensão! Gosto muito do look ao estilo "marinho"! Cuidado que se escolheres espécies que cavem o areão corres o risco de derrocadas, verifica bem a solidez desses montes! Quanto a espécies, alguma ideia??
  15. Mas continuares com os multies, ou substituires os multies por Altos, não percebi! De qualquer forma, os Altos só poderiam ser os Sumbu, pois são a espécie mais pequena e num aqua desse tamanho não tens muita margem de manobra!