Aquario Novo Com algas


Jorge Cardoso

Recommended Posts

Boa tarde

 

Bem estou com um problema que nao consigo resolver e ja fiz tudo que podia desde de mudas parcias de agua a retirar as algas (filamentosas) manualmente, mas nada resultou tou desanimado preciso de ajuda. montei o aquario à 4 semanas.

 

Aquario com 200lt

 

Comprimento: 1m

Altura: 44cm

Largura: 41,5cm

 

luminaria : 2 lampadas com 10000kelvin 39w

2 aqua reef 39w (estas duas vou trocar por duas de 6500)

 

Filtro: All Pond Solutions 1000EF Aquarium External Filter

 

Co2: 1 bolha/sg

 

 

 

Flora:

Bocopa caroliniana

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

Vesicularia ferriei 'Weeping'

 

Fauna:

4 Escalar (Pterophyllum Scalare)

3 SAE´s

3 Otos

3 Guppys

4 Peixe zebra

 

Substrato :

Aquacare tropica

AquaGround

 

tenho 3 Troncos no meio do aquario, fertilizo 1 vez por semana com fertilizante da sera.

 

http://dl.dropbox.com/u/69704916/027.JPG

http://dl.dropbox.com/u/69704916/28%20012.JPG

http://dl.dropbox.com/u/69704916/28%20013.JPG

http://dl.dropbox.com/u/69704916/28%20014.JPG

http://dl.dropbox.com/u/69704916/28%20015.JPG

http://dl.dropbox.com/u/69704916/28%20016.JPG

Editado por Jorge Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge..

 

Bom, primeiro não desanimes.. segundo sei, é mais ou menos normal o aparecimento de algas em aquários novos..

 

Depois, as plantas que tens, não são exigentes, isto é, não precisam de muita luz nem nutrientes.. verifica se não estás com luz a mais no aquário.. a mim parece me que sim...

 

Repara que tens, luz boa, CO2 e substrato.. e se as tuas plantas não "papam" isso tudo, alguém tem de absorver, ou seja, as algas..

O substrato e o CO2, por si só não é suficiente para gerar algas.. mas isso misturado com luz a mais, é um bom passo...

 

Verifica também os parâmetros da água.. podes ter algum descontrolo nos níveis de PO4 (que fomentam o aparecimento de algas).

Se puderes posta aqui..

uma foto do aqua também ajudava..

 

Mas acho que deves começar por reduzir a luminosidade..

 

Abraço

CMOA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tu tens aí um setup esquisito, a começar pela fauna, passando pelo facto de não dizeres os W mas dizeres a temperatura de cor, e de teres um substracto fértil e nenhum substracto inerte, acabando com nenhuma medição de parâmetros.

 

Pareces ter material pouco comum a iniciantes, mas a descrição do setup leva-me a crer que és um.

 

Fala-me das algas que tens, mete fotos, dá mais e melhores informações sobre os parâmetros e sobre as lâmpadas, a altura do aquário, e sobre o substracto e fertilizações.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cuba é das plantas mais exigentes para aquários de água doce.

 

Tudo depende tambem da quantidade que ele tem no aquário... são 200 litros de água.. com poucas plantas (a bocapa nao é assim tao exigente), não é fácil equilibrar os parâmetros..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não disse a intensidade das lâmpadas, como podes dizer isso? lol

 

para um aquário de 200 litros, e tendo 4 lampadas.. não me acredito que sejam propriamente de 15W...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge..

 

Bom, primeiro não desanimes.. segundo sei, é mais ou menos normal o aparecimento de algas em aquários novos..

 

Depois, as plantas que tens, não são exigentes, isto é, não precisam de muita luz nem nutrientes.. verifica se não estás com luz a mais no aquário.. a mim parece me que sim...

 

Repara que tens, luz boa, CO2 e substrato.. e se as tuas plantas não "papam" isso tudo, alguém tem de absorver, ou seja, as algas..

O substrato e o CO2, por si só não é suficiente para gerar algas.. mas isso misturado com luz a mais, é um bom passo...

 

Verifica também os parâmetros da água.. podes ter algum descontrolo nos níveis de PO4 (que fomentam o aparecimento de algas).

Se puderes posta aqui..

uma foto do aqua também ajudava..

 

Mas acho que deves começar por reduzir a luminosidade..

 

Abraço

CMOA

 

tenho fotos so que nao tou a conseguir postar aqui se me ajudares agradeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é facil

 

podes usar a DropBox se tiveres..

 

Basta colocares as fotos na pasta Public, e com o botao direito do rato, vais a 'DropBox' e 'Copy Public Link' e colas aqui o link..

 

Se nao tiveres Dropbox, podes usar o é facil

 

 

Se nao tiveres Dropbox, podes usar o ImageShack.. mas este nunca usei..

Editado por CMOA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, a tua luz está claramente demasiado intensa. A regra do W litro só se aplica até aquários de 100 litros. Por exemplo, no meu aqua de 140 litros os 110 W que tenho são mais que suficientes. No teu caso o ideal seria mais ou menos 130 W, e já era muito. Ainda por cima só tens 44 cm de altura, o meu tem 50!

 

Nesta fase inicial é normal aparecerem algas porque o aquário nã estabilizou, e tu foste meter uma carrada de paixes logo nas primeira 4 semanas, o que só vai ajudar ainda mais ao desiquilíbrio. Com o tempo as algas tendem a desaparecer, essas filamentosas que aparecem nos primeiros tempos. Problema sério seria se tivesses uma alga chamada cladophora, nome comum, que também é filamentosa, mas que se espalha muito em fragmentos. Essas sim convém remover manualmente, as outras é deixar estar. E se também não tiveres a água verde não há grande problema. Isso desaparece ao fim de algumas semanas, ou com azar meses. Tens é de favorecer o equilíbrio.

 

Não exageres na comida dos peixes, porque tens demasiados, se possível começa a fertilizar, procura aqui no fórum planos e informa-te, reduz a iluminação, e se estiveres com pressa para as eliminar arranja um filtro UV, que é bastante caro, e não elimina cladophora.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal eu ate tinha alguma razão lol

 

Realmente cometeste alguns erros.. não devias ter inserido tantos peixes em tao pouco tempo.. Mas tá feito, ta feito..

 

A alimentação é muito importante.. Comida a mais, transforma-se em amônio, nitritos e nitratos o que pode ser fatal pros teus peixes e plantas..

Se a situaçao tiver controlada, nao apostes em quimicos.. tenta perceber um pouco do que se passa no teu aquário e resolver as coisas naturalmente..

 

As fotos realmente assustam um pouco..

 

Mas pronto.. já sabes o que tens a fazer..

Reduzir luminosidade

Cuidado com comida a mais

Fertilizar de forma cuidada

não te esqueças também dos TPA's (analisa os parâmetros da agua para veres a frequência com que precisas de os fazer)

 

E de resto..

Boa sorte

 

Abraço

CMOA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, a nivel de comida ja nao dava em muita quantidade e so dava com o filtro desligado para ver o que e que eles comiam e em relaçao à luz devia reduzir a quantidade de horas ou retirar uma lampada ? Só mais uma pergunta a nivel de plantas deveria incluir mais algumas ou nem por isso ?

E o que acham do setup?

Editado por Jorge Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as contas nao me falham, tens cerca de 160W, acho que podes retirar uma, e deixar cerca de 6/8 horas por dia..

 

reparei que ao lado do aquário tens uma janela.. cuidado com o sol... é também meio caminho andado para as algas...

 

 

O setup, parece me bem.. o filtro é bom.. o facto de poderes ter 4 lampadas dá te asas para aventuras no futuro.. no entanto vi que o filtro tem carvão ativado certo?? o carvão ativado é utilizado para retirar os químicos da água.. portanto nao precisas dele para alem de 2 semanas (mais que suficiente).. é melhor uma boa quantidade de cerâmica..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente as algas surgem com niveis de PO4 elevados, luminosidade a mais.. ao meteres mais plantas, teoricamente os niveis de PO4 vao baixar.. no entanto a Green Spot dá-se muito bem em ambientes de carência de PO4

Portanto, mais uma vez te digo.. antes de gastares dinheiro, tenta perceber o que se passa no teu aquário... tenta estabilizar os parametros da água.. e percebe o comportamento das plantas e das algas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tenho uma janela mas ta quase sempre fechada, em relação ao carvao sim tenho e ainda nao o retirei mas irei faze-lo, em relação à luz eu tou a deixar ligado 10h por dia. Obrigada pelas informações e vou conferir os niveis todos e tentar perceber quais os problemas mais uma vez obrigado pela ajuda e vou deixando fotos do aqua.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal eu ate tinha alguma razão lol

 

Realmente cometeste alguns erros.. não devias ter inserido tantos peixes em tao pouco tempo.. Mas tá feito, ta feito..

 

A alimentação é muito importante.. Comida a mais, transforma-se em amônio, nitritos e nitratos o que pode ser fatal pros teus peixes e plantas..

Se a situaçao tiver controlada, nao apostes em quimicos.. tenta perceber um pouco do que se passa no teu aquário e resolver as coisas naturalmente..

 

As fotos realmente assustam um pouco..

 

Mas pronto.. já sabes o que tens a fazer..

 

Reduzir luminosidade

Cuidado com comida a mais

Fertilizar de forma cuidada

não te esqueças também dos TPA's (analisa os parâmetros da agua para veres a frequência com que precisas de os fazer)

 

E de resto..

Boa sorte

 

Abraço

CMOA

 

Ep´´a meu, tu não tinhas razão nenhuma, disseste as coisas ao calhas, é assim tão complicado?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ep´´a meu, tu não tinhas razão nenhuma, disseste as coisas ao calhas, é assim tão complicado?

 

Diz-se que para bom entendedor, meia palavra basta... Desculpa se precisas de tudo tim tim por tim tim...

Nada do que disse foi ao calhas.. mas não tenho de te justificar nada..

 

Isto é um forum.. as pessoas dizem o que acham de forma querente e educada..

 

Se fosse a ti relia o tópico que diz "Ler antes de colocar qualquer mensagem" se é que alguma vez o leste...

 

Mais alguma dúvida??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barrel_stuf para com os teus habituais atrofios já levaste corte e pode acontecer outra vez, se bem me lembro não há muito tempo abriste uns belos tópicos com perguntas e afirmações sem nexo nenhum.

Temos de respeitar uns aos outros, e no meu ver o CMOA não disse nada errado, tu é que além de não teres lido as perguntas com0o deve ser que tá lá explicito que cada lâmpada tem 39W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, agora vem este, se tivesses lido tudo desde o princípio, enfim, terias percebido que essas informações foram editadas, não lá estavam no princípio. Não apareças no meio da conversa sem a perceber primeiro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brigas à parte...

 

 

Aquario com 200lt

 

luminaria : 2 lampadas com 10000kelvin 39w

2 aqua reef 39w (estas duas vou trocar por duas de 6500)

 

Co2: 1 bolha/sg

 

 

Tens aqui o teu problema. Muita luz e pouco CO2. 1 bolhas por segundo para 200L? E com essa luz toda? A injecção devia ser um fio sempre a correr e não bolhas...

 

Solução:

1. Metade da luz. 2 lâmpadas são mais que suficientes para já. Despois de estabilizar e acertares com a coisa logo se vê se há necessidade (penso que não).<p>2. Aumentar o CO2. No mínimo 3 bps mas aposto que devem ser necessárias mais. Usa um drop-checker para saberes mais concretamente quanto deves por. Há muita informação sobre isto já disponível no fórum.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alem de tudo o que ja foi dito acho que 10horas diarias de luz tambem é muito, agora para te ajudar a iliminar as algas eu ate ligava só 6 horas diarias

abraço e boa sorte com o problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais