Algas GSA


Joana M

Recommended Posts

Pois,

tenta então perceber a quantidade de CA na agua, a ver se a teoria se confirma.

 

vai ao site do fornecedor de agua e tenta ver as analises.

 

se vires q tem mt CA, tenta meter menos micros ( premium ). pode ser q resulte.

 

Eu entretanto, acabei de receber o MG e hj qd fizer a TPA semanal, ja vou meter la pra dentro a ver se reduzo o racio de CA:MG, e a ver se o CA começa a ser absorvido em maior qt pelas plantas.

 

let's see...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por isso que continuo a preferir o método Estimative Index, faço as misturas conforme as necessidades...

 

Nenhum aquário é igual a outro, pela água utilizada na TPA, pelo substrato, flora e fauna, quantidade de alimentação, etc...

 

Por muita qualidade que os produtos comerciais tenham, trazem juntos na mesma garrafa vários nutrientes em proporções que podem não ser as melhores para o que necessitamos...

 

Por tudo isto e pelos gastos continuo a usar o E.I. que me permite ajustar o que quiser.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

eu usava o EI. menos para as micro. e mm assim andava/ando com alguns desequilibrios. GDA's e umas algas pretas na monte carlo...

 

Agora uso o Metodo VN :P ( Vitor Nunes, q sou eu :P ).

 

Como tenho tudo separado, menos os micros, e mm assim, agora tb ja tenho micros e ferro em separado, ando a ver o que as plantas precisam, até chegar ás minhas reais necessidades.

 

Uma coisa é certa, mudei a minha fonte de NO3 de KNO3 para uma embalagem de um site alemão ( drak.de) que alem de KNO3 tem NH4 e Ureia, ora, como os diferentes tipos de N nestes 3 elementos são absorvidos em tempos diferentes, acabo por ter melhor absorção de N e menos desperdicio na coluna de agua.

Comecei a usar na semana passada e tenho a dizer, q realmente é uma diferença ENORME na qualidade da agua em geral, e nas plantas, nota-se um verde muito mais intenso.

 

depois, PO4 e K, tb adiciono conforme as necessidades. Tento ter o PO4 na casa dos 1.0 - 1.5 ppm. e o K ando a meter cerca de 30ppm durante a semana, mas como tenho o CA mt elevado, nota-se um pouco o excesso nas plantas, por isso vou reduzir.

 

micros e Ferro, ora, reduzi o FE pra metade, adiciono cerca de 0.05ppm por semana, a ver se aquelas algas pretas q se agarram as plantas onde o excesso FE acaba por ficar depositado, desaparece, e micros dou a dose recomendada.

 

por isso tas a ver :P o meu metodo é mais trabalhoso, mas assim q dê com os valores, fica perfeito ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os fosfatos nos 3ppm e foi aumentando o PO4 que ganhei a batalha com a GSA, ainda assim aparece um pouco, principalmente agora que a minha montagem é recente, mas tenho bons resultados.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

 

sim, tem maior percentagem de potássio e dissolve-se muito melhor.

 

podes ver a percentagem em "fertilizantes caseiros": http://aquariofilia.do.sapo.pt/

 

abraço,

Boas, Ferreira. Quero fazer o fertilizante e quero saber se é mesmo necessário fazer com água destilada (já não me lembro onde li que aconselhavam o uso da água destilada em vez da água da torneira ou engarrafada), Mas fui há pouco ao minipreço e só têm mesmo nas parkings (os hipers).

 

Posso usar a água engarrafada ou até mesmo ferver água?

E depois de feito tem que se deixar "assentar" por umas 24h, certo?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pingo Doce tem ph baixo e é em conta.

 

António o PH baixo é melhor pela pouca mineralização associada e para conservar o quelante utilizado no ferro dos micros, certo?

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

se usares água engarrafada escolhe uma com um pH baixo, menos de 6.

 

cumps,

Eu comprei marca dia. pH de 5,3.

Posso, então, usar essa água, mesmo?

 

Devo ter que tirar um pouco para não transbordar, certo? Porque os sais vão dar mais volume à água, penso eu.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

se fores fazer micros faz uma quantidade que gastes antes de passarem 6 meses.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

disse. tens também os conservantes, certo?

 

cumps,

Pronto, já fiz o fertilizante (fica com um castanho bem escuro, praticamente preto lol).

Usei estas quantidades: http://i.imgur.com/e9YSb82.png

Isso e 0,5g de Ácido Ascórbico E300 e 0,25g de Sorbato de Potássio E202.

 

Uma coisa, posso começar a dosear com este fertilizante ou tenho que esperar algum tempo até que ele se desfaça?

 

Outra coisa, se calhar é melhor pensar em arranjar uma daquelas balanças de precisão (?), não? É que no caso do ácido ascórbico e do sorbato de potássio tive que meter cerca de 1g num recipiente e depois fazer metade de um e 1/4 do outro lol. A balança só mede a partir de 1g...

 

EDIT: Já agora, eu já fertilizei hoje e meti os 10ml. Fiquei na dúvida se seriam 10ml diários ou semanais, mas como eram valores baixíssimos resolvi experimentar fazer diário.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, já fiz o fertilizante (fica com um castanho bem escuro, praticamente preto lol).

Usei estas quantidades: http://i.imgur.com/e9YSb82.png

Isso e 0,5g de Ácido Ascórbico E300 e 0,25g de Sorbato de Potássio E202.

 

Uma coisa, posso começar a dosear com este fertilizante ou tenho que esperar algum tempo até que ele se desfaça?

 

Outra coisa, se calhar é melhor pensar em arranjar uma daquelas balanças de precisão (?), não? É que no caso do ácido ascórbico e do sorbato de potássio tive que meter cerca de 1g num recipiente e depois fazer metade de um e 1/4 do outro lol. A balança só mede a partir de 1g...

 

taiko, já vi que te desenrascas bem lol

 

Por acaso já andei a ver umas pequenas balanças de precisão e esta até nem é muito cara:

 

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/fertbalan%C3%A7a

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens também esta (até 100g). Também tens outras com mais capacidade.

 

O preço é bem menos e pagas os custos de envio mas são ridiculamente baratos. Demora é mais tempo, tipo 2/3 semanas, pelo menos lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens também esta (até 100g). Também tens outras com mais capacidade.

 

O preço é bem menos e pagas os custos de envio mas são ridiculamente baratos. Demora é mais tempo, tipo 2/3 semanas, pelo menos lol.

 

Vais mandar vir para ti? assim mandavas vir 2 balanças e dividíamos os portes ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, já fiz o fertilizante (fica com um castanho bem escuro, praticamente preto lol).

Usei estas quantidades: http://i.imgur.com/e9YSb82.png

Isso e 0,5g de Ácido Ascórbico E300 e 0,25g de Sorbato de Potássio E202.

 

Uma coisa, posso começar a dosear com este fertilizante ou tenho que esperar algum tempo até que ele se desfaça?

 

Outra coisa, se calhar é melhor pensar em arranjar uma daquelas balanças de precisão (?), não? É que no caso do ácido ascórbico e do sorbato de potássio tive que meter cerca de 1g num recipiente e depois fazer metade de um e 1/4 do outro lol. A balança só mede a partir de 1g...

 

EDIT: Já agora, eu já fertilizei hoje e meti os 10ml. Fiquei na dúvida se seriam 10ml diários ou semanais, mas como eram valores baixíssimos resolvi experimentar fazer diário.

 

Boas Taiko,

 

A cor que referes deve-se às micros que são bem escuras. Se fizesses só macros ia ter um tom esbranquiçado bastante transparente.

 

De resto convém diluires bem a solução, pela minha (curta) experiência 1 dia de repouso também ajuda a diluir.

 

As calculadoras costumam dar o valor semanal, pelo que deves dividir a solução pelas doses semanais (normalmente 3).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu costumo dosear todos os dias. Mas se der os 10ml semanais numa garrafa de 500ml isto vai-me durar para cerca de 1 ano... :blink:

 

E parece-me muito pouco dosear cerca de 1,5/2 ml todos os dias... É tão pouco que tenho que ter cuidado para ver se não entorno mais para a tampa lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu costumo dosear todos os dias. Mas se der os 10ml semanais numa garrafa de 500ml isto vai-me durar para cerca de 1 ano... :blink:

 

E parece-me muito pouco dosear cerca de 1,5/2 ml todos os dias... É tão pouco que tenho que ter cuidado para ver se não entorno mais para a tampa lol.

Viva, só agora vi a imagem que colocaste atrás. De facto com os ppms que lá estão 10ml por dia até talvez seja de menos considerando que por semana se costuma dosear 30ppm/semana de N e K e cerca de 3/4 de P.

 

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, só agora vi a imagem que colocaste atrás. De facto com os ppms que lá estão 10ml por dia até talvez seja de menos considerando que por semana se costuma dosear 30ppm/semana de N e K e cerca de 3/4 de P.

 

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk

Pois, foi o que pensei. Deve ser diário, pois os próprios valores já são baixos por isso mesmo.

E há que considerar que não tenho CO2 (penso vir a ter mas não para agora) e tenho qualquer coisa entre 7400 a 8000 lumens de luz.

 

Talvez seja mais baixo mesmo pela questão de não ter CO2, para não criar muitos desequilíbrios.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi o que pensei. Deve ser diário, pois os próprios valores já são baixos por isso mesmo.

E há que considerar que não tenho CO2 (penso vir a ter mas não para agora) e tenho qualquer coisa entre 7400 a 8000 lumens de luz.

 

Talvez seja mais baixo mesmo pela questão de não ter CO2, para não criar muitos desequilíbrios.

Considerando o défice de co2 já me parecem valores aceitáveis!

 

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

 

disse. tens também os conservantes, certo?

 

cumps,

Boas, Ferreira. Será que é suficnete a "receita" que me aconselhaste? É que estou a ter problemas com o apodrecimento do caule de algumas plantas, principalmente com a Ludwigia Palustris. Pelo que li deve ser questão relacionada com os nutrientes, de a planta não conseguir absorver nutrientes suficientes para conseguir criar raízes e então "canibaliza" a sua parte inferior. O que é que achas? Achas que poderá ter a ver com isto ou poderá ser causado por outra coisa qualquer?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais