Isso são Algas ? Como exterminá-las ?


durangoz

Recommended Posts

Como acabar com essas malditas ? São Algas ? De que tipo ?

 

algas.jpg

 

Aquario 30 litros montado a 2 mêses com substrato fértil PRODAC, sem fertilizantes na água ainda.

 

Fauna: 10 Neons e 3 Ottos (que não mexem nas algas)

 

Essas malditas estão em todo carpete de E. Parvula que está formando runners mas com uma certa demora, estou fazendo TPA 20% todos os dias e o fotoperiodo é de 6 horas.

 

No dia seguinte as E. Parvula ja estão cheias denovo... está sendo uma luta difícil...

 

Cumprs e obrigado.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fazes testes? Assim é como mandar um tiro no escuro... Principalmente Nitratos e Fosfatos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exprimenta colocar um limpa-vidros no aquario, ou umas ampulárias elas iam limpar o teu aquário e adorar essas algas. Mas convem fazer os testes necessários, não sou é grande perito nessa parte, espera que alguem te ajude nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

 

Aquario 30 litros brutos

 

Flora: Eleocharis Minima

Flora: Heteranthera Zosterifolia

Flora: Myriophyllum aquaticum

Flora: Myriophyllum Tuberculum

Flora: Furcuata Rosa

 

Substrato: Humus + Humus Plus Prodac total 1kg.

 

Camada Inerte: Areia filtro piscina branca 6kg.

 

Iluminação: 30W 6500k fluorecente compacta.

 

Filtragem: Hang on Tetra 360 l/h (reduzida a potencia).

 

Co2 garrafada caseiro.

 

Sem Termostado, sem fertilização na água.

 

Não tenho os testes.

 

Para já, gostaria de saber se são algas ?

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem algas... não fazes fertilização num aquário de 30L com 30W de luz?

 

A minha opinião que isso são algas frutos de um desequilíbrio... só sabendo por testes.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não iniciei a fertilização pois o aquario está montado a apenas 1 mês e meio, para já devo começar ? pelo menos com micro-nutrientes ?

 

As plantas crescem bem e liberam muito oxigênio...

 

As algas também crescem muito rápido.....

 

Cumprs.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Amigo, vou dizer isto pela última vez porque já o repeti 2 vezes. Faz Testes á água. Nitratos e Fosfatos. É necessário fertilizar, agora COMO é necessário fazer testes. Ok?

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo perfeitamente... não tens um amigo ou um lojista que te meça isso?

 

Fertiliza o aquário, ok?

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas são causadas por excesso de silicatos.

 

a fonte dos silicatos? essa areia que colocaste por cima.

 

vais ter de as aturar até que elas consumam os silicatos, vais ter de as retirar sifonando partes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas são causadas por excesso de silicatos.

 

a fonte dos silicatos? essa areia que colocaste por cima.

 

vais ter de as aturar até que elas consumam os silicatos, vais ter de as retirar sifonando partes.

 

Isto quando se domina.... ;)

 

Nunca pensei ou ponderei os Silicatos...

 

Obrigado, Just :twisted:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica...

 

Não sabia disso antes de montar o aquario... Agora ja está montado..

 

Estou aspirando o máximo que posso todos os dias, mas elas voltam muito rapidamente e crescem muito rapido, estão adorando grudar-se a E. Parvula...

 

Estou vendo um pouco de substrato fértil subir pela camada de areia, seriam as raízes que os puxam ? ou sobem sozinho com ajuda da água ?

 

Sei que isso aumenta a quantidade de algas... Como evitar ? Tenho 4cm de camada inerte...

 

Cumprs.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando,.., nem sei o que te responder :-D

 

quanto ao vulgarizado no brasil substrato muito rico, coberto por uma camada de inerte fino para impedir a passagem, penso que é um erro crasso, especialmente a longo prazo.

 

desde a libertação de pedaços do substrato para a coluna, a falta de oxigenação numa camada com muita matéria orgânica sujeita a decomposição e portanto sujeita à criação de zonas anaerobias com as suas consequencias:

 

falta de oxigenação das raizes

criação de compostos tóxicos

 

são tudo factores que pesam contra esta decisão, especialmente no longo prazo.

 

não é por acaso que não se vêem marcas com este tipo de solução e que se vê cada vez mais soluções de substrato á base de argilas cozidas:

 

porosidade

circulação de agua e consequente oxigenação

facilidade de penetração de raizes

 

enfim...

 

o que montaste é quanto a mim um poço de problemas, sendo os silicatos apenas os primeiros...e essa areia ainda vai libertar muitos...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o substrato ideal para usar como inerte ? Andei lendo pelos fóruns que a areia fina é muito boa como isolante, não sabia destes detalhes que comentou...

 

Bom, vou tocar o aquario e ver o que dá !

 

Recomendas algum anti-algas ou fertilizante sem ter feito testes ?

 

Cumprs.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

O melhor anti-algas é a prevenção.

Também há peixes e estás na terra de alguns dos melhores (mollies, ottos, ancistrus (LDA 25), plecos (estes já são muito grandes para esse penico), etc)...

 

Não dar origem a:

...um pouco de substrato fértil subir pela camada de areia...
com aspirações muito fortes, vai ser outra das coisas que te vão levar a vencer essa batalha.

 

O mais barato, na minha opinião, era testares a água da torneira (na loja).

Se estivesse com bons parâmetros aumentar as TPA's (10 ou 15 % diários), se não, utilizar água engarrafada para baixar esses silicatos.

 

Para ajudar a erradicar as algas que já tens instaladas, procuravas em algum rio ou ribeiro aí à tua beira por caracóis.

Os dos rios são muito bons a comer algas, alguns comem plantas tens de estar atento.

Se procurares bem pode ser que encontres até alguns camarões.

Se forem algívoros tratam-te disso num instante, se tiveres dinheiro para gastar compra (Caridina multidentata ou Red's).

Aí são caros, mas acredita que são um bom investimento.

 

Colocar plantas de crescimento rápido (flutuantes), nem que fosse temporariamente, também ajudava.

 

Se quiseres gastar alguns reais, aí as hipóteses são muito mais numerosas e as resinas removedoras de silicatos são só a ponta do iceberg.

 

Se não quiseres perder tempo, refaz isso tudo e desta vez faz com mais calma.

Poupas trabalho e chatices.

 

 

 

Abraço

P.S. Podes colocar as medidas do teu Aqua?

É que não sei como tens espaço para algas com tanta coisa (fauna e flora) em 30 litros brutos... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas são causadas por excesso de silicatos.

 

a fonte dos silicatos? essa areia que colocaste por cima.

 

vais ter de as aturar até que elas consumam os silicatos, vais ter de as retirar sifonando partes.

 

 

Mas afinal o que é que é lá isso dos silicatos ? :P

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um composto orgânico que aparece geralmente nos aquários na forma de SiO2 ou SiO4. Normalmente em valores que se conseguem ler (por teste) dá em alguedo :P

 

Mas o just se aparecer por aqui consegue explicar melhor que eu :|

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um composto orgânico que aparece geralmente nos aquários na forma de SiO2 ou SiO4. Normalmente em valores que se conseguem ler (por teste) dá em alguedo :)

 

Mas o just se aparecer por aqui consegue explicar melhor que eu ;)

 

 

E aparece porque ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

basicamente há algas que para as suas paredes gostam muito de silicatos, porque as paredes são deitas de silicatos... e quando há silicatos, elas teem fontes faceis para grade parte da sua constituição, logo, reproduzem-se depressa...

 

os silicatos, veem, neste caso, da areia que é basicamente composta por dioxido de silicio SIO2. As diatomaceas prosperam em ambientes onde consigam "orthosilicic acid" H4SiO4, desculpem mas não sei o termo correcto em portugues. Ácido esse que pode ser obtido em soluções aquosas pela acidificação de sais de silica.

 

podem pesquisar mais sobre o assunto por ai procurando sobre "diatoms" e "frustules" (as suas "conchas")

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm... esse substrato inerte é areia de filtro de piscina branca... não sabia dos silicatos... pelo menos quanto ao pH é inerte...

 

Iniciei a fertilizarem com Flourish da Seachem, TPA 30% todo dia com 6 horas apenas de fotoperiodo, as algas parecem estar diminuindo...

 

Cumprs..

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou a fazer TPA todos os dias com aspiração forte do areao, no começo achei que fossem as aspirações diretas que "puxavam" o substrato fértil para cima devido a aspirar um pouco as plantas para cima... mas acredito que me enganei e parece estar funcionando...

 

Também iniciei a fertilização com flourish.

 

Tenho 3 Ottos e caramujos que vieram com as plantas os quais estou tentando reduzir o nº pois se reproduzem muito rapidamente, porém não vejo nem um nem outro tocar nesse tipo de alga filamentosa.

 

As medidas do aqua são 45x20x30

 

Segue uma foto para conferir como coloquei tanta coisa nesse pequeno espaço rssrsr !!

 

plant.jpg

Desculpem a qualidade, fotos de telemóvel...

 

Cumprs a todos.

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais