Cladophora


Joel Bonifácio

Recommended Posts

Olá.

 

Agora tenho um tempinho... vamos lá esclarecer aqui umas coisas...

 

e se reduzisses a luminosidade !!...nutrientes a mais e luz a mais é a causa,concerteza ! se reduzires nos 2 as algas vão buscar "népia" de alimento,lol !!

Sim... mas e depois como é que ele mantém as plantas mais exigentes?

 

Os aquários de alta manutenção não são impossíveis de manter. São mais difíceis, é verdade, mas mesmo assim, conseguem-se manter.

 

Sim eu posso aumentar as concentrações de PO4,mas depois surge aqui um problema, ao aumentar o PO4, tambem tenho que aumentar o NO3 Obrigatoriamente thumbdown2.gif porque o fertilizante tem os dois juntos N e P (Elos fase 2) e como disse mais para cima, já tenho o NO3 a 10 ppm se fertilizo com mais, pode passar para niveis extremos, e o PO4 em níveis aceitáveis...

Joel... se o aquário é de alta manutenção, o que é que ainda estás a fazer com um fertilizante "geral"?

 

Trata mas é de arranjar os macro em separado. Ou pelo menos, arranja KH2PO4 e KCl separados.

 

E já agora, mais vale ter NO3 a 30 ppm e PO4 a 1 ppm, do que NO3 a 10 e PO4 a 0... :)

Já disse, e volto a referir: É a carência de PO4 que está a causar essas algas. Não o excesso de NO3!!

 

Neste caso aqui o problema ate é nutrientes a menos, alias nutriente, PO4 icon_wink.gif

Certo...

 

Baixar a iluminaçao para que os consumos de nutrientes sejao mais reduzidos e nao aconteça esse desnivel de nutrientes tao rapidamente " consequencias talvez tenhas que alterar alguma da flora mais exigente ". continuarás a precisar de fazer trocas de agua de maior volume para retirar algum excesso de No3 mas ganhará menos algas derivado ainda haver desponivel PO4

Certíssimo... mas atenção que as trocas de água de grande dimensão, também retirarão o PO4... na mesma proporção que retiram o NO3. Por isso, muita atenção nesta solução.

 

Fertilizar Macros separados " ou seja apenas o que o aquario necessita que está em menor quantidade com a ajuda dos testes " Para mim o melhor metudo de fertilizaçao.

Correctíssimo... se o aquário é de alta manutenção e queremos evitar ter que mudar as plantas, o que há a fazer é equilibrar os nutrientes... ou seja, fertilizar com PO4.

 

Apostar numa filtragem biologica mais eficiente que te ajude a consumir esse excesso de No3 que os Discos estao a produzir.

Já ouviste falar em bacterias aerobicas e anaerobicas ? " talvez Jbl Micromec te ajude " ajuda a consumir algum do excesso de No3 produzido pela fauna "

Hmm... :P

Anaeróbias em água doce? Que consigam remover NO3 tão eficazmente? A menos que tenhas um filtro pinga-pinga com bomba peristáltica e comprimento suficiente para o primeiro estágio aeróbio consumir o O2 todo, acho que dificilmente conseguirás remover NO3 de uma forma controlada.

 

Reduzir a fauna no aquario " menos produçao de No3 "

Também é uma hipótese a considerar... mas uma vez mais, com menos produção de NO3, também temos uma produção de PO4 menor.

 

Conclusão: arranjar o fertilizante de PO4 individual, complementado com o de KCl, e levar isso a bom porto.

Atenção, não esperes ver os níveis de NO3 a descer... eles manter-se-ão altos, mesmo com o doseamento diário de PO4 em grandes quantidades. Mas ao menos não vais ter NO3 sozinhos na coluna de água e impedir que as plantas os assimilem por falta de PO4.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conclusão: arranjar o fertilizante de PO4 individual, complementado com o de KCl, e levar isso a bom porto.

Atenção, não esperes ver os níveis de NO3 a descer... eles manter-se-ão altos, mesmo com o doseamento diário de PO4 em grandes quantidades. Mas ao menos não vais ter NO3 sozinhos na coluna de água e impedir que as plantas os assimilem por falta de PO4.

 

Na minha opinião... está aqui a solução.

Fertiizar com o nutriente em falta... no teu caso... PO4.

As mudanças de agua ou redução da iluminação... não te vão resolver o problema das algas.

Poderiam ser utéis se tivesses um excesso de nutrientes na coluna da agua.... mas o teu problema maior é um desiquilibrio... tens no3 a mais... e po4 a menos.

Fazes uma grande muda de agua... e quase que fazes um reset no aquário... seria perfeito... se... a seguir fertlizares com a dosagem correcta e em separado de no3 e po4. Ou seja, mudas a agua e a seguir acertas os valores do no3 e po4.

Reduzir a iluminação... pode ajudar... mas no caso... tambem não me pareçe ser a solução.

Ao reduzires a iluminação... "enfraqueçes" as plantas mais exigentes... diminues os consumos... facilitas o trabalho em termos de fertilizações.... aquários com menos luz... menos consumos.... fertilizações mais fáceis e menos exigentes.

No caso... e com o aquário já "repleto" de plantas.... e já em pleno desenvolvimento... reduzir a iluminação.... é na minha opinião... "fragilizar" algumas plantas.... e uma planta frágil... é uma planta que facilmente é atacada pelas algas.

Conforme o Luis Fortunato diz... a solução é fertilizares em separado com os nutrientes em falta. E claro.... evitar os excessos dos que estão a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nas minhas tentativas de concelho expliquei algumas das causas.

 

Por exemplo no baixar a iluminaçao ou o tempo de horario, ajuda concertesa , pois os consumos dos nutrientes seriam menores, logo o PO4 nao seria consumido tao rapidamente havendo desponivel durante todo o fotoperiodo, mas que para isso concertesa algumas das plantas mais exigentes se ressentiriam.

 

Tambem concordo que o melhor metudo é a fertilizaçao indevidual , neste caso em aquario de altos consumos e ainda pra mais quando tem fauna de grande porte a produzir desiquilibrios de nutrientes.

 

Aliás um aquario com discos e com plantas de alta manutençao mais luz forte é uma aventura, se é impossivel " claro que nao " mas requer já um á vontade.

Mas o ideal para esses animais seria um aquario de baixa manutençao e com bastantes sombras e luz baixa :D nao terias tantos problemas e nao é por isso que perderia os seus encantos.

 

 

Luís Fortunato agora fiquei na duvida com a tua opiniao se realmente fará efeito como falam :D

 

Nao tenho certesas até que ponto as Anaeróbias funcionem na agua doce , mas nas leituras que ás veses tenho feito, algumas das massas filtrantes tais como Jbl micromec , Eheim substrate pro etc etc , leio que ajuda a descer os niveis de Nitratos na agua por ser uma massa filtrante fechada que aloja as anaerobicas la dentro e como tal ajudando a reduzir algum nitrato do aquario.

 

Será isto entao realmente verdade ou estou a fazer alguma confusao ? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Luís Fortunato agora fiquei na duvida com a tua opiniao se realmente fará efeito como falam :D

 

Nao tenho certesas até que ponto as Anaeróbias funcionem na agua doce , mas nas leituras que ás veses tenho feito, algumas das massas filtrantes tais como Jbl micromec , Eheim substrate pro etc etc , leio que ajuda a descer os niveis de Nitratos na agua por ser uma massa filtrante fechada que aloja as anaerobicas la dentro e como tal ajudando a reduzir algum nitrato do aquario.

 

Será isto entao realmente verdade ou estou a fazer alguma confusao ? :P

Tiago... não estás a fazer confusão.

 

É claro que existem bactérias aneoróbias desnitrificantes em água doce...

A questão que coloco é se as mesmas, num filtro cujo funcionamento é predominantemente nitrificante, são capazes de remover quantidades consideráveis de NO3 da água.

 

E uma vez mais, não é o excesso de NO3 que está a causar as algas... mas sim a carência de PO4. Daí que remover o NO3 da coluna de água, a meu ver, pouco ou nada iria fazer nesta situação.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Tiago... não estás a fazer confusão.

 

É claro que existem bactérias aneoróbias desnitrificantes em água doce...

A questão que coloco é se as mesmas, num filtro cujo funcionamento é predominantemente nitrificante, são capazes de remover quantidades consideráveis de NO3 da água.

 

E uma vez mais, não é o excesso de NO3 que está a causar as algas... mas sim a carência de PO4. Daí que remover o NO3 da coluna de água, a meu ver, pouco ou nada iria fazer nesta situação.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Pois , acho que tambem nao removerá grandes quantidades de No3 diarias, mas deverá ajudar em alguma coisa entao possivelmente.

 

Neste caso Luís lembrei-me disso por o Joel fazer a fertilizaçao liquida completa com os elementos da Elos.

 

Ou seja, se tivesse a ajuda de algo a remover certa parte dos Nitratos que sao provocados pelo aquario , ja poderia continuar a fertilizar o Elos fase 2 na mesma. " A quantidade que fertilizava diaria era consumida e certa parte do excesso de No3 que sobrasse era algo consumido pelo Jbl micromec.

 

Era apenas mais uma das ideias a poderem ser aplicadas para testar e evitar de ter que mudar de fertilizantes.

 

 

Mas sem duvida que o mais sensato será fertilizar os Fostatos á parte mantedo-o na casa dos 1 a 2ppm diarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos :)

 

Tenho acompanhado o tópico, apenas não tenho é respondido porque tenho andado a fazer umas "experiências" como aqui foi sugerido...

 

Bem... então eu fiz o seguinte:

 

TPA´s até ter os NO3 a 0 e por sua vez PO4 a 0.

Meti um pouco de Sera Nutrivec, porque o NO3 nao andava elevado, ele ficou elevado depois de ter feito uma limpeza aos filtros, provavelmente matei algumas bactérias dai ter sempre NO3 a 10 ppm...

adiante...

Depois subi a dose de fertilização e todos os dias media e dava.me SEMPRE, NO3 a 10 e PO4 1 :D e nao é que o Luis :character0050: tinha razao, algas agora só mesmo uma coisa mínima que se vê por lá :D

 

Aparentemente, Problema resolvido :)

 

Agora, surgiu aqui outra questão que eu acho pertinente falar, foi a questão do fertilizante, epah eu gastei um dinheiraoooo a comprar a GAMA toda PRO da ELOS(antigamente usava os fertilizantes da HA, em separado), em que toda a gente me diz, ELOS é o melhor e agora vocês vem me a sugerir que mude de fertilizante bang e porque ?

A Elos sendo assim não presta como fertilizante? O que vos leva a ter essa opiniao da Elos ?

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joel, ninguém diz que os produtos da ELOS são maus.. alias pelo contrário são muito bons.

 

O problema destes fertilizantes (ELOS,ADA etc etc) é que as soluções apresentadas por eles são soluções com um equilibrio baseado no ideial, não sei ao certo mas possivelmente o racio do elos será tipo por cada 1ml de fertilizante macros da ELOS adiciona 1ppm nitrato e 0.1 fosfátos e X de potássio (isto é só um exemplo, não consultei os rotulos), Ao adicionares X ml estás a adicionar 3 Macro nutrientes numa relação pré definida pela ELOS

 

Agora ve deste ponto.. essa relação seria ideal para um aquário que não produzisse nem NO3 nem PO4 em grandes quantidades e que desequilibro entre os nutrientes não se manifestasse, pois esses fertilizantes simplesmente repõem os nutrientes respeitando a relação NPK.

 

Agora tu possivelmente tens a fauna um pouco exagerada que irá sempre provocar esse desiquilibrio (Nitratos altos...Discus dá nisto :D)

 

Por isso o mais indicado para o teu caso é fertilizares com os macros em separado, assim consegues combater mais facilmente o desequilibro, se tens nitratos altos e fosfatos baixos só adicionas fosfatos... Potássio convém ser adicionado regularmente pois é um macro nutriente que não é gerado pelo aquario.

 

Como o pessoal disse anteriormente.. o que nunca deves deixar acontecer é teres falta de x nutrientes.. pois essa falta irá inibir as plantas de consumirem outros nutrientes de forma eficiente. E com as algas já não existe essa inibição

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joel

Não vejo aqui ninguem a dizer... que a Elos é pior ou melhor.

Vejo é adeptos da fertilização em separado... em que tu próprio preparas os teus fertilizantes. (k, no3 e po4).

Existem vários produtos... e vários métodos para fertilizar um aquário plantado.

Compete ao utilizador... fazer as suas escolhas... :D

Não se trata... de ser melhor ou pior.... são métodos diferentes... com produtos diferentes... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh estou a perceber o vosso ponto de vista :P

 

entao o ideal, isto para nao estar a trocar de fertilizantes, será sempre manter NO3 e PO4 a 0, apenas fertilizar com o necessario.

 

Uma duvida, já agora aproveito o topico, isto se alguem souber, e o godlike falou disso, era saber quantos ppm de NO3 e PO4 sobe por exemplo em 1 ml de fase 2, nao encontro isso em lado nenhum a dizer...

 

Cumprimentos ;)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

entao o ideal, isto para nao estar a trocar de fertilizantes, será sempre manter NO3 e PO4 a 0, apenas fertilizar com o necessario.

Calma aí... é exactamente o contrário.

Nunca deves deixar nenhum nutriente, muito menos macro nutrientes, acabarem. Porque dificilmente vais conseguir manter ambos a 0. Há sempre um que prevalece. Ou fazias TPA's diárias de 100%, ou caso contrário, nunca conseguirias manter NO3 e PO4 a 0.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Nao...

Se calhar eu nao me soube explicar... O que queria dizer, era que o ideal era o aquario por si, SOZINHO, nao produzir nem NO3 nem PO4 assim podia compensar fertilizando, até atingir os valores certos :) ao saber o que as plantas me consumiam era tdos os dias fertilizar com isso, porque sabia há partida que nao havia mais nada a fazer-me subir o NO3 e os PO4, acertei ? :whocares:

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais