Green Dust Algae


zlatan9

Recommended Posts

  • Replies 125
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Já alguém teve este tipo de algas? Como conseguiram resolver? Pelo que sei é algo misteriosa...

Boas,

 

Provavelmente, já conheces este site - Aquarium Algae ID - mas o onde me recordo agora de ver abordado esse tipo de alga, apesar da informação que dá também ser um pouco vaga...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já tinha visto mas obrigado na mesma. Durante um tempo julguei que fossem greenspot mas agora tenho quase a certeza que sejam estas. Os fosfatos já há muito tempo que estão equilibrados.

 

Estava a pensar aumentar o nível de Co2 e deixar então que a alga siga o seu ciclo, como está nesse link.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li algures que alguém indicava que poderia ser da iluminação demasiado elevada e baixa em relação ao nível da água, Não se chegou a nenhuma conclusão a não ser a de deixar seguir o ciclo normal de vida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do ciclo de vida...não sei porquê não me soa lá muito bem. Pelo simples facto que um ser vivo nasce...morre...e não se reproduz?...

Por isso tenho uma teoria "própria" um pouco diferente, parece-me que as GDA não serão muito diferentes da água verde. Como as GDA elas também aparecem em aquários novos ou não estabilizados onde a quantidade de micro-organismos é reduzida. Por isso, geralmente o deixar estar que resolve com o tempo resulta tanto numas como noutras. As colónias de rotiferos e zooplancton que se alimentam deste tipo de algas ainda não estão estabelecidas e com isso elas aumentam em nº fácilmente. À medida que a quantiaade de micro-organismos vai aumentado elas começam a diminuir. Por isso, a sua eliminação não terá nada a ver com alterações de tpas ou fertilizações. Antes pelo contrário, poso estar errado, mas se fizermos tpas maiores e mais frequentes, não estamos também a limitar a proliferação desses micro-organismos?

 

Por outro lado, o período de iluminação pode ser um factor. Reduzir o período ou em casos mais extremos fazer um apagão de alguns dias costuma resultar também. Mas como em tudo o que diz respeito aos aquários plantados, não se pode esperar resultados imediatos.

 

A utilização de lãs ou outro tipo de matéria filtrante para particulas finas também ajudará.

 

No meu aquário mais recente tive alguns problemas com isso de inicio, chegou ao ponto de passados dois dias após a limpeza já ter os vidros bastante carregados delas. A única coisa que fiz foi ir limpando logo antes da tpa semanal que nunca é maior que 20%. Demorou cerca de um mês a resolver.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se conheceres o TomBarr saberás que é o que ele aconselha, esperar o ciclo de vida termine, pq a Green Dust só reproduz quando anda livremente pela coluna de água, atenção isto é o que eu tenho lido, se é assim ou não....

 

 

Isso de ser aquários novos não acredito pq pelo muito que tenho lido acontece na maioria em aquários com meses, largos meses.

 

Tb sobre as TPA's li que não resultam sejam em grande escala e frequentes.

 

 

Esperando para ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse TomBarr tem mas é a mania ... :grab: ehehe

 

 

No meu caso o aquário já está estabilizado, não acho que resida aí o cerne da questão no que diz respeito a estas algas. Tpa´s e fertilizações já concordo. Li um ou outro relato relacionado com os nitratos. Subi os meus mas também não deu resultado. Limpar os vidros não resulta e segundo esse método só piora a situação ("a Green Dust só reproduz quando anda livremente pela coluna de água").

 

 

E quanto ao Co2 José?

 

 

Deixo uma foto que também já tinha colocado noutro fórum:

 

 

Pic_15686_2.jpg

 

 

Aquele tubo vai ligar a algo que te é familiar Trocado...o difusor...lol.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh já sei..

 

O TomBarr pode ser ou ter a mania que é cromo, mas pelo que tenho lido e não é pouco, quem segue os conselhos dele raramente se dá mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse TomBarr tem mas é a mania ... :grab: ehehe

No meu caso o aquário já está estabilizado, não acho que resida aí o cerne da questão no que diz respeito a estas algas. Tpa´s e fertilizações já concordo. Li um ou outro relato relacionado com os nitratos. Subi os meus mas também não deu resultado. Limpar os vidros não resulta e segundo esse método só piora a situação ("a Green Dust só reproduz quando anda livremente pela coluna de água").

E quanto ao Co2 José?

Deixo uma foto que também já tinha colocado noutro fórum:

Pic_15686_2.jpg

Aquele tubo vai ligar a algo que te é familiar Trocado...o difusor...lol.

 

 

Isto é que é o Green Dust Algae?!?! Só vos digo amigos, sou pró nisto! :rainbowafro:

Pensava eu que tinha green spots nos vidros e afinal o que tenho é green dust algaes... Vou vos contar a experiencia que tive... Andei vários tempos a limpar todas as semanas os vidros a pensar que eram green spots, e passado uma semana estava tal e qual, o vidro completamente cheios de algas. O que reparei é que quando tenho a água a bater no vidro, quando sai com pressão do filtro, elas formam se senão nem sinal delas. Para vos dar um exemplo com a Lótus grande, não limpei uma unica vez o vidro, ontem podei a Lótus e hoje já se nota no vidro as algas!

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com água a bater no vidro tinhas green dust e sem água a bater nos vidros não tinhas? Essa é novidade para mim.

 

Não entendi muito bem da Lotus, podaste a Lotus e ficaste novamente com green dust? então a Lotus estaria cheia de green dust?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com água a bater no vidro tinhas green dust e sem água a bater nos vidros não tinhas? Essa é novidade para mim.

 

Não entendi muito bem da Lotus, podaste a Lotus e ficaste novamente com green dust? então a Lotus estaria cheia de green dust?

 

 

Sim com a agua a bater nos vidros tenho green dust. A lótus tinha umas folhas muito grandes que tapava o vidro da frente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo que não seja como dizes, só que nunca tinha ouvido essa da água bater no vidro provocar green dust.

 

E agora já te livraste disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho muito menos, mas se queres que te diga isto saiu sozinho que eu não fiz nada, tpas diarias ou de 2 em 2 dias de 20% e ultimamente deixei de fertilizar! Em vez de passar a limpar todas as semanas como antigamente, agora limpo 1x por mês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixaste de fertilizar??? pq?

 

Bem dizeres que não fizeste nada e depois dizeres que fizestes TPA's de 2 em 2 dias, é contraditório, pois todos sabemos que TPA's é uma das melhores terapêuticas existentes :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desleixo e por ver que a fertilizar ou sem fertilizar o crescimento era quase igual..

As tpas, é como costumo fazer normalmente, por isso digo que não é uma medida.. :drinking:

 

Ou seja, Já as fazias quando tiveste Green Dust e como tal não achaste que tivesse sido a solução, certo?

 

Quanto à fertilização, não querendo ensinar nada, até pq quem serei eu, sei pouco sobre isto tudo, não irás influenciar não a alteração de crescimento mas a "qualidade" das plantas? Ou seja, podem entrar em colapso quando menos esperares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya isso mesmo!

 

 

Olha nisso, também não sou mestre e faço pelo que vejo. N e P, decerto não me falta pois dou diáriamente papa congelada, K antigamente dava, mas reparei que a Rotala rotundifolia custava a desenvolver, quando parei começou a crescer. Na Lótus comecei por notar furos nas folhas, mas como a tinha colocado à pouco tempo devo dizer que acho que foi da adaptação, as folhas novas que cresceram estão perfeitas! Por isso, não te sei responder concretamente, mas até agora parece-me tudo bem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das soluções é essa, esperar 2 ou 3 semanas para deixar terminar o ciclo de vida, mas isso apenas resulta se já tiveres corrigido a fertilização, senão torna-te a aparecer.

 

Existe várias coisas para se conseguir eliminar ou reduzir quase a 0 o problema, aumentar o co2, principalmente o tempo de "dosagem" do mesmo, diminuir um pouco o po4 (embora eu já tenha experimentado e não é um factor muito relevante, embora ajude também) e, agora depende do teu caso, tanto podes ter o NO3 muito baixo ou muito alto e, é aqui que tens de apostar para resolveres isso.

Se o tiveres baixo aumenta gradualmente e lentamente até veres que deixar de ter GDA. Caso o tenhas alto de mais, já sabes, tens de o baixar.

 

Naturalmente que é preciso ter paciência :Fade-color raspa lá os vidros, faz uma boa TPA e tenta ajustar a tua fertilização até veres que começas a ter os vidros limpos.

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das soluções é essa, esperar 2 ou 3 semanas para deixar terminar o ciclo de vida, mas isso apenas resulta se já tiveres corrigido a fertilização, senão torna-te a aparecer.

 

Existe várias coisas para se conseguir eliminar ou reduzir quase a 0 o problema, aumentar o co2, principalmente o tempo de "dosagem" do mesmo, diminuir um pouco o po4 (embora eu já tenha experimentado e não é um factor muito relevante, embora ajude também) e, agora depende do teu caso, tanto podes ter o NO3 muito baixo ou muito alto e, é aqui que tens de apostar para resolveres isso.

Se o tiveres baixo aumenta gradualmente e lentamente até veres que deixar de ter GDA. Caso o tenhas alto de mais, já sabes, tens de o baixar.

 

Naturalmente que é preciso ter paciência ;) raspa lá os vidros, faz uma boa TPA e tenta ajustar a tua fertilização até veres que começas a ter os vidros limpos.

 

 

Boas,

 

Fixe aparecer alguém com soluções(?) para este problema além do esperar as 3/4 semanas.

 

O CO2, está provado que adia ou diminui a aparência desta alga, mas existem aquários que não se pode aumentar mais (caso o meu, se aumentar mais os peixes ficam saturados de CO2).

 

Mas fiquei com uma dúvida, a única referência que vi ao PO4, indicava subi-lo ligeiramente, (eu no meu não deixo descer de 0.5 e tento meter em 1 ou 1.5), mas nunca li nada sobre o NO3 (que no meu caso é <5).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho disto e agora fiquei sem saber se é para deixar estar ou tirar...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho disto e agora fiquei sem saber se é para deixar estar ou tirar...

 

O que tenho lido é deixar estar 3 a 4 semanas (se tocares em algum dos vidros a alga solta-se e o ciclo recomeça do zero) depois fica tipo pasta grossa, nessa altura pode-se retirar ou deixar estar que acaba por desaparecer por ela mesmo.

 

Não se deve parar a fertilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que eu não estou a dizer aumentar a concentração de co2, mas sim aumentar o tempo de injecção do mesmo, por exemplo, ligar o sistema 1 ou 2 horas antes das luzes se ligarem, isto se não o estiveres a fazer naturalmente.

 

Nada com experimentar ;) e ir vendo os resultados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que eu não estou a dizer aumentar a concentração de co2, mas sim aumentar o tempo de injecção do mesmo, por exemplo, ligar o sistema 1 ou 2 horas antes das luzes se ligarem, isto se não o estiveres a fazer naturalmente.

 

Nada com experimentar ;) e ir vendo os resultados

 

O meu CO2 esteve ligado 24/7 e não deu grandes resultados :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos,

 

tenho o mesmo problema e estou á uma semana a fazer tpa´s de 20%

dia sim dia nao, tenho limpo tb os vidros (pelos vistos nao o devia fazer(???)....

tenho continuado a fertilizar conforme o necessario;

 

no3- +/- 5 ( teste jbl que me vejo á rasca para ver, os amarelos sao terriveis)

po4- 0,5/1

 

o mal é que continua exactamente na mesma.

 

a pergunta é: apesar de estar por erro a limpar os vidros e consequentemente

a liberta-las para a coluna de agua, se os parametros estao á partida certos;

nao deveriam elas desaparecer?

 

abraço

e desculpem aproveitar-me do topico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais