Safar o aquário das algas


André Limede

Recommended Posts

Viva André,

 

No post anterior, eu mudava o po4 para entre 1 e 2... É o que normalmente se vê, e também depende um bocado de aquário para aquário! Aqueles valores não são valores "intocáveis"! ;)

 

Em relação aos ferts que aí meteste, o fertilizante NK é feito à base de nitrato de potássio, e é usado para fertilizar com nitratos, embora também tenha uma percentagem de potássio...

 

O ideal é comprares K líquido ou se não houver comprares sólido...

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh :mrgreen: tinha-me enganado e carreguei na área, "azoto e potássio"...tens razão ;)

 

Então vou trocar esse por este:

 

- Fertilizante K - 500ml = 4.95€

 

Isto acresce + 10cent. no preço total...xD

 

Já me disseram que pode acontecer a fertelização não dar cabo das algas ;) é verdade?....se não der já não sei o que fazer....

 

Depois quando começar com estas fertelizações, deixo a dos micros? Posso continuar a fazer tpa's de 20l de 5 em 5 dias?

 

Agradeço a ajuda de toda a gente, sempre pensei que a fertelização era um bicho de 7 cabeças....mas já se está a descomplicar :P

 

Cump ;)

Editado por André Limede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por Horizonte Aquatico até ia lá, só por HA é que nao cheguei com a velocidade que queria...vou dar uma olhadela tb a esses fertilizaantes solidos está na hora de começar a aprender a fazer isso

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

já fiz a ecomenda, apenas troquei o KNO3 de 1000g por 500g...amanhã penso fazer a TB e ainda receber esta semana ;)

 

Depois disso, eide medir os parâmetros dia e noite, para ver quanto vai consumindo, e meto aqui os valores.

 

Cump :juggle:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

já cá estão xD

 

P7170216.jpg

 

PO4 quero entre 1 e 2ppm...na embalagem diz: "1ml= 0.5ppm PO4 e 0.21ppm de K em 100L" ou seja, em 80 litros (que é +/- o que o aqua deve levar) 1ml= 0.625ppm PO4 e 0.2625ppm de K...se meter 2ml fico com 1.25ppm de P4 (OK :( ) e 0.525ppm de K...

 

NO3...este é que me lixa...porque queria fazer uma popoção certa, que na calculadora do Chuck (que o Rui mostrou) não consigo fazer....e nem se quer sei como eide de pesar estas gramas :shock4:

 

 

K quero entre 15 a 20ppm...na embalagem diz: "1ml= 1ppm de potássio em 100L" ou seja, 1.20ppm em 80 litros...se meter 14ml fico com 16.8+0.525 (do fertelizante de PO4) = 17.325ppm (OK :bs_quesexclaim: ) (isto sem contar com o de NO3....se me derem uma ajuda :unsure: )

 

Cump...se me puderem dar um ajuda ficaria agradecido ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já escobri uma boa medida....

 

10 gramas de KNO3 em 75ml de água, cada ml adiciona 1.02ppm de NO3 e 0.65ppm de K, se eu juntar 8ml, fico com 8.16ppm (OK :( ) e 5.2ppm de K....por isso:

 

1.20ppm (1ml de fert. de K e 80 litros)

0.525ppm (2ml de fert. de PO4 em 80 litros)

5.2ppm (8ml de fert. de KNO3 em 80 litros)

 

0.525+5.2= 5.752ppm

 

1.20x10= 12pm

 

12+5.752= 17.752ppm (OK :bs_quesexclaim: )

 

O meu único problema é como vou pesar 10 gramas :unsure: se alguem me puder ajudar nisto agradecia ;)

De resto, penso que tenha uma boa margem de erro :shock4:

 

Amanhã vou pondo a tabela...

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem diz nada... ;)

 

Hoje fiz 2 testes:

 

NO3: 0ppm

 

PO4: 0,5ppm +/-

 

(1 mg/l é igual a 1ppm?)

 

Como eide de saber a quanto está o K?...

 

Amanhã vou fazer uma TPA e vou adicionar 2ml de PO4, 8ml de NO3, 3,50ml de K e assim fica tudo OK....(vou fazer fertelizações diárias de 5ppm de potássio e 10ppm aseguir ás tpa's....depois o resto logo se vê)

 

També já fiz uma tabela para ir controlando isto, depois meto aqui...

 

Cump :D

 

(PS: ao fim d quanto tempo devo ter resultados?)

 

(PS2: já pesei aquilo e casa do meu avô xD ... mas acho que tenho de comprar um balança de precisão....fica aqui um link para quem quiser....)

Editado por André Limede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tens maneiras mais básicas e fiáveis de verificar deficiências de fertilizantes.

 

Por exemplo, se tiveres Green Spot nos vidros ou folhas das plantas então sabes que tens deficiência de CO2 ou PO4...

Este é só um exemplo.

Outro é a regra 'instituída' de que o consumo de K é proporcional ao de nitratos.

Os testes para este elemento são caríssimos, portanto faz uma fertilização de K em função do consumo de NO3.

 

Tens montes de informação por aí na net.

 

Se souberes interpretar os crescimentos de algas, ou ferimentos nas folhas das plantas sabes se estás a exceder ou a faltar com determinado nutriente.

 

Não te esqueças do CO2, é importante tê-lo mas é mais importante tê-lo sempre disponível (desligando à noite) e com o mesmo caudal.

Variações nos níveis de CO2 são muito maus para as plantas, porém as algas agradecem.

 

Iluminação. Fundamental. Tens de ter boa luz, não muita mas boa.

 

Cuidado com esses valores de fertilização, não podes andar a deitar todos os dias essas quantidades imensas de fertilizantes, as tuas plantas não são assim tão exigentes.

 

Depois há uns truques...

No inicio de uma Aqua (que não tenha tido um Dry-Start) convém colocar umas plantas flutuantes ((P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], Salvinia ou se o aqua for maior Jacintos) para retirarem da coluna de água o excesso de nutrientes, pois as plantas ainda se vão aclimatar e não consomem grande coisa de nutrientes que se escapam do substrato para a coluna de água.

 

Espero ter sido útil.

 

 

 

Abraço

P.S. Ia pedir umas fotos 'disso' mas deixa lá... Vou de férias no fim de Agosto portanto não dever dar tempo de as ver antes de ir... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas

 

 

Tens maneiras mais básicas e fiáveis de verificar deficiências de fertilizantes.

 

Por exemplo, se tiveres Green Spot nos vidros ou folhas das plantas então sabes que tens deficiência de CO2 ou PO4...

Este é só um exemplo.

Outro é a regra 'instituída' de que o consumo de K é proporcional ao de nitratos.

Os testes para este elemento são caríssimos, portanto faz uma fertilização de K em função do consumo de NO3.

 

Também já me tinham dito que os testes eram muto caros, mas quado dizes em função queres dizer como? Se não explicares não percebo....eheh mas quanto mais ele gastar de NO3 vi gastar a mesma porpoção em K?

 

Tens montes de informação por aí na net.

 

Se souberes interpretar os crescimentos de algas, ou ferimentos nas folhas das plantas sabes se estás a exceder ou a faltar com determinado nutriente.

 

Não te esqueças do CO2, é importante tê-lo mas é mais importante tê-lo sempre disponível (desligando à noite) e com o mesmo caudal.

Variações nos níveis de CO2 são muito maus para as plantas, porém as algas agradecem.

 

Sim, eu tenho CO2.....mas é caseiro....já tou a ver que vou ter mudar depressa :? mas neste momento os €€ não abundam...não sabia que o tinha de ter sempre ao meso caudal....

 

Iluminação. Fundamental. Tens de ter boa luz, não muita mas boa.

 

72 watts num aquário de 96 litros, como só deve levar uns 80, é quase 1 watt/litro.

 

Cuidado com esses valores de fertilização, não podes andar a deitar todos os dias essas quantidades imensas de fertilizantes, as tuas plantas não são assim tão exigentes.

 

ehehe, eu sei....estes são só os valores do inicio, depois vê-se as quantidades diárias consoate aquilo que ele for consumindo

 

Depois há uns truques...

No inicio de uma Aqua (que não tenha tido um Dry-Start) convém colocar umas plantas flutuantes ((P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], Salvinia ou se o aqua for maior Jacintos) para retirarem da coluna de água o excesso de nutrientes, pois as plantas ainda se vão aclimatar e não consomem grande coisa de nutrientes que se escapam do substrato para a coluna de água.

 

Obrigado pela dica :D achas que se meter umas agora ainda vão ter efeito?

 

Espero ter sido útil.

 

Claro que fostes ;)

 

Abraço

P.S. Ia pedir umas fotos 'disso' mas deixa lá... Vou de férias no fim de Agosto portanto não dever dar tempo de as ver antes de ir... :D

 

Tu sabes como sou em relação ás fotos ;) agora aquilo está feio...quando estiver minimamente apresentavél eu meto algumas :P Boas férias xD

 

Cump ;)

 

(PS: sabem quanto tempo as algas por lá vão ficar desde do momento em que começo a fertelizar?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, basicamente gasta o mesmo de K que gastar de NO3.

É uma regra meio artesanal mas que funciona.

Com os outros testes é a mesma coisa. Com o tempo deixas de precisar deles.

Fizeste bem em comprar para teres umas luzes, para ires percebendo os consumos e essas cenas e tal e coisa.

Daqui a um mês ou dois já não vais precisar deles, vais olhar para o aqua e já sabes do que precisa.

 

Tem calma, não vais gastar nada uma pipa de massa em CO2.

Vais fazer uma 'garrafada' de reserva (o padeiro vende o fermento quase à tua porta) e quando notares que está a perder força trocas, simples e barato.

Quando for precisa é só juntar o fermento e a água e já tá. Vais vendo quanto dura em média e já sabes quando vai ser necessário trocar.

 

A iluminação não tem de ser muita, as tuas plantas não são muito exigentes...

 

O que podes e deves fazer é TPA de 5 ou 10 litros diários (ou o que o autoclismo gastar), assim nunca tens acumular de nutrientes no Aqua.

Estás a acrescentar micros à borla e a poupar na água desperdiçada pelo autoclismo.

 

Claro que sim. O aqua é recente e essas plantas são umas esponjas para nutrientes em excesso.

Podes sempre trocar o excesso por umas cories Pygmaeus daqui a umas semanas...

 

 

Essa é muito fácil.

As algas vão ficar por lá até desaparecerem. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas que ele pensa utilizar tem mais que suficiente.

 

A minha ideia era apenas e tão somente poupar-lhe alguns € para coisas mais importantes, como por exemplo, uns peixes.

Ele diz comprar os fertilizantes da HA, para um adolescente (com disponibilidad€ r€duzida) a proposta mais em conta de micros representa um cardume, que lhe trará mais cor e alegria a um Aqua plantado.

 

Não quis dizer que a água da torneira repõe, substitui ou de alguma forma evita a adição de micros a um Aqua plantado.

 

Com o evoluir do hobby ele vai certamente aprender como conseguir esses e outros fertilizantes, de uma maneira bastante mais económica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos 2 :drinking:

 

Hoje vou fazer uma TPA de 20 litros, e depois vou pôr 5ppm de K, +/- 8ppm de NO3 e +/- 1,5ppm de PO4.

Amanhã vou fazer os testes de manhã, depois adiciono os fertelizantes consoante o que o aquário consumir, e meço outra vez á noite, amanhã meto aqui a tabela.

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Realmente isso vai ficar bem medido...

Está a deixar as cores estabilizarem bem?

 

Os valores? Não me digas que vais :P os copos das análises...

 

Anda lá com isso, deixa a praia que amanhã ela ainda lá está.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais