PLANTAS
Fórum destinado a plantas, nutrientes e fertilização
Subforums
FICHAS DE PLANTAS E ALGAS
- 59 posts
- 1 follower
- Algas, o que as origina e tratamentos possíveis!!!
- Last reply by Vera Santos,
FERTILIZAÇÃO
- 7.1k posts
- 3 followers
4,511 topics in this forum
-
- 2 replies
- 9.7k views
Aqui em Portugal é dificil e já desisti de folhas de Goiabeira e Aroeira mas sei que dá para usar também folhas de amendoeira, aqui perto não há só no Norte e no Sul, na internet existe à venda mas são caras. Há dias perguntei a um Eng. Agronomo se ele via algum inconveniente em usar as folhas de nespera no aqua, ele não soube responder, mas disse que elas quando secas se tornavam duras e portante aguentar-se-iam submersas mais tempo (quer dizer a sua decomposição era mais lenta), entretanto fui pesquisar na net e descobri isto acerca das mesmas folhas: Como a maioria das plantas relacionadas, a semente e as folhas mais novas são levemente venenosas por conterem uma p…
-
- 0 replies
- 13k views
Boas. Como não encontrei nenhum topico por aqui sobre como criar uma solução 4dKH para usar no drop checker resolvi criar o dito. Não vou florear o topico com detalhes, parto do principio que se sabem o que é uma solução 4dKH, sabem o seu proposito e como funciona... Tenho visto por essa net fora muitas receitas mas todas envolvendo 3,4 e 5 litros de agua destilada. Como não me interessa ter 4 ou 5 litros disto, faço em apenas 1 litro o que a 2ml cada semana, me vai dar para quase 1 decada... Ainda se pode fazer em menores quantidades para quem tiver balança de 0,01 e 0,001... Solução 4dKH: Medir 500ml de agua destilada e adicionar 0,6g de bicarbo…
-
- 5 replies
- 20.8k views
Manutenção de plantas aquáticas - Parte I: Nutrientes http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 A minha crypto está a morrer - "Cryptocoryne Melt" http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=32577 Escolha do Substracto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33662 Podar as plantas – Quando, como e porquê? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=39927 Musgos - Identidade verdadeira das espécies http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=47804
-
- 1 follower
- 1 reply
- 666 views
Olá pessoal, como posso podar a cryptoscoryne brown?
-
- 3 followers
- 4 replies
- 944 views
Bom dia Depois das férias as anubias têm as folhas pretas nas bordas não são todas só algumas Faço suplemento de fertilizantes Ao passar os dedos o preto não sai O aquário tem vários anos e sempre esteve bem Obrigada Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 1 follower
- 3 replies
- 768 views
Olá a todos. Comprei hoje dois potes daquilo que estava identificado como sendo Gratiola Viscidula, mas julgo que a planta estava mal etiquetada. A mim parece-me mais Glossostigma Elatinoides. Alguém me pode ajudar a identifica-la? Obrigado.
-
- 2 replies
- 1.3k views
Oi Tenho uma aquario da "RENA" de aproximadamente 240 l (1,20x0,50x0,40m) com duas lampadas normais de 30+30 w. Tenho um adubo de fundo e estou a pensar em adequir um alientador de CO2 que se introduz no interior da marca Sochting CARBONATOR. 1º O referido alimentador de CO2 funciona bem, alguem possui experiencias com este sistema? 2º Para plantas não muito exigentes, posso com o conjunto acima descrito obter um aquario com uma vegetação bem desenvolvida? Aguardo as vossas respostas. Obrigado.
-
- 2 followers
- 4 replies
- 1.4k views
Boas, a minha Ludwigia Mini Super Red a modos que começou a apodrecer tipo melt ao fim de 3 meses de aqua, começa a ficar com as folhas das pontas escuras e moles e quando dou por mim já tem os caules também, já a tinha podado anteriormente, espetei os cortes enraizaram e já estavam a crescer, tenho inclusive podas num 20L que estão impec, mas da ultima poda está a acontecer o mesmo, inclusive 2 ou 3 que coloquei no 20L onde so tenho podas para um projecto futuro. Não uso fertilizantes, TPA max 15dias, 25 a 30% mas como ha sempre alguma coisa que me obriga a aspirar ou TPA muitas vezes não chega aos 15 dias. Iluminação da treta com fita de led, mas se crescia antes e…
-
- 2 replies
- 664 views
Não sei se são fungos ou alguma bactéria, mas minhas plantas tem ficado com uns pontos brancos parecidos com uma pluma cinza... Se alguém puder me ajudar sobre o que é e como tratar agradeço! As imagens estão na pasta do link do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1Z9m7KJu4neTCmY3BXqFtMF_VNKWArqIs?usp=sharing
-
- 2 followers
- 6 replies
- 1.3k views
Olá a todos. Esta vai para aqueles membros mais experientes aqui do fórum ( @Vera Santos, @Tozé Nunes, @João Cardoso (Kadoxu), @Diogo81, @Alvaro Silva... ), mas toda a ajuda é bem vinda! Já procurei soluções sobre isto em vários sites, mas encontrei pouca coisa e com respostas muito diferentes umas das outras. Então é o seguinte... há umas semanas atrás, e de forma a tentar conter o crescimento da minha Blyxa, cortei alguns pés que estavam a crescer da planta mãe, com a mesma dentro do aquário. Pelo que li, o ideal teria sido retirar toda a planta do tanque, separar os pés e voltar a planta-los, mas como não queria mexer muito no substrato optei por essa solução. O que ac…
-
- 2 followers
- 1 reply
- 901 views
Viva pessoal! Preciso de uma ajuda a quem tenha experiencia com esta planta... Preciso de a "podar", pois esta-me a tomar conta de um dos lados do aquario. Segundo li, em altura nao ha muito a fazer, porque cortar as folhas, provavelmente estas vao morrer. A ideia seria retirar um pouco para pelo menos perder o volume que tem. Segundo li, a maior parte do pessoal tira a planta toda do aquario, retira os novos rebentos, e volta a plantar. Existe uma forma mais facil de o fazer?
-
- 6 replies
- 1.5k views
Boa tarde , Fiz upgrade para um aquário maior, tinha 1 de 60L e adquiri um de 180L , o meu problema as plantas não crescem e definham. Quando montei elas estavam a crescer e bem sem fertilização liquida, mas fiz um teste de Nitratos da sera(NO3) estavam muito altos então decidi adicionar ao filtro Sera Siporax Bio Active. Deixei alguns dias e decidi remover do filtro, não sei se foi disso mas foi mas ou menos nessa altura que tive um boom de algas BBA nos troncos e pedras e as plantas começaram a definhar sem crescimento nenhum aparente, começaram algumas também a "derreter" não sei se tem que ver com o ter posto o Sera Siporax Bio no filtro ou não mas entretanto de…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.1k views
Olá a todos, comprei 3 plantas salvoerro no passado dia 10 Dez. Os peixes foram colocados no dia 23 Dez. A anubia afzelii está a ficar muito amarela e parece estar a apodrecer... As outras duas (anubia minima e echinodorus red diamond) parecem estar ótimas tanto que já puxaram ambas folhas novas... As anubias estão amarradas com fio de algodão (de costura). Acham que pode ser prejudicial ao áquario? Devo retirá-la? Obrigada
-
- 3 followers
- 35 replies
- 4.7k views
Boas, Já tinha colocado esta questão noutro post, mas como não tive nenhuma resposta vou colocá-la na área dedicada às plantas. A Staurogyne Repens que tinha numa montagem anterior começou, de um dia para o outro, a ficar com buracos e a apodrecer. Não me incomodou muito no início porque o sitio onde ela estava não tinha muito substrato (uma concavidade de uma rocha), e atribuí o problema à falta de nutrientes junto das raízes. A verdade é que entretanto a coisa foi-se alastrando e passou para outra moita de S. Repens que estava numa zona com bastante substrato. Como estava a pensar alterar o aquário, deixei-a ficar assim algum tempo para ver se recuperava.…
-
- 3 followers
- 3 replies
- 2.3k views
Boas, Na última Primavera tentei aventurar-me nos Bonsais. A coisa não resultou muito bem... julgo que a maioria dos vasos que montei morreram, mas como não me apeteceu deitar tudo aquilo fora, deixei-os no exterior para ver se na próxima Primavera tenho alguma surpresa. De qualquer maneira, e com a chuva que tem caído recentemente, notei que nestes últimos 5 ou 7 dias começou a crescer musgo no substrato. Alguém sabe se este musgo pode ser usado dentro do aquário? Já alguém experimentou?
-
- 2 followers
- 15 replies
- 2k views
Boa tarde! Alguém saberia me dizer o que é isto que apareceu nas plantas do aquário? yhrC4r53YIIuZ-lTDlYh80KvKkqIj89t3-Ju9fNmZB4QC7RrJ3yX43KycqlPjcbdPK1PazaDfZeEmCca0UCV8eYKkqqCc0OStvPTRh9EaIq2NpVSlHEVCa5nvJYv89Q4mhiamcrCxUgL6avLHJ9K8AMa68kEYlFs1r1QLRuj2MpjKOsZIRyIfmWHtNcY61QaB2GNmpxwa4C7rNyGgD6RE4gaNmhSBv6XblDU0GykpkrOMnA2d2YI_3UZzdmeNO7ImbL4uQ10XXNHC-TDBkcQah_vdvqZY5CgRdN68pV25hE1soXY4NR1JbUg9oW_i30fjO0MarSsazVIjM7qp4SdCZMCgyzw79AQaolEay1Izq1HpY5EEGjG-xwARGiEB8SnlC7i6D3xOdbfoW-pl0BDFCBRsJUUZ8OuKB0bSjrJ3tB4A7k7kMOEcpZ2nEE6arqItjUQp5tDxnRDlX-gz-sw9k_ouRgkeXgBd4oNDeNI2OTEdqpVi9gy_i_3EdIjHid7IUz7NOvvbv4wSz0JFRawx4_vt8xA2Xb-ZiFUjvN7V3cc3hzE0zn-N6GQ5Le7jPicsBlRD2qD9…
-
- 2 followers
- 13 replies
- 1.6k views
Boa tarde de um momento para o outro quase a terminar o ciclo de 1 mes de ciclagem as minhas plantas começaram algumas a ficar assim (segue na foto). Alguém me saberá dizer a causa ? Obrigado Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
-
- 3 followers
- 8 replies
- 2.8k views
Será que alguém me consegue ajudar a identificar esta planta? Dar-se-à bem debaixo de água? Aqui na minha zona aparece muito no meio do musgo, quando começam as primeiras chuvas, e aguenta-se até chegar o verão. Assemelha-se muito à Hydrocotyle, mas não faço ideia se é a mesma coisa. Ah... na imagem aparece ao contrário...
-
- 3 followers
- 10 replies
- 1.8k views
Boas... alguém me pode ajudar a identificar a espécie de plantas que estão nas rochas? Aquelas com as folhas maiores... Desde já agradeço toda a ajuda. Abraço.
-
- 3 followers
- 24 replies
- 3.8k views
Boas. Ora, eu recentemente (há coisa de um mês) finalmente adquiria uma iluminária nova, que me andava a fazer muita falta pois a outra, DIY feita de LED's estava a dar as últimas. Acabei por me fartar de ter fraca iluminação e investir uns trocos numa como deve de ser. E o resultado foi este menino. Sei que há iluminações melhores mas pelo que andei a pesquisar esta tem uma boa relação qualidade/preço e dá bem para o que preciso. O meu aquário é de 200L (100 comprimento x 40 profundidade x 50 altura). Esta breve introdução para dizer que ainda assim não tenho notado grande crescimento nas plantas (todas elas de tratamento fácil e tirando os fetos de java e…
-
- 1 reply
- 1.6k views
É com muito gosto que peço ajuda na identificação de uma planta que obtive numa troca e que vinha misturada com Riccia. Agradeço ideias sendo que estamos a falar de uma planta sem raízes : Planta da frente patamar inferior
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.6k views
Boas, Encomendei sementes de glossostigma elatinoides porque achei espetacular o tapete verde nos aquas. Contudo o modo de fazer a plantacao resultar,por todo o lado que vi,é plantar num aqua vazio e esperar que brotem. Problema,quero fazer isso,ou tentar,num que ja esta cheio,com fauna e flora... pelo preço vale a pena tentar enterrar as sementes no areao,com muita paciencia para tentar pôr por todo e colocar algum substrato por cima. Ideias diferentes? Opinioes? Vai resultar? Obrigado e cumprimentos
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.8k views
Bom dia, Montei há umas três semanas uns aquários onde coloquei plantas fáceis, duas das que coloquei foram Limnophila e Ceratophylum, plantas com as quais nunca tive problemas e que sempre cresceram rapidamente, quase como ervas. Mas agora, apesar de continuarem a crescer, têm uma cor amarelada/acastanhada. Não são algas, já verifiquei. São aquários novos (30 litros cada um), com pouquíssima carga biológica, sem fertilizantes ou CO2 e a iluminação é de 18 watts (led) em cada aquário. Estou a viver num sítio onde a água é muito dura, ph +-8 e dureza carbonatada 20. Será simplesmente uma questão de falta de nutrientes (fertilização)? Não me recordo de estas …
-
- 2 followers
- 2 replies
- 1.7k views
Boa tarde a todos. Há uns tempos atrás reparei numas pequenas plantas (cerca de 3 cm) que estavam a crescer entre o musgo no quintal dos meus pais - algumas dentro de poças de água. Resolvi trazer umas poucas para casa, limpei-as, e coloquei estas 4 dentro do aquário para ver se aguentavam. Até agora (já passou mais de uma semana) não notei qualquer alteração. Parece-me até que cresceram em altura. Alguém consegue ajudar-me a identificar a espécie? Quanto tempo acham que deixe passar até perceber se realmente se vão adaptar ou não ao estado submerso? A minha ideia é usa-las aqui e ali, no meio de um tapete de Monte Carlo que estou a tentar criar... só …
-
- 2 followers
- 3 replies
- 3.4k views
Boas alguém pode ajudar apareceu isto nas folhas das plantas do meu aquario , sabem o que é ? Aquário de agua doce quente
-
- 3 followers
- 17 replies
- 4.6k views
Bom dia pessoal. Gostaria que me ajudassem a catalogar as minhas plantas. Pois maior parte delas foram compradas el lojas que apenas mencionam "Plantas Sortidas". Estou a fazer uma base de dados de tudo o que tenho em relação ao aquarismo. Através da APP Aquarium Note... A APP é espetacular. Experimentem! Tem tudo! Desde lista de despesas, lembretes, registos de acontecimentos, registo de parâmetros, etc etc etc. Estou a gostar muito. Mas agora preciso de catalogar todas as plantas. Vou colocar fotos para que souber, me dizer quais são. 1ª: Limnophila Sessiliflora [emoji3581] 2ª: Ludwigia Repens [emoji3581] 3ª: Lilaeopsis Novea-Zealandia [emoji…
-
Boa tarde. Mandei vir á uns tempos um pote de Cuba da EcoArium. Mandaram-me isto que ainda nem percebi muito bem se realmente é. Mas a minha questão é relativamente ao crescimento da mesma... Pois isto cresce bem em altura, mas não estou a ver como é que isto irá fazer um tapete.... Lol Devo fazer uma uma poda? E aproveitar algumas pontas para replantar? Ou isto é mesmo assim? Obrigado pela ajuda pessoal! Cumprimentos, Edgar Mendes
-
- 1 follower
- 3 replies
- 2.3k views
Boa noite, Eu instalei um aquário há cerca de 4 semanas, tenho o ciclo do azoto completo, tenho 19 néons, 3 guppys e alguns guppys bebés numa maternidade. Tenho um PH de 6,5 e 27-28ºC de temperatura. O PH já chegou a estar nos 5,5 devido à produção natural de CO2 durante a noite, o que levou também à morte de 2 peixes no passado. Hoje já instalei uma bomba com pedra difusora. Não tenho substrato por baixo do areão, mas na altura que instalei as plantas (umas 3 semanas) adicionei meia a uma pastilha de Sera Florenette perto das raízes. Acontece que agora as minhas plantas estão com manchas acastanhadas, como se fosse um pó, só as mais recentes se encontr…
-
- 16 replies
- 28.9k views
Sei que tem muita gente que não usa carvão ativado, muitos deconfiam de sua eficiência, mas eu particularmente uso. Agora li coisas que quem tem plantados, ter carvão ativado no filtro é ruim, pois ele suga "todos" nutrientes da água. Ele realmente é ruim para plantados? Que venha a voz da experiência.
-
- 2 followers
- 3 replies
- 2.4k views
Boas pessoal. Isto conforme o tempo vai passando, mais dúvidas se vai tendo e apesar de ter pesquisado pelo forúm fiquei um bocado " na mesma".. Então é assim, comprei 2 vasos com Anúbias, uma pequena e uma já bem maior e em lojas diferentes. Na da pequena disseram-me para tirar do vaso e do algodão e colocar na areia até ficar com as raízes escondidas. Na loja da grande, disseram para colocar o próprio vaso sem tirar o algodão e meter areia até á altura do vaso. Actualmente tenho a pequena presa a uma rocha mas a grande continua no vaso. Afinal quem tem razão? Tirar ou não do vaso/algodão? Cumprimentos!
-
- 6 replies
- 4.5k views
Antes de mais nada boa noite a todos! Tenho um aquario com várias plantas incluindo cabombas, anubias, feto de java, elódea e foxtail. A minha foxtail está a desfazer-se no caule junto ao areão e não sei porquê, todas as plantas estão bem á excepção desta, o que estou a fazer mal? Uso fertilização liquida e umas bolas de argila da JBL para enterrar junto ás raizes, não percebo no que estou a errar, alguém me pode ajudar por favor??
-
- 0 replies
- 1.9k views
Boas... Eu ja tenho um topico ja no topico de algas e tenho uma duvida penso ser aqui... A minha duvida é que tenho um aquario e fiz agora um texte as 11 horas onde o ph estava em 7.5 e o kh em 5 gotas... Fui a tabela e n esta nas norma, ou o ph tem que diminuir ou o kh tem que aumentar a minha questao é o que tenho que fazer para os dois valores serem corretos...
-
- 16 replies
- 8.7k views
Boas, Deixo um pequeno video de como fixei o musgo Vesicularia dubyana 'Christmas' ao tronco: A cola é a Seachem, Flourish Glue que tem cianoacrilato e outros componentes, apresentando-se sob a forma de gel que segundo a marca pode ser aplicado até dentro de água.
-
- 1 reply
- 4.6k views
Alguem sabe se é possivel manter nenufares num aquario? Estou a começar a montar o meu aqua novamente e tenho na ideia de por um nenufar juntamente com outras plantas. Sabem alguma coisa sobre isto? Enviado do meu SM-A310F através do Tapatalk
-
- 1 reply
- 2k views
Boa tarde a todos, Alguém tem, sabe onde poderei encontrar lista simples sobre as diversas variedades desta linda planta? Obrigado por toda a ajuda e um excelente fim de semana, Duarte MB Franco
-
Members