José Pedro

Moderador GERAL
  • Content Count

    924
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    20
  • Country

    Portugal

José Pedro last won the day on October 19

José Pedro had the most liked content!

Community Reputation

67 :)

7 Followers

About José Pedro

  • Rank
    Membro Pro
  • Birthday 11/20/1978
  • Age 42

Profile Information

Recent Profile Visitors

3,301 profile views
  1. Boa tarde Filipe como lhe respondi no outro grupo, se o problema é efetivamente evitar o gasto , terá de arranjar uma UPS só para o sistema. A amplitude térmica no Inverno, é demasiado grande para estar a aocorrer diariamente e os peixes podem ressentir-se. Eu em minha casa não tenho UPS. De Verão desligo termostatos e quando o tempo arrefece, volta a ligar. A diferença no consumo é mínima. No entanto como o Filipe tem outros "constrangimentos"...
  2. Vitor E devia ser aplicável a outros peixes idem. "limparem" o sistema, não lhes faz mal nenhum.
  3. Boas Alvaro. Têm muita tendência a engordar e isso provoca-lhes problemas na bexiga natatória. Para se garantir que toda a comida foi digerida ficam 1 dia sem comer. Eu pelo menos é assim que faço e a maioria do pessoal com quel tenho falado faz o mesmo.
  4. Peço desculpa no atraso da minha resposta. Eu não consegui ver as fotos, mas o que pode estar a acontecer, é o peixe ter gene Marble. Ora esse gene é reponsável por alteração de cor nos peixes durante a sua vida. Podemos comprar um peixe azul e passado uns meses o peixe ter uma coloração completamente diferente. Isto não é defeito, nem faz mal ao peixe. É uma caracterítica desse gene. Sem conseguir ver as fotos, só posso adivinhar.
  5. Guiomar Normalmente as criações d ebettas quando correm bem, facilmente ultrapassam os 100 indivíduos, portanto, boa sorte a conseguir separar as "crianças" todas (neste caso os machos). O NovoFluid da JBL, para mim tem um grande senão. Suja imenso a água e no inicio de vida, os alevins comem muito mais facilmente os nauplios, até porque mexem e eles como predadores que são, vão comer de certeza. Saída dos peixes, é outro problema, mas fica ao critério de cada um.
  6. Boas Vitor e bem vindo. Isso qie te parece rasgado, é a separação da barbatana anal do resto do corpo, não é preocupante. Tal como o encaracolar dos raios. quando são muito compridos, tendem a enrolar um pouco. quanto às larvas liofilizadas. Os meus também não são grande fãs, mas de vez em quando dou e eles comem. Tens é de lhe ir dando de vez em quando. Os meus comem sempre à base de comida congelada (artémia com spirulina e alho). podes dar também grindal, microgrilos (daqueles mesmo pequeninos). Outra solução e que eles também comem facilmente, é dar comida viva c
  7. Tens várias espécies que podem conviver com ele. No entanto e tratando-se de um peixe de caudas e barbatanas longas eu não recomendaria misturar muito. Com as corys e com o Ottoinclus não haverá grandes problemas.
  8. Lucas Já respondi no outro tópico. Se a fêmea estiver perto e tiver oportunidade para saltar dentro do aquario do macho, pode ser essa a razão de teres ovos no ninho. Doutra forma é impossível isso acontecer.
  9. Olá. Tenho de concordar com o Alvaro Silva. O problema do seu betta pode e deve ser stress. Estamos a falar de peixes que são ávidos a comer, são peixes grandes muito ativos e que numa situação ideal nunca estariam juntos. Manter Kinguios com bettas é um erro enorme. Deverá separar o betta, colocá-lo num aquário só para ele e manté-lo a uma temperatura a rondar os 25ºC.
  10. Simples. A descoloração do seu betta tem a ver com um gene chamado de Marble, que faz com que o peixe mude de cor ao longo da vida dele. Infelizmente este gene encontra-se amplamente difundido. Se o peixe se move bem, come, as barbatanas já não estão desfeitas e tem as manchas que apresenta nas fotos (sem feridas ou presença de fungos), é sem dúvida a presença do gene Marble. Prepara-se para em breve deixar de ter um peixe azul e passar a ter um peixe marmoreado (daí o nome de Marble).
  11. Não há hipótese de saltarem para dentro do aquário um do outro?
  12. Olá. Antes de mais, qual a temperatura a que mantem o Betta? Contrariamente ao que se costuma ouvir por aí, os bettas são peixes de águas tropicais e temperaturas abaixo dos 20ºC não são bem toleradas.
  13. Olá. Cruzar dá sempre, o problema é que misturando 2 genes distintos, vai obter uma mistura ainda maior e apurar depois a linhagem vai dar imenso trabalho. Serão muitas ninhadas para tirar 1 ou 2 peixes que se enquadrem na descrição do que é um Koi Nemo, mas com trabalho e preserverança tudo se consegue. Outra coisa que quero alertar é a situação da criação em si. Não sei se tem experiência ou não na criação de bettas, mas a criação acarreta alguns problemas que normalmente a malta se esquece. Facilmente as ninhadas são de números enormes (mais de 100 alevins facilmente). Depois te
  14. Não recomendo. Esse é dos erros mais comuns que a malta comete e depois os guppys é que sofrem e a malta acha que eles morrer e não sabem porquê. Escalares e guppys, nada recomendável.
  15. Esta espécie, é uma espécie muito recente e ainda não se encontra totalmente descrita. Os exemplares são raros, pois a zona de colecta dos mesmos é muito remota e segundo o que se sabe têm de atravessar zonas infestadas de crocodilos. São bettas que pertencem ao complexo Unimaculata, são peixes que convivem facilmente em colónias e têm um tamanho considerável (no que respeita a bettas), podendo atingir os 12cms. Os machos diferenciam-se das fêmeas pela presenca de escamas maiores e mais coloridas nas faces. Mantenho-os num aquario carregado de Taninos (daí a cor escura da á