Mais BBAs


koyodu

Recommended Posts

Constantemente tenho surtos de algas no aquario, resolve-se um dsses surtos e aparece outro, por mais que leia sobre manutenção das plantas, confesso que é um assunto que tenho dificuldade em perceber.

 

Testes Efectuados:

 

PO4 = 0,1mg/l

NO3 = 0

GH = 6

 

Estou á espera que chegue testes de KH e NO2

 

Faço fertilização de 2/2 dias com seachem Flourish

 

Substrato usado: elos e akadama

 

Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas: 3x54w(2x8000K + 1x6500K)

 

Capacidade total do aquário em litros: 200L

 

O que é que tenho de fazer? :D

 

Cumps

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens de meter o setup completo para o pessoal te poder ajudar melhor.

 

Mas, de qualquer forma, é facil de perceber porque tens algas.

Tens os Nitratos e os Fosfatos a 0.

 

Presumo que esse aquário esteja montado à pouco tempo.

Devias começar a fertilizar com Macros e tentar manter os niveis aconselhados.

 

Tipo:

 

NO3 - 5ppm

PO4 - 0.5ppm

 

OU

 

NO3 - 10ppm

PO4 - 1ppm

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo contrario, o aqua está montado à um ano.

 

Setup

 

120x50x40 (200L)

 

Tenho CO2 pressurizado (agora aumentei a quantidade)

 

iluminação 3x54w

 

 

Existe algum fertilizante da seachem só para macros?

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um desequilíbrio.. Nunca deves deixar que os valores cheguem a 0. Trata de aumentar os Nitratos para 5ppms no mínimo.

 

A Linha de Fertilizantes da Seachem tem todos os macro-nutrientes separados.

 

Para Fertilizar com Azoto, existe o Seachem Nitrogen. :D

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel entao o mais indicado será aplicar seachem nitrogen e seachem phosphurus certo? Isto para fazer um aumento nos nitratos e fosfatos...?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

 

Aumenta a injecção de CO2 para que aumente o metabolismo das plantas para as algas não chegarem lá, sobe os niveis de nitratos e fosfatos numa relação de 5:1 (N e P) ou talvez 10:1 consoante a massa vegetal que tenhas.

 

Se aumentas o CO2, aumentas os Nitratos e os fosfatos não esquecer de fertilizar também com potássio. Pá, no fundo é fertilizar com tudo para manter um equilíbrio.

 

Arranca todas as algas possíveis com as mãos/escova/pinça/whatever, sobe os níveis de nutrientes e TPA's regulares são a solução para o problema.

 

Como tem sido falado ultimamente por aqui, embora alguns já sejam conhecedores do método, podes usar água oxigenada em pequenas quantidades para combater isso. Aplicas directamente na alga com uma seringa com FILTROS DESLIGADOS E SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE MOVIMENTAÇÕES POR BOMBAS. Após isso, vais ver a efervescência, aspiras as algas, fazes uma TPA e voltas a ligar os filtros.

 

A água oxigenada é prejudicial para as bactérias colonizadoras por isso.. MUITO JUÍZO A USAR! Eu não usaria mais que 3ml para cada 20L. É preferir fazer várias pequenas aplicações durante alguns dias do que fazer um grande tratamento num único dia.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim já li sore a aplicação do H2O2 no entanto isso só iria resolver o problema por um pequeno período, porque enquanto não regularizar os parametros, as algas vao desenvolver-se mais, se dizes que com aumento de CO2 também consigo aumentar nitratos e fosfatos, para já é o que irei fazer.

 

 

Vamos ver.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o aumento de CO2 NÃO irá aumentar nem os nitratos nem os fosfatos! O CO2 irá fazer com que estes nutrientes sejam consumidos mais rapidamente pois obrigará as plantas a desenvolverem-se mais depressa.

Terás que fertilizar com estes macros e não os deixar chegar a 0. O objectivo do aumento do CO2 é fazer com que as plantas consumam os nutrientes antes das algas.. só isso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tens de ter paciencia com os plantados em algumas coisas...

 

Tudo anda em ciclo

 

nutrientes, iluminação, CO2

 

O mais dificil é equilibrar os Nitratos, com os fosfatos e o Potássio...para isso tens de fazer testes, às vezes diários!!

 

Não sei se o Miguel Reis apoia a minha opinião, mas tb podes dar uma ajuda ao combate das açgas com sachem excel que é CO2 em liquido e em junção com o CO2 pressurizado ajuda a combater as algas, mas tb não devemos abusar dele.

 

Mantém a relação de 5:1 em relação aos Nitratos e aos Fosfatos e por relação tens de ver quanto poderás fertilizar de Potássio...infelizmente testes de Potássio são caros ou muito raros.

 

Em baixo segue os intervalos padrão aceitaveis dos valores que deverás ter no teu aquário

 

Ferro [0.25ppm,0.7 ppm]

Potássio [20 ppm,30 ppm]

Nitratos [5 ppm,10 ppm]

Magnésio [45 ppm,50 ppm]

Fosfato [0.5 ppm,1 ppm]

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o Miguel Reis apoia a minha opinião, mas tb podes dar uma ajuda ao combate das açgas com sachem excel que é CO2 em liquido e em junção com o CO2 pressurizado ajuda a combater as algas, mas tb não devemos abusar dele.

 

 

Apoio sim. Acrescento que se aplicado directamente com uma seringa em cima das algas (quase o mesmo processo que se usa com a Água Oxigenada) é bastante eficaz visto ser uma fonte de carbono e as algas detestam isso.. :medieval_mace:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente...e se fizeres o mesmo processo com o filtro desligado tem grandes efeito...e não é de forma alguma tão perigoso como a água oxigenada que se tocar em plantas tb as queima...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, infelizmente não tenho aqui seachem excel e tive q aplicar mesmo H2O2, apliquei hoje mesmo, amanha vamos ver se nota alguma coisa.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas... Faz já algum tempo que postei este tópico, mas não estou a obter grandes resultados, as algas praticamente apoderaram-se de tudo. :idea2:

 

Cheguei a fazer a aplicação de H2O2 mas é complicado aplicar em uma área tão vasta tenho medo que possa alterar a água, fiz a aplicaçõ 2x.

Comecei a fazer a aplicação quase diária de Fosfatos, ferro + micros e potássio e aumentei a injecção de CO2, não sei se foi o suficiente.

 

Não estou a obter grandes resultados. Neste momento tenho os NItratos a 10mg/l e os fosfatos a 0mg/l Tenho feito injecção diária de fosfatos com o produto da seachem, mas não consigo aumentá-los, tenho aumentado cada vez mais a dose, mas sem grandes resultados, o que mais devo ou posso fazer para aumentar os fosfatos para 1ppm?

 

Eu estou a fazer TPAs quase diárias de 1/3 da água e logo de seguida volto a fertilizar com todos os nutrientes atrás referido... Outra duvida que tenho, é saber se existe alguma contra indicação em fazer a fertilização de noite com a luz do aqua apagada....

 

 

Obrigado

Rui

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá koyodu,

 

BBA é uma alga que aparece devido à falta de co2 ou seja as mudas diárias de 1/3 em vez de ajudar estão a piorar as coisas, compra um teste de co2 e tenta manter-lo na cor verde, depois basta uma poda nas folhas mais afectadas e continuar com um bom regime de fertilização.

 

Cumprimentos, Luis.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A BBA aparece normalmente com pouco CO2 como já disseram, mas apenas aumentar o CO2 não chega. Tens todos os nutrientes muito baixos. Eu doseio diariamente

1ppm de NO3

1ppm de K

0.2 de PO4

0.1ppm de Fe

 

Isto mantêm-me os nitratos nos 10ppm e os fostatos em 1ppm. As BBA desaparecem em 15 dias, partindo do principio que tens bastantes plantas. Mantem o CO2 alto. Se as plantas não estiverem a fazer perling então tens o CO baixo. Mesmo com o medidor de CO2 no verde cheguei à conclusão que era muito pouco CO2. Agora guio-me pelo perling das plantas.

 

Começas a dosear isto e no fim de semana medes. Se tiveres os nitratos a subir reduz a dose diaria. Se estiverem abaixo dos 10 tens que dosear mais se entiverem entre os 10 e 20 então mantem a dose.

 

Simples não é? Se doseares isto todos os dias e no fim de semana fizeres medições consegues acertar com a dose diaria.

 

Claro que se ja tens muitas algas e começares a fertilizar assim é provavel que as algas cresçam mais rapido que as plantas. Mas se tiveres bastantes plantas vais ver que as plantas começam a crescer como umas doidas e as algas desaparecem em poucas semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantas bolhas de CO2 por segundo me aconselham a libertar?

 

E já agora esclareçam-me se existe algum inconveniente em fertilizar de noite com luzes apagadas.

 

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sofro do mesmo mal que tu mas eu tenho NO3 a 50ppm na torneira :) e pelo pouco que percebo estás a fertilizar mal.Deves fertilizar durante o período da fotossíntese e não durante a noite.Mas os experts já te dizem algo.O Flourish Excel aplicado na alga mata a alga e parte da planta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá aqui uma checkada, e vê lá se ajuda.........

 

Algas

 

 

Sim, já conheço, está é a ser dificil de equilibrar os nutrientes, por mais fosfato que coloque tenho sempre 0ppm. Isto não está a ser fácil, nada mesmo. Vou aumentar mais o CO2, mas daqui a pouco aquilo vai ser uma torneira de bolhas. ;)

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

3 perguntas:

 

- Para que vais aumentar mais o CO2 se por mais PO4 que injectes no aqua ao fim do fotoperíodo tens os níveis a zero?;

 

- qual o fertilizante de PO4 que usas e qual a sua concentração?;

 

- fertilizas diariamente com que quantidade de PO4 e para quantos litros de água?

 

Terás já porventura medido a quantidade de PO4 pela manhã, depois de fertilizar e ao final do dia, para perceberes na realidade que quantidade estão as plantas a 'queimar', balizando assim as doses deste macro?

 

 

Afinal foram 4...............

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não podes ter os valores de PO4 a zero!

O que tens é o resultado de um excesso desse elemento na água!

 

Tira uma amostra da tua água e compara-a numa loja (ou com alguém que conheças), porque os teus testes entregaram a alma ao criador.

 

Acho que quando reduzires o CO2 (que está a gastar desnecessariamente) vais ter um aumento das algas, mas depois (com os novos testes que vais comprar) elas desaparecem-te ao fim de umas semanas.

Não stresses que isso vai ao sítio!

 

Se pudesses postar umas fotos desse 'algário' era de valor...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais