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  1. 4 points
    Boas a todos! No meu mais recente projecto, decidi tentar replicar um sistema de paludário, mais concretamente os DOOA Terra. No inicio, o maior desafio que via para a realização do projecto, seria como fazer o sump interno / parede de cascata, pois como nunca tinha colado acrílico antes, não sabia se as colas disponíveis iriam conseguir segurar as placas de modo a reter a água. Usei duas colas, indicadas na embalagem para plásticos duros e funcionaram as duas perfeitamente: Aqui está o diagrama que segui para montar o sump: O vidro em si é aproveitado de um aquário velho que desmanchei cortei e colei, aproveitando ao máximo as medidas já existentes, não tendo propriamente dimensões definidas à partida. No final, o paludário acabou por ficar com 40x26x40cm. A altura da água é de aproximadamente 10 cm. Para a bomba arranjei uma Hydor Pico 600-115, que me agradou pelo preço, o facto de ter caudal regulável e ser de pequenas dimensões - conectada a um tubo e um cotovelo para passar a água para a coluna do meio, que por sua vez, enche (por baixo) a última coluna. Nestas duas, coloquei esponja para ter alguma superfície de acumulação de bactérias benéficas bem como servir de suporte ao fogger que coloquei no topo da última coluna. A cantoneira que direcciona a água ao longo da parede, foi mais chata de fazer, pois isto de cortar acrílicos e vidros é sempre mais fácil quando estamos a trabalhar com dimensões maiores. Acabei por ter de colocar um pouco de lã de filtro nos primeiros buracos que deixam passar a água, de modo a que a mesma não saísse logo tão rapidamente na zona inicial. Para as esponjas da parede, decidi comprar mesmo as DOOA Wabi-kusa Mat, por me parecer a aposta mais segura para garantir o sucesso do projecto. Os suportes das esponjas são pequenos cilindros de PVC que cortei e colei na parede. Estou a usar como iluminação uma velhinha MasWas de 60cm colocada directamente no topo dos vidros; Estou a borrifar diariamente com o fertilizante / anti-fungos DOOA Wabi-kusa Mist; O hardscape era tudo material que já tinha por cá de projectos passados. Para plantar o musgo no tronco, utilizei a DOOA Terra Tape para reter mais a água e ajudar o musgo a manter-se húmido. Plantas: Anubias barteri var. angustifolia Anubias barteri 'Coffeefolia' Anubias barteri var. nana Bucephalandra "Kedagang" Hygrophila pinnatifida Micranthemum "Monte-Carlo" Vesicularia ferriei 'Weeping' Vesicularia dubyana 'Christmas' Taxiphyllum 'Spiky' Lemna minor Salvinia natans Hardscape: Red Moor Wood Lava rock Areia Se tiverem alguma dúvida ou curiosidade em relação ao projecto, estejam à vontade para perguntar. Não está perfeito a nível de acabamentos, mas estou muito contente com o resultado final e penso que caso tudo se desenvolva bem, vai ficar bonito e acabar por disfarçar as imperfeições do sistema. Tendo em conta os constrangimentos e o facto de ter utilizado ao máximo materiais e equipamentos que já tinha por cá, penso que foi uma boa alternativa económica. Fotos após montagem:
  2. 3 points
    Podem ver aqui como está mais actualmente. O vídeo foi gravado há uma semana, um dia ou dois depois da poda. Entretanto já está com mais cores nas pontas das rotalas. Já está maturado e estabilizado. Não varia muito nem precisa de manutenção muito intensiva. Estou a fertilizar muito pouco para crescer lentamente. Comecei a usar uma twinstar 600S para exprimentar como ficava com uma luz RGB e está muito bom...
  3. 3 points
    Boa tarde pessoal, aqui vai mais uma atualização, neste momento o aquário está a compensar-me por todas as dores de cabeça que me deu no inicio e está simplesmente fantástico nunca um aquário me deu tão pouco trabalho e tão poucas dores de cabeça ao mesmo tempo, as plantas estão a dar-se muito bem e os camarões a reproduzir que nem coelhos, neste momento já não os conto mas já passaram os 150. Aqui ficam mais umas fotos:
  4. 3 points
    Boas deixo mais uma foto para verem como já começa a ganhar forma. Espero que gostem!
  5. 3 points
    Olá a todos! Descobri o vosso forum através do google e entretanto uma conhecida também me falou muito bem de vocês. Pelo que, resolvi então criar uma conta para poder explorar melhor o vosso conteúdo e colocar-vos algumas dúvidas se possível. 🙂 Tenho 31 anos e sou da Azambuja. Considero-me uma iniciante no mundo de aquarofilia. Já tive um aquário há cerca de 10 anos atrás, mas na altura os peixes estavam sempre a morrer e acabei por desistir do hobbie. Entretanto este ano resolvi tentar de novo. O meu marido ofereceu-me um aquário de 60 litros, já com filtro e o termóstato. Aos poucos fui arranjando o resto das coisas e acabei por o montar apenas em Março. Pesquisei um pouco e embora fosse um pouco a medo, optei por um aquário plantando. Fiz a ciclagem e coloquei os peixes. Felizmente até agora nenhum morreu embora já tenha tido alguns percalços que ainda ando a tentar resolver 🤔 Não estou contente com a maneira como ele está montado, nem com os peixes que escolhi sinceramente. Na altura estava tão ansiosa por ter o aquário que simplesmente o montei sem planeamento. Já ando a fazer planos para fazer uma aquascape como deve ser , mais pensada e mais económica. Espero conseguir aprender com a vossa experiência e assim melhorar. Deixo acima uma foto do aquário em questão e agradeço desde já a atenção!
  6. 2 points
    Mudei o layout e coloquei plantas. O que acham?
  7. 2 points
    Boas pessoal! Então aqui ficam as novidades. Aquário com cerca de 1 mês e 7 dias de ciclagem. Nas últimas duas semanas, começaram a aparecer as belas das algas, tanto diatomáceas como uns filamentos verdes. Tentei aligeirar a coisa introduzindo Seachem Seagel no filtro e notou-se diferença. Tenho introduzido também Excel e o Advance. Mesmo assim as pedras (e vidros) têm sido limpas a cada TPA (tenho feito de entre 40-50% de troca de água, nas primeiras semanas de 3 em 3 dias e agora mais espaçado) Quanto à flora, tudo ok excepto a MonteCarlo que meltou quase por completo mas agora parece que quer desenvolver qualquer coisita e espero que comece a fechar como tapete. No dia de ontem introduzi uma equipa de limpeza composta por Otto's, um Sae, umas Japonicas e duas Pulligeras. Aqui fica o aspecto geral actual: Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
  8. 2 points
    A minha dica é tentar identificar o que está mal antes de voltar a gastar mais dinheiro em peixes novos. Porque quase de certeza que vai voltar a acontecer. Passo a passo, podem-se ir eliminando ou tentando tratar causas prováveis para esses problemas. Já deve haver certamente aqui pelo fórum alguma coisa com isto, mas vou partilhar o que costumo fazer: A primeira coisa importante que se deve fazer é anotar em qualquer lado (num caderno, no tlm, ou no computador) tudo o que se faz no aquário quando e o que foi feito nas manutenções TPAs limpeza do filtro etc resultados dos testes à àgua (incluindo tudo o que foi testado e a temperatura) adição de peixes tratamentos razão do tratamentos produtos utilizados etc Quando há problemas, deve-se sempre verificar se a água é a causa do problema: Amónia - Tóxico (toxicidade aumenta exponencialmente com o aumento do pH) Nitritos - Tóxico Temperatura - Demasiado frio/quente pH - demasiado ácido/alcalino Nitratos - Nocivo quando muito alto kH - kH baixo deixa o pH "descontrolado" gH - a alteração do gH geralmente leva a alterações do pH. TPAs Utilizar acondicionador para remover cloro e metais pesados da água que se vai pôr no aquário (água nova) Se colocado antes de colocar a água nova no aquário (por exemplo, num balde), usa-se a medida da água nova. Se colocado directamente no aquário, a medida é para o volume total do aquário. Ter em atenção o cheiro da água, se cheirar muito a cloro, deve-se utilizar um pouco mais do que a medida normal. Por exemplo, nesta altura de pandemia, a água da rede tem mais cloro que o normal. A temperatura da água nova deve ser a mesma ou o mais aproximado possível da água do aquário Ser regular com 1 TPA semanal de 20 a 30% Aumentar a regularidade quando há problemas (se a medicação a ser utilizada o permitir) Comportamento dos peixes Há agressividade entre eles? Assustam-se com frequência? Há demasiada agitação na água que os impeça de descansar? Têm sítios onde se possam esconder quando estão stressados? Estou a dar demasiada comida? Ou será que é comida a menos? A comida tem boa qualidade? Se conseguirmos identificar o problema, é mais fácil de resolver o problema ou fazer tratamento Se não encontrar-mos a causa do problema, resta-nos tentar: Limpar bem o(s) filtro(s) matérias filtrantes lavadas com água do aquário Aspirar bem o fundo Tratamento anti-fúngico e anti-bacteriano de largo espectro (se possível com produtos que não afectem as bactérias do filtro) Desparasitação para parasitas internos e externos No fim disto tudo, se continuarmos a perder peixes sem razão aparente, desmontar tudo para desinfectar antes de voltar a utilizar. Tudo o que não dá para desinfectar deve ser deitado fora e comprado novo (substrato, plantas, etc). Dica Final: Fazer quarentena dos peixes novos durante 4 a 6 semanas, não importa de onde/quem eles venham Aproveitar para fazer tratamentos anti-fúngico, anti-bacteriano e desparasitação de prevenção durante a quarentena. O "aquário" da quarentena deve estar ciclado antes de lá colocar os peixes O "aquário" pode ser um pouco mais pequeno que o "normal" para os peixes que lá vai pôr a fazer a quarentena. É muito importante ter uma bomba de ar, porque normalmente o aquário é mais pequeno e também porque os tratamentos tornam a absorção de oxigénio mais difícil para os peixes.
  9. 2 points
    Olá a todos, Apesar de já estar registado no fórum algum tempo e de ter este gosto pela aquariofilia há muito tempo, devido a muitos as vários fatores tenho sempre adiado este desejo, até agora. Então depois de muita analise e pesquisa, e uma grande ajuda de um membro aqui do forum, Álvaro Silva, finalmente avançou, agora preciso da vossa opinião e ajuda de modo a ir fazendo as coisas com calma, como fiz até agora, tentando não errar muito de inicio. Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário Fausti Dream 2 - Data da montagem 21/06/2020 3 - Dimensões do aquário 80*40*30 3.1 - Volumes bruto e útil 96 litros 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro JBL e902 4.2 - Termostato eheim 150w 4.3 - Iluminação/Foto-período calha leds 4.4 - Sistema de CO2 4.5 - Outro equipamentos adicionais 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil acho que é special ground 5.2 - Substrato inerte 5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) Pedras e troncos 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 7 - Fauna 7.1 - Quantidade e espécie vai ficar para depois do ciclo 7.2 - Quantidade e espécie ... 8 - Plantas 8.1 - Quantidade e espécie Diversas ( anubias, Bacopa Compact, Hottonia Palustris, Cryptocoryne becketti petchi, Microsorum pteropus, Hygrophila polysperma , Ludwigia repens, sessiflora) 8.2 - Quantidade e espécie ... 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) 9.2 - Frequência das TPA's ... 10 - Fotos
  10. 2 points
    Descobri. São Ostracoda. Estes amigos são incríveis máquinas da natureza... Limpam as algas com uma velocidade incrível, mas se forem em grande número começam a tocar nas plantas. Mas nada de dramático, apenas uns buraquitos... Mas foi incrível como comeram todas as folhas mortas das plantas. Além disso conseguem sobreviver a temperaturas negativas, e imaginem... Radioactividade... A natureza realmente foi muito bem feita...
  11. 2 points
    Como é para um aquário plantado, sugiro uma T8 que estimule a fotossíntese da planta. Como tal será recomendável lâmpadas que emitam fundamentalmente nos seguintes comprimentos de onda: De 430 a 500 um( Ultra violeta a Azul) De 630 a 720 um(Laranja a Vermelho) Todo o espectro compreendido entre estes dois mencionados, em quase nada contribui para o desenvolvimento da planta, apenas contribui para a questão estética do aquário. Como tal, e se me for permitido, gostaria de aconselhar as seguintes lâmpadas a titulo de exemplo: Aqua-Glo Fluor, Flora-Glo, Life-Glo venda por exemplo aqui, mas haverá mais comerciantes a ter. É tudo uma questão de se procurar na Internet e entrar em contacto para ver o stock disponível. Poderá também fazer conjunto de varias lâmpadas com características diferentes a trabalhar em simultâneo, caso, por exemplo, o plantado esteja circunscrito só ao fundo do aquário ou à lateral, ficando então o espaço restante com necessidades de iluminação menos técnica/exigente onde se poderá colocar outro tipo de lâmpada mais simpática em termos de orçamento. (Só uma ideia/exemplo) Um abc
  12. 2 points
    No final do mês passado foi levantar o aquário à Centividro. Era um Sábado e o projeto não tinha sido executado à risca (pormenores), de imediato foi corrigido até ficar pronto. Excelente serviço e não se ajustem se o preço for baixo demais para a qualidade do produto. A qualidade da Centividro é a melhor característica, se fosse mais caro pagava sem problema.
  13. 2 points
    Olááá! Sou a Inês. Sou de Loures e à coisa de uma semana n resisti e comprei um peixe (cometa branco) porque a minha namorada queria muito um. Só que eu n sabia na altura que tinha que fazer o ciclo do aquário. A senhora q me atendeu disse que podia levar o aquário de 3L para o peixe (lol agora sei q foi uma abominação) não me informou nada disso mesmo tendo eu dado a entender que era a minha primeira vez a entrar no mundo dos peixes... e bom o peixe adoeceu e fui pesquisar (coisa que deveria ter feito antes mas ao invés fui impulsiva) e encontrei este fórum. E como tenho muito que aprender cá estou eu!!! Ps: o meu cometa branco está a melhorar e já tenho um aquário maior (35L) e estou a preparar o aquário antes de meter la o meu cometa branco.
  14. 2 points
  15. 2 points
    Deixo lhe uma dica para você experimentar.. Se tiver outro aquário, com as devidas atenções e sem grandes diferenças do aquário principal, retire o beta para esse aquário 2 dias e veja se nota diferença nos néons. Se os vir mais soltos pode já ter a sua resposta. Os parâmetros da água estão como eles gostam?
  16. 2 points
    Boas... Percebo a tua dúvida mas os bixinhos são espertos.. As corys andam o dia todo a procura de comida, elas fome não passam, eu dou uma pastilha de 3 em 3 dias a 2 corys, de resto existe sempre algum comer a cair no fundo.. O ancistru deveria de se alimentar a base de algas e produtos naturais, pepino, batata, cenoura, beterraba. Os camarões existe comida seca própria para eles que se pode colocar ao pé do esconderijos deles, mas estes também se alimentam de algas e detritos. "Uma colher de café de flocos alimenta quantos neons? E se forem escalares? É se for granulado? E comida viva? E papas caseiras?" Aqui, opa só lhe consigo dizer uma coisa, cada aquário é um aquário diferente, tudo depende do que você habituar os peixes a comerem. Se pretende realçar a cor deles e o seu bem estar tem que se pesquisar o que eles comem e gostam, a quantidade varia, mas não é preciso grandes quantidades. Mas eles fome não passam, dou lhe o exemplo dos guppys que se alimentam e por terem um estômago tão pequeno passado 1h já andam a caça de comida. Mas também é muito importante você observar os peixes quando lhe dá de comer, assim consegue perceber quem come mais depressa quem demora mais a comer, quem fica tímido, e você próprio adequada se a alimentação deles e eles a alimentação que você lhes dá. Até porque se vir, surtos de caracóis ou algas pode indicar um excesso de comida (também pode ser outros motivos).. Assim de repente acho que é tudo da minha parte 😉 Continuação boa sorte
  17. 2 points
  18. 2 points
    Não sendo do Brasil, e pesquisando apenas 5 minutos... Veja se ajuda : Estes parecem ser os mais viáveis em relação custo / desempenho : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1265172587-luminaria-completa-p-aquario-plantado-60-cm-personalizada-3-_JM + https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1204870202-luminaria-led-aquario-60cm-plantado-25-watts-2200-lumens-_JM#position=16&type=item&tracking_id=a1163c01-813e-4314-8f25-75bdbcc4600d Mas tem outras opções... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1423828916-luminaria-chihiros-rgb-45-para-aquarios-ate-60cm-bivolt-_JM#position=8&type=item&tracking_id=92014528-f306-4400-bca8-e76bf756ebde ... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1348176027-luminaria-led-ocean-tech-60cm-c-48-leds-bivolt-automatico-_JM#position=4&type=item&tracking_id=bfe53c99-269e-4074-bb1a-502e6aafec37 ... É só ver a sua carteira e o que pretende Pois se não quer mais que Anubias, não precisa de grande luz, será basicamente para estética do aquário (óbvio que todos precisam de luz para recriar o ciclo solar para bem estar dos animais)
  19. 2 points
    Olá a todos Deixo aqui uma atualização.
  20. 2 points
  21. 1 point
    Olá boa gente... Remodelei o meu aquário há cerca de um mês (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260948-ainda-sem-nome/) e estou muito contente com a sua evolução, mas como quero voltar a ter o tapete de Monte Carlo que tinha no setup anterior, continuo com 6 horas de muita luz por dia, e de mês a mês vejo-me obrigado a limpar as algas verdes que se colam às pedras. Eu sei que é normal, para o tipo de aquário que tenho, mas como gosto de as ver mais limpas, sempre que limpo o filtro tenho também o hábito de lhes dar uma boa esfregadela com uma velha escova de dentes. Em alguns vídeos na Internet vi várias pessoas usarem uma escova de dentes elétrica para facilitar a tarefa. Comprei hoje uma das mais baratas, já a experimentei no aquário e funciona muito bem. Imagino que não vá perder tanto tempo a limpar as pedras, e não vou fazer tanta força, o que poderia deslocá-las do sitio onde estão ou até tombá-las contra os vidros. Estou determinado a usar este método, mas gostava de saber se mais alguém o utiliza. Agradeço desde já todas as respostas. Um abraço.
  22. 1 point
    Pois é, começar com Iwagumi vai ser um desafio. Mas sempre fui apaixonado nesse tipo de aquário. Qual a quantidade que você indica de trocas de água? Penso em 50/60% uma vez por semana. Pois só poderei fazer isso nos finais de semana. Está uma quantidade boa, ou devo aumentar pra 80%? Usei o DSM pois queria a Monte Carlo bem enraizada pra não haver perigo de solta-la. E também pra ganhar um pouco de tempo pra comprar as outras coisas restantes do aquário, inclusive o CO2. Penso em não colocar de imediato o CO2, com o Flourish Excel da Searchem não daria conta por ser apenas a Monte Carlo? A pedra grande está bem segura, mas com relação a iluminação estou avaliando isso. Acredito que esteja fazendo um pouco de sobra sim. Mas a luminária está bem no centro e tem a original que veio na tampa do aquário que coloquei um pouco mais pra frente da tampa. Mas Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  23. 1 point
    Ah, muito fixe Pedro! Que fauna vais colocar aí?
  24. 1 point
    Bom dia Tozé, Obrigado pelo conselho, vou adicionar 2x neritinas. Relativamente à alimentação do Betta, acho que não estou a dar muita comida, dou 3 ou 4 "grãos" por dia, e o peixe vem comer logo. Depois coloco fotos com os novos habitantes. Bom fim-de-semana.
  25. 1 point
    Ao comprar os guppies comprei comida, mas no dia seguinte encontrei a marca que gosto, felizmente a embalagem estava fechada e pode voltar a loja para trocar por mais peixes. Xiplhophorus maculatus ou platies, apesar da qualidade da loja e todos os cuidados na adaptação ao aquário uma das fêmeas morreu na manhã seguinte. E também comprei umas equipes de limpeza: Corydoras panda E Ancistrus sp
  26. 1 point
    Vista da sala de estar À esquerda com Vesicularia dubyana ou Musgo de Java Ao central com Nymphaea alba ou nenúfar ou lotus À direita com Bocaba Carolina Vista da sala de refeições À direita com ceratophyllum submersum Ao central com Nymphaea alba À esquerda com Bocaba Carolina
  27. 1 point
    Mais uma ou duas semanas tenho o esquema base terminado e coloco o setup com imagens detalhadas. Mas por agora fica por aqui: Peixes praticamente nada, mas sem nada é demais: Poecilia Reticulata conhecida aqui por guppy. Acabados de chegar. Durante a estreia ainda nervosos.
  28. 1 point
    Preferia solo para bonsais e areia para fundo de areia de gaiolas para pássaros mais barato e eficaz
  29. 1 point
    Boas HomemPeixe, obrigado pela opinião. Ainda coloquei as rochas e os troncos num dos lados, mas gostei mais assim ao centro. Para já vai ficar assim sem nada.
  30. 1 point
    Se o conjunto de rochas é tronco poderem ir um pouco para um dos lados fica melhor. Vais fazer algum tapete na parte da frente ou preferes sem nada para veres os peixes de fundo a comer?
  31. 1 point
    Já tive loja de animais, por isso só comprei o que não tinha ou não podia aproveitar. Se fosse a comprar tudo é pelo menos 2000 euros ou 12000 reais. Agora é ter tempo para vender, trocar e receber ofertas aqui no fórum para evoluir o aquário.
  32. 1 point
    Os produtos API Pimafix e Melafix, por exemplo, foram feitos para poderem ser usados em conjunto nestes casos. Salvo raras excepções, com este tipo de peixes, mais importante do que saber exactamente o que é, é começar a tratar o mais cedo possível, para evitar complicações. Testar os níveis de Amónia, Nitritos e Nitratos é essencial quando aparecem estes problemas, para ter a certeza de que não é a qualidade da água que os está a causar.
  33. 1 point
    Tenho 5 sem tampa, se elas gostarem do seu habitat e houver comida não procuram outro 😉
  34. 1 point
    Sim, o meu objetivo é combater as algas mas eu tenho visto os "mestres" do fórum dizer: a solução para o combate às algas não é comprando fauna para o fazer mas sim controlando os valores da água através de uma manutenção rigorosa...E eu concordo com eles. Podemos ter peixes, camarões ou caracóis que nos ajudam no combate às algas mas estes não devem ser comprados com esse único objetivo. Se estiver a dizer alguma asneira, por favor corrijam-me. Quanto ao Ancistrus, nunca tive mas tenho ideia que é um peixe com um tamanho incompatível com o meu aqua de 30L, à semelhança do Stiphodon Ornatus. Não é assim?
  35. 1 point
    Mas fiquei na dúvida se o teu objectivo seria o combate a algum tipo de algas ou assim.. Se for o caso, penso se colocares umas 3 neritinas, e se o seu beta for amigável, penso que se colocar um ancistrus não lhe fará mal...
  36. 1 point
    Boas bettaa Vê aqui há tua resposta ,https://www.aquaonline.com.br/peixes/doce/fundo/2091-stiphodon-atropurpureus Saudações
  37. 1 point
    Talvez você tenham comprado plantas que ficassem no mesmo aquário com peixes contaminados pela doença, Existe produtos específicos para isso, é só pesquisar.
  38. 1 point
    Pensa nesta forma.. Um peixe cresce 5 cm, precisa de 5 L Tens 60L Tens de escolher espécies que em tamanho adulto a soma não passe dos 60cm/60L Portanto peixes se fundo recomendo te as corydoras( tenho albinas, adoro as) , passam o dia inteira a "cheirar" o fundo, mas também são bastante activas e sobem os vidros e vão em sprint contra o topo da água e voltam a descer, são óptimos. São peixes de cardume, mas se colocar um casal não há problema que eles adaptam se bem. Tens também o ancistru, arrasta se por todo o aquário, chão e vidros. Os machos são um pouco territórias, portanto chega um macho porque ainda cresce até os 10 cm, ou seja precisa de 10L. Para os vidros tens os ottocinclos affinis, crescem até os 5 cm, é um peixe de cardume, no mínimo deveria ser 5 mas se colocares 3, um macho e duas fêmeas, não haverá problemas.. Vê também os caracóis neritinas para os vidros, fazem um trabalho muito lento mas vão se arrastando pelos vidros ahah
  39. 1 point
    As plantas até se pode colocar enquanto faz o ciclo de azoto.. São sempre importantes independentemente da altura. Se não quer ter trabalho com luz, nutrientes e co2. Recomendo lhe as Anubias, tem muitas variedades, ou plantas de rizoma..
  40. 1 point
    UPDATE : Depois de algumas frustrações, já vão num bom caminho 🙂
  41. 1 point
    Bom dia, Vera Santos, Pode dizer-me o nome dessa planta que aparece nesta publicação, cor vermelho vivo e com flores? Obrigado e parabéns pelo trabalho António Ferreira
  42. 1 point
    Boas... Vou te falar do que sei por experiência própria.. Apenas o Labeo pode ser mais territorial. Os outros vão se dar todos bem. Recomendo te o comedor de algas siamês para te limpar as Algas. Zebras não sei se estás a falar dos Danio Zebras, são peixes lindos com várias cores diferentes e não param quietos o dia inteiro, só apagando a luz total ( e mesmo assim duvido). Corydoras e ancistrus também são óptimos peixes de fundo. As corys são mais activas do que muitos pensam... Tenho albinas, são lindas. Se quiseres que façam reprodução recomendo te 3 machos para cada fêmea. Guppys já deves saber, 1 macho para cada 3 fêmeas e elas dão alevins de cerca de 30 em 30 dias.
  43. 1 point
    Muito Obrigado @Alvaro Silva, Estarei mais preocupado com as TPAs obrigado por me chamares a atenção disso. Penso que os 2 guppies são machos (pelo que me disseram na loja) mas por também estar preocupado com isso pedi ajuda noutro tópico (que não penso ser o correto) a identificar se de facto o são: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260946-identifica%C3%A7%C3%A3o-de-2-guppies/ Mais uma vez muito obrigado, este fórum nunca desilude!
  44. 1 point
    Sendo assim eu tirava o carvao, e colocava o maximo de ceramica possivel. Se continua assim, das duas uma, ou o filtro nao esta a fazer o seu trabalho, ou em algum ponto o sustrato fertil esta a fazer contacto com a agua... Nao creio que exista outra possibilidade.
  45. 1 point
    Boas. A profundidade da água parece-me a correcta [ o aconselhado será entre 2x a 3x o comprimento do plastrão (barriga da tartaruga)]. No que à iluminação diz respeito poderá encontrar lâmpadas que satisfazem as 2 funções [aquecimento e UVB (fonte de vitamina D). Uma possível solução poderá ser a "Power Sun UV" da Zoomed à venda online (é um pouco cara mas eficaz) mas, poderá encontrá-la ou semelhantes em lojas da especialidade e a preços mais acessíveis. A mesma não deverá ser colocada a mais de 15/20cm de altura da área de "banho de sol" pois começa a perder a sua eficácia e coloque-a num temporizador (+/- 12h por dia para simular o ciclo dia/noite). Quanto a plataformas um tronco será o suficiente desde que exceda a superfície da água [a madeira quanto mais seca melhor, para que não liberte taninos na água que lhe podem conferir um tom acastanhado que, contudo não são nocivos para as tartaruga (é apenas uma questão estética)]. Faça igualmente uma pesquisa junto de outras fontes (sites/lojas da especialidade e/ou outros foristas ). Não tome as minhas palavras como evangelho 😇. Abraço
  46. 1 point
    Basta calcular o volume em centímetros cúbicos (Área da base a multiplicar pela altura) e dividir por mil.
  47. 1 point
    bom dia pessoal…. Passou um mês e honestamente n há nada de novo a mostrar. Praticamente não dá trabalho. Por mangueira, tirar agua (semanalmente), ligar mangueira à torneira e voltar a encher e aproveitar e aspirar o areão. Sem algas ou nada a apontar. Tenho vindo gradualmente a aumentar intensidade da luz. Comecei a 50% e neste momento está a 70%. Estou a fertilizar 2x por semana. Macros e micros.
  48. 1 point
    Boa tarde, Novos inquilinos.
  49. 1 point
    As plantas que acho boas de ter no lago sao as elodeas, os jacintos dagua e as alfaces dagua para mim sao as 3 melhores que para alem de servir para a desova dos peixes ajudam na filtração de materiais, em relação ao peixe sou da mesma opiniao que o tmaster, tenho uma carpa koi com a barriga dessa maneira
  50. 1 point
    Olá, Além do teste de pH deves ter o teste de amónia e nitritos, no arranque são os dois importantes (mais para a frente tb podem ser mas menos). O que aconteceu deve-se ao ciclo do azoto, que não leste e deverias ter lido, por isso faz um favor a ti mesmo e principalmente aos teus peixes e vai lá ler isso. o escalar deve ter sofrido de um pico de amónia, que pode ser mortal. O teu aquário deverá ter 40 Litros não? Lamento mas não dá para o escalar, o meu conselho é que percas algum tempo a ler o fórum ou noutro lado qualquer mas lê, para escolheres a melhor fauna possível e para evitar erros no futuro.