Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation since 03/21/2024 in all areas

  1. Hoje após a manutenção tirei esta com o telemovel. Experimentei também dar mais definição ao caminho.
    4 points
  2. Boas, pessoal. Há muito tempo que eu andava para vos apresentar uma foto deste aquário. O meu problema é que não consigo que as plantas estejam nas condições que eu quero, em simultâneo! Ou é a Blyxa que cresce demais, ou é a ‘deccanensis’ que paralisa, ou a 'Super Red' que não está com “aquela cor da semana passada”, ou a ‘wallichii’ que resolveu ficar a dormir numa semana e entrou em completa histeria de crescimento numa outra!... Enfim, nunca está tudo como nós gostaríamos, por isso, há que agradecer por não estar como nós não queríamos. LOL Neste momento já tenho há algum tempo a fauna que pretendia para esta montagem e estou muito contente com o equilíbrio alcançado. Primeiro entraram os Amano e os Clithon, depois vieram as Neocaridinas e os Kubotai, passado um tempo adicionei os Galaxy e por último os Yunnanilus. Todos juntos interagem uns com os outros e ocupam todos os níveis do tanque, sendo rara a zona em que não há um bicharoco engraçado para observar. A minha luta com as filamentosas terminou com a ajuda do Rui Alves (Aquaeden), que depois de me ouvir descrever toda a montagem e a rotina de fertilização, me fez acreditar que o problema era falta de nitratos! Sim, com menos de 4 meses, e sistema de solo da ADA, efetivamente estava com falta de nitratos! Já tinha desconfiado disso quando me apareceram umas tímidas ciano que erradiquei com nitrogénio, mas não previa que a minha montagem requeresse tanto nitrato, tão cedo! A Montevidensis desapareceu (estava num local com pouca luz, e os Juncus comeram-na). A Guyana não vingou, ainda para ali anda um pezito ou dois, mas não têm expressão nenhuma (é pena porque tem um efeito visual muito bonito). Desisti das Buces ‘needle leaf’, pois se as primeiras morreram supostamente devido à amónia do substrato, as segundas devem ter morrido “afogadas”… LOL! No lugar delas acabei por colocar a pimatifida, embora seja uma angústia mantê-la com um tamanho apropriado para o local. A Ricardia foi quase toda arrancada, devido às filamentosas, ficaram as partes que estavam efetivamente fixadas nos trocos e seguramente acabará por voltar a fazer jus à sua extraordinária beleza… Inicialmente punha a Salvinia e a Limnobium na sanita, mas depois descobri que as minhas galinhas gostavam muito delas!... Globalmente estou satisfeito, não está muito longe do que imaginei, mas ainda está a dar luta! Continuo a ter a ambição de um dia ter um holandês, mas com a minha incapacidade de controlar o ritmo de crescimento de cada uma das plantas, acho que irá ser uma humilhação!
    2 points
  3. Ora então cá está a actualização de Páscoa 🙂 . O aquário segue a bom ritmo. As Ciano continuam a dar luta mas já não chateiam tanto... vão aparecendo aqui e ali de vez em quando. A carpete está quase fechada, apesar de não ter ainda aquele aspecto bonito que eu gostava... vou deixar passar mais uma semana (e completar o mês de ciclo do azoto) para começar a apará-la, de forma a promover um crescimento mais saudável. Também vou aproveitar essa data para adicionar a equipa de limpeza (uns 30 Amano e uns 15 Otos)... julgo que com isso vou conseguir reduzir ainda mais as algas verdes, que têm aparecido em pouca quantidade e têm sido muito fáceis de limpar 🫰. O musgo, esse, tem-me deixado algumas dúvidas... em alguns sítios está a crescer muito compacto e bonito, mas em outros está a crescer com folhas muito grandes e mais dispersas. Acho que pode ter haver com a pouca quantidade de luz (ainda estou com a calha a 40%, 6 horas por dia)... tenho que experimentar aumentar o tempo e, se tudo continuar na mesma, a intensidade. De qualquer forma, continua bem preso às rochas, o que me deixa muito contente. Regra geral, julgo que consegui uma boa base para trabalhar. Aos pouquinhos, e fazendo uma ou outra alteração, penso que vou conseguir chegar a um bom resultado. Mais notícias quando as tiver... entretanto gostava de ouvir as vossas opiniões. Um abraço a todos!
    2 points
  4. Já agora, aproveito para deixar aqui o vídeo da montagem! Espero que gostem 🙂
    2 points
  5. Boa tarde a todos, De volta ao hobby e aqui ao fórum, já por cá andei há uns 12 anos atrás, na altura com mbunas do Malawi. Passados estes anos sem aquários, decidi montar um plantado, projeto de iniciante nestas lides e num estilo natural. A montagem tem uma semana. - Aquário 100x40x45 ( 180 litros ) - Termostato 200W - Filtro ehiem 600plus ( 1000 l/h ) - Iluminação calha 2x55W PLL ( 6400K ), tenho uma régua de 900mm com 24W led 6500K, se achar necessário reforçar, para já, assim parece bem. - CO2 pressurizado, garrafa recarregável de 2K com válvula de solenoide, o difusor tenho de ir buscar um de 30mm, este é curto, vinha com o kit e tem de bombar mais gás para ficar ok no dropchecker. - Substrato JBL Manado ( 25 litros ) Iluminação 8 horas, CO2 a ligar e a desligar 1 hora antes da iluminação. PH = 7 e KH = 8, medidos a meio do ciclo de CO2 a bombar. Flora: - Ludwigia repens - Staurogyne repens - rotala rotundifolia - micranthemum " monte carlo" - Taxiphyllum barbieri 'Bogor Moss' - Vesicularia montagnei Christmas - Lobelia cardinalis mini - Hygrophila pinnatifida - hygrophila corymbosa Fertilização micros e macros com nutrientes Flourish na coluna de água, quantidades de acordo com o recomendado pelo fabricante para "maçaricos" - mais ou menos assim, vou ajustando pela observação, mas para já parece tudo a crescer bem. Fauna, ainda em avaliação. Aceitam-se críticas e conselhos! Obrigado João Marques
    1 point
  6. Boa tarde, Passado 1 mês da montagem e depois de praticamente ter desaparecido um pequeno bum de diatomáceas, normais em montagens recentes, o aquário está a estabilizar e introduzi à cerca de 8 dias uma equipa de limpeza. 6 otocinclus 6 amanos Têm feito um trabalho exemplar, passam o dia a trabalhar e nestes 8 dias não introduzi qualquer alimento extra no aquário, sem que note que isso faça alguma diferença. Deixo em baixo o link para ver os meninos a trabalhar e a foto atual do aquário. https://www.youtube.com/watch?v=OoJRNb33JsY&list=PL4lsYw8kfaqb-6yMdowH2XR8R2hakdOiQ&index=1&pp=gAQBiAQBsAQB
    1 point
  7. Parece-me curto, esse modelo. Faz 900 litros/hora. Para um aquário com a capacidade do teu, e tendo em conta que o ideal será ter um filtro que faça 10 vezes a capacidade do tanque por hora (1460 litros, portanto), não existem muitos filtros no mercado, mas tudo depende do que estás a pensar montar... a quantidade de plantas... de peixes, etc. Tens que nos dar mais informação sobre o que pretendes fazer. A OASE é (se não a melhor) uma das melhores marcas de filtros actual. Tem a contrapartida de ser um bocadinho cara. Por metade do preço dos filtros OASE tens modelos de outras marcas como a Fluval ou a Aquael que cumprem da mesma maneira. Se o preço não é problema, avança para o OASE, mas um modelo com mais capacidade. O 600 seria mesmo o ideal.
    1 point
  8. 5 dias depois, o aquário está quase livre de algas. Ainda consigo ver algumas filamentosas, mas muito poucas - entretanto devem desaparecer. Julgo ter acertado na quantidade de camarões e Otos que preciso nesta montagem. Também acho que acertei na quantidade de luz necessária (50% da capacidade da calha) e na fertilização (2 tampas de Excel e 4 bombadas de Masterline LEAN diárias) para ter um bom crescimento nas plantas, sem que as pedras fiquem muito verdes. Ainda assim, aumentei o tempo de luz para 8 horas diárias, e estou à espera para avaliar o resultado - se não trouxer vantagens (um crescimento acelerado do tapete e do musgo) volto às 6 que tinha programado anteriormente. As Ciano ainda andam por cá, mas cada vez mais tímidas. Vai ser difícil irradica-las totalmente... só espero chegar àquele ponto em que elas não chateiem mais. Para comparação, a imagem em baixo é da mesma pedra que vem na última fotografia do post anterior. Acham que devia ser mais paciente e continuar com a luz nas 6 horas, ou um aquário como este deve aguentar-se com mais horas diárias?
    1 point
  9. Olá Pedro S. Pinto, bem-vindo(a) ao fórum! Pedro S. Pinto juntou-se à nossa comunidade no dia 04/16/2024. View Member
    1 point
  10. Após uma longa paragem neste hobby, decidi voltar. Decidi aproveitar ao máximo o que já tinha. Falta-me apenas colocar um novo tampo em acrílico (que irei hoje encomendar) e colocar uma nova luminária. Bom para começar vou usar o meu velho aquário da Sun-Sun de 250L +-. Ontem coloquei 2 tipos de substrato, por baixo coloquei um granulado castanho da JBL e por cima uma mistura de pedrinhas pretas e brancas, que comprei na Fish Planet de Coina. Tenho um filtro JBL Crystal Profi Green Line, não sei mais sobre este filtro porque já não tenho a caixa, mas é igualzinho a este: Coloquei 2 termostatos um em cada ponta do aquário, para manter a água sem oscilações de temperatura, também não sei muito mais sobre eles porque tal como o resto do material é tudo coisas que sobraram de outras instalações 😃 fauna: ainda não há, talvés daqui a umas 3 semaninhas. flora: ainda não há... vou ver o que arranjo aqui pelo forum 😃 Aqui ficam algumas fotos do aquário tal como está agora:
    1 point
  11. Chegou a equipa de limpeza... vamos lá ver se é desta que acabo com as filamentosas e consigo manter as pedras um bocadinho mais limpas. Comprei 30 Amanos e 15 Otocinclus, na Solaqua. Com exceção de um Oto que não sobreviveu à viagem, todos os animais parecem com boa saúde e já começaram a trabalhar. Engraçado ver a variação de preços destas duas espécies ao longo dos anos... já comprei Amanos a 2€, e agora a 4. Os Otos custaram-me 2€ cada, mas lembro-me de já os ter comprado a mais de 5. Aqui na zona Norte, procurei em várias lojas e as duas espécies estavam esgotadas.
    1 point
  12. Entretanto já coloquei plantinhas tal como disse anteriormente: - 3 porções de de Riccia - tamanho de cada porção ( 5 x 5 cm) - 3 pés de Foxtail - 3 pés de Ludwigia Super Red - 3 pés de Lindernia Rotundifolia Variegated - 2 pés de Alternanthera Reineckii Pink - 1 pé de Hygrophila Corymbosa - 2 pés de Cryptocorynes - 2 porções de musgo Pelia (5 x 5 cm) - Salvinia Natans Quanto à fauna comprei numa lojinha muito porreira aqui na Amora, meio escondida mas valeu a pena. Chama-se AkuaDream! Fica aqui a minha recomendação. Para já apenas adequiri 4 Rasboras Harlequim e 3 caracois capacete preto, seguem-se as imagens:
    1 point
  13. Está impecável Bruno. Que bom é poder acompanhar os teus momentos menos bons aqui no aquário e depois dares a volta e apresentares isto tão bonito. Para não dizer só bem 😆 não gosto dos "riscos pretos" nos reflexos, podes sempre melhorar isso com a colocação de plantas mais altas a tapar. Abraço
    1 point
  14. Boa tarde pessoal, tenho este aquário de 60L há já alguns meses (a colónia em si já está comigo há cerca 5 anos) neste momento tenho cerca de 100/150 camarões, mas sinto que chegando a estes valores a colónia pára de crescer embora ainda veja fêmeas ovadas etc, parece que chegando a uma determinada quantidade a colónia estagna, alguém sabe o porquê disso acontecer? Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk
    1 point
  15. Porque parecem muitos mas não são e se os conseguir manter sem pôr em causa a qualidade da água então gostaria de ter mais, a sugestão que o Álvaro deu eu espero resolver ainda esta semana, em relação à comida eu tento ter calma com a alimentação muito por conta de não deixar sobras e o aquário tem sempre algas nos vidros, algumas folhas a morrer, madeira, há sempre algo extra para comer mas pode de facto não ser suficiente tenho de prestar atenção a isso, as trocas de água acredito que o problema não esteja na água mas sim nas ecdises antecipadas por conta de "grandes" trocas de água (20% por exemplo já é muito) no entanto talvez devesse fazer mais trocas diárias ou bi-diarias de 1,5L ou 3L Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk
    1 point
  16. Mas para que queres mais camarões? Eu acho que uma colónia de 100/150, num aquário desse tamanho já é mais que suficiente 🙂 . De qualquer maneira, faz isso que sugeriu o Álvaro, e diz-nos o que acontece. Poderá ter haver com falta de comida? Estou a especular, apenas... não percebo muito de camarões. Mas falta de comida pode leva-los a comer os recém-nascidos. Ou até fazerem isso por falta de espaço. Outra coisa que mencionaste...se as trocas de água fazem com que alguns camarões morram, então tens algum problema na água que introduzes no aquário... tenta analisá-la. Mas se com trocas de água pequena eles aguentam-se, também não é caso para preocupações... faz aquilo que melhor serve o teu propósito.
    1 point
  17. O que isso já foi e naquilo que se tornou, Bruno! Tens mesmo mãos para a coisa. E também ainda tens mais um mês e meio para ir preparando a fotografia final. Eheh. Não desesperes. O pior já vai longe. Este projecto é um exemplo e uma inspiração para todos.
    1 point
  18. Boas Bruno Talvêz precise de sangue novo,é arranjares duas ou três fémias e dois ou três macho de outra colonia e colocolares ai junto na tua colonia ,é fazeres uma troca de camarões teus com outra pessoa,pode ser isso,é uma opinião. Saudações
    1 point
  19. O que eu disse tem haver com isso... tens a certeza que tens apenas os 100/150? Podem haver muitos mais por aí escondidos. Só haveria uma maneira de descobrir.
    1 point
  20. Eu conheço uma pessoa que julgava ter 50 camarões dentro do tanque e quando o desmontou tinha mais de 200. Não andarão por aí escondidos?
    1 point
  21. Boa tarde, Fica uma atualização, passada uma semana. Nota-se a evolução e crescimento das plantas, o Monte Carlo está a multiplicar-se bem mas, estou a pensar fazer uns desdobramentos com replantação para acelerar o processo.
    1 point
  22. Como é sabido, a malta que mantém aquários tropicais, sejam eles de água doce ou salgados, são dos melhores clientes das empresas fornecedoras de energia. Num mercado com tantas opções disponíveis, gostávamos de saber se estão contentes com o custo da energia em Portugal e em quem confiam para manter os vossos animais nas melhores condições possíveis. Nos comentários contem a vossa experiência e não se esqueçam de preencher a sondagem associada. P.S o vosso voto não é identificado e não temos nenhum interesse comercial nem somos apoiados por nenhuma empresa.
    1 point
  23. Temos uma energia caríssima! Tal como em tantas outras coisas! Mas podemos e devemos tentar diminuir a factura energética seja melhorando o isolamento nas nossas casas ou mudando para equipamentos mais eficientes e/ou mudando de empresas ou tarifários que melhor nos sirvam! Eu também durante demasiado tempo fui resiliente a mudar de empresa até receber as facturas destes meses mais frios! E a necessidade fez-me procurar alternativas. Um exercício fácil é usarem este excel do Professor Óscar Felgueiras e comparar com as vossas facturas, pode ser que tenham surpresas! Outra opção é usar o site da e-redes para comparar os diversos tarifários.
    1 point
  24. Boas Vê aqui,
    1 point
  25. Boas Hugo_28 A mim parece-me o da esquerda é um macho,e o da direita uma vêmea. Saudações
    1 point
  26. Este tem andado meio abandonado e claramente já viu melhores dias. Mas ainda cá anda. Perdi foi controlo sobre que peixes cá entram , algo estranho se passa e quando olho para ele dou sempre de caras com peixes que cá não estavam antes [emoji848]
    1 point
  27. Mais um que volta. Como dizia a publicidade de uma marca de gelados... quem gosta, gosta sempre! Fiquei curioso para ver essas imagens. Não aparecem. Vou continuar a acompanhar. Um abraço.
    1 point
  28. Obrigado. Se for necessario eu digo algo, estas fotos são só ensaios, eu nao devo ter quem me venha ajudar a tirar a foto, mas para editar normalmente tenho a quem pedir. Novo teste Ate as moitas do lado direito ficarem melhores é so testar.
    1 point
  29. Boas Ricardo Barradas Bem vindo ao Fórum. As fotos não se vêm. Não te esqueças de fazeres o( ciclo do azoto)leva mais ou menos trinta dias,com muita calma,olha que a pressa é inimiga do inevitável. Saudações
    1 point
  30. Boa tarde a todos! versão longa - Boa tarde a todos, vou partilhar a minha historia antes de passar "ao que interessa". Aos 14 anos os meus pais separam-se e o meu pai deixou comigo (por minha vontade) o aquário de peixes de água fria, e ficou a meu cuidado um aquario de 90L com alguns peixes dourados! durante 3 anos os peixes andaram bem, tentava fazer as mudanças de agua, mas um dia a desgraça aconteceu, os meus peixes dourados apanharam uma doença que no espaço de uma semana dizimou os peixes, e na altura com pouco conhecimento que tinha não consegui salvar nenhum dos peixes. Mais tarde transformei aquele aquario num aquaterrário, com as minhas tartarugas, agua com termostato, luzes próprias e durante 2 anos foi a casa delas até estarem no lago que estão hoje, felizes da vida! A partir dessa altura eu aventurei-me nos peixes tropicais! cheguei a ter guppys, gouramis, bettas, corydoras, todos aqueles peixes que todos vocês conhecem e amam, até ao meu recente "setup" que consistia em cobra khuli, corydoras, platies, Neons, Gouramis (2), caracol assassino (na altura comprei para combater os pequenos caracois). Infelizmente à cerca de dois meses, nos meus 28 anos (ou seja, já lá vão 14 anos de aquariofilia) decidi arranjar uns neons para adicionar ao meu cardume, e como deixei de ter um aquario de quarentena e ja não comprava peixes à cerca de 4 anos (todos estes peixes estavam vivos e os platies nascem do nada como sabem) e mal me lembrava que podia existir a possibilidade de uma loja trazer doenças, e foi aí que tudo correu mal, o meu aquário comunitário, anos de luta, parâmetros de agua direitinhos, foi tudo abaixo quando no espaço de uma semana me apareceu quase tudo morto! medi parâmetros de agua, fiz uma mudança radical de água, tentei aclimatizar a agua nova, mas com pouco sucesso, pouco me sobreviveu! Infelizmente cheguei a um ponto da minha vida que decidi que não quero ter aquario tão cedo, e vou deixar os peixes por enquanto, até me motivar a ter mais peixes, portanto vou doar os meus peixes a quem quiser ficar com eles, destacando que os sobreviventes estão à 2 meses estáveis, ainda nada me morreu, mas podem ter alguma doença e peço cuidado para nao contaminar os vossos aquarios 🫡 tenho de momento 2 neons, 8 Platies, 1 corydora e 1 caracol assassino, e dou a quem seja responsavel para ficar com eles (não queria dar a uma loja), sou da zona de Gondomar, e posso combinar algo presencial para dar os peixes. versão curta - Dou peixes a quem for responsável (não queria dar a uma loja) na zona de Gondomar 2 - Neons 8 - Platy 1 - Corydora 1 - caracol assassino Cumprimentos e obrigado a todos!
    1 point
  31. Boas, não José, acho que weeping. Lá no fundo é flame, faz uma moita engraçada, nunca tinha experimentado e gosto muito do aspecto final.
    1 point
  32. Boas Vera Está lindo Vera, parece a selva junto ao solo,muitos parabéns,espetáculo. Beijos de coração
    1 point
  33. Boas actualizando com umas fotos.
    1 point
  34. Caro Cabozinho como moras em Cascais o sitio indicado para devolver peixes de augua doce ou salgada e ate tartarugas é o Aquario Vasco da Gama eu proprio já o fiz é só agendar com os biologos para a entrega. De resto sou totalmente contra retirar animais da natureza. Espero ter ajudado.
    1 point
  35. Boa noite Francisco, bem vindo ao forum, se percebi bem queres construir um aquário da nossa costa, tens alguma experiencia em aquarios de água salgada? pelo que me apercebi parece que não. O Luis Fortunato já te deu uma ideia do que necessitarias, e muito bem. Perguntas por kit's de agua salgada? Mas hit´s de 100litros é uma coisa que é capaz de encontrar nas lojas , agora kit's de água salgada para 500L, 1000L e por aí fora não existem. É uma pesquisa que terás de fazer tu e veres na net o que para ti é melhor, para o teu bolso, não sabemos quanto queres gastar sequer, ainda não percebi que tamanho de aquário pretendes? Com certeza que não vais por sargos em aquarios de 100 ou 200litros, é impensável, tens de ter sump, etc, Tens capacidade de ir buscar agua ao mar ás centenas de litros como fazia um colega meu em Peniche?? para os aquas dele da costa portuguesa?? Para aconselharmos melhor tens de nos dizer o que pretendes a começar pelo tamanho do aquário, no mínimo 2m, não??? Portanto primeiro lês o a resposta do Fortunato, depois decides o tamanho do aquário, fazes a tua pesquisa de equipamento e preços e quanto muito depois colocas aqui o que te agradou mais e logo vez se é a melhor escolha ou não. Inclusivamente o Fortunato até colocou tópicos para pesquisares... Já sei que se calhar vais dizer que a resposta não foi muito construtiva, mas é a melhor resposta que tenho para te dar e com a melhor das boas intenções. Primeiro á que pesquisar, e depois sim tomar decisões e saber se há condições para se manter os peixes que queremos, afinal são seres vivos, e os da costa portuguesa são selvagens, portanto mais responsabilidade se tem que ter. E também há a questão legal da coisa, é proibido manter ou criar certas espécies apanhadas do mar, portanto é uma questão complicada.
    1 point
  36. @cabozinho Devolver peixes ao mar, pode não ser a melhor solução ( peixes que nunca de lá deveriam ter saído). Mas é só a minha opinião. Vais acabar por domesticar peixes que quando forem devolvidos não se vão saber alimentar/ fugir de predadores. Quantos aos kits, nunca comprei nenhum não faço ideia do preço. Terás de fazer uma pesquisa no Google sobre kits de aquários salgados. Cumprimentos Cats
    1 point
  37. Olá. Antes de mais, bem vindo ao Fórum. Em relação às tuas dúvidas, realmente um aquário de água salgada da nossa costa não é muito comum, no entanto, não signifique que não se consiga fazer. Primeiro de tudo, tens de perceber que há certos equipamentos e técnicas essenciais para a manutenção de ambientes aquáticos em cativeiro. O mais importante de todos, será o efeito de diluição. Qualquer aquário que seja, mesmo o tanque central do Oceanário de Lisboa, é um infinitésimo daquilo que é a natureza. Daí que seja quase que obrigatório, "proteger" o nosso aquário de tudo o que advém de trabalharmos com sistemas fechados e de volumes pequenos. Bem... mas vamos lá tentar despachar isto, que é como quem diz, explicar-te sucintamente o que necessitas para manter um aquário de água salgada, seja ele da nossa costa, ou tropical: - Volume de água: aqui é fácil, quanto maior, melhor. Não só tens mais espaço para os peixes e demais animais nadarem e crescerem, como o efeito de diluição é maior, e logo, o aquário tornar-se-á mais estável. O grande senão, é que quanto maior o aquário, mais caro se torna. - Equipamento essencial: há muita gente que não usa A ou B, e prefere usar C ou D, ou trocar mais água, ou ter menos peixes, ou evitar certas espécies... mas na minha opinião, há certos equipamentos que são essenciais: 1) Iluminação. Aqui é um mundo. Podes ter desde a coisa mais fraquinha que serve só para veres os peixes, como podes optar por iluminação bastante forte e específica para manter certos tipos de corais. Para o caso do aquário da nossa costa, recomendo-te usares luzes fracas com temperaturas de cor a rondar os 10000 Kelvin e optares por corais mais fáceis como anémonas. 2) Circulação. Tudo bem que vais optar por espécies inter-tidais, mas não deves descurar esta parte. Recomendo-te usares uma circulação, de pelo menos 10x o volume do aquário. 3) Escumação. Este é dos factores que mais gente descura. Gostam muito de usar "desculpas" como: não tenho grandes corais, só tenho peixes resistentes, dou pouca comida, isso vai lá só com trocas de água, etc... Para mim, a escumação é das partes do equipamento mais importantes para um bom sucesso do aquário. Com isto também não quero dizer que ou compras logo um escumador de 1000€, ou não vai funcionar. Dependendo do aquário, tens escumadores desde 100€, e estou a falar de preços de material novo. Se conseguires comprar em 2ª mão em bom estado, os preços então caiem por aí abaixo. 4) Temperatura: Aqui é o grande busilis da questão... Apesar de haver muita gente a manter cabozes, camarões, às vezes até nudibrânquios e lebres do mar em aquários com temperaturas acima dos 15º C, não quer isso dizer que seja o ideal para eles. Até podem sobreviver durante anos... mas será que é o ideal para eles? Não se esqueçam que lá por os animais ficarem horas a temperaturas acima dos 30º C, não quer dizer que fiquem lá eternamente. No teu caso, o ideal seria tentares manter o aquário enter os 17 e os 20º C. No verão vai ser complicado :/ 5) Osmorregulação: Este é daqueles que a maior parte, principalmente ao início, gosta de descurar um pouco. "Ah, e tal... isso eu reponho todos os dias". Tudo bem... e quando quiseres ir de fim de semana? Ou de férias? Compreendo que ao início, estar a investir num osmorregulador, para fazer uma tarefa tão simples, possa parecer um gasto desnecessário. Mas 99% das pessoas após colocarem o sistema a funcionar, e verem que a única coisa com que têm de se preocupar é manter o depósito com água... te vão dizer o mesmo: "um osmorregulador vale todos os cêntimos que paguei por ele. É um descanso". No teu caos, podes pensar: "mas eles nas poças, à medida que a água vai evaporando, a salinidade aumenta". Certo... mas nós temos várias marés por dia, e também ninguém te garante que os animais que ficaram nas poças nesta maré baixa, sejam exactamente os mesmo que irão ficar na próxima... A salinidade não é tão importante em relação aos peixes... mas já com os invertebrados, recomendo-te em pensares a médio/longo prazo em teres uma solução automatizada para o controlo da salinidade. - Aditivos: Aqui, acho que devias pura e simplesmente cingir-te às trocas de água (de preferência com água do mar) e a alimentares os animais. - Trocas de água: Neste capítulo, vai depender muito... de muitos factores!! Basicamente, de tudo o que te escrevi em cima: Da quantidade e tipo de animais no aquário, do equipamento, etc... Para teres uma noção, o que te recomendaria, seria trocares a água numa base de 15~20% semanais. Mas esse é um capítulo, que eu costumo mais dizer: "não se ensina, aprende-se..." E a nível do básico... acho que já te expliquei o essencial. A partir daqui, tens de ser tu a "queimar pestanas", que é como quem diz... tens de pesquisar por ti próprio. Lê muito, não leias só uma coisa e penses que é a verdade absoluta. Não sabes... pergunta. Mesmo que te respondam "não", ou "não sei". Em aquarioiflia, mais vale levares uma nega e não fazeres, do que inventares e correr mal... Bem... a única coisa que te queria só dizer, é que deves pesquisar mais. Dizes que procuraste e só encontraste a falar sobre aquários tropicais. Eu em menos de 1 minuto encontrei diversos tópicos aqui no Fórum, sobre aquários da nossa costa: Infelizmente, muitas das imagens têm os links quebrados, mas ainda consegues retirar muita informação. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato
    1 point
  38. Obrigado pela ajuda Só dou granulado para ciclídeos e ervilhas cozidas... o peixe cometa dá-se bem com ciclídeos e com água quente (24º,25º)? Não me aparece nenhum link na tua assinatura e fiz um search no motor de busca do fórum e não me apareceu nada... mas encontrei o tópico que falas no Google! lol... não fizeste nada para tirar as minhocas? Simplesmente as deixaste lá ficar? Será que um bótea palhaço (ou lá como se chamam) come isto?
    1 point
  39. Introdução Antes de mais, bem-vindo(a) ao Fórum de Aquariofilia! Este fórum foi criado por iniciativa de João Branquinho, mas rapidamente foi apadrinhado por diversas outras entidades. Tal facto fez deste fórum algo de verdadeiramente inédito: não é o fórum de x ou de y, mas sim o fórum de uma cada vez maior comunidade online! Foi precisamente este enorme crescimento que levou a que fosse necessário definir e implementar um conjunto de regras de conduta e participação, pois senão os moderadores não têm mãos a medir com a quantidade de intervenções... É por tudo o que foi dito atrás, que peço a todos os membros, dos novos aos mais antigos, que leiam as seguintes palavras e passem a reger a sua conduta de acordo com a forma indicada. Desde já muito obrigado a todos! Os Administradores e a Equipa de Moderação Disposições gerais Espera-se dos membros, um comportamento adulto e civilizado, pois acima de tudo, o fórum é um local onde o respeito pelas opiniões das outras pessoas impera! Todos nós gostamos de ter direito à nossa opinião, e aceitamos de bom grado tudo o que nos possam dizer, desde que seja feito com bom senso e com educação O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros O fórum encontra-se organizado por áreas, sendo que esta estrutura é para ser respeitada Nunca escrever mensagens com as palavras todas em MAIÚSCULAS, pois isso significa que se está a gritar com as outras pessoas O fórum não é um chat! Apenas devem ser colocadas mensagens no fórum, quando as mesmas possam ter interesse e conteúdo útil para todos os membros, e para a questão em causa. No caso de existir alguma dúvida particular sobre algo dito no fórum, que não seja relevante para a discussão, é favor usar as Mensagens Privadas (pequeno botão MP junto dos dados dos outros membros). NUNCA colocar a mesma mensagem em mais do que uma área O título do tópico colocado deve ser claro e não deve levantar qualquer tipo de dúvidas sobre o seu conteúdo. Mensagens com títulos como "Socorro!!!!", "Ajuda urgente!" ou outros do género, em nada contribuem para uma fácil identificação do assunto e devem, por isso, ser evitados Perguntas pessoais NUNCA devem ser feitas no fórum, para tal utilizem também as mensagens privadas. Mensagens de agradecimento não são necessárias, pois todos os membros ajudam com muito gosto e dispensam os agradecimentos! Mensagens do tipo "ok", ":smile:" e outras do género, ou seja, mensagens sem conteúdo útil, nunca devem ser colocadas. Um assunto => Um tópico! Esta é uma regra muito importante, pois o fórum está estruturado em áreas, que devem ser sempre respeitadas. Perguntas com mais do que uma questão apenas são permitidas se o tema for sempre o mesmo. Colocar no fórum de Plantas uma questão sobre a planta xpto e depois perguntar se o peixe x se dá bem com o y não é autorizado! Deve-se colocar a pergunta apenas sobre a planta, e depois colocar uma nova mensagem no fórum dos Peixes e Invertebrados Quando se pede aos membros que preencham os dados do perfil na totalidade não é para dar trabalho adicional, nem para vender a base de dados por milhões de euros ... É sim, para facilitar a identificação de todos, quanto mais não seja a nível regional. Desta forma evitam-se questões como: "olha lá, és de onde???", "não és primo de fulano?", etc... As fotografias e vídeos que possam querer partilhar com os restantes membros dos fórum, devem ser colocadas apenas no fórum respectivo! Podem-se colocar fotos nas outras áreas do fórum, desde que tal se justifique. Por exemplo: gostaríamos de pedir ajuda na identificação de uma planta; mostrar o sistema de filtros que usamos em casa; anúncio de venda ou compra; dúvida sobre o que se passa com uma determinada planta que está a ganhar umas estranhas algas, etc. Sempre que ao colocar uma mensagem, fizer referência à opinião de outra pessoa ou de um outro site, a informação sobre a origem da citação também deve ser colocada, dando assim o crédito pela afirmação ao autor original Este é um fórum onde se fala português (Português ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma ideologia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS, mIRC ou Msn, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo. Nota: caso encontrem erros ortográficos nesta minha mensagem, desde já vos peço que me avisem por MP, de forma a que os possa corrigir. Obrigado! Membros que não falem os idiomas em cima, poderão expressar-se no seu idioma nativo, devendo os membros interessados em participar na conversa usar os frequentes tradutores online. Tópicos temáticos existem alguns tópicos que se inserem dentro de um determinado universo, e que no caso de se querer colocar mensagens nesse âmbito, deve-se respeitar a seguinte nomenclatura: Mensagens onde se explica como fazer manualmente determinado equipamento ou comida (vulgarmente denominados DIY Do It Yourself, ou então em português FVM Faça Você Mesmo), devem ser identificadas no seu título com a expressão: [DIY] Ex: [DIY] Filtro caseiro Mensagens destinadas a uma identificação detalhada de uma determinada espécie de peixe ou planta (nos casos em que seja possível deve-se identificar a espécie pelo nome científico e depois entre parênteses o(s) nome(s) comum(s)), devem ser identificadas no seu título com a expressão: [FICHA] Ex: [FICHA] Poecilia Reticulata (Guppy) Mensagens de cariz humorístico, destinadas a descontrair os restantes membros com uma boa gargalhada, devem ser identificadas no seu título com a expressão: [FUN] Ex: [FUN] Como distinguir o sexo dos peixes Será permitida a divulgação de Links para outros sites nas áreas específicas do fórum, sempre que tal seja um complemento às respostas dadas e não como respostas por si só. Pretendemos que o fórum sejam um repositório central de informação, e não uma amálgama de Links para outros sites, cuja manutenção online não depende de nós e como tal não podemos assegurar a existência futura. A divulgação e apresentação de novos sites/fóruns/blogs e outro tipo de páginas relacionadas com a aquariofilia, apenas será permitida na área de Links. Informação sobre novos artigos ou funcionalidades, também deverão ser comunicadas nesta área. É permitida a divulgação de outros sites relacionados com o tema da área onde se inserem, sempre que tal seja feito de uma forma geral e com um intuito informativo, e não como resposta única a questões colocadas pelos membros. Mensagens que não preencham os requisitos em cima indicados, podem ser mudadas (caso não estejam no local adequado) ou simplesmente apagadas. O uso sistemático do fórum fora das normas aqui definidas, irá resultar num primeiro aviso ao membro em causa do seu incorrecto comportamento, sendo que no caso de o mesmo persistir, será analisada pelos Administradores e pela Equipa de Moderação, a medida a tomar Só os membros registados é que poderão responder às mensagens do fórum. Ou seja, todas as pessoas podem aceder ao fórum, mas apenas os membros que estiverem logados (e logo que se tenham registado anteriormente) é que poderão participar nos diversos sub-fóruns. Nome, Assinatura e Avatar/Foto Pessoal Todos os dados relativos ao registo de cada membro, estão acessíveis através do link Perfil (no topo da página) O Nome do utilizador deve ser curto (não mais do que 20 caracteres, com espaços incluídos) e, sempre que possível, era desejável que fosse utilizado o nome verdadeiro (eventualmente abreviado), mas isto não é obrigatório no registo. A equipa de moderação reserva-se o direito de após o registo somente mudar nicks para nomes verdadeiros. A Assinatura, que é a mensagem que irá aparecer no final de todas as mensagens que o membro colocar no fórum (caso essa opção seja activada), não deverá ser muito extensa (no máximo 4 linhas), pois isso pode contribuir para uma maior confusão na visualização das mensagens. Podem ser colocadas frases com as quais o membro se identifique, ou não, bem como mais informações sobre o mesmo, ou endereços de Internet. Não devem ainda existir menções a religiões, partidos, sexo ou algo que possa ser ofensivo aos bons costumes. Se a assinatura não for a mais adequada, os moderadores procederão à eliminação da mesma, sem qualquer aviso prévio, devendo o membro não a voltar a colocar correndo riscos de suspensão. Na Assinatura, é proibida qualquer referência comercial. Caso queira colocar uma imagem na assinatura, ela não deverá ter mais do que 100 pixels de altura e 800 pixels de largura. O Avatar é uma pequena imagem que pode ser associada ao registo de cada membro. O mesmo se passa com a Foto Pessoal, sendo que só aparece quando se acede ao perfil do membro. Por omissão, existem 6 galerias de imagens (Caras do ICQ, Cartoons, Smiles, Base Gallery, IPB Community Pack e Mascote Aquanet) que podem ser utilizadas. Existe ainda a possibilidade de fazer ligação a uma imagem que esteja fora do fórum, usando o respectivo endereço URL. Atenção: caso a imagem desejada não seja sua, primeiro peça autorização ao proprietário da foto para a usar! As regras, relativamente ao Avatar: - Altura máxima: 130 pixels - Largura máxima: 130 pixels - Tamanho máximo do ficheiro: 20 kbytes - Nas imagens utilizadas, não devem existir menções a religiões, partidos, sexo ou algo que possa ser ofensivo aos bons costumes. Além disso, se a imagem não for a mais adequada, os moderadores avisarão o membro. o Avatar também não poderá conter mensagens ou conotações comerciais. Ranking O Ranking é uma escala que é atribuída aos membros, em função do número de mensagens que colocaram ao longo do tempo, e nada mais do que isso O Ranking não significa: que quem tem mais mensagens sabe mais do que outros; que quem tem mais mensagens é quem tem razão; que quem tem mais mensagens "manda" mais... Os níveis que existem são: Administrador os membros responsáveis pela manutenção técnica do fórum, e com autorizações plenas de intervenção em tudo o que diga respeito ao fórum. Moderador os membros que se disponibilizaram a ajudar os Administradores na árdua tarefa de dinamizar o fórum e assegurar que as regras são cumpridas. Têm permissões para apagar, mover e editar as mensagens de todos os membros, sempre que tal se justifique. Apenas os membros convidados é que podem ser Moderadores. A entrada de novos membros para a Equipa de Moderação dependerá das necessidades e disponibilidades, sendo que o percurso do membro dentro do fórum (respeitando sempre as regras) até à altura é o critério mais importante Moderador de sub-fórum os membros que se disponibilizaram a ajudar os Administradores na árdua tarefa de dinamizar um sub-fórum específico e assegurar que as regras são cumpridas. Têm permissões para apagar, mover e editar as mensagens de todos os membros, sempre que tal se justifique somente no sub-fórum do qual são moderadores. Apenas os membros convidados é que podem ser Moderadores de sub-fórum. A entrada de novos membros para a Equipa de Moderação dependerá das necessidades e disponibilidades, sendo que o percurso do membro dentro do fórum (respeitando sempre as regras) até à altura é o critério mais importante Mecenas os membros que ajudam financeiramente o fórum. Mais informações aqui. Membro os membros que colocaram mais de 25 mensagens Recém-chegado os membros que colocaram menos de 25 mensagens Visitantes são os participantes não registados, que apenas podem visualizar mensagens em áreas não bloqueadas Qualquer membro que seja apanhado em tentativas de aumentar ilicitamente (contra as regras) o número de mensagens, e consequentemente, o seu nível, receberá um primeiro aviso informando-o do seu incorrecto comportamento, sendo que no caso de o mesmo persistir, será analisada pelos Administradores e pela Equipa de Moderação, a medida a tomar É expressamente proibido, qualquer membro possuir dois registos a não ser que seja devidamente autorizado para o efeito (como no caso dos Patrocinadores), qualquer situação detectada levará à eliminação imediata da BD do membro mais recente. Sanções a aplicar ao membro original serão estudadas nestes casos. Ao utilizar o fórum compreende e aceita que a equipa de moderação não tem modo de prever todas as situações que possam ocorrer neste espaço pelo que as regras do mesmo estão em constante evolução e adaptação. Compreende e aceita também que as situações que não estejam explícitas nos vários tópicos de regras do fórum, não significa que estejam implicitamente permitidas, mas sim que carecem de confirmação com a equipa de moderação. Sabemos que cada caso é um caso e todos os casos serão analisados individualmente, mas sempre que possível as medidas a tomar serão lineares. Em caso de dúvidas sobre estas regras, e dado que este tópico está bloqueado, é favor usar a área de Sugestões e Novidades. #################################### 02/05/2008: #################################### 06/01/2009: Última atualização: 06 de Janeiro de 2009
    1 point