Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 03/10/2020 in all areas

  1. 9 points
    Um pormenor dos tetra ember na sua casinha. Como este aquário está no meu local de trabalho, por via da calamidade pública decretada e bem pelo governo devido à pandemia do vírus covid19, esteve quase a ter que voltar para minha casa. Mas para já como continuo a trabalhar nas instalações da empresa vou mantendo isto debaixo de olho. Quem pode trabalhar/estudar ou tomar conta dos pirralhos em casa deve se manter resguardado, aproveitem e dêem um pouco mais de atenção também aos vossos aquários. Quem tem que ir trabalhar, protejam-se ao máximo, juntos vamos conseguir libertar-nos desta ameaça. Abraços
  2. 6 points
    Ontem - Dia 126 - Mais uma semana mais uma TPA , desta vez dia de algumas podas Acabei por arranjar um amigo e dei-lhe as podas das moitas verdes, para adensar mais as as vermelhas antes de continuar a adensar mais ainda as verdes. Aqui fica uma foto da minha ajudante na TPA 😁 E esta foto foi tirada agora , aguardo opiniões , parece que o tapete que era o pior esta a melhorar mesmo . E de novo com pipes todos de vidro , 16/22 para não perder fluxo Aproveito para dizer que me ofereceram um Cubo 30cm da ILA, óptima qualidade digo já , estou ainda a ponderar o que faço com ele , talvez um Aqua mais destinado só a camarões , hardscape simples , ainda a ponderar se uso C02 ou não , nem sei se crio tópico aqui ou nos invertebrados. Ainda em duvida sobre que equipamento comprar
  3. 5 points
    Quase 3 meses depois uma pequena actualização deste aquário, por agora o único sobrevivente cá em casa... com o desmantelamento do outro aquário recebeu a sua fauna. E está em modo livre por falta de tempo e vontade para o pôr no caminho desejado.
  4. 4 points
    Olá!! Ainda bem que me lembras de atualizar... Vivemos tempos complicados. O meu aquário está a ser gerido e tratado pela minha esposa, já que me encontro isolado no quarto sem poder sair. Mas ela tem feito um belo trabalho, tendo em conta que nunca se interessou nem quis saber nada do aquário. As manutenções tem sido feitas a cada 3 dias, com TPA’s de 30% (guiadas por FaceTime [emoji23]). Está muito bom. Quando puder meter mãos à obra, vou dar muito à tesoura. Há plantas (e até o musgo) que se estão a apoderar do aquário.
  5. 4 points
    Boa tarde. Gostaria de começa por desejar os meus votos de boa saúde para todos os utilizadores do fórum. Os tempos não são os melhores mas acredito que não tardará a melhorar. Posto isto, e tendo em conta que estou confinado, tenho andado as voltas com este aquário. O aborrecimento fez com que metesse mãos á obra e alterasse umas coisas. Comecei por acrescentar umas rochas que apanhei na praia e tinha aqui em casa. Lembro-me de na altura escolher pela cor e textura. Quanto a madeiras, tinha umas peças que apanhei num trilho da serra da estrela que acredito serem do gênero junípero. Não acho (espero não me enganar) que me venham a dar grandes problemas visto que já os tinha há 2 anos e continuam intactos. A madeira é relativamente rija e estava completamente seca do gelo/sol. Posso dizer que em duas semanas ainda não verifiquei taninos na água/fungos/deterioração ou mesmo comportamento estranho dos peixes. Estéticamente, lembram-se as famosas manzanita wood. Relativamente a plantas, a rotala h'ra dava um ar meio monotono as moitas, pelo que acrescentei Ludwigia super red e rotala green. A manutenção desta semana ainda não foi feita pelo que podia estar em melhores condições...Tenho vindo a reparar também que a iluminação parece unsuficiente para cobrir os 45cm de largura do aquário. A frente parece demasiado escura.
  6. 4 points
    Umas fotos para alegrar a vista nos tempos que correm😉
  7. 4 points
    Olá a todos, Deixo um vídeo atual do aquario. https://www.youtube.com/watch?v=s0otxNvvk1g Espero que gostem e obrigado por verem. Cumpt. Jorge
  8. 4 points
    Um pequeno update... Já só falta comprar pedra! Mas não sei se não tenho aqui um problema de logística... porque não sei se tenho sítio para ter aqui a pedra, ou sequer se me conseguem entregar a pedra aqui em casa. Isto estava a andar muito lentamente entre mudanças e obras em casa... e agora que estamos em isolamento é hora de pôr mãos à obra. Fase 1 - Cortar ervas Fase 2 - Deitar lixo fora e retirar placas de cimento do chão A próxima fase será partir os canteiros e ver se arranjo protecções para enterrar para poder começar a plantar bambu à volta do jardim.
  9. 4 points
    Boa noite, ora desde o dia 10 que não fazia a poda e ontem o resultado era este. Então obriguei-me a fazer uma poda valente que isto estava a ficar em modo selva... E quanto mais tempo deixa-se passar, pior era. Video.Guru_20200322_225504694.mp4 Ora algumas do progresso da dita. Comparativamente.. Amanhã é dia de tpa, e dar um jeito final, fertilizar, etc. O mais trabalhoso tá feito.
  10. 4 points
    Fiz um vídeo com alguns detalhes do aquário, só para me entreter e sempre dá para mostrar outra perspectiva. Aqui fica: Fotos novas: Dia 16. Março Dia 22. Março
  11. 4 points
    Boa tarde, Para as alturas de silencio se manterem... cumprimentos
  12. 4 points
  13. 4 points
    Novidades zero. Levou uma poda grande, de resto é ir fazendo as tpas à segunda feira.
  14. 3 points
    Olá a todos, Obrigado pelas vossas palavras. Neste momentos faço uma manutenção do aquário uma vez por semana, aos Domingos: Limpeza dos vidros e dos lily-pipes e troca de cerca de 50% de agua além dos constantes acréscimos da agua que vai evaporando. O aquário encontra-se numa fase estável com um crescimento constante, forte e relativamente lento das plantas. Seguem umas fotos do estado atual. Espero que gostem e obrigado por verem.
  15. 3 points
    Boas, venho apresentar o meu novo aquario. Já tive aquário mas era de 60cm, agora finalmente vou poder ter um maior. Aquario 1.20x45x50 iluminação por entanto 4 lâmpadas t5 (quando puder compro led) filtro jbl e901 co2 substrato fértil ada power sand substrato ada amazonia rocha seiryu stone plantas eriocaulon cinereum, micranthemum monte carlo, pogostemon stellata, hydrocotyle verticillata, echinodorus palaefolius,alternanthera reineckii pink, alternanthera reineckil mini http://
  16. 3 points
    Finalmente, a actualização à casa da camaroada. Aquele que menos intervenção tem, que menos tpa's tem, é o que me dá menos trabalho de todos [emoji1] [emoji1] Até as plantas aqui crescem com um pouco de substrato fértil e quase sem fertilização. A única coisa que começou a desaparecer aos poucos foi parte do musgo..não sei porquê sinceramente. E os habitantes dos bigodes longos multiplicam-se... Foi o único aquário que não me deu nenhuma chatice com as mudanças.
  17. 3 points
    Boas a todos e espero que se encontrem todos bem. Depois de um período de ausência, espero agora regressar novamente com alguma regularidade aqui a este canto! Devido a mudança de residência, as coisas não correram totalmente bem neste aquário. Entre a deslocação, uma avaria no termo, perda de vivos e de algumas plantas... Mas no geral o aquário mantém-se muito estável, tem sido feito apenas tpa's e os habitantes que resistiram continuam igualmente bem. Algumas tentativas de re-colocação de plantas e já não tem (acho eu...) um aspecto de selva desorganizada como já teve! Ficam algumas fotos do estado actual:
  18. 3 points
    Boa tarde a todos, Após 3 meses, deixo fotografias da evolução do aquário. O tapete (eleocharis Mini) ainda não esta bem desenvolvido com muita pena...baixei as luminárias estando a cerca de 10cm da superfície, mas penso que o "problema" reside na circulação. Deixei um tópico aberto na área de "Filtragem e Circulação" para que me possam ajudar. Obrigado.
  19. 3 points
    Ora boas Quem é vivo sempre aparece e nada como o Coronavirus para nos dar algum tempo livre para tratar dos aquarios e vir ao fórum. Ora agora que os meus problemas pessoais estão ultrapassados decidi que era altura de um novo projecto. Este layout que vou partilhar estava a ser montado antes dos meus problemas chegarem e ficou abandonado até que há um mês decidi que era altura de continuar. Sendo assim: Nome : Celebration of life Aquário: scalare 45x30x30 cm Iluminacao: 2x chihiros E451 e A451 Filtro: dennerle scapers flow Co2: pressurizado com difusor neo Substrato: neo soil plants Areia de filtro de piscina Areao Areia da pets at home Hardscape: Ent wood Redmoor wood Scaping twigs Este layout nasceu de uma ideia que me deu, queria algo semelhante ao Forest of Fangorn mas que ao passo que esse é um olhar para dentro de uma floresta, este é um olhar para o que estaria para lá da floresta. O conceito era uma árvore e depois várias formações rochosas e um caminho a desaparecer no horizonte. Originalmente não estava planeado as rochas suspensas no topo das estruturas e sinceramente foi complicado conseguir com que essas não caíssem, epoxi não resultou, supercola com filtros de cigarro e substrato também não oferecia garantias, por isso no final resolvi o problema ao adicionar pedaços de dragonstone esmagada encima da cola. Isso fez com que as zonas de colagem ficassem bastante sólidas e a verdade é que já estão coladas as 9 meses e não caíram. A árvore como a Vera sempre me dizia não estava bonita, as boas madeiras para isso estão no floresta, então não foi fácil. Foram meses a tentar alterar a árvore para conseguir algo mais agradável, no entanto tanta alteração reduziu o espaço na frente, problema que já tenho no floresta também, neste caso não me afecta nada pois o design já incluía Anubias e buces na área por isso mesmo com acesso limitado não há problema. Por último como se este layout já não fosse complicado para acesso e manutenção à última da hora deu-me na cabeça de usar scaping twigs para adicionar ramos e folhagem na árvore o que me garantiu que nos próximos meses manutenção desta coisa vai se algo próximo de um pesadelo, a plantação já de si não foi nada fácil. Por isso meninos se têm juízo, não tentem maluquices destas em casa. Deixem estas coisas para os profissionais. Não do Aquascaping. Mas sim profissionais da loucura e da auto tortura, pois só mesmo um louco é que monta algo assim. Voltando à ideia, tal como a floresta o plano aqui é manter as plantas maiores na frente e as menores das traseiras, foram usadas buces, Anubias e Cryptocoryne parva na frente. Nas plantas de tapete foram usados diferentes tamanhos de folha, crenata mais a frente, depois monte carlo, depois Cuba e em sítios pontuais foi misturada Eleocharis mini. Mas rochas e madeira colei flame moss e Riccardia. Para as folhas da árvore Spiky moss. No topo da rocha da frente usei monte carlo. Atrás usei uma mistura de pogostemon erectus, rotala Green e h'ra, agora não se vêm muito bem mas a ideia é formar uns arbustos que se prolonguem do vidro até quase ao caminho. Este aquario tem 4 dias, por agora fiz Tpa de 2 em 2 dias. Devido às obstruções do hardscape optei por usar duas calhas, são duas chihiros, uma E451 e uma A451, simplesmente a sombra provocada pelo layout não permite só uma calha. O filtro é um dennerle scapers flow mas tou com receio que não seja forte o suficiente para este Layout, sou capaz de mudar no futuro próximo. O substrato é neo, mas levou capsulas da tropica por debaixo, com isso espero reduzir a necessidade de fertelizacao líquida, se bem que musgos e plantas em rochas vão abrigar a que haja sempre necessidade de dosear fertilizantes. Para o caminho usei uma mistura de várias areias e Areao de várias granulometrias e rocha dragonstone partida. Em baixo vou postar algumas fotos, espero que gostem, algumas sugestões ou críticas são bem vindas. Estou feliz por estar de volta mas este layout esteve muito tempo abandonado por isso é provável que hajam vários problemas de design a apontar pois isto foi sendo desenvolvido ao longo de tanto tempo que perdi um pouco o rumo à meada. Depois com o tempo tiro fotos melhores e cologo aqui. Deixo também aqui um pequeno vídeo que fiz. Gostaria de agradecer a The Fish Shop pelo apoio na criação deste layout. Como disse acima espero que gostem e venham daí essas opiniões. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
  20. 3 points
    Armário pronto! Não ficou perfeito mas fui eu que o fiz e isso vale mais que muito. Eheh. Agora tenho que inventar outra coisa para fazer...
  21. 3 points
    Boa tarde, Pronto para já vai ser este o layout e de plantas fica por aqui... Cumprimentos, Ruben Soares
  22. 3 points
    Obrigado ricardo, assim espero, a bga é que é mais difícil... Ontem antes da tpa estava assim: Depois da tpa e de uma poda ligeira ficou assim: Está-se a aguentar, vou dar mais uma semana e aumento o fotoperiodo para 8 horas e aumento ligeiramente os ferts. Já vi que eram/são insuficientes para ter um crescimento razoável, principalmente na montecarlo, mas não quero abusar assim de repente. Com o purigen a água ficou bem melhor, mas a bga junto ao substrato e nas folhas mais velhas continua a aparecer, nota-se no cheiro quando podo e na montecarlo. Aumentei um pouco o caudal do filtro a ver se dá uma ajuda, apesar de ir cavando o substrato do lado esquerdo, espero que nao seja demais... Os camaroes afinal prosperam, so é pena é haver demasiados a puxar para o wild, mas outros estão bem vermelhinhos! :-)
  23. 3 points
    Boas lá fazer uma actualização. Então, tinha cá outflow da VIV, resolvi mandar vir do alie press um inflow de vidro, chegou impecável e em 15 dias, até estranhei com o que se está a passar no mundo, muito boa qualidade e barato, não chegou a 6€. Depois deixei crescer as moitas lá trás e ontem podei para dar alguma forma e replantei as podas do lado esquerdo onde tinha temporariamente uns pés de helferi que tinham ficado em mau estado e já recuperaram também. As helferi mudei-as para junto das rochas à frente. Então a foto geral. No sábado passado fui buscar um cardume pequeno de 8 exemplares, barbos cereja. A pouco vai lá, e já estou mais contente com o resultado, tá a ficar mais bonito. Por brincadeira tirei esta macro. Que acham, alguma sugestão? Tenham cuidado com vocês, quem puder fique em casa! 😉
  24. 3 points
    @Brunomcc2000 - Realmente já levou algumas mudanças em muitos aspetos , só tenho a agradecer a quem me tem ajudado imenso 😉 Em relação aos camarões , já meto mais uma de quando vi os recém nascidos bloody Mary e uma de quarta de quando fiz a TPA @Vera Santos - Obrigado. 😄 Ainda tem que ficar melhor , andava a perder fluxo tive de tirar as esponjas do pre-filtro , por isso talvez a acumulação de porcaria no tapete e não ter fechado (já la vão 5 meses desde que o montei) @buedamau - Obrigado , não era para menos agora sem neons estão nas sete quintas deles 😂 Infelizmente esse ramo está colado o único que está solto e as vezes me irrita , é o junto a pedra esquerda a frente desse que falas. Espero que sim , e que fique ainda melhor para quando mudar de casa estar preparado para um novo layout e quem sabe um dia subir para um 90 😜 Aqui fica uma foto de como estava uma lastima o tapete por falta de fluxo espero eu desta vez termos acertado, removi as esponjas do pre-filtro , aumentei mais uma hora na luz e no CO2 claro , passou para 8h a 100‰, e comecei com Eisen Basic da aqua Rebell 1 push por dia, e aumentei a dosagem do NPK para 3 push por dia , entretanto overdose de excel (5ml) por dia , ontem , hoje e amanhã, e depois manter 2ml por dia. E enquanto encontrar mantenho água engarrafada penacova , tenho feito TPA´s de 75/80% (47,5/50L) Sim está menos clean , voltei a meter Lily pipas de 17 também , estou a tentar arranjar um skimmer 17 que ca caiba. e outro outflow, para não perder fluxo. Olhem bem para a diferença do tapete , até arranquei a zona que crescia menos do lado esquerdo , aspirei e lavei bem as plantas e volta a plantar e começa a nova alimentação em força , muito obrigado @Luís Cardoso 😉 Depois da TPA mas tirada hoje , depois da resolução do pre-filtro Aqui fica fotos de quando descobri 2 no dia 10 durante a TPA XD , notasse peça sujidade no ar hehe passado 8 dias vi um deles assim mas pelo menos andam cá os dois ainda os vi hoje, mais não sei. E uma foto de uma das mães , ando sempre com pelo menos 2 cheias , não param. E está com umas cores brutais , está foto sem qualquer edição tirada com o tlm. a minha vista enquanto escrevia e atualizava o meu tópico Espero que gostem Abraço
  25. 3 points
    Ora então aqui vai uma atualização mais recheada, o aquário vai neste momento com 4 dias, as plantas que acabei por comprar foram, Rotalas Green e H'ra, Pinnatifidas, Staurogyne Repens, Marsilea Crenata e Xmas Moss, tenho feito TPA's de 2 em 2 dias, a coisa até agora parece não estar a correr mal. Começei por ter problemas com o flow porque só com o filtro de mochila parecia que o aquário não passava as bolhas de CO2 por todo o aquário mas resolveu-se com a entrada do filtro interno, para substituir o filtro interno porque fica horrivel ali e não tem mais nenhuma utilidade sem ser gerar corrente estou a pensar em comprar um skimmer de superfície mas por enquanto vai ficar assim. Mas vamos lá mostrar umas fotos: Esta foi a primeira foto após encher o aquário (12/03/2020). E esta é a fotografia atual (16/03/2020)... é a pior eu sei xD Mas como preciso do meu "Kit de TPA's rápidas" pelo menos nas próximas semanas(até começar a fazer 1 TPA semanal) é assim que ele vai ficar. (Já agora não liguem ao fundo natalício xD Isto foi um dos problemas que surgiu ao encher o aquário é que aqui o menino quis poupar... e enquanto o aquário estava vazio era um fundo branco perfeito, agora que enchi o aquário tenho um fundo com árvores de natal e estrelas xD) Parece estar tudo num bom caminho, o tronco está a ganhar fungos(o normal) de resto as marsilea parecem estar a sofrer um pouco com a alteração mas vamos ver por enquanto ainda não está muito mal. Fertilizações até ao momento não faço.
  26. 3 points
    Quando eu pensava que as coisas estavam a melhorar eis que os problemas de sempre dão ar da sua graça. Deixei o filtro com demasiado caudal e cavou um bocado o canto das rotalas, remexendo o velho substrato que nunca foi desmontado. Talvez tenha levantado um pouco das root tabs, não sei... bga de regresso, também já passou algum tempo desde o blackout, a somar a um aumento claro das algas castanhas. Os vidros nem estavam muito mal, com 2 semanas da Chihiros no nível 6 de 7. Também apareceram alguns buracos e folhas deficientes nas plantas vermelhas, talvez falta de nutrientes porque luz devia ser de sobra. Dá para ver a bga apesar de não formar película, com a força do filtro. As algas castanhas talvez tenham mesmo a ver com a sujidade do substrato levantado, sempre tive problemas com os nitratos neste aqua... Portanto, algumas mudanças, nada de extremo, mas mesmo assim demasiadas para as minhas intenções iniciais. Vamos por partes: Luz- baixei a calha 5cm, diminuí a intensidade para 5 de 7 e aumentei o fotoperiodo para 7 horas Filtro- adicionei 100g de purigen e reduzi o caudal para +- metade da escala Ferts- aumentei um pouco e mudei para o usual esquema macro-micros em dias alternados, numa base semanal, com 2ml de excell extra diários. No total semanal vou dar 12ml de potassium, 3ml de nitrogen, 6ml de phosphorus e 3ml de flourish, tudo gama seachem No fim do dia, após tpa e limpeza, ficou assim Até à próxima, espero que então esteja melhor...
  27. 3 points
    Obrigado pelo comentário, Vera. Atualização: Iluminação: Baixei novamente a intensidade da luz, uma vez que as plantas começaram a apresentar carência de alguns nutrientes mesmo fertilizando e, não é de todo o meu objetivo provocar rápido crescimento nas plantas. Então na vez de estar a 100% durante duas horas está neste momento a 85% e as restantes 5 horas vai aumentando/descendo a intensidade até 0%. Co2: 1bps Fauna: Os primeiros 10 "Neon Cardinal" foram introduzidos assim como um Beta (Portista) 🙂 Temperatura: 24.8C a 25.5C Fertilização: Tropica specialized e premium. TPA: 2x Semanal de 30% (quinta e Domingo) As plantas crescem de forma relativamente lenta, mas bem. Não há algas até ao momento e a experiencia de voltar ao hobbie está a ser bastante agradavel! 🙂 Deixo algumas fotos. Obrigado por verem e cumprimentos a todos.
  28. 3 points
    Pequeno update deste lado, as plantas continuam a crescer bem a meu ver, mas tambem me parece que as algas nao teimam em desaparecer... Adicionei os primeiros habitantes, a ver se me ajudam a combater isto. Desde que fiz o upgrade ao filtro, que parece que ja nao tenho aquela pelicula na superficie da agua, mas tenho bastantes bolhinhas como podem ver nas fotos... Na minha ignorancia, isto e o resultado do co2 e do o2 das platas, mas poderei estar enganado. 2 - Ancistrus 4 - Cardina Multidentata Umas fotos do estado actual:
  29. 2 points
    Viva pessoal! Aqui vao mais umas pequenas fotos para verem o estado actual. De momento estou a espera que chegue um drop check "pipi" e comprei tambem o in and out com skim que ainda nao chegou. Como nao me conseguia ver livre da agua verde por nada, acabei por gastar dinheiro num Eheim UV. Apos um dia a agua esta como nas fotos abaixo, fiquei bastante impressionado! A minha ideia ja que gastei o dinheiro, seria apenas ligar o UV umas horas por dia, mas nao sei qual a melhor solucao, se ligar de dia ou de noite, pode ser que alguem me consiga ajudar com esta duvida. Aproveitei tambem para arranjar a "casa das maquinas" pois estava tudo muito "atamancado", e assim creio que ficou tudo em ordem. Fiquei contente hoje por ver tambem que tenho uma femea Red ovada enquanto tirava as fotos. Estou na duvida ainda so em que peixes adicionar mais, gostava de colocar uma cardume de neons, mas gostaria tambem de um peixito maior que nao me chatea-se o resto da malta (a minha filhota e pequena, e era mais facil de os ver bem). Tenho andado a ler, mas nao esta facil. Aqui ficam as fotos:
  30. 2 points
    Ora então vamos lá atualizar este tópico, nestas últimas semanas as mudanças têm sido poucas é só fazer TPA's, podas e replantes, o ciclo está praticamente pronto, meti um red cherry para ir dando uns toques nas poucas algas e fungos que foram aparecendo, assim que o aquário ficar completamente estável irá receber uns ottos.
  31. 2 points
    #solar31 #marisco #lisboa #peixeemlisboa #rosanamar #websummit #oceanariodelisboa #eurovision #lisboaaprova #leroutard #fado #portugal #seafood #peixe #guiamichelin #omelhorbolodechocolatedomundo #sandeman #peramanca #michelin
  32. 2 points
    Boa noite! Antes de mais queria dizer que estes peixes foram mantidos a estas temperaturas, depois de ter estudado as espécies, e ambientes onde se encontram, não se deve fazer isto com uma espécie qualquer, só porque sim, até pode correr bem, mas estar a sujeitar os peixes a isso sem necessidade, não é a melhor opção. E é apenas uma espécie de partilha da minha experiência, nada de cientifico ou regra! Embora não goste de lhes chamar de peixes de águas frias, estes são alguns peixes que suportam bem as nossas temperaturas em Portugal, dentro de casa (claro que pode variar de região para região). A maior parte destas espécies eu já mantive durante sensivelmente um ano, ou seja já passaram parte da Primavera, Verão, Outono e Inverno pelo menos em minha casa, e alguns deles até na rua. Mas em casa a temperatura variou entre os 28C aproximadamente no Verão, e 11C no Inverno, quando alguns diminuíram um pouco o apetite, cores, e ficaram um pouco mais parados, mas assim que a temperatura começa a aumentar nota-se as cores, movimentos e apetite a aumentar. Começo pelos mais conhecidos talvez Tanichthys albonubes, os comuns néons chineses, com origem na China e dados algum tempo como possivelmente extintos na natureza, costumam ser aconselhados para aquários tropicais, mas o melhor para eles é deixar todo o ano á temperatura ambiente, eu tenho os na rua, num lago, e até as cores são muito melhores que em aquário, seja ele aquecido ou não. Aphanius mento, este não será tão fácil de encontrar, é um killifish com origem na Turquia, e com diferentes padrões de população para população, embora a espécie não esteja ameaçada, muitas populações estão, daí ser importante saber a população que se mantém, e tentar manter apenas populações puras. Aguenta águas praticamente desde 0C até 30C e é bastante prolífico. Jordanella floridae, esta mantenho também em lago, suportando as temperaturas todo o ano, no entanto não é tão resistente como o Aphanius ou o néon chinês. É também esta espécie um killifish, com origem na América do Norte, como o nome diz, na Flórida. Adoram comer algas, bem como insectos, e no meu lago prosperaram bem, em aquário parecem ter as cores mais apagadas e ser menos activos. Portanto diria que a temperatura boa para elas será de 16 a 28, no entanto passam o Inverno na rua, com água até perto de 0C também, mas deixando de aparecer, no entanto em aquário dentro de casa mantêm-se activas. A viuvinha, Gymnocorymbus ternetzi, um tetra originário da América do Sul, da Bolivia, Brasil e Argentina, é outra das espécies que mantenho sem aquecimento, e sem problema no interior, em lago perdi-as aos 8/9C , no entanto em aquário a 11C não apresentam qualquer problema. Heterandria formosa, é o vivíparo mais pequeno do mundo com uma média de 2,5cm nas fêmeas, e 1,5cm nos machos, com origem na América do Norte , desde a Carolina do Norte até ao sul do Louisiana. Este pequeno vivíparo, ao contrário da maior parte, não tem os alevins todos de uma vez, a fêmea vai parindo 1 ou 2 por dia, estando praticamente sempre grávida, com os filhos em várias fases de desenvolvimento ao mesmo tempo. Mantenho também em lago, e costumam nadar muitas vezes nas zonas menos profundas, junto das plantas. Apistogramma borelli, um ciclídeo anão, com uma grande distribuição natural na América do Sul, é um dos ciclídeos anões que vive mais a Sul, sendo muitas vezes encontrado no Uruguai e Argentina, onde as temperaturas são muito semelhantes a Portugal, nestes países os borelli mais comuns são os de cabeça amarela (no meu caso não consegui encontrar esta variedade, já tive, mas infelizmente acabou por morrer,antes de o pôr num aquário sem aquecimento, os que mantenho são mais parecidos aos opal, existentes mais a norte, em zonas mais quentes). Apistogramma trifasciata, outra das espécies de ciclídeos anões encontradas mais a Sul, tal como o borelli e o combbrae (este infelizmente não consigo encontrar, mas parece ser a espécie mais fácil de manter em baixas temperaturas). No inverno perdeu um pouco a cor, e parecia mais parado e escondido, no entanto bastou a temperatura passar dos 15/16C e começou a ganhar as cores e comportamento novamente, e para mim foi dos que mais me surpreendeu por aguentar tão baixa temperatura. Gymnogeophagus balzanii, do grupo dos” comedores de terra” (conhecidos por este nome por meterem terra a boca a procura de alimento, e depois cuspirem o que não é comestível), originários da Argentina e Uruguai, estes ganham um grande capacete na cabeça no caso dos machos, principalmente os dominantes ( os meus ainda são juvenis). São ciclídeos, muito pacíficos, não se metem com nenhum dos outros peixes, mesmo os muito menores, sendo que estes podem alcançar os 20cm, mas como é comum nos Gymnogeophagus, têm um crescimento lento, principalmente no Inverno, estando agora a acelerar um pouco o crescimento. Gymnogeophagus labiatus , (rio Olimar)São originários do Uruguai e são também “comedores de terra” e tal como os balzanii, os machos ganham um capacete ( que o meu ainda não tem, apesar de ser adulto). São muito pacíficos, quer com outros cíclideos, quer com outros peixes, mesmo menores, apenas vi o macho uma vez comum tetra na boca e cuspiu novamente.. Estes ficam com cerca de 15cm no caso dos machos e uns 12cm no caso das fêmeas. Rineloricaria filamentosa ( não tenho a certeza da espécie, apesar de ter sido vendida com este nome, são muito mais pequenas do que diz nas fichas sobre a espécie). São originárias da Colômbia, e segundo as fichas, chegam aos 26cm, no entanto as minhas têm perto de 8cm, e não parecem crescer muito mais. Esta espécie foi ficando no aquário, e aguentou a temperatura baixa, sem sequer abrandar o ritmo, pelo que foi uma surpresa bem agradável, andando sempre pelo fundo a procura de comida, e nos vidros a raspar algumas algas. Aphyocharax rathbuni, é um pequeno tetra com cerca de 3cm, que nas lojas aparece sempre com muita pouca cor, praticamente só um tom avermelhado na parte inferior do corpo, no entanto depois de ambientados, notam-se tons verdes no corpo, sendo ainda mais intensos nos espécimes mantidos em exterior . e nos machos. Corydoras polystictus, é uma pequena corydoras, encontrada em Mato Grosso , no Rio Paraguai, cresce até no máximo 5cm, são uma espécie muito tímida, que por vezes ao menor movimento fora do aquário, as faz esconder nomeio das plantas. Corydoras paleatus, talvez a espécie de corydoras mais conhecida, juntamento com a aeneus, e muitas vezes erradamente mantida a temperaturas muito altas, esta espécie prefere águas mais frescas, sendo ideial para os aquários a temperatura ambiente em Portugal. Mantenho um grupo no lago também, e ficam bem mais coloridas e gordinhas do que em aquário. Corydoras aeneus, não tão resistente ao frio como as paleatus, no entanto nos meus aquários e até aos 11C não notei problemas, mantiveram-se sempre activas e aparentemente de bem de saúde. Corydoras hastatus, das espécies de corydoras, que mantive sem aquecimento, esta foi a mais problemática, não sei se devido ao frio, ou outro motivo (visto que em aquários aquecidos aconteceu o mesmo) mas das 10 iniciais, apenas 4 ou 5 passaram o inverno sem aquecimento, no entanto estas mantêm bem de momento. Prionobrama filigera, um tetra de vidro, pouco apreciado em aquário devido á falta de cor, mas que fica engraçado em cardume. Originário do Ecuador, Colombia, Peru, Bolivi e Brasil, foi outra espécie que tive algum receio que não aguentasse o frio, anteriormente já me tinham morrido 2 ou 3 perto dos 9/10 C no lago, mas em aquário, mantiveram-se perfeitamente bem a 11C. Bunocephalus coracoideus, gosto bastante desta espécie, apesar de passar a maior parte do tempo escondido na areia. Esta espécie decidi testar, pois anteriormente num aquário que partiu o fundo, e eu não estava em casa, eles mantiveram se escondidos na areia sem água e sem aquecimento, algumas horas, então pensei ver se aguentariam esta temperatura, visto que também existem bunocephalus na Argentina e Uruguai, e cá nadam sem problema. Puntius/ Barbodes semifasciolatus, o barbo dourado, uma espécie de ciprinideo originaria da Ásia (Taiwan, Vietnam e China), e também o barbo cereja (Puntius titeya) , mantiveram-se sem problemas sem aquecimento, tendo o barbo dourado, passado até o Inverno no lago. Ameca splendens, Um Goodeideo, originário do México, embora goste de temperaturas mais quentes, consegue sobreviver a 11C podendo mesmo ser mantido no exterior em algumas zonas, (eu não consegui, mas conheço quem os tenha mantido sem nenhuma baixa). Hyphessobrycon eques/ serpae, o conhecido tetra serpae, é outro dos tetras que aguenta sem problemas estar sem aquecimento no aquário, mantendo a sua actividade enérgica sem abrandar, podendo perder um pouco da cor, mas nada demais, e acho sendo um tetra com cores vivas, é sempre uma boa adição num aquário sem aquecimento, para contrariar a ideia que os peixes de águas frias são feios e de cores apagadas. Estas são algumas das espécies que mantenho sem aquecimento, depois tentarei actualizar com mais algumas. Espero que ajude alguém que esteja a pensar manter espécies sem aquecimento, e qualquer questão, ou correcção, é só dizer!
  33. 2 points
    Olá Ao fim de três anos parado, revolvi voltar a dar vida ao um aquário. Feitas as inspeções e reparações necessárias, apos três anos sem água, avancei com o projeto. O aquário tem 250x65x70, com vidro laminado 9+9. Retirei a sump e optei por colocar dois eheim 2180. Fico com uma manutenção mais simples, que era o que pretendia. No local onde residio falta muitas vezes a luz e a sump era sempre uma preocupação. Ainda falta montar o outro 2180. Cumprimentos mpimentel
  34. 2 points
    Tenho areão igual no meu e está plantado tens é que optar por plantas de baixa manutenção. Olha aí abaixo:
  35. 2 points
    E umas fotos que tirei agora para me entreter
  36. 2 points
    Boa tarde Isto de estar em casa em quarentena já começa a chegar ao desespero. Mas também tem providenciado oportunidade de realizar alguns projectos adiados por falta de tempo e neste caso de actualizar os tópicos aqui no fórum. A última foto que coloquei deste layout ja mostrava o layout no seu melhor sendo assim poucos dias depois com a ajuda da Vera tirou-se a foto final que foi enviada para o EAPLC. Ora depois da foto final mantive o layout mais uns tempos, mas a cabeça começou a pensar em novos projectos. Tinha duas hipóteses: Desmontar Fazer um rescape ao layout actual Optei pelo rescape, a ideia era tentar aproximar este Layout do estilo brasileiro, aproveitei algumas sugestões do Filipe Oliveira e há duas semanas fiz um rescape. Este rescape consistiu principalmente em desenvolver a área central melhor, e alterar a moita na traseira do lado esquerdo de forma a que os dois arbustos não fossem tão simétricos. Durante esse processo, decidi alterar o caminho que antes vinha de trás e acabava no lado direito do aquario, agora ele curva para o lado esquerdo. O substrato no meio foi levantado consideravelmente e as plantas usadas neste rescape foram as mesmas que tinham sido removidas. Com excepção de que adicionei bastante monte carlo que veio do meu aquario da floresta e higrophila pinnatifida que são podas do aquario do desafio. Tirando isso o aquario estava com algumas algas filamentosas e BBA nas rochas e plantas que tenho andado a tratar com Excel e já está sobre controlo. Ficou um pouco pior após a rescape pois durante o mesmo perturbei o substrato o que levou a libertação de muitos detritos e também me descuidei com a manutenção do filtro. Eu gostava bastante do layout original e ainda gosto, tinha algumas dúvidas em relação ao resultado final deste rescape, mas à medida que as plantas vão crescendo começo a gostar bastante, acho que este layout é mais convencional e mais balanceado que o outro. Não gastei nada neste rescape, usei as mesmas plantas ou podas, o substrato extra que coloquei era re-usado de projectos anteriores, e para completar o hardscape parti uma ou duas rochas que me tinham sobrado da montagem original. O que mostra que as vezes podemos construir algo ligeiramente diferente a partir de um projecto há existente reaproveitando o design original ou reutilizando o material com custos mínimos. Espero que gostem do novo layout. A foto foi tirada com o telemóvel. A seu tempo vou tentar uma foto final com a máquina assim que as plantas cresçam melhor e as algas desapareçam completamente. O rescape só tem duas semanas convém esperar que isto fique mais maduro. Também troquei os tubos originais do filtro, detesto os tubos feios da sicce por estes tubos de inox que tinha aqui que sobraram da montagem do xisto do ano passado. Acho que dá outro look ao aquário e os sicce eram mesmo horríveis. Que acham? Críticas aceitam-se, não acho que vai sair daqui um brasileiro, acho que um layout desses seria algo a tentar numa nova montagem futura. Mas eu estou a gostar.
  37. 2 points
    Mas faz muito bem à cabeça! Nos dias que correm, onde todos estamos (ou devíamos estar) fechados em casa, passar os olhos por este fórum dá-nos vontade de fazer sempre mais qualquer coisinha no nosso aquário. E foi isso que comecei ontem a fazer... resolvi "fechar" o móvel que tinha feito, à semelhança de alguns projectos que vi por aqui. Deixo-vos a primeira imagem. Abraço. Espero que todos estejam e continuem bem.
  38. 2 points
    Boas Vera, Já tive fundo translucido, mas quando mudei o aquario de localização descolou-se e acabei por tirar. No fim gostei mais sem e não voltei a por. O termostato não cabe vertical pois o substrato é mais alto ali atrás.. Mas quando a rotala esta crescida deixa-se de ver.
  39. 2 points
    este é o meu aquario.... Se as vezes tiverem opiniões , ou algum comentário que mudariam. Aceito 😉. Quanto ao filtro, ja o estive a ver... dúvida... Como troco de Filtro? Tenho de fazer novamente o ciclo do azoto para que as mídias biológicas fiquem com boas bactérias??? Vomo faço a troca??? Obrigada
  40. 2 points
    Foi feita com duas prateleiras do IKEA que tinha aqui em casa. Na altura tinha apenas uma lâmpada de LED's de 10 Watts que comprei no chinês. Entretanto adicionei a segunda, mas como achei que a luz continuava a não ser suficiente para que as plantas crescessem, andei a ver opções baratas na internet e montei mais 4 projectores FLOOD de 10 Watts cada. Acho que gastei 60€ no total, sem contar com os materiais - tinta, parafusos e assim... As opções que vi no mercado eram todas muito caras. Por vezes compensa juntar durante algum tempo para comprar uma coisa de jeito, mas isto de estar a tentar "construir" tudo o que preciso para o aquário (só comprei o filtro, o substrato, a fauna e a flora) está a ajudar-me a compreender muito melhor o que é ter um aquário. Não digo que de futuro não queira investir um bocadinho mais e compre aqueles acessórios todos catitas da ADA, mas por enquanto está a dar-me muito gozo poder dizer que fiz quase tudo com materiais do chinês e da Maxmat... 🙂
  41. 2 points
    Ora aqui mais um pequno update neste cantinho. Entraram a dois dias os seguintes bichos: 6 - Cardina Multidentata (fazendo agora um total de 10, penso que pois ja vi a "casca de 2 ou 3" por isso nao sei se morreram ou nao..." 5 - Corydoras Paleatus 5 - Ottocinclus Affinis As corydoras confesso que inicialmente ia para as Panda, mas depois de ver que custavam quase 20 euros cada, e estas menos de 10, foi facil a decisao. Para alem disso, pareceram-me muito activas na loja e bastante divertidas de se ver, por isso acabaram por vir. No dia sequinte a entrar esta fauna, o aquario ficou um brinco! Nao tenho mais algas a crescer nos substrato, e o tronco esta quase limpinho. Fiquei deveras surprendido pela positiva. Comprei tambem um Eheim Skim 350, e acho que valeu a pena a compra. Num par de minutos, tinha a superficie do aquario impecavel! Esta desligado de momento, pois li relatos de malta que perdeu peixes por terem entrado la para dentro, terei de inventar ali qualquer coisa para ver se consigo evitar isso. Entretanto tenho lido e relido sobre fertilizacao, pois estou a achar bastante dificil perceber a quantidade de nutrientes que tenho de ter na agua... Penso tambem em tentar comprar um lily pipe para o in do filtro, que seja mais comprido... Penso tambem em desligar o termoestato e comprar um interno para quando preciso so, pois com a temperatura que esta em casa, a agua esta facilmente na volta dos 24 graus. Ja agora, a nivel de fauna, gostava de colocar um casal de Ramirezi, e um cardume de Neons. Acham isso possivel, ou sera peixe a mais? Ficam aqui 2 ou 3 fotos para verem os estado actual:
  42. 2 points
    Boa tarde, em relação aos reforços, este móvel trás de origem uma prateleira horizontal na qual eu adaptei para uma divisão vertical para suportar no meio, nos quatro cantos das duas partes reforcei com esquadros angulares em L, as alterações do móvel são as passagens de cabos e mangueiras laterais. Os Sonoff`s no fundo são interruptores inteligentes(ligados à rede wifi) que podem ser ligados e configurados em uma aplicação através do telemóvel, existem vários tipos, tomadas inteligentes etc, no meu caso tenho ai uma tomada inteligente e um mini, ligados ao co2 e ao led. mas podes saber mais ao pesquisar no goggle. Sim o layout é minimalista, mas penso que depois de ganhar corpo e adicionar um musgo colado em pedras e os futuros habitantes vai ficar bem composto.(afinal este é o meu segundo aquário montado por mim, tenho muito que aprender ainda ;)) a ideia é ficar + - assim 😉 cumprimentos e obrigado pelo comentário. Ruben Soares
  43. 2 points
    Boa tarde, ontem acabei de montar o aquário e iniciou o seu ciclo... Vou fazer um TPA semanal e estou a usar o stability, se acharem que devo fazer de outra forma agradeço os comentários. Agora é aguardar que amadureça... A ideia é colar musgo Christmas em algumas pedras para alguns apontamentos... Para ser sincero pensei que o filtro seria mais silencioso, ou será que melhora com o tempo? Algumas adaptações caseiras 🙂 Automação com sonoff mini para o co2 e tomada sonoff para o led... Sonoff`s a ligar o co2 às 16:30 e desliga às 21:30 / Led liga às 17:30 e desliga às 22:30... Mais adaptações caseiras 🙂 cumprimentos 😉
  44. 2 points
    Como prometido seguem as atualizações, no entanto, esta ainda será apenas para pedir uma ajudinha e provavelmente só amanhã é que terei tempo para mostrar aquilo que o pessoal quer ver [emoji991] Estou a pensar em meter 6h de luz, a intensidade não faço a mais pequena ideia que intensidade meter por isso vou meter 60% para já, CO2 vou meter 1 bolha por segundo e vou aumentando ou não conforme a necessidade. Agradecia que me corrigissem se estiver a fazer porcaria e amanhã tentarei deixar aqui umas fotos com uma qualidade minimamente decente porque hoje já não vou conseguir. (O aquário tem 3 rochas temporárias à direita só para evitar que a madeira flutue) As horas de luz estão definidas da seguinte maneira: 11h59 - 0% 12h - 10% - Liga o CO2 13h - 60% 17h - 60% Desliga o CO2 18h - 30% 18h30 - 10% 19h - 0% Mudei um pouco o horário e adicionei um filtro interno para melhorar a circulação, tenho de pensar em arranjar um filtro mais potente este parece ser muito fraco embora faça (supostamente) 8x a litragem do aquário.
  45. 2 points
    Esta última foto define bem o layout... grande detalhe.
  46. 2 points
    Boas, toma lá um cheirinho, tão lá mais mas não se estão a deixar fotografar... Mau feitio. 😁
  47. 2 points
    Boas! A nível de novidades, o aquário encontra-se de momento com 1 mês e tudo a correr nos conformes. A guyana que tinha no canto esquerdo atrás, derreteu do nada após ter crescido com pujança e saúde ... Em dois ou três dias passou de uma moita para zero. Já no outro aquario em que a tive aconteceu o mesmo. Suspeito que não se dê bem em águas duras como é o caso... De resto apenas a bolbitis está também a definhar um bocado. Talvez não tenha circulação suficiente na base ou esteja a levar com a luz demasiado direta. As restantes plantas estão impecáveis, só curtia que a Arcuata fosse mais rápida a crescer e que a Rotala Hra ganhasse um vermelho mais forte. Mas para um mês não pode demos pedir mt mais... Como já tinha o filtro ciclado, coloquei a fauna que já tinha no meu aquário anterior passado uma semana prai: 6-7 Neons, 2 Barbo Cereja, 2 Gourami Pérola, 2 Corydoras sterbai, 4 Otocinclus affinis, 1 Neritina e alguns Neocaridina Blue-dream. Ficam as fotos: Dia 22 de Fevereiro: Dia 6 de Março:
  48. 2 points
    Obrigado! É seguir a receita e tratar das manutenções haha Boas Álvaro! Tens toda a razão, mudanças são sempre um risco num aquário estável. Acho no entanto que adicionar uma planta não faria grande diferença. Pelo menos notável. Eu acredito que a poda tenha maior influência, a brincar, são baldes de plantas que saem do "sistema". Das plantas que mais tenho gostado de ver(Myriophyllum guyana):
  49. 2 points
    Ola a todos, Segue uma pequena actualização de pormenores. Obrigado por verem. Rotala Rotundifolia Bolbitis Staurogyne SP Rotala Wallitchi Procepinaca Palustris Pinnatifida Cumprimentos.
  50. 2 points
    Dia 56 - 17 Jan Boas, ontem giz uma tpa, tirei algumas, poucas de filamentosas, nada de extraordinário. Umas podas aqui e ali, continua a crescer normalmente, só comecei a fertilizar esta semana apenas por desleixo com Aquaforest já que no anterior me dei bem. E o que me chamou a atenção ara fertilizar foram as anubias que estão amateladas. Fica a foto e uma dúvida, que raio de nome dou ao aquário, desta vez está difícil, ajudem lá, sugestões necessitam-se.... Com urgência 😂 Não tenho tido paciência para tirar fotos a detalhes, a ver se tiro proximamente.