Green Dust Algae


zlatan9

Recommended Posts

Isso já está bom para ser raspado :mrgreen:

 

 

Vou deixar mais algum tempo para ver o que é que dá, do lado direito ainda tem algum verde, prefiro não arriscar e ter que começar a espera toda de novo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 125
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Três, quatro dias depois de limpares isso já para ter uma noção. Se não tiverem desaparecido depressa voltam.

 

A ver vamos para onde é que se "amanda" o Tom Barr...

 

 

pois mas se voltam é mais um mes lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queria dizer era o seguinte:

 

Três, quatro dias depois de limpares isso já dá para ter uma noção. Se não tiverem desaparecido totalmente do aquário depressa voltam aos vidros.

 

A ver vamos para onde é que se "amanda" o Tom Barr...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queria dizer era o seguinte:

 

Três, quatro dias depois de limpares isso já dá para ter uma noção. Se não tiverem desaparecido totalmente do aquário depressa voltam aos vidros.

 

A ver vamos para onde é que se "amanda" o Tom Barr...

 

sim eu entendi, mas segundo o Tom Barr se limpar cedo de mais é normal regressar, é por isso que prefiro ir esperando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu entendi, mas segundo o Tom Barr se limpar cedo de mais é normal regressar, é por isso que prefiro ir esperando.

 

 

Sim, eu é que me tinha esquecido de colocar umas palavras lá para o meio da frase...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a melhorar está sem dúvida, o lado direito frontal está muito melhor e já vejo toda e qualquer planta e os peixes por completo, ao vivo nota-se melhor a diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

Isso com 2 ampulárias não resolvia?Ou sendo mais radical...com um filtro UV?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque razao o filtro UV nao é recomendavel?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O UV ajuda, porque a green dust algea não é mais do que esporos de algas que gostam de se fixar nos vidros dos aquários. O UV ajuda sempre a matar uma parte dos esporos, não nunca é 100% eficaz como é natural.

 

Por isso é que o melhor método para se eliminar esta alga é deixar os vidros sossegados durante 1 mês até a alga começar a morrer e depois sim raspar os vidros. Se isto for feito antes do tempo, liberta-se novamente esporos para a agua e lá vem a praga novamente.

 

Dai o UV ser pouco eficaz neste processo, porque por um lado não consegue matar todos os esporos que andam na coluna de agua e, por outro lado, depois dos esporos se fixarem no vidro o UV nada faz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então podemos afirmar que os filtros UV são eficazes na prevenção das algas,certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente acho que não, porque não vai ser um UV que te vai tratar das carências de nutrientes que isso sim é a causa do aparecimento de uma alga.

 

Pode ajudar a controlar alguns tipos de algas que se espalham por esporos, pode ajudar no tratamento de algumas doenças, mas fazer um investimento num UV apenas para prever algas é deitar dinheiro fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então podemos afirmar que os filtros UV são eficazes na prevenção das algas,certo?

 

Se falares da chamada "água verde" sim podemos afirmar isso, quanto às outras algas, não podemos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se falares da chamada "água verde" sim podemos afirmar isso, quanto às outras algas, não podemos.

Confirmo esta informação por experiência própria.

 

Tinha o aquário com a água completamente verde, tão opaca que quase não via os peixes lá dentro. Corrigi fertilização, diz TPA's diárias de 30%-50% durante 2 semanas e resultados zero. Decidi comprar um fitro UV e após 72h de utilização ininterrupta, o resultado foi água completamente cristalina! No entanto, as restantes algas ficaram lá exactamente iguais, felizmente, não são muitas...

 

Atenção que a acção do UV interfere com vários nutrientes existentes na água e que são essenciais para as plantas, daí que após esse período de 72h, apenas o tenho ligado 4h/dia e não faço a fertilização durante ou pouco antes desse período de funcionamente do UV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Apesar de não passar de um leigo em questões de aquariofilia, vou também partilhar a minha experiência com a GDA.

 

Como muitos de vós, também tenho GDA no meu aqua apesar de nunca ter chegado a niveis preocupantes.

O aqua é de 135L (100*30*45) e não é densamente plantado.

 

Já li em muitos sitios a recomendação para deixar a alga seguir o seu ciclo que acaba por desaparecer e foi exactamente o que tentei fazer, não lhe toquei durante 2 meses e não resultou pura e simplesmente, nunca cheguei a uma situação de opacidade total mas cada vez os vidros estavam mais verdes e não havia sinais de abrandamento ou de morte da alga.Nesta altura começaram também a aparecer pequenas algas tipo barba quase transparentes em algumas plantas.

Um dia fartei-me daquilo e tentei uma abordagem diferente, comecei a seguir escrupulosamente o programa de fertilização proposto pela Sera (até ai andava a descurar um pouco a fertilização), comecei a fazer TPA´s mais frequentes 1 ou 2 por semana, introduzi no aqua bastantes plantas de crescimento lento (anubias e criptos), comecei a reduzir a alimentação dos peixes e o esfregão verde começou a entrar em acção. :D :crazyeyes:

 

Tenho seguido religiosamente este plano à coisa de um mês e digo-vos que a diferença é fantástica tanto nos vidros como nas plantas. Para além disso desapareceram os caracois. :blink:

Não posso dizer que não tenho GDA, porque ela volta a aparecer, mas agora, já só aparece ao fim de muitos dias e em tão pouca quantidade que se torna muito simples de remover.

 

Não quero com isto dizer que descobri a cura para a GDA, longe disso, mas no meu caso esta estratégia está a resultar apesar de concordar que em certos casos é impossivel tentar esta abordagem.

 

Gostaria de acrescentar algo curioso que se passou comigo. Tenho o meu aqua com uma calha da Dymax T5 com uma lampada azul e outra branca de 15000K, quando uma vez inverti a posição das lâmpadas e pus a azul a iluminar a frente do aquário, foi notório um boom de GDA no vidro da frente, julgo que é seguro afirmar que a iluminação é um factor a ter em conta no combate e propagação desta alga. Talvez o uso de lampadas de 15000k junto aos vidros nos extremos da calha seja uma solução...

 

1 Abraço

 

PS: Colega Trocado, parece que o pior já passou, pena o que tem acontecido com o teu aqua, não desanimes, tens um aqua muito bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

Grato pela tua participação #food

 

Se no meu caso ao fim de 2 meses a GDA não desaparecer eu próprio trato dela com as minhas pesadas mãos :)

 

Falas no regime de fertilização da Sera, podes indicar onde se lê ou como saber mais sobre ele? Obrigado.

 

No teu caso não sei mas no meu é difícil diminuir a alimentação, pois tenho Discus e eles comem que se fartam :s Mas tenho dois botias e não existem caracóis que vinguem nem as ampulárias.

 

 

Agora o que me surpreendeu foi a introdução de plantas de crescimento lento.... qual a ideia? podes desenvolver?

 

Eu não desanimo, tudo isto é do meu agrado, pois gosto muito de coisas que dem luta e esta está a ser brava :) tb tenho remedio, deixo os discus e faço disto um tanque para o miúdo lol Quem não gostaria de ter uma piscina interior hã? :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Trocado.

 

Em relação ao esquema de fertilização da Sera, podes dar uma vista de olhos pelo site deles que tem lá tudo.

 

http://www.sera.de/index.php?id=299&L=...images%2Fcmd%3F

 

Neste momento só estou a utilizar o fertilizante liquido nas TPA´s nas doses recomendadas alternado com as pastilhas enterradas no areão (metade da dose recomendada), vou ainda comprar o Floredaydrops que é o fertilizante diário.

 

Tenho o plano numa folha em casa, depois meto isso aqui.

O CO2 neste momento é caseiro, mas já encomendei o sistema pressurizado da aquaristic que deve estar a chegar.

 

Em relação às plantas de crescimento lento, a minha teoria é a seguinte:

 

Conforme disse anteriormente com o aumentar da GDA no meu aqua, aumentavam também as algas nas plantas, mas notava que surgiam pricipalmente nas plantas de crescimento rápido que tenho (Egeria densa, Eleocharis, Cabombas) e nas poucas anubias e criptos praticamente não apareciam. Quando começei o ataque à GDA, optei por podar uma boa parte das cabombas e das egerias especialmente os ramos mais afectados por algas e o aquário ficou um pouco despido, como também ia começar a fertilizar mais regularmente tinha de ter plantas para consumir todos os nutrientes senão ainda era pior, logo peguei em 2 vasos de anubias e 2 vasos de criptos, dividi-os em vários pés e espalhei-os pelo aquário.

Neste momento praticamente não tenho algas nas plantas.

 

Em relação à GDA, como já disse não a matei, até posso estar a proceder mal, mas neste momento tenho-a bem domada, posso-te dizer que já não toco nos vidros à perto de uma semana e o vidro da frente está praticamente limpo, tirando a famosa linha verde junto ao areão. cabecadura

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais