Algas pretas, continuo com dificuldade, será de kê?


Miga_

Recommended Posts

Tem luz..tem co2...tem micros...tem potassio....tem nitratos......então ? O que falta ? Fosfatos !

 

Facil.

 

Arranca as folhas afectadas e coemça a fertelizar o aquario, tens duas T5 que da luz que se farta, se quiseres ajudar o aquario a estabilizar desliga uma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Acho que tens aí um desequilibrio e essas algas estão-se a querer apoderar do aquario. Isso é uma batalha campal e se não tomares correctivos as algas ganham!

 

Três factores importantes:

  • Já vi que CO2 tens com fartura. Deves ter algum difusor, porventura.
  • Luz não cheguei a perceber bem. Tens 21W + quantos?
  • Fertilizantes, o que adicionas? Já vi que adicionas Micronutrientes (com Potassio - será suficiente!?) e pareceu-me que tambem No3. Substrato fertil, tens? NPK, diz-te alguma coisa?

Agora que plantas tens? Tens muitas plantas? Plantas saudaveis e em grande número lutam contra as algas e normalmente ganham-lhes terreno não lhes dando grandes hipoteses de hegemonia.

Já agora se puderes mete tambem aí uma foto geral do aquario.

 

 

Em relação a Água Oxigenada ve aqui.

 

Cumprimentos...

 

Boas pessoal do forúm

Obrigado pela ajuda

A lâmpada diz 1 F21 T5 sunlux 10000k, não sei quantos watts é, mas F21 deve ser os watts, quanto às plantas que tenho se vires quando abro o tópico diz todas as plantas que tenho, o fertilizante é da JBL.

Quanto à foto se vires no meu perfil tem uma foto de quando montei o aquario, é claro que está agora mais maduro e mais plantas pois creceram, quanto a colocar outra foto eu posso colocar, mas ontem andei mais uma vez a fazer a poda às plantas afectadas e de momento não tem muitas algas, mas para o que tem acontecido, não demorará muito a aparecerem.

Sobre o CO2, sim tenho um difusor e está ligado a um extintor de 2 KG.

Li o tópico que me mandas-te sobre o H2O2, e lá diz para usar apenas 10 volumes, será 10ml? Obrigado pelo tópico (",)

 

Manuel 2009, quanto a desligar uma das lãmpadas já fiz,(esqueci-me de mencionar) conclusão, piorou!! Para além de aparecem mais depressa, apareceram algas coladas aos vidros.

Abraço

Saudinha pós peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site diz para fazer uma mudança de água entre 10 a 25% do volume de água do aquario após cada aplicação.

 

Já agora diz-me:

 

Quais são as medidas do teu aquario?

Que fauna e flora tens?

Que filtro tens?

Qual o substrato fertil que tens?

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site diz para fazer uma mudança de água entre 10 a 25% do volume de água do aquario após cada aplicação.

 

Já agora diz-me:

 

Quais são as medidas do teu aquario?

Que fauna e flora tens?

Que filtro tens?

Qual o substrato fertil que tens?

 

Olá Miga__

 

Para não teres que te estar sempre a repetir quanto ao teu setup, aconselhava-te a editar o primeiro post que fizeste, e escreveres lá tudo (material, peixes, plantas, testes, etc...) em formato de lista. Algo do género:

 

Material

 

Aquario 120*40*50 - 240 L

Filtro Eheim 2213

termostato Sera 250 W

3*54 W 6500 K+ Grolux + 8000 K - 9 horas por dia

 

Hardscape

 

30kg Ada Amazonia

5 Kg Tropica plant nutrition

 

Plantas

 

Cryptocorinne

Anubia

Egeria Densa

 

Peixes

 

Fertilização

 

etc...

 

 

Tens as informações espalhadas em vários posts e a maioria do pessoal só os lê na diagonal. É importante logo quando abres o tópico, deixares lá todas as informações possíveis, mesmo as que não te parecem relevantes da maneira mais "clean" possível. Do género da lista que escrevi

 

Eu continuo a apostar numa desregulação nos fosfatos, ou em kelvins a mais nas tuas lâmpadas.

 

Abraço

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tens as informações espalhadas em vários posts e a maioria do pessoal só os lê na diagonal. É importante logo quando abres o tópico, deixares lá todas as informações possíveis, mesmo as que não te parecem relevantes da maneira mais "clean" possível. Do género da lista que escrevi

 

Abraço

 

 

BOas pessoal do forúm

Já fiz a alteração ao primeiro post que fiz, acho que não falta nada.

Agora, uma cena que comecei a ver hoje é que a egeria esta a ficar com o tronco mole, cheguei a casa e estava partida e bocados a flutuar.

Li umas cenas que diziam que podia ser falta de fertilizante ou fertilizante pobre, sempre achei que o ferropol da JBL era bom.

Abraços

Saudinha pós peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, uma cena que comecei a ver hoje é que a egeria esta a ficar com o tronco mole, cheguei a casa e estava partida e bocados a flutuar.

 

Isso é porque está a morrer...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ferropol só te fertiliza com ferro. E neste momento as tuas plantas precisam de macronutrientes, principalmente fosfatos provavelmente.

 

O teu humus é fraquinho ou ja não fertiliza nada. Acho que é daí que vem o teu problema. Talvez devesses começar a fertilizar com fosfato, OU, mudar o substrato todo!!

 

Tens aí um caso bicudo!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

Ei não me digas uma coisa dessas. :scarerun:

O ferropol diz que fertiliza com ferro, potássio, enxofre e com os oligoelementos estáveis manganês, molibdenio,zinco,boro,cobalto e cobre em forma integralmente às plantas. copiado do rotulo.

já agora, arranjei umas pastilhas para o substrato( flora tabs)

Também no rótulo diz fe.mg,k,mn,zn,bo,mo,cu, é quase a mesma coisa.

Abraço

Saudinha pós peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O potássio é bastante útil, mas apenas se tiveres nitratos e fosfatos presentes. E ainda não sabemos se tens fosfatos.

 

Os restantes elementos são muito uteis também. São micronutrientes que as plantas tambem só conseguem absorver se tiverem macronutrientes. Sem esses, nada feito!

 

Eu dei me muito bem com estes sticks:

 

http://www.aquatic-nature.be/2eng_bemesting.html

 

Mas de resto, acho que devias tentar arranjar maneira de testares a tua água para fosfatos. e depois logo decides o que comprar

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha humilde opinao e isto era o que eu fazia no teu lugar. Alterava a iluminaçao para 2 lampadas T5 de 39w 6500k e 4200k. Acho pouca luz para esse aqurio e tens que lhe fornecer energia para que elas crescam saudaveis e te ajudem a combater essa praga. Tens a Egeria Densa e Cabomba de crescimento rápido que te vao agradecer e compensar. Com 40€ fazes a festa. Para isso arranja tb fosfatos e um teste dos mesmos. Fertiliza de forma teres 5 ppm de KNO3, 0,5 ppm de Po4 e 10 ppm de K, fertiliza com metade da dose recomendada de ferropol e dps vai aumentando as fertilizaçoes conforme as necessidades do aquario. Entretanto fazia mudanças agua 50%, 2 vezes por semana, aproveita as podas de plantas de crescimento rapido e planta. Baixava o fotoperiodo para 6 horas. Regulava o CO2 para um aprox. de 20 mg/L. Eu uso o teste permanente de CO2 da JBL.

Ia retirando as algas que pudesse.

Acho que de momenti e tudo...

 

Un abraço...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também comecei a ver algas pretas e tenho os fosfatos a 0, já fiz o teste :(

 

Como aumento os fosfatos sem recorrer à fórmula caseira que anda por aqui? Existem produtos à venda para aumento de fosfatos? nunca vi...

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem produtos à venda para aumento de fosfatos? nunca vi...

 

A Seachem tem e deve de haver mais. É uma questão de ires a uma loja ou veres online. Ve na página dos patrocinadores deste forum.

 

Em relação ao teu problema aconselho-te a abrir um topico e mete uma descrição detalhada do aquario.

 

Cumprimentos

Aires Justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu também comecei a ver algas pretas e tenho os fosfatos a 0, já fiz o teste :(

 

Como aumento os fosfatos sem recorrer à fórmula caseira que anda por aqui? Existem produtos à venda para aumento de fosfatos? nunca vi...

Da Seachem tens o Seachem Phosphorus:

 

http://www.seachem.com/Products/product_pages/FlourishPhosphorus.html

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Aires e tb ao Luís!

 

Ainda não decici abrir o tópico pois acabei por descobrir a origem das minhas algas.

 

Começaram a aparecer Green Spot e após pesquisar cheguei à conclusão que deveria ser falta de fosfatos. Raspei os pontos e n me preocupei mais, pois só tenho q o fazer 1 vez por mês e de resto tudo bem.

 

O problema é q recentemente apareceram as algas pretas, mas SÓ no tronco... nada mais tem algas a não ser o tronco. Simplesmente mudou de cor para um castanho mais escuro (se passar com a unha, vai saindo aos poucos e volto a ver a cor clara original) e apareceu daquelas algas em quase todos os ramos.

 

Vou fazer uns testes e usar o fosfato, e se continuar sigo a tua sugestão e abro um tópico novo.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa pessoal dos peixinhos.

Penso já ter resolvido o problema das algas.

O que me stava a acontecer era que por muito que fertiliza-se com nitratos, a egeria que tinha no aqua consumia tudo e não restava mais nada para as outras plantas e dava origem às algas.

Andei a ler umas coisas e aprecebi-me que não podia ser falta de fosfatos, pois se não tivesse fosfatos os nitratos não eram comsumidos, e não era isso que estava a acontecer.

Então retirei toda a egeria do aquario, podei as plantas e os valores de nitratos não desapareciam tão depressa.

Agora tenho as plantas com mais cor e depois de dar uma poda e retirar as algas manualmente, não voltaram a aparecer.

Não desliguei nenhuma lâmpada, também não mudei nenhuma, apenas continuei com a dose de fertilização, e com as tpa´s semanais.

Já passou 2 semanas e algas nem vê-las.

Quero agradecer todos os posts que fizeram para me ajudar e ajudaram-me concerteza.

Cumprimentos

Saúdinha pós peixinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então e tu achas que a Egeria só consumia Nitratos?

Que não consome igualmente Fosfatos?

 

Ai estas deduções brilhantes....

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então e tu achas que a Egeria só consumia Nitratos?

Que não consome igualmente Fosfatos?

 

 

Eu não disse que a egeria só consumia nitratos, apenas estava a responder a tópicos que sugeriam falta dos mesmos, coisa que não podia ser pois sem fosfatos, os nitratos, não eram comsumidos, e os meus estavam a zero. Certo?

 

Cumprimentos

Saúdinha pós peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu não disse que a egeria só consumia nitratos, apenas estava a responder a tópicos que sugeriam falta dos mesmos, coisa que não podia ser pois sem fosfatos, os nitratos, não eram comsumidos, e os meus estavam a zero.

O que te recomendaram foi fertilizar com Fosfatos, e não com Nitratos.

Como não apresentaste valor de PO4, porque não tinhas teste, não podes inferir quaisquer conclusões...

O que na realidade aconteceu, é que as Elódeas rapidamente te consumiam os Fosfatos da água. E a carência de Fosfatos, essa sim, é que origina algas de tufo preto, não a de Nitratos. Ao retirares as Elódeas do aquário, diminuíste o consumo de Fosfatos no teu aquário, não chegando a uma carência dos mesmos tão rapidamente.

 

O meu conselho e aviso que deixo aqui, é que das duas, uma:

 

- ou compras um teste de Fosfatos e vais monitorizando os níveis do teu aquário e fertilizas de acordo com os valores.

 

- ou mais dia, menos dia, voltas a ter carência de Fosfatos, até porque vais começar a ter mais massa vegetal dentro do aquário, logo maiores consumos, e esse tipo de algas volta a aparecer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Aliás, a certa altura até escreves que não fertilizas com PO4, porque leste não sei onde que a concentração desse nutriente costuma ter níveis elevados, o que faz com que seja desnecessário usar um fertilizante com PO4.

 

Se queres que te diga, na realidade, em cerca de 90% dos casos, as algas ocorrem porque há:

 

- Falta de CO2

 

- Falta de PO4

 

- Pouca circulação de água

 

- Iluminação desadequada

 

As algas não ocorrem por haver excessos de nutrientes, mas por haver carências...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais