Tronco Com...algas?


André Ribeiro

Recommended Posts

Olá pessoal!

Desde já dou os meus parabéns a este fórum que tanto me ajudou no começo deste novo hobby. Já cá ando a algum tempo mas só agora tive a necessidade de fazer um novo tópico porque não encontrei a resposta em nenhum dos outros. Todas as minhas outras dúvidas de principiante foram respondidas usando o botão "Procura", mas a esta não consigo mesmo encontrar a solução.

Primeiro aqui vão as fotos:

Pic_12847_1.jpg

Pic_12847_2.jpg

Pic_12847_3.jpg

Pic_12847_4.jpg

Pic_12847_5.jpg

Pic_12847_6.jpg

Pic_12847_7.jpg

Pic_12847_8.jpg

 

Peço desculpa pela má qualidade das fotos mas foi um bocado à pressa. Esta "nhanha" branca apareceu primeiro na pedra difusora do CO2 caseiro. O tronco foi lavado (pelo seu tamanho era impossível de ser fervido) e deixado em água durante uma semana. Passado uns dias de ter sido foi inserido dentro do aquário começou a aparecer esta "nhanha" e tem aumentado de dia para dia. Não aparece nas plantas nem no areão ou vidros só mesmo no tronco. Parece veludo e por isso pensei que poderiam ser cyanobactérias mas não tenho a certeza e por isso peço a vossa ajuda. O aquário ainda não tem peixes, também ainda tem poucas plantas e tem substrato fértil.

Quanto a teste estamos mal... só tenho de pH-6.8 mas penso que não é importante e nitrito a 0. Nem nitratos nem ferro nem fosfato...

Se alguém sabe o que é isto e o que posso fazer para o fazer desaparecer agradecia.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas! Também tive essa ''nhanha'' no meu tronco e na pedra difusora,mas não essa quantidade! É que isso é fungos da madeira em contacto com a água,mas é inofensivo.Com o tempo acabou por passar.Porém como tens tanto aconselho-te a tirar o tronco e ferve-lo com sal.Como o tronco é grande ferve metade de cada vez,com a outra metade fora da panela,ou então banhos de agua a ferver.Sempre com sal

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boas! Também tive essa ''nhanha'' no meu tronco e na pedra difusora,mas não essa quantidade! É que isso é fungos da madeira em contacto com a água,mas é inofensivo.Com o tempo acabou por passar.Porém como tens tanto aconselho-te a tirar o tronco e ferve-lo com sal.Como o tronco é grande ferve metade de cada vez,com a outra metade fora da panela,ou então banhos de agua a ferver.Sempre com sal

 

é mesmo inofensivo?? tb me começou a aparecer!!!

mas em muito menos quantidades!!

ñ me apetece ta a ferver o tronco!!!!

quanto tempo ate comecar a desaparecer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Também me acontece o mesmo sempre que adiciono algum tronco novo.

Mas se tiveres um pleco ai á mão, ele trata disso da noite para o dia!

 

Boa aquariofilia.

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

porque o sal mata estas bacterias!!

Quer dizer que não há bactérias no mar??

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Quer dizer que não há bactérias no mar??

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

LOL tens razão!!! bem visto!!

se ñ ouvese segundo a teoria da evolução nos tb ñ existiamos...

mas acho que agua a ferver com sal mata as bacterias!! pelo menos as de agua doce!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve-se ferver os troncos com sal (sempre ouvi dizer isto e sempre o fiz) pois funciona como um desinfectante natural. Num tronco apanhado na Natureza,umas gotas de lixivia também ajuda.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sal realmente é em certos casos usado como desinfectante...mas um tronco poroso vai absorver agua...com sal...

 

assim como as batatas e o arroz e a massa quando são cozidos com sal...e quando for colocado novamente no aquario com agua fresca o que vai fazer? libertar sal...e o sal...não é muito bom para as plantinhas!

 

os fungos visiveis devem ir facilmente com a fervura... mas a verdade é que fungos na agua sempre existiram e sempre vão existir e basicamente estão a alimentar-se da matéria orgânica aproveitavel ainda existente no tronco...não sei se a fervura vai adiantar, ja que nao elimina totalmente a matéria orgânica...e portanto eles podem voltar.

 

Já agora o "sempre ouvi" é o melhor transmissor de boas... e más informações, mitos, boatos,etc :roll:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, já me esquecia...o melhor remédio para isso são (na minha opinião) duas daquelas coisas que se deve usar muito em aquariofilia...calma e paciência!

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, já me esquecia...o melhor remédio para isso são (na minha opinião) duas daquelas coisas que se deve usar muito em aquariofilia...calma e paciência!

 

 

Era exactamente isso que eu sugeria.

 

Se isso não faz mal nenhum aos peixes e se passa com um pouco de tempo e paciência, qual é a necessidade de fazer cozido à portuguesa com tronco Mangrove? Nenhuma mesmo.

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo facto de se ferver com o sal não quer dizer que o tronco esteja pronto para o aquário.Eu fervo qualquer tronco com uma mão cheia de sal durante uns 15m,depois coloco-o dentro de um recipiente só com água doce,que vou trocando quando vejo a água com uma certa coloração. E o tronco deve ficar na água um mínimo de 2 a 3 semanas.Já tive troncos que apanhei que demoraram meses a ficar prontos.

 

A permanência na água doce este tempo todo vai dissolver qualquer sal que possa ter sido absorvido na cozedura.Não se mete o tronco imediatamente após a cozedura no aquário.

 

E tempo e paciência é coisa que muita gente esquece,com a pressa de ver o aquário pronto esquecem-se de certas coisas.Por isso ferver o tronco é essencial, com ou sem sal,pois se depois não houver paciência de pôr-lo de molho...pelo menos está fervido.

 

P.S. - Uma dice: quem quiser um alto tronco em Lisboa, vá ao Parque Eduardo XVII.Existem lá umas arvores que estão cortadas há muitos anos secas,estão com uma parte da raiz enterrada,por isso levem uns amigos para ajudar a puxar.Eu tirei um lindo,saiu facilmente e quase que nem precisou de pôr de molho,estava seco. Se puderem no lugar do tronco seco levem uma árvore para plantar.Depois...escrevam um livro e façam um filho. :D

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, esses tratamentos todos fazem o quê ao tronco? sinceramente não estou a ver necesidade de tanta coisa. uma fervura se o tronco não parece muito saudavel...em termos biologicos ainda va lá... agora o resto...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, esses tratamentos todos fazem o quê ao tronco? sinceramente não estou a ver necesidade de tanta coisa. uma fervura se o tronco não parece muito saudavel...em termos biologicos ainda va lá... agora o resto...

Quanto a mim pôr-lo de molho durante 2 /3 semanas serve para varias coisas. Em vez de fungar o aquário,fungará no recipiente,até que parará de fungar.No principio o tronco liberta muitos taninos,deixando a água muito amarela,se trocarmos a água do recipiente algumas vezes quando o tronco for para o aquário a água não ficará tão colorida(não faz mal nenhum os taninos,mas há pessoas que não gostam da cor amarela). Outra razão ainda é o facto de afundar.Se estiver de molho irá para o aquário e não flutuará,não sendo necessário colocar uma pedra em cima.

Claro se o tronco for comprado numa loja,bastará a fervura por vezes,mas apanhado na Natureza quanto a mim é melhor.

E Just me, a que te referias quando disseste que teriamos de ter calma e paciência? Quanto a mim ter calma e paciência é fazer isto,sem pressas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E Just me, a que te referias quando disseste que teriamos de ter calma e paciência? Quanto a mim ter calma e paciência é fazer isto,sem pressas.

 

sem mais nem menos calma e paciencia!! é aquilo que eu já ñ me lembrava que era preciso ter para ter um aquario!!

 

mas estou adorar novamente!! e já tou a preparar uma raiz para um novo projecto!! que desta vez sera com mais calma!! e bem estruturado!!

para ñ me acontecer os probs todos que me andam acontecer!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao que me referia era a meter o tronco no aquario e ter calma e paciencia...

 

- aquilo nao faz mal a nada...

- prefiro trabalhar com um tronco seco do que com um tronco molhado

- tenho trabalho para nada...

- suja muito mais a roupa, o chao, etc...um tronco molhado do que um tronco seco

- não são duas ou 3 semanas de molho que vão tirar os taninos de um tronco

- aquilo até ajuda o ciclo

- não me chateiam a cabeça por andar a meter troncos dentro das panelas para cozinhar...

- nao ando a gastar agua

- nao perco tempo a mudar aguas a baldes

- para afundar basta colocar o tronco e ter paciencia e ver uma ou duas pedras em cima do tronco durante 1 ou 2 semanas

- colocar musgo em troncos molhados é bem mais chato do que num tronco seco

 

tudo porque nao tenho paciencia e calma para observar um processo biologico perfeitamente normal e inocuo...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deverias ter tratado bem esse tronco...

 

Só por acaso onde o arranjas-te??que árvore é??

 

E outra coisa deixaste-o secar devidamente??

 

Se está a fungar aparenta que estava verde e ainda mais nesse quantidade...Agora corres o risco que o mesmo possa apodrecer, e isso sim faz mal muito mal á água...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É diferente comprar um tronco numa loja,preparado,seco e tal, prontinho a ir para o aquário,do que outro que arranjamos numa mata,floresta ou jardim.Também é diferente em termos de $,pois cada tronco numa loja custa um balúrdio,e sinceramente custa-me pagar tanto por um pedaço de madeira.

 

Sendo assim prefiro apanhá-los na Natureza, e porque mesmo escolhendo um tronco bem seco,não sei se no seu interior existe matéria orgânica,partes mais verdes,e para o tronco não me fungar o aquário todo meto de molho.E caso o tronco me fungasse acho que gastava mais água do que 2 ou 3 baldes que uso para demolhar o tronco.

 

Troncos comprados nas lojas sabemos de antemão que são para aquariofilia.Mas um tronco seco que apanhe numa mata não sei como se irá comportar dentro do meu aquário,porque pode apodrecer.Meto de molho,passado um mês se não for bom nota-se perfeitamente,e pelo menos não notei já com ele dentro do aqua,envolto em musgo e fazendo parte de um hardscape que terei de desorganizar.

 

Por isso se calhar eu e tu Just me não estamos a falar da mesma coisa.Eu estou a falar em troncos 'selvagens',e tu se calhar estás a falar em troncos fiáveis e que à partida os problemas serão nulos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tirado do primeiro post do topico:

 

O tronco foi lavado (pelo seu tamanho era impossível de ser fervido) e deixado em água durante uma semana. Passado uns dias de ter sido foi inserido dentro do aquário começou a aparecer esta "nhanha" e tem aumentado de dia para dia.

 

o tronco só começou a fungar no aquario... devemos prezumir então...que a fervura não mata nada que eteja no aquario e nao que venha no tronco...

 

volto a repetir a fervura nao retira muita matéria orgânica do tronco nem impede a decomposição do mesmo.

 

para além disso, este tronco parece ser de compra...

 

 

 

estamos a falar da mesma coisa...

 

Achas que os troncos comprados em lojas de aquariofilia são fervidos, tratados com sal ou deixados de molho?

 

levam com um banho de areia para lhe ser retirada a casca (quando não são raizes) e secam, provavelmente ao sol...

 

 

tens de me explicar por exemplo...como fazer isso (ferver e deixar de molho) a um tronco de mais de 1 metro ou com uma envergadura de 50cm...

 

tar de molho 2 semanas nao mostra se ele se vai decompor ou não... e não é a fervura ou o sal ou estar 2 semanas dentro de agua que vai impedir isso.

 

se querem eliminar matéria orgânica e matar bixarada um banho de agua oxigenada seria certamente melhor...

 

 

 

se teem assim tanto medo dos fungos, metam umas gotinhas de anti-fungico...

 

para alem disso deixar matéria orgânica de molho em agua estagnada...tambem nao me parece boa ideia?

 

 

eu continuo a achar, e vou continuar a fazer...mete-se o tronco lá para dentro e depois é fazer as trocas de agua normais enquanto o ciclo se estabelece no aquario...

 

 

saber escolher troncos não é dificil:

-ver se não é resinoso

- ver se nao tem partes a apodrecer, se tiver retiram-se

- ver se nao foi comido por dentro por bixinhos, ou seja se é quebradiço e o interior todo furadinho

- ver se está verde, ou seja, partir uma pequena parte e ver se está seca ou não

 

não é propriamente "rocket science"

 

gastem as energias no que é preciso e deixem os troncos passar pelo que teem a passar...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois!! mais ainda nas lojas é dificil encontar o tronco que queremos!! o com as formas que procuramos!! temos sempre de nos contentar com o que existe!! na natureza podemos procurar o que se assemelha ao que queremos!!

pois bem o aquario que fiz foi com uns troncos que comprei apenas fiquei satisfeito com um deles!! o aquario ñ ficou como queria!! mas tb foi para reaprender estas coisas de aquariofilia!! mas já tou a planear um proximo!! Isto é um vicio!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco foi lavado (pelo seu tamanho era impossível de ser fervido)

 

 

tirado do primeiro post do topico:

o tronco só começou a fungar no aquario... devemos prezumir então...que a fervura não mata nada que eteja no aquario e nao que venha no tronco...

 

volto a repetir a fervura nao retira muita matéria orgânica do tronco nem impede a decomposição do mesmo.

 

 

Desculpa insistir mas como podes garantir que a fervura não retira muita da matéria orgânica??

 

Este tronco unicamente foi lavado numa fervido, o membro disse issso...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso a maior parte dos troncos que compramos nas lojas de aquariofilia são desidratados...O que é uma grande vantagem.

 

Cada um faz como bem entender,nisto da aquariofilia não há regras impostas,funciona mais pela experiência,o que funciona bem para um,pode não funcionar para o outro.

Eu limito-me a dizer como faço,pois tenho-me saído bem quando preparo devidamente os troncos,com paciência e calma,(e nisso estamos de acordo) virtudes da aquariofilia.Por isso limito-me a dizer o que sei por experiência própria.Também já os coloquei sem estar preparados no aqua,e resultou mal,aliás existem dezenas de posts com este problema.Se com a fervura com sal e com o banho de 3 a 4 semanas consegui que vários troncos não deitassem 'nhanha' digo como é óbvio que é melhor.Mas pode até nem ser preciso,o tronco pode nem precisar.Mas à partida não sei e gosto de jogar pelo seguro.

 

Mas existe gostos para tudo,não havia um membro que gostava de algas? Também pode haver quem ache no toque de 'nhanha' algo belo e peculiar. :? Eu por acaso até não gosto.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mrebelo

 

Desculpa insistir mas como podes garantir que a fervura não retira muita da matéria orgânica??

 

o engraçado é que ninguem ainda tenha percebido que isto é verdade... que o tronco todo ele é materia orgânica e portanto se toda a matéria orgânica fosse retirada deixavam de ter tronco... ficavam com uns pozinhos que eram os sais minerais...

 

vamos então admitir que a fervura retirava toda a matéria orgânica excepto a celulose, que representa grande parte da madeira... ficavamos com o resto, que são açucares, primariamente e tudo o que a planta transportava pelo seu tronco ou raiz.

 

que é basicamente o que as nossas plantas fazem nos aquarios, transportar coisas através de vasos, converter e transportar novamente. Vcs tiram todas as folhinhas mortas, todos os pedaços de plantas mortas antes que sejam decompostos?

 

ah...a prova de que não se retira toda a matéria orgânica é que se isto acontecesse, não valia a pena comer vegetais cozidos :)

 

 

zogli

são desidratados???

 

por quem?

 

e se reparares muita gente diz neste post que isso lhes aconteceu mesmo com troncos comprados na loja... afinal...

 

 

 

teem é de deixar de dizer que isso é tratar os troncos...isso é no máximo tentar esterilizar os troncos antes de os meter novamente numa agua muito rica biologicamente...

 

e depois estragam tudo metendo o tronco dentro de agua durante 1 semana em agua estagnada?

 

 

e agora a questão? a nhanha é boa, é má? ja alguma vez ter perguntaste isso?

 

e a historia do "eu faço assim e acho que é melhor, isto nao tem nada a ver com ciencia e cada um faz como lhe der na tola sem que os metodos possam ser criticados" é um pouco contra o espirito de um forum, em que a troca de opiniões leva a uma solução melhor.

 

ah..e os troncos não deitam nhanha, a nhanha está na agua e multiplica-se nos troncos... o sal é efectivamente capaz de impedi-la de crescer, pode é fazer o mesmo a outros organismos, como....as plantas...

 

a fervura não impede a decomposição nem a colonização dos troncos mais tarde ou mais cedo...

 

e quando os fungos surgem, não é preciso gastar agua a remove-los...eles vao-se embora biologicamente por competição em nichos biologicos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais