como "tratar" de algas?


Lili16

Recommended Posts

ola pessoal... as plantas que tenho no meu aqua estao a ficar cheias de algas.. como tal, decidi comprar esha protalon 707.. o que me podem dizer acerca deste tratamento?..

 

espero que me possam ajuda*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de algas?Já experimentaste antes peixes?Tipo Ottos ou Cae's ou Sae's ?Caso o teu aqua esteja preparado para eles,claro.É sempre preferível uma equipa de limpeza do que meter químicos para o aquário,mas essa é a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E antes dos químicos e ainda antes da equipa de limpeza convém tentar perceber o pq das algas, digo eu não sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja uns camarões que eles ajudam a acabar com as algas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de algas?Já experimentaste antes peixes?Tipo Ottos ou Cae's ou Sae's ?Caso o teu aqua esteja preparado para eles,claro.É sempre preferível uma equipa de limpeza do que meter químicos para o aquário,mas essa é a minha opinião.

 

 

obrigada pessoal.. mas o aqua ta um pouco "minado".. e, embora tenha conhecimento de ppl que tenha esses peixes, acho que o meu aqua nao tava preparado para ter mais habitantes..

 

ja comecei a fazer o tratamento, vamos ver no que vai dar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Passa os parâmetros químicos da água do aquário para podermos analisar. Você pode introduzir Otos ou até plantas flutuantes como a Salvinia auriculata para consumir o excesso de nutrientes da água.

Agora se a alga for do tipo peteca (e como chamamos no Brasil) sinto muito... Só limpeza total e troca de todas as plantas mesmo!

Editado por JACK SOBRAL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá lili16!

 

possivelmente a origem das algas está explicada nas tuas próprias palavras:

acho que o meu aqua nao tava preparado para ter mais habitantes..

ou seja, aquario sobrelotado = excesso de matéria orgânica na água...

mas como já te disseram e bem, menciona o setup do teu aqua, que pode ajudar a tirar mais conclusões.

de qualquer forma faz já o teste aos nitratos e fosfatos e umas boas TPAs.

 

boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Passa os parâmetros químicos da água do aquário para podermos analisar. Você pode introduzir Otos ou até plantas flutuantes como a Salvinia auriculata para consumir o excesso de nutrientes da água.

Agora se a alga for do tipo peteca (e como chamamos no Brasil) sinto muito... Só limpeza total e troca de todas as plantas mesmo!

 

 

como sao essas algas?..desculpa, mas não sei ver os parametros quimicos da agua..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá lili16!

 

possivelmente a origem das algas está explicada nas tuas próprias palavras:

 

ou seja, aquario sobrelotado = excesso de matéria orgânica na água...

mas como já te disseram e bem, menciona o setup do teu aqua, que pode ajudar a tirar mais conclusões.

de qualquer forma faz já o teste aos nitratos e fosfatos e umas boas TPAs.

 

boa sorte :P

 

ola..

para um aqua de 60*27*27, com cerca de 40litros de agua, quantos peixes poderei ter, em média?.. eu esses testes não tenho, mas tenho feito muitas mudas de agua..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola..

para um aqua de 60*27*27, com cerca de 40litros de agua, quantos peixes poderei ter, em média?.. eu esses testes não tenho, mas tenho feito muitas mudas de agua..

Tens luz do sol directa no aquario?

Umas fotos ajudavam!

Com a equipe de limpeza certa e luz suficiente as algas não aparecem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá lili16!

 

possivelmente a origem das algas está explicada nas tuas próprias palavras:

 

ou seja, aquario sobrelotado = excesso de matéria orgânica na água...

mas como já te disseram e bem, menciona o setup do teu aqua, que pode ajudar a tirar mais conclusões.

de qualquer forma faz já o teste aos nitratos e fosfatos e umas boas TPAs.

 

boa sorte :P

 

 

sera que me podes disser se é necessario por mais alguma coisa no setup?..

 

dimensoes:60*27*27 (aprox 40l)

substracto: areao

fauna: neons(5), plecous(1), corydoras albinos(2), guppies(+-10), danios leopardos(>10- pequenos), rasboras(3), mollies(3) e platy(1)

flora: echinodorus bleheri; dracaena sanderiana; uma "bola de musgo"(nao sei o nome concreto);

decoração: conchas; pedras;

iluminação: 2x 20w 6400k 230v 50hz

aquecedor: aquapooh 50hz

filtro:shark2

co2: caseiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens luz do sol directa no aquario?

Umas fotos ajudavam!

Com a equipe de limpeza certa e luz suficiente as algas não aparecem!

 

 

nao, nao apanha luz solar directa.. nao consigo colocar fotos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá lili16!

 

o teu aquário tem 37,7L brutos, que deve equivaler +/-a 30 litros reais, descontando a espessura dos vidros, areão, parte superior sem água, etc.

uma maneira de saberes se tens peixes a mais é guiares-te pela regra: 1cm de peixe/litro de água. só que tens de considerar o tamanho dos peixes no estado adulto, claro.

ora, nem sequer é preciso fazer as contas, para perceber que os teus peixes todos somados, vão ultrapassar em muito essa condição, pelo que, tens de facto, peixes a mais...

quanto ao pleco, é mesmo completamente desaconselhado, porque vai crescer muito!

como já te tinha dito: muitos peixes provocam muita matéria orgânica... e como tens muito poucas plantas, elas não conseguem absorver esse nutrientes todos, por isso as algas aproveitam-se disso e não te vão largar... com a iluminação que tens (40w), podes plantar muito o teu aquário, de modo a que grande parte desses nutrientes possa ser absorvida por elas. além disso, os peixes ainda te vão agradecer terem mais esconderijos e sombras.

 

resumindo, a solução consiste em:

- seleccionares as espécies (peixes) a manter

- plantares bastante mais o teu aquário

- continuares a fazer TPAs (+/-25% semanalmente)

 

p.s.- reparei agora que dizes ter conchas dentro do aquário, o que não é nada aconselhado para os peixes de águas ácidas que aí tens, como os neons ou as rasboras... tudo o que contenha calcário tende a subir o ph para valores alcalinos... ora quem gosta desses parâmetros, são os teus vivíparos! acho mesmo bem fazeres uma escolha relativamente à tua fauna.

 

boa sorte! :crazyeyes:

 

quanto à dracaena, podes retirar do aquário, pois não é uma planta aquática e acabará por apodrecer, carregando ainda mais a água com nutrientes. se gostares muito dela, mantem-na noutro sítio, só com as raízes dentro de água, que assim, ela vai crescer.

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá lili16!

 

o teu aquário tem 37,7L brutos, que deve equivaler +/-a 30 litros reais, descontando a espessura dos vidros, areão, parte superior sem água, etc.

uma maneira de saberes se tens peixes a mais é guiares-te pela regra: 1cm de peixe/litro de água. só que tens de considerar o tamanho dos peixes no estado adulto, claro.

ora, nem sequer é preciso fazer as contas, para perceber que os teus peixes todos somados, vão ultrapassar em muito essa condição, pelo que, tens de facto, peixes a mais...

quanto ao pleco, é mesmo completamente desaconselhado, porque vai crescer muito!

como já te tinha dito: muitos peixes provocam muita matéria orgânica... e como tens muito poucas plantas, elas não conseguem absorver esse nutrientes todos, por isso as algas aproveitam-se disso e não te vão largar... com a iluminação que tens (40w), podes plantar muito o teu aquário, de modo a que grande parte desses nutrientes possa ser absorvida por elas. além disso, os peixes ainda te vão agradecer terem mais esconderijos e sombras.

 

resumindo, a solução consiste em:

- seleccionares as espécies (peixes) a manter

- plantares bastante mais o teu aquário

- continuares a fazer TPAs (+/-25% semanalmente)

 

quanto à dracaena, podes retirar do aquário, pois não é uma planta aquática e acabará por apodrecer, carregando ainda mais a água com nutrientes. se gostares muito dela, mantem-na noutro sítio, só com as raízes dentro de água, que assim, ela vai crescer.

 

muito obrigada pela ajuda..irei fazer isso..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá lili16!

 

o teu aquário tem 37,7L brutos, que deve equivaler +/-a 30 litros reais, descontando a espessura dos vidros, areão, parte superior sem água, etc.

uma maneira de saberes se tens peixes a mais é guiares-te pela regra: 1cm de peixe/litro de água. só que tens de considerar o tamanho dos peixes no estado adulto, claro.

ora, nem sequer é preciso fazer as contas, para perceber que os teus peixes todos somados, vão ultrapassar em muito essa condição, pelo que, tens de facto, peixes a mais...

quanto ao pleco, é mesmo completamente desaconselhado, porque vai crescer muito!

como já te tinha dito: muitos peixes provocam muita matéria orgânica... e como tens muito poucas plantas, elas não conseguem absorver esse nutrientes todos, por isso as algas aproveitam-se disso e não te vão largar... com a iluminação que tens (40w), podes plantar muito o teu aquário, de modo a que grande parte desses nutrientes possa ser absorvida por elas. além disso, os peixes ainda te vão agradecer terem mais esconderijos e sombras.

 

resumindo, a solução consiste em:

- seleccionares as espécies (peixes) a manter

- plantares bastante mais o teu aquário

- continuares a fazer TPAs (+/-25% semanalmente)

 

quanto à dracaena, podes retirar do aquário, pois não é uma planta aquática e acabará por apodrecer, carregando ainda mais a água com nutrientes. se gostares muito dela, mantem-na noutro sítio, só com as raízes dentro de água, que assim, ela vai crescer.

 

uma pergunta.. a dracaena nao é uma planta aquatica?mas quando a comprei(numa loja de peixes)disseram que era...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...! vendem mas não deviam!...

essa dracaena é uma forma mais colorida do 'lucky bamboo' ( aqueles 'pauzinhos' verdes com folhas na ponta, alguns dos quais até têm os troncos retorcidos) que agora há por aí em todo o lado. é, de facto, uma planta terrestre, embora se aguente bastante tempo e cresca só com as raízes mergulhadas em água.

 

editei a minha resposta anterior, por isso lê a parte em que falo das conchas, ok? :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...! vendem mas não deviam!...

essa dracaena é uma forma mais colorida do 'lucky bamboo' ( aqueles 'pauzinhos' verdes com folhas na ponta, alguns dos quais até têm os troncos retorcidos) que agora há por aí em todo o lado. é, de facto, uma planta terrestre, embora se aguente bastante tempo e cresca só com as raízes mergulhadas em água.

 

editei a minha resposta anterior, por isso lê a parte em que falo das conchas, ok? :crazyeyes:

 

 

tenho conchas no aqua, pk os valores do ph sao sempre muito baixos.. e ao por as conchas vi que ficou estabilizado entre os 6 e os 7..

achas mesmo que deveria tirar a dracaena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tirava...

... mas se gostas muito dessa planta, e até introduzires mais, mantem-te de olho nela... ao menor sinal de folhas a apodreceram, já sabes o que deves fazer :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tirava...

... mas se gostas muito dessa planta, e até introduzires mais, mantem-te de olho nela... ao menor sinal de folhas a apodreceram, já sabes o que deves fazer :crazyeyes:

 

 

pois.. é que ja estao..

é melhor tirar..

vou comprar mais plantas e ver se compro um sae

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

resolve o problema do excesso de fauna antes de comprares mais peixes... e opta antes por uns otos, devido ao tamanho do aquário. o SAE é muito grande para esse...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

resolve o problema do excesso de fauna antes de comprares mais peixes... e opta antes por uns otos, devido ao tamanho do aquário. o SAE é muito grande para esse...

 

 

ok.. vou fazer isso.. podes me dizer outro tipo de peixe que ajude?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para o tamanho do teu aquário, só posso mesmo recomendar os otos ou um pleco pequeno que não passa dos 6cm e é conhecido por LDA25, ou neritina natalensis (caracol africano) e uns camarões... mas como já tens um outro pleco e, pelos vistos, ele não te está a resolver isso, não sei... depende do tipo de algas, porque há umas que nenhum come.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma ideia... Em vez de se andar a mandar bitaites, porque é que não aconselhamos a que a nossa colega meça o PO4 e o NO3?...

 

Descubram o problema, depois resolvam-no. Outros métodos apenas remedeiam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma ideia... Em vez de se andar a mandar bitaites, porque é que não aconselhamos a que a nossa colega meça o PO4 e o NO3?...

 

Descubram o problema, depois resolvam-no. Outros métodos apenas remedeiam.

You've got my vote... love you love you

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais