Isso são Algas ? Como exterminá-las ?


durangoz

Recommended Posts

Olá.

 

É um composto orgânico que aparece geralmente nos aquários na forma de SiO2 ou SiO4. Normalmente em valores que se conseguem ler (por teste) dá em alguedo :)

Só para ser chato... é um composto inorgânico. :thumbup3:

 

os silicatos, veem, neste caso, da areia que é basicamente composta por dioxido de silicio SIO2.

Certo... mais conhecido por sílica.

 

As diatomaceas prosperam em ambientes onde consigam "orthosilicic acid" H4SiO4, desculpem mas não sei o termo correcto em portugues. Ácido esse que pode ser obtido em soluções aquosas pela acidificação de sais de silica.

Podes-lhe chamar ácido ortosilícico que ninguém se vai chatear contigo...

 

Nem precisas de acidificar a sílica, se bem que vais acelerar grandemente o processo. O silicato é um pouco como o dióxido de carbono em água, obviamente muito menos "reactivo".

 

SiO2 + 2 H2O -> H4SiO4

 

Óbvio que há silicatos e silicatos, que é o mesmo que dizer que há rochas e rochas... neste caso, e como tu disseste tão bem, a areia por ter uma área superficial por peso tão grande, faz com que liberte silicatos para a água mais facilmente que os restantes minérios. Porque se formos a ver, até o vidro é feito de silicatos (é areia fundida).

E depois tens todos os processos biológicos a ajudar à festa como já referiste... baixa oxigenação, diminuições drásticas de pH... é estar a pedir à areia que liberte os silicatos para a água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Também recomendas que desmonte tudo e inicie do 0 novamente ?

Sim... não sei qual é a tua experiência a nível de aquários plantados, mas se for pouca, aconselho-te mesmo que penses seriamente em mudar de substracto.

Isto porquê? Se não fores muito rigoroso em termos de fertilização e manutenção do aquário, o que vai acontecer é que terás sempre esse tipo de algas, e quem sabe, outras... ora isso, num primeiro aquário plantado é no mínimo dos mínimos, desmotivante.

 

Muita gente que se mete nos plantados não tem perseverança e calma suficientes para quando as coisas correm mal, aguentarem os cavalos, pensarem e tentarem resolver o problema.

Quase todos desistem facilmente, ou experimentam 1 ou 2 vezes o que lêem ou ouvem alguém dizer, e ficam à espera de resultados imediatos. Não pode ser assim!!

 

Não funcionou logo...? Esperem mais um pouco...

Continua na mesma...? Talvez não estejam a utilizar o método correcto...

Ainda não chegaram lá? Azares acontecem...

Não têm pachorra? Então desmontem e sigam os conselhos de quem já deu provas que consegue manter aquários plantados saudáveis. Não corram logo a fazer a primeira coisa que lêem...

Analisem bem o problema... leiam bastante sobre o assunto. Não fiquem é desmoralizados facilmente. Eu sei que custa olhar para os aquários e vê-los numa perfeita c*gada. Eu também já passei por isso.

 

Agora como dizia o slogan de um dos nossos Patrocinadores: "Não há milagres..."

 

E não se esqueçam... muitas das vezes, há mais do que uma maneira de resolver os problemas.

Por isso, nos plantados, ainda mais do que no outro tipo de aquários, é preciso muita calma... e puxar pela cabeça.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para ser chato... é um composto inorgânico. icon_smile.gif

 

 

E não se esqueçam... muitas das vezes, há mais do que uma maneira de resolver os problemas.

Por isso, nos plantados, ainda mais do que no outro tipo de aquários, é preciso muita calma... e puxar pela cabeça.

 

Hehe Luís ;)

 

Creio estares correcto, erro meu ;)

 

Puxar pela cabeça... concordo, mas desconhecia por completo que a areia de filtro de piscina continha uma alto valor de silicatos. Se me dissessem dito "arei" de praia sabia-o... agora da de filtro de piscina, desconhecia por completo ;)

 

Thanks!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloquei alguns camarões no aquario e os mesmos estão se fartando dessas filamentosas.... são ótimos faxineiros...

 

muitíssimo recomendados !!!! :roflroll2:

 

logo posto foto.. pois não sei a espécie deles...

 

Cumprs

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais