Problema com algas Filamentosas


Bruno Fernandes

Recommended Posts

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Duplica a dose que usas...

 

Black out de 2 dias é pouco. Regra geral o mínimo são 3 e eu faço sempre 4.

 

Deves fertilizar logo após a TPA e não passado 2 dias. Estás a fazer as plantas passar fome.

 

Aumenta no CO2.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizar logo no dia a seguir a TPA? ou no proprio dia? Nao vai ter excesso de nutrientes? :blink:

 

O CO2 tenho a 1,5bp/s. Segundo o drop checker (aquele que cheguei a por aqui o link) esta num verde um pouco amarelado, tenho receio de se aumentar ao CO2 ser demais para a fauna nao? :blink:

 

Vou seguir o conselho entao e fazer um blackout de 3 a 4 dias e ver se ajuda :happy:

 

Cumprimentos e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizar logo no dia a seguir a TPA? ou no proprio dia? Nao vai ter excesso de nutrientes? :blink:

 

Logo a seguir. Queres as plantas a passar fome? Excesso de nutrientes para quem?

 

 

O CO2 tenho a 1,5bp/s. Segundo o drop checker (aquele que cheguei a por aqui o link) esta num verde um pouco amarelado, tenho receio de se aumentar ao CO2 ser demais para a fauna nao? :blink:

 

Pois ficámos sem saber se a solução era ou não calibrada certo? Podes sempre usar a fauna como indicador. Aumentas muito devagarinho, um pouquinho todos os dias e andas com atenção à fauna. Quando a vires à tona da água já sabes que estás no limite e voltas a descer para o nível do dia anterior.

 

 

Vou seguir o conselho entao e fazer um blackout de 3 a 4 dias e ver se ajuda :happy:

 

Retira o máximo de algas que puderes antes e faz uma valente TPA. Faz o blackout e quando acabar volta a fazer uma valente TPA. fertiliza e liga o CO2 e a rotina normal.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Estou a fertilizar com TPN+ (Tropica plant nutrition plus). Algum conselho Luis?

 

Cumprimentos

Aquela que o GM te disse e/ou comprares um fertilizante de Fosfatos tipo o Flourish Phosphorous da Seachem.

 

Quanto ao apagão, sou contra essas coisas. Passo a explicar...

Obviamente que as plantas são seres superiores face às algas, e nesse aspecto são bastante mais resilientes no que toca a escurecer o aquário uns dias.

No entanto, se a razão que causa as algas subsistir, não vamos resolver nada... apenas adiar o problema, porque continuamos a fazer o mesmo. É a mesma história com o Flourish Excel... toda a gente pensa que aquilo é um produto milagroso... não é... É um excelente produto, mas há que saber utilizá-lo. Não esperem matar algas e depois irem à vossa vida porque já não têm de fazer nada. Antes de mais, convém saber qual é a causa das algas. Depois sim, é que se planeia o que fazer e como.

 

Posso-te dar um exemplo de como o Flourish por si só não funciona:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80788 (lê tudo, em particular os posts 4, 12 e 14)

 

E tira as devidas conclusões... :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa Noite a todos,

 

Ao fim de algum tempo trago algumas novidades. O aquario de momento encontra-se com muito menos algas, com isto quero dizer que apenas alguns tufos de cabelos aparecem me no musgo e em alguma cuba, mas no entanto a maior parte desapareceu com o blackout que tinha feito (4dias). As plantas é que se ressentiram um pouco e algumas inclusive, soltaram se pelo aqua. Ate mesmo alguns pes de cuba se soltaram. :confused4: Contudo posso dizer que neste momento o aquário me parece bem mais saudavel :smile2:

 

A questao do Co2 mantive nas 2bps onde segundo aquele meu indicador (fica amarelo) esta acima do que devia para o aqua mas a fauna nao se encontra a tona da agua, a nao ser quando é pra comer :rolleyes:

 

A iluminação fiz uma pequena mudança. Após o blackout tinha a iluminaçao a 4 horas (começar aos poucos). Ao fim de alguns dias aumentei pra 6 horas. Mas notava que as plantas nao faziam muito pearling e nao se desevolviam muito. À dois dias atrás decidi fazer uma mudança e em vez das 2 lampadas que costumava ter ligadas, decidi ligar as 4 lampadas. Para minha surpresa ao fim de 30 mins ja se via algum pearling nas plantas :huh: Nao sei se isto sera um bom sinal mas decidi arriscar e sendo assim tenho 2 lampadas a funcionar durante 6horas e as outras 2 lampadas ligam no intermedio dessas durante 4 horas :sleep: Alguem me corrija se estou a fazer bem ou mal pois nao sei mas penso que resulte assim :mellow:

 

A fertilização continuo a utilizar o Tpn+ mas tou a pensar trocar pelos fertilizantes da JBL. Com o Tpn+ continuo a ter os valores de po4 muito baixos, o que nao é nada bom sinal :unsure: talvez va obter melhores resultados com outro fertilizante nao? :sleep:

 

Obrigado a todos pela ajuda e disponiblidade!

 

Maiores Cumprimentos,

 

Bruno Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico contente por teres menos algas. Mas ao aumentares a luz já sabes que estás a pedi-las... O pearling não quer dizer nada. Há tanta coisa que influencia... Já que aumentaste o motor (luz) não te esqueças que também tens que ter gasolina adequada (CO2) e pneus à maneira (fertilização). Caso contrário não sais do sítio e queimas o carro.

 

Logo, aumenta o CO2 (os peixes são os melhores indicadores) e fertilização. E revê a distribuição no aqua. As algas que ainda tens podem estar relacionadas com zonas mortas???

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa noite,

 

Venho trazer uma pequena actualiação mas sem fotos.

 

Pois é com o aumento da luz aconteceu o inesperado...algas...as mesma que ja tinha antes voltaram a surgir logo no dia a seguir em que decidi ligas as outras duas lampadas. Reduzi o tempo de iluminação e estagnou. No entanto elas nao me desaparecem de vez..

 

Segundo os testes que fiz os parametros continuam iguais, ate mesmo o po4 continua baixo (sendo que estou a fertilizar TPN+ de 2 em 2 dias...) e as TPA's mantenho todas as semanas a 30%.

 

Esta semana tive um problema com o co2..Esta a bombar como normal mas a garrafa está a acabar demasiado rapido..decidi procurar fugas e la encontrei uma no redutor de pressao..

 

Sr.José sim o meu filtro continua a ser o mesmo.. Provavelmente terei de mudar o fitro entao?

 

Cumprimentos a todos e desde ja obigado pela dispoinblidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em que situação vês o pearling? com o filtro a funcionar?

 

Se continuas apenas com esse filtro tens de certeza absoluta pouca circulação.

 

E sim esqueci-me de mencionar que o pearling vi a partir do momento em que liguei as duas t5 que por norma estavam desligadas. O filtro estava a funcionar como normal..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava-me a parecer prematuro aumentar a luz mas o pessoal tem a mania de que as plantas não crescem com pouca luz... Neste caso, menos é mais... estou farto de dizer.

 

Reduzir o fotoperído não tem, nem de longe nem de perto, o mesmo efeito que reduzir a quantidade de lâmpadas. Senão reduzes as luzes nunca mais agarras o aqua.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava-me a parecer prematuro aumentar a luz mas o pessoal tem a mania de que as plantas não crescem com pouca luz... Neste caso, menos é mais... estou farto de dizer.

 

Reduzir o fotoperído não tem, nem de longe nem de perto, o mesmo efeito que reduzir a quantidade de lâmpadas. Senão reduzes as luzes nunca mais agarras o aqua.

 

GM

 

Sim precipitei me pois parecia que ja tava controlada a situação das algas mas pelos vistos nao...

 

Sim tambem reduzi as duas lampadas...ou seja tou com 6horas diarias e só com 2 lampadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!

 

Gostaria de pedir a opiniao dos mais entendidos no assunto, se a troca de filtro me ajudaria com as algas... provavelmente um filtro de balde com 900 L/h ajudaria?

 

A minha ideia seria comprar um filtro externo (canister) e aproveito o de cascata para o meu aquario de 70L que tem um filtro interno.

 

Cumprimentos

Obrigado.

Editado por Bruno Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ajuda. É a circulação que remove a porcaria que provoca amónia, e é também responsável por fazer chegar às plantas os nutrientes e o CO2. Para além disso, alguns tipos de algas têm dificuldade em "agarrar-se" quando a corrente é forte. Logo ter um bom filtro é sempre bom. Quando perguntam eu costumo recomendar um que faça 10x o volume do aqua por isso já estás a ver...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois exacto gostavo mas neste momento a "carteira" nao permite um que faça 10x a circulaçao :unsure: estava a pensar em algo mais economico nesta fase.. Dos que estive a ver gostei bastante do JBL e900... O meu aqua pelas medidas que tem e o recheio deve ter cerca de 160 a 165 Litros ou seja isso em 5x da 825L/h. Sera este filtro uma boa aposta? :unsure:

 

Abraço e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde

Também eu em tempos tive o mesmo problema com essas algas filamentosas,

essas algas são comuns em lagos com exposição solar prolongada, ao reduzir a luz solar directa

e utilizando ( SERA pond algenstop ) numa a duas semanas as algas começão a ficar castanhas

e morrem, contudo teêm de ser retiradas manualmente.

Para lagos com carpas koi nenufares e elodias é seguro para aquarios não sei, mas deve haver

produtos identicos para aquarios.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos,

 

Tenho estado um pouco ausente do forum no entanto venho trazer novidades do meu aquario :smile2:

 

Obrigado desde ja ao Gustavo e ao Mackoi pelas respostas.

 

Respondendo a ambos, Gustavo de momento ainda tou a espera do filtro, encomendei um JBL pelo que li parecem me bons e o preço ate fica em conta, no entanto espero nao me arrepender :unsure:

 

Mackoi, tenho tentado evitar usar quimicos no entanto agradeço a opiniao e se nada mais resolver que remedio vou recorrer aos quimicos :mellow:

 

O estado do aquario, de momento tenho me safado bem quanto as algas, elas ainda aparecem mas no entanto teem surgido em muito menor quantidade e apenas no musgo. De momento tou com um problema no Co2 (o redutor que tinha ta com uma fuga), enquanto nao resolvo essa situaçao, improvisei com Co2 caseiro mas nota se que nao é a mesma coisa :ohmy: As algas so teem surgido no musgo mas em pouca quantidade a qual consigo facilmente remover manualmente.

 

O problema de momento é outro..as Elodeas crescem a olhos vistos e com enorme intensidade (faço podas todas as semanas), no entanto o tapete de cuba...nao desenvolve :huh: ta estagnado bem como as cabombas que sendo de crescimento rapido estao minusculas e nao se desenvolvem :unsure: Alguma sugestao? os teste teem estado com os parametros identicos, incluindo poucos fosfatos (nao entendo como se fertilizo tpn + de dois em dois dias).

 

Obrigado a todos pelas vossas ajudas.

 

Maiores cumprimentos,

 

Bruno Fernandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

 

 

Já ia todo 'lampeiro' sugerir alelopatia, quando reparo que meio ano de testes te dão sempre o mesmo resultado, fosfatos baixos.

 

A meu ver e limitado que estou pela residual formação académica que tenho, sugiro que testes o TPN+ para fosfatos, depois de leres os resultados experimenta, como aliás já te foi recomendado, acertar e mais importante ainda, manter os níveis de CO2 estáveis, caso contrário as BBA vão atacar.

Podes seguir as receitas de fertilizantes DIY que andam por aí na net? Só tens de comprar os sais em separado e fazer tu mesmo as dissoluções, assim já sabes o que estás a adicionar ao Aqua sem ter de testar, ficando mais barato que comprar TPN, JBL ou outras propostas comerciais, já para não falar no dinheiro poupado em testes.

Se puderes aumenta a circulação (podes fazê-lo recorrendo a uma cabeça motorizada), ou diminui a fauna, ou ainda trocar de fertilizantes.

 

Provavelmente o único conselho de jeito que te posso dar é, esquece os algicidas.

Vais ter de combater 'quimicamente' esse desequilíbrio, pois a causa é química, os químicos que escolheres é que podem ser ou não os melhores.

Algicida ataca algas, que são plantas, por conseguinte as (outras) plantas que tens no aqua vão levar por tabela, mas ainda mais importante é que a fauna, que na volta nem tem culpa nenhuma, também vai ser 'envenenada'.

Podes brincar com a luz (intensidade, temperatura e duração), CO2, fertilização e mesmo com as espécies de plantas que mantens, mas tenta dar à fauna as melhores condições.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente é isto... CO2 estável, a concentrações de 30-40 ppm ( E ISTO NÃO SE CONSEGUE COM O CO2 CASEIRO)... e luz adequada.

 

Sem isto, as algas vão aparecer, sejam elas euglena, filamentosas, ou outras quaisquer.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Desde ja agradeço as respostas e ajudas prestadas aqui pelo forum! :smile2:

 

Pois bem falando do tema que nos traz por ca, as algas. Pois bem ao fim de tanto tempo de luta estas desapareceram do nada aos poucos e poucos. Os testes continuam estaveis mas os fosfatos como sempre nem velos (muito estranho isto), contudo o que me limitei a fazer foi reduzir as horas, aumentei o co2 para 2 bps e adaptei uma solenoide para funcionar com a iluminaçao. Tambem mantive TPA's semanais e por vezes mais curtas e penso que isso tambem tenha influenciado no desaparecimento das mesmas. Hoje montei o novo filtro um JBL e900 e sem duvida alguma que faz muito mais circulaçao o que podera ajudar tambem na distribuiçao de nutrientes e co2.

 

Neste momento estou mais focado para o facto do tapete de cuba nao desenvolver, bem como pelo contrario este tende em soltar se de tempos a tempos e crescer pra cima. Pelo que tenho lido pudera ser falta de luz ou nutrientes instaveis. O que me deixa pe atras, pois se aumentar a luz arrisco me a ter algas outra vez, mas ser o principal factor para o crescimento da mesma nao? Quanto aos nutrientes, fico um pouco estranho ao facto de me faltar sempre fosfatos, tende em nao subir mesmo depois de fertilizado.

 

Quanto ao TPN+ estava a pensar substituir pelos novos fertilizantes liquidos da tropica (specialized e premium), contudo tambem estou em duvida com o EI. O sistema EI ainda nao percebi bem como funciona as diluiçoes e as dosagens e como nao sou muito expriente estava a pensar ficar me por algo mais "pratico" por agora, contudo nao sei se sera suficiente. Alguem me pode indicar um bom local onde comprar os sais a bom preço e que seja de confiança?

 

Obrigado a todos, deixo-vos uma foto actual do estao do aqua ja sem algas nenhumas mas com necessidade de uma poda valente! :smile2:

 

533821_503112096398692_987723839_n.jpg

 

Maior cumprimentos,

 

Bruno Fernandes.

Editado por Bruno Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde a todos,

 

Visto que hoje tive algum tempo disponivel para tratar do aquario, fiz a tao precisa poda nas plantas e aproveitei para efectuar os testes. Surpresa das surpresas o nivel de po4 estava a 0,25/0,50 (não deu pra perceber bem porque a cor é muito parecida), contudo sempre nao era 0 como costume! :smile2:

 

Visto que as algas se foram e que os niveis estao a estabilizar sera que ja posso começa a aumentar na iluminaçao? Ligar mais 2 lampadas ou aumentar o tempo das 2 que tenho ligadas?

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Vamos por partes...

 

Se podaste, o aqua ficou 'mais iluminado'.

Portanto, dá-lhe um tempo para se adaptar a essa mudança.

Geralmente uma a duas semanas é suficiente, se não aparecerem algas podes aumentar a iluminação.

 

Por outro lado...

Se aumentares a injecção de CO2 não precisas de aumentar à iluminação.

Além disso consegues que a Cuba se mantenha junto ao fundo porque não precisa de 'vir à tona' à procura dele.

As plantas vão crescer mais depressa e as algas só te aparecem se te esqueceres de fertilizar.

 

Imagina a luz como uma energia extra que deve apenas ser usada em casos pontuais.

O que faz as plantas crescer, são os fertilizantes e o CO2 é um dos mais importantes, a luz é como um catalisador dessa reacção.

Assim como o açúcar te dá uma energia rápida, mas que desaparece em pouco tempo, do que precisas para 'alimentar' correctamente as plantas é de fertilizantes e CO2.

Se quiseres que elas cresçam muito rápido, aumentas a iluminação, mas atenção, tens de estar preparado para que nunca sintam falta de um desses elementos, pois as deficiências aparecem rapidamente.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Obrigado babykhan pela resposta.

 

Se bem percebi se manter o aquario assim esta tudo ok certo. Mas o que me tem deixado na incerteza de aumentar a iluminaçao é o facto de que a cuba tem crescido um pouco para cima e alem disso tende em soltar se, dai a minha duvida. Contudo vou esperar por agora a ver como as plantas reagem a poda e ao facto de estarem livre das algas.

 

Cumprimentos,

 

Bruno Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais