Mais BBAs


koyodu

Recommended Posts

Boa noite,

 

3 perguntas:

 

- Para que vais aumentar mais o CO2 se por mais PO4 que injectes no aqua ao fim do fotoperíodo tens os níveis a zero?;

 

- qual o fertilizante de PO4 que usas e qual a sua concentração?;

 

- fertilizas diariamente com que quantidade de PO4 e para quantos litros de água?

 

Terás já porventura medido a quantidade de PO4 pela manhã, depois de fertilizar e ao final do dia, para perceberes na realidade que quantidade estão as plantas a 'queimar', balizando assim as doses deste macro?

 

Sei lá porque vou aumentar o CO2, o objectivo é estimular a planta para competir com a alga, mas tens razao quanto aos nutrientes a 0, ficam sem nada para consumir... Quanto ao fertilizante de PO4 estou a utilizar para já o da seachem (uma vez que não consigo encontrar em farmacia nenhuma fosfato para dissolução e ainda não sei onde o adquirir), estou a colocar 5 ml de fosfato diario para 200L.

Não, confesso que não fiz a medição de manhã após fert nem no final, vou ver se o faço.

 

 

 

Boas

 

 

Não podes ter os valores de PO4 a zero!

O que tens é o resultado de um excesso desse elemento na água!

 

Tira uma amostra da tua água e compara-a numa loja (ou com alguém que conheças), porque os teus testes entregaram a alma ao criador.

 

Acho que quando reduzires o CO2 (que está a gastar desnecessariamente) vais ter um aumento das algas, mas depois (com os novos testes que vais comprar) elas desaparecem-te ao fim de umas semanas.

Não stresses que isso vai ao sítio!

 

Se pudesses postar umas fotos desse 'algário' era de valor...

 

 

Bem :):P agora fiquei deveraaaaaaaaaaaaaas baralhado, já não sei o que fazer, uns aconselham a subir CO2 outros nem por isso :P isto é mesmo complicado. Então se bem entendi, achas que o meu teste de PO4 não está bom? E ao contrário daquilo que eu penso, os fosfatos estão elevados?

 

;) Já nem sei o que fazer, se aumente CO2 ou se reduza, se pare fertilzação de PO4 ou não... que cena

 

Quanto ás fotos, amanhã sem falta irei tirar, e colocarei aqui no final da tarde, mas acho que não vao desvendar muito...

 

Obrigado

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos com calma... isto não é nada de irresolúvel.........

 

Na minha opinião, deves fazer os testes, para perceberes com quantos ppm - Mg/L ficas após fertilizares com esses mililitros para os tais 200 litros de água.

 

Até lá, não mexas no CO2, diria mais até, para essa litragem, e se tiveres uma boa dissolução do gasoso, 2 bps à partida chegam, podendo-se eventualmente aumentar os bps´s caso se queira aumentar ainda mais o crescimento das plantas - medida acompanhada por um aumento paralelo do fotoperíodo e doses de fertilização - mas isso fica para outra altura, agora importa estabilizar o aqua.

 

Tens a certeza que no espaço de um fotoperíodo o PO4 te vem para zeros? É que essas BBA´s podem muito bem ser resultado de desiquilíbrios de fosfatos, aliadas a níveis de CO2 inconstantes e relativamente baixos....

 

Por acaso estou com o frasco de PO4 da seachem e diz: "use 2,5 ml for 80 L". Não faço ideia de quanto eleva isto os níveis de PO4..........

 

Confirma os níveis de PO4 logo depois de uma fertilização e depois ao fim do dia sff.

 

Tens alguma noção de intervalos de valores aceitáveis de nutrientes e velocidade de absorção de plantas?

 

Já agora, o aqua está plantado com plantas de crescimento lento ou de crescimento rápido?

 

Outra coisa, aproveita para ler este tópico do Diogo, que tiras de lá algum proveito com toda a certeza:

 

Index Estimativo - Tom Barr

 

.... e não te esqueças que os rácios de consumos aí indicados são válidos principalmente para aquas bem plantados com plantas de crescimento rápido, boa iluminação e CO2 qb.

 

A esta distância deve ser tudo o que posso fazer para ajudar. É preciso recordar que eliminar algas é um processo moroso e de muita paciência. Tenta perceber o que se está a passar com o teu caso em particular mas antes vais ter de absorver informação que me parece estar te a faltar neste momento. Em todo o caso, já tens aqui informação mais que suficiente para começar a ordenar tudo... vais ver que quando tiveres o processo todo assimilado nem testes à água precisas de fazer; basta te saber com exactidão as concentrações dos nutrientes que usas, para saberes que doses de fert´s injectas no aqua, que vão ser aquelas que as plantas precisam para crescer e nada mais.... o resto vem do controle de luzes, CO2, muita observação das plantas e .... trocas de água...

 

Dá-lhe !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Koyodu,

 

:) Também sou da opinião que deves aumentar o Co2,

desde que os peixes não andem ofegantes e a respirar à superfíie, o único inconveniente do excesso de Co2 é a botija gastar-se mais depressa.

 

Em relação ao fosfato.....

tenho aqui monofosfato de potássio que me dá para os próximos anos....

se quiseres posso-te dispensar 75gr. :P

 

Depois é só diluíres:

Se juntares 1 litro de agua destilada, cada ml desta solução, em 200 litros, aumenta os fosfatos em 0,25 ppm.

ou

Se juntares 500 ml de agua destilada, cada ml desta solução, em 200 litros, aumenta os fosfatos em 0,50 ppm.

Eu prefiro a 1ª diluição.....

 

 

Se tiveres interessado envia PM!

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

P.S.: Esqueci-me de perguntar.... como é que está a tua circulação de agua? Quantos l/h faz o teu filtro?

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Continuo a dizer que BBA são resultado de baixa concentração de co2, se tens as plantas em bom estado e o problema é apenas as BBA basta aumentar um pouco a concentração de co2, se as plantas apresentarem sintomas de carências aí sim tens de verificar a fertilização!

 

Cumprimentos, Luis.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos lá ver se te consigo ajudar... não é alterações radicais que vão resolver o problema.. como aumentar isto e reduzir aquilo...

 

Como foi dito as BBA aparecem por desiquilibrio... (Concentrações de CO2 perto dos 30ppm a 40ppm previnem o seu aparecimento) mas claro que se o desiquilibrio for grande não surtirá grande efeito!

 

O que podes fazer para combater como foi dito injectar excel directamente nas algas ou mesmo podar as zonas mais afectadas (a poda neste caso ajuda bastante.. pois quanto mais concentradas forem as algas mais dificil vai ser de recuperar)

 

As TPAs no teu caso são uma incognita... porque se for falta de nutrientes estás a piorar a situação retirando os nutrientes... se tiveres valores elevados as TPAs ajudam.

 

Agora resta saber se os testes que tens estão bons ou não.. experimenta com um teste de algum membro da tua zona ou mesmo em certas lojas fazem os testes.. mediante um valor reduzido.

 

Depois outra coisa, nunca fertilizes tudo ao mesmo tempo... como ferro e fosfatos.. isso provoca uma reaçção que dificulta imenso a assimilação dos nutrientes!! O melhor é fertilizar os macros em dias separados dos micros.. em que doseias os nutrientes para o dobro. Mas isto já é uma opção de fertilização!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto da situação:

As BBA são potenciadas com um nível baixo de CO2, não resultam simplesmente desse factor mas de um desiquilibrio dos nutrientes presentes na coluna de agua.

A introdução do CO2 vai aumentar o metabolismo das plantas de forma a capacitá-las para consumir os nutrientes antes e mais eficientemente que as algas.

Nenhum dos macro ou micro nutrientes deve ter um valor igual a zero.

Não só os macro nutrientes são im portantes para que as plantas se mantenham saudáveis, também os micro nutrientes contribuem para a súde da flora e permitem ou facilitam a absorção dos primeiros (está tudo inter-dependente).

 

Fertilizar à noite ou de dia não faz diferença. è verdade que o consumo dos nutrientes se faz sobretudo durante o período fotosintético, mas as plantas tanto apreciam uma refeição "fresca" como uma um bocadinho mais "retardada"... O importante é que tentes manter constantemente presentes todos os nutrientes dentro dos valores necessários para um desenvolvimento saudável, sem nunca os deixar chegar a zero.

 

Pela minha experiência, o melhor momento para medir os valores e consequentemente fertilizar em função das medições é um pouco antes do início do período fotosintético, mas desde que o faças aproximadamente sempre à mesma hora não será muito importante.

 

Tenta manter os valores dentro dos intervalos ideais (que o jpospr já te indicou:

Ferro [0.25ppm,0.7 ppm]

Potássio [20 ppm,30 ppm]

Nitratos [5 ppm,10 ppm]

Magnésio [45 ppm,50 ppm]

Fosfato [0.5 ppm,1 ppm]

 

Após a medição dos valores (sim os testes por vezes são dificeis de ler), fertiliza de modo a colocares os valores dentro dos intervalos ideais.

Faz as medições diárias durante o período de 2 ou 3 semanas... Após esse período de medição/fertilização diária, podes verificar a média do consumo do teu aqua (cada aua difere dos demais, ou seja, cada caso é um caso).

A partir daí podes comaçar a fazer as medições com menos frequência, mas tens de continuar a fertilizar diáriamente, ajustando eventualmente a fertilização de acordo com as medições que fores observando.

 

Quando tiveres acertado razoavelmente a fertilização, as BBA não desaparecerão de um momento para o outro. Vais é vê-las enfraquecer, ficando muito menores mas ainda lá por mais algum tempo...

Nesse momento, podes usar o tratamento de agua oxigenada, Flourish Excel, ou outro parecido, sobre os inertes (rochas, troncos, vidro, areão...), mas não o uses sobre as plantas.

Remove as folhas mais afectadas (supostamente as mais velhas) e espera que novas e saudáveis folhas brotem de novo.

 

Vais ver que entretanto terás tanta coisa interessante para observar nas tuas plantas, que quando deres por isso o ataque de BBA já passou à história (ou pelo menos as poucas que restarem já não são preocupantes).

Não penses é que consegues resolver isso numa semana ou duas. Dá tempo e condições ás plantas para se desenvonverem saudavelmente, que elas acabarão por ganhar essa guerra.

 

Boa sorte, e paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já obrigado pelo apoio/ajuda que me estão a dar. Vou tentar responder a todos. Primeiramente deixo aqui as fotos do aquario, foi o melhor que se arranjou, os peixes não facilitaram muito o trabalho, fosse qual fosse a posição ou lugar que escolhesse faziam questao de se por à frente hehe

 

 

http://img.photobucket.com/albums/v621/koyodu/IMGP0001.jpg

IMGP0001.jpg

 

http://img.photobucket.com/albums/v621/koyodu/IMGP0003.jpg

IMGP0003.jpg

 

http://img.photobucket.com/albums/v621/koyodu/IMGP0006.jpg

IMGP0006.jpg

 

http://img.photobucket.com/albums/v621/koyodu/IMGP0007.jpg

IMGP0007.jpg

 

http://img.photobucket.com/albums/v621/koyodu/IMGP0008.jpg

IMGP0008.jpg

 

http://img.photobucket.com/albums/v621/koyodu/IMGP0009.jpg

IMGP0009.jpg

 

 

Ricardo

 

Quanto à medição no inicio da fert. e fim do periodo fotossintetico irei fazê-lo talvez no domingo, infelizmente é quando terei tempo para o fazer. Sim tenho lido bastante em relação à absorçao das plantas necessidades, valores aceitaveis etc, o aquario tem tanto de plantas de crescimento lento como rápido como podes ver nas fotos.

 

Godlike

 

Já fiz a injecção com H2O2 que sempre é mais barato, mas penso que não adianta de muito mesmo com o excel, primeiro terei que fazer o equilibrio dos nutrientes, caso contrario por mais algas que mate, outras tantas irao aparecer no mesmo lugar. As TPAs, podem prejudicar já que poderei estar a retirar nutrientes, mas é mesmo necessário pela saúde dos peixes que tenho no aquario. Quanto ao teste, não conheço ninguém fora do forum que possa fazer-me um teste aos fosfatos. O meu teste é da SERA e tem meio ano, é um teste bem caro, nao queria nada ter que comprar outro yikes. Obrigado, vou seguir o teu conselho de fertilizar ferro e fosfatos em periodos diferentes.

 

C. Mocho.

 

Pois presumo, que terei de comprar mais testes de FE, K e Mg... pensei que tivesse os principais. Usei a dita água oxigenada tanto em plantas como em inertes, mas nem assim tive grandes resultados. Já removi mais do que apenas folhas, removi a planta praticamente inteira.

Eu não penso que onsigo resolver isto em apenas uma semana ou até duas, mas contava ter resultados após 3 meses e meio com esta infestação. :oops:

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente Rui, 3,5 meses é desesperante, mas o que eu te quiz transmitir é que é necessário ter calma.

 

Testes de K, duvido que encontres e se encontrares vais ver que opreço deve ser proibitivo. Os outros são úteis mas não são fundamentais.

Acho que com testes de Nitratos, Fosfatos, PH, Kh e Gh já dás bem conta do recado.

Eu andei a experimentar varias marcas e no final acabei por optar pelos testes da Nutrafin, não pela facilidade de leitura da escala cromática, mas para evitar os reagentes em pó e assim permitir uma medição mais exacta. Mas cada um é que sabe o tipo de material com que se ajeita melhor...

 

Parece-me é que enquanto não tiveres acertado as dosagens de fertilização vais ter de medir os valores (pelo menos os Nitratos e os Fosfatos), com muito mais frequência.

Inicialmente, uma medição diária é o ideal. Depois tens de estudar as concentrações dos teus fertilizantes e relacioná-las com a quantidade de agua do teu aquário. Dessa forma poderás vir a saber qual a quantidade a colocar para subir 1 ppm na concentração da tua agua.

Assim, fazes a medição e depois colocas a quantidade de fertilizante necessário para subires para os valores ideais. No dia seguinte, com novos testes vês a quantidade que foi consumida e repôes o necessário...

Ao fim de alguns dias começas a aperceber-te do consumo médio diário do teu aquário e partir daí já podes descansar um pouco mais (não nas fertilizações, mas nos testes).

 

Não sei quais as experiências que já fizeste, mas sei que comigo isto resultou na perfeição. O meu desespero actual é que as plantas cresceram tanto que os peixinhos deixaram de ser os protagonistas principais e essa não era a minha intenção, mas qualquer dia resolvo o assunto.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, não pensei que fosse tão exigente relativamente a tempo para ter um plantado bonito.

 

Bom eu neste momento estou a fazer fertilização diaria com KCL (diluido em 1000ml agua) equivale 0,50 ppm, estou a fazer 4/5 ml/dia=2,5ppm.

 

Estou a ter dificuldade em encontrar Fosfato monopotássico para dissolução, pelo que para já estou a dosear 5ml de fofatos da Seachem mas não faço ideia de quantos ppms isso equivale (secalhar esotu a por pouco)

 

Os micros doseio com seachem flourish e o ferro tb da seachem 2xs dia.

 

Esta é a fertilização que estou a fazer, não sei se é a correcta ou não, assim que consiga arranjar fosfato monopotassico vou fazer aplicações em maior quantidade, e avaliar quantidade de fosfato após injecção.

 

Sinceramente estou de mãos atadas, penso que não posso fazer muito mais... :shocked028:

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 2 filtros externos a fazer 2000L/h e com as flautas em cantos opostos,mais que circulação de água e BBA's para dar e vender.Não me pareça que seja disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não penses que é assim tão difícil. Ao princípio pareçe muito complicado e d facto,nas primeiras semanas dá um bocadinho de trabalho, mas pasada essa fase entra-se em velocidade de cruzeiro e a patir dai está-se bem.

Relativamente aos produtos da Saechen, nunca os usei, mas tenho ouvido dizer que são muito bons, logo o Saechen PHosforus é uma altrnativa perfeitamente viável.

Para saberes que quantidade de Saechen Phosforus deves adicionar segue a fórmula

0,8vp=m

onde v=volume do aquárioem galões, p=incremento de Fosfato pretendido e m=quantidade de ML de Saechen Phosforus a adicionar.

Não sei se esta informação vem escrita no rótulo do produto, mas é o que se lê no site da Saechen:

http://www.seachem.com/Products/product_pa...Phosphorus.html

 

Não te esqueças, fazes o teste e vês o que tens de acrescentar... no dia seguinte fazes o mesmo... ao fim de 2 semanas já dá para fazer o teste apenas 2 ou 3 vezes por semana.

Com Discus é possível que não tenhas de adicionar Nitratos, mas pelo sim pelo não faz também o teste de vez em quando.

O Ferro é importante e é fácil de ver se estás a adicionar em demasia (filamentosas)

Os micros são talvez ainda mais importantes, mas sem testes o melhor é começares com metade da dose recomendada e depois vais subindo aos poucos. Logo vês se o incremento dos micros se reflete ou não na absorção dos macro-nutrientes.

 

Não desesperes que só pareçe muito complicado agora no início, depois torna-se apenas uma rotina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Estive a ler todo o tópico com atenção e não restam duvidas que as algas estão a ser causadas por desiquilibrio de macros.

 

Especialmente com os Fosfatos a 0.

 

Utilizo toda a gama de fertilização da Seachem nos meus 2 aquários e utilizo o plano diário proposto por eles.

Posso-te dizer que é praticamente impossivel tentares acertar os valores dos Macros com o Phosporous e Nitrogen

Para o fazeres tens de utilizar bem mais do que o recomendado por eles.

 

Exemplo - Quando montei o 54L, começei logo com a fertilização diária. Como tinha os Nitratos e Fosfatos a 0, tentei chagar aos valores ideais com o fertilizante, e posso-te dizer que para passar de NO3 - 0 para NO3 - 5, tinha de deitar 3 tampas cheias de Nitrogen. Como o Nitrogen é composto maioritariamente pela forma preferida pelas plantas (Amónia), cada vez que o fazia, tinha picos de amónia e respectivos surtos de Staghorn Algae.

 

Se queres um conselho para resolveres a tua situação , aconselho-te o seguinte:

 

Segue rigorosamente o plano de fertilização da Seachem, isto partindo do principio que tens todos os produtos separados, e com as quantidades propostas por eles.

 

Pode parecer ridiculo, estares a tentar combater o problema assim, mas vais ver que passado algumas semanas o aquário vai estabilizar e as algas vão começar a desaparecer.

 

Também tive alguns problemas de algas no meu aquário mais recente e andei algumas semanas a tentar inventar planos de fertilização e a fazer testes diários, até que desisti e começei a utilizar o plano deles à coisa de umas 3 semanas, posso-te dizer que as algas estão praticamente controladas.

 

Vais ver que com alguma paciência, a situação resolve-se. Não estejas é a espera que as algas desaparecam de um dia para o outro.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais