Tronco Com...algas?


André Ribeiro

Recommended Posts

obviamente quando me referia ao argumento, era argumentos que tu considerasses ainda válidos depois desta discussão...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

e como parece que eu sou de compreensão lenta... faz assim para eu perceber onde esta:

Compreendeste mal,eu não disse que tu eras de compreensão lenta,bem pelo contrário,acho que pensas é rápido demais! :P

 

A sério a minha tese de que devemos ferver os troncos e pôr-los a banhos,baseia-se na forma tentativa - erro. Compreendo a tua posição,pois contigo a tentativa - erro passou-se de outra maneira,comigo aconteceu de que fui mais bem sucedido quando fervi e pus de molho.Agora continuo a achar que matéria verde dentro de um tronco em contacto com a água possa originar mais facilmente fungos ou apodrecer mais depressa.É uma simples prevenção que eu faço,pois não sei o comportamento do tronco no aquário,e não me apetece estar a desmanchar um ´layout' por causa de um tronco menos próprio para a aquariofilia.Eu sei que os fungos são dos seres mais antigos da terra e mais bem adaptados,também sei que um banho de água a ferver com sal deixa-me um pouco mais seguro.

Por ex. a questão das pedras,passar simplesmente passar por água e retirar a sujidade maior pode não remover possíveis químicos nocivos,pesticidas ou o diabo a 4, para a fauna e flora,que possam ter estado em contacto com as pedras ou troncos.Ferver pelo menos é melhor.E o anti-fungico pode fazer mal aos camarões que tenho em todos os aquários.

 

Quero também dizer, porque as teclas não são como os sons e as expressões faciais,que por escrever de forma 'acalorada' não invalida que eu esteja sempre na boa com toda a gente,continuando a respeitar a ti e todos de forma igual.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então o que é o fungo!!

se mesmo fervido com sal e "esterelizado" continua aparecer!!

e isso que ninguem consegue responder!!

mas assim ainda fico com aisn impresão que ñ é algo do tronco mas sim algo que já existe no aquario!! tenho um tronco em tratamento há 2 semanas!!

sim já foi lavado com sal!! mas sem ser fervido!! já foi passado por agua,, e neste momento esta de molho a 1 1/2 semana de molho e ainda ñ lhe apareceu fungo nehum!!

pois bem quer disser que este fungo é algo que já estava dentro do aquario!! nas plantas!! no sbstracto??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

então o que é o fungo!!

se mesmo fervido com sal e "esterelizado" continua aparecer!!

e isso que ninguem consegue responder!!

Hmm... tens lido o tópico?

 

mas assim ainda fico com aisn impresão que ñ é algo do tronco mas sim algo que já existe no aquario!!

Bingo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se quiseres eu mostro-te numa pedra... pode ser? :shock:

 

O tronco é muito mais propício ao aparecimento dos fungos. Porquê? Porque ao ser feito de matéria orgânica, se bem que minimamente inerte dentro de água, os fungos conseguem aproveitar-se dela. Então é preferível ir morar para o tronco com 'comida à porta', ou andar pelo aquário à espera que ela te caia à frente?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se quiseres eu mostro-te numa pedra... pode ser? :shock:

 

O tronco é muito mais propício ao aparecimento dos fungos. Porquê? Porque ao ser feito de matéria orgânica, se bem que minimamente inerte dentro de água, os fungos conseguem aproveitar-se dela. Então é preferível ir morar para o tronco com 'comida à porta', ou andar pelo aquário à espera que ela te caia à frente?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

mas desaparecem!! sem deixar rasto..... isso é que acho ainda mais estranho!! eu ñ tenho peixes para as comerem!! (quer disser agora já tenho mas quando desapareceu ñ tinha!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis Fortunato,defendes então que em caso algum,o aparecimento de fungos se pode dever também ao interior do tronco,quer seja por haver alguma matéria ainda verde dentro do mesmo,ou pela presença de esporos na superficie(que já existiam no tronco e não foram removidos com o tratamento),ou por qualquer outra razão?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, acredito que no final, tanto o Luis como o Just me, pretendem dizer, que facam o que fizerem, fungos poderao aparecer num tronco recem colocado num aquario. Pessoalmente partilho a mesma opiniao destes dois e, apenas boa limpeza debaixo de agua basta.

Um abraco.

 

PS: sempre ouvi dizer '' o material tem sempre razao'' : :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':shock:' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, acredito que no final, tanto o Luis como o Just me, pretendem dizer, que facam o que fizerem, fungos poderao aparecer num tronco recem colocado num aquario. Pessoalmente partilho a mesma opiniao destes dois e, apenas boa limpeza debaixo de agua basta.

Um abraco.

 

PS: sempre ouvi dizer '' o material tem sempre razao'' : :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':shock:' />

 

pos mas que pelo parece ñ é o material mas sim o aquario!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pos mas que pelo parece ñ é o material mas sim o aquario!!

apenas o disse para desanuviar.

Toda a situacao em questao e provocada pela colocacao de uma nova materia no aquario, sendo esta aproveitada como um pequeno nicho ecologico pelos fungos em questao ou microorganismos. Alimentam-se dissolvendo e digerindo materia organica e mineral do meio onde vivem. Para isso possuem um sistema de enzimas digestivas que segregam sobre os seus alimentos, absorvendo depois os produtos soluveis. Como ja se disse, com o seu devido tempo isso desaparece.

Fiquem bem e um abraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

mas desaparecem!! sem deixar rasto..... isso é que acho ainda mais estranho!!

Essa questão já foi contemplada... outros seres vivos competirão com os fungos, e estes deixarão de existir... sem deixar rasto.

 

Luis Fortunato,defendes então que em caso algum,o aparecimento de fungos se pode dever também ao interior do tronco,quer seja por haver alguma matéria ainda verde dentro do mesmo,ou pela presença de esporos na superficie(que já existiam no tronco e não foram removidos com o tratamento),ou por qualquer outra razão?

 

Zogli...

 

Pensa lá um bocado, será que os esporos ou o que quer que seja que esteja no tronco, estão adaptados para viverem submersos? Antes que digas que o tronco tem água no seu interior, lembra-te... uma coisa é uma solução aquosa com milhares de compostos dissolvidos (vulga seiva), outra é água do teu aquário... também tem muita coisa dissolvida, mas obviamente não em concentrações tão elevadas.

 

Eu não estudei micologia, não conheço todo o tipo de fungos existentes... nem eu nem ninguém.

 

Segundo, e como já aqui foi dito, como é que com uma fervura/sal tu garantes que matas os esporos/fungos no interior do tronco? Se calhar os próprios seres vivos, mesmo os mais simples arranjaram maneiras de impedir que o sal, ou mesmo altas temperaturas não os afectem...

 

Sabes porque é que o Potássio, por exemplo é bem mais importante para as plantas que o Sódio? Talvez porque devido às suas características químicas, o Sódio não consiga transpôr as paredes celulares tão facilmente quanto o Potássio, mesmo este sendo mais pequeno...

 

Se é uma coisa natural, e já referido várias vezes, neste tópico inclusivé, que mesmo depois de fervuras e salgadelas os fungos aparecem, a questão final, e a que sempre perguntei/perguntamos:

 

Porquê ferver ou salgar?? Por divertimento? Dizes que mata, diminui, o que seja... se eles aparecem à mesma, porquê fazer isso tudo? É como o Just_me diz... mais vale deitarem anti-fúngicos na água do aquário. Azul de Metileno ou Verde Malaquite, por exemplo...

 

Esses são anti-fúngicos comprovados...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, acredito que no final, tanto o Luis como o Just me, pretendem dizer, que facam o que fizerem, fungos poderao aparecer num tronco recem colocado num aquario. Pessoalmente partilho a mesma opiniao destes dois e, apenas boa limpeza debaixo de agua basta.

Um abraco.

PS: sempre ouvi dizer '' o material tem sempre razao'' : :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':shock:' />

Concordo que os fungos poderão sempre aparecer quer ferva ou não,porque existem esses microorganismos nos aquários,no ar,em todo o lado. O que não quero é que o tronco transporte mais nada lá para dentro,nem quimicos,nem possiveis pesticidas,e a melhor forma de tentar esterilizar e limpar o tronco é fervendo,uma simples limpeza pode deixar resquicios de um pesticida por ex.,e mesmo quantidades minimas podem chegar para matar toda a fauna.

Já pôr o tronco de molho é para afundar,ver o comportamento do tronco,prevendo o seu apodrecimento.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que os fungos poderão sempre aparecer quer ferva ou não,porque existem esses microorganismos nos aquários,no ar,em todo o lado. O que não quero é que o tronco transporte mais nada lá para dentro,nem quimicos,nem possiveis pesticidas,e a melhor forma de tentar esterilizar e limpar o tronco é fervendo,uma simples limpeza pode deixar resquicios de um pesticida por ex.,e mesmo quantidades minimas podem chegar para matar toda a fauna.

Já pôr o tronco de molho é para afundar,ver o comportamento do tronco,prevendo o seu apodrecimento.

Por essa maneira de pensar, tambem acreditas que relativamente aos aquarios de agua salgada se deva ferver a rocha viva? Para estes nao devera ser necessario o sal, visto que este irao fazer parte de um ecossistema marinho...

Um abraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

e a melhor forma de tentar esterilizar e limpar o tronco é fervendo.

Será...? :shock:

 

Em termos de contaminantes químicos, não sei se fervendo vais fazer alguma coisa. Acho que para retirares alguma coisa lá de dentro, sem ser por difusão/osmose (entende como queiras), não estou a ver de que maneira o possas fazer. Imagina mercúrio que foi retido pelo tronco... ferveres não te vai adiantar de nada... a estrutura física do tronco praticamente não é alterada, e dificilmente a água vai entrar para o tronco. Se assim fosse, fervia-se um tronco e ele ia logo ao fundo, pois a água já tinha substituido o ar no seu interior... ora a experiência diz-nos (a mim, a ti e a toda a gente) que fervendo um tronco, ele não vai ao fundo, pois não? Então, significa que a água não passou pelo seu interior, e apenas 'molhou' as partes mais superficiais... o tal chá de tronco.

 

Que mata e remove coisas à superfície... sim, depende das coisas. Do seu interior, como um pesticida, por exemplo? Se calhar não...

 

Infelizmente, tens duas grandes maneiras de o fazer... a primeira e mais comum, deixas o tronco em água e vais mudando a água (osmose). Segunda, atacas o tronco aí com um ácido forte, ou qualquer coisa do género... o problema é que depois não tens tronco :D

 

Até o podes deixar no tanque da rega umas semanas até ir ao fundo (substituir o ar por água), mas depois ao metê-lo no aquário os fungos aparecem...

 

Ok, dizes que já o fizeste, e que não aparecem, ou aparecem menos... está bem, mas também temos aqui relatos de pessoas a quem apareceu depois de tratarem os troncos, certo?

 

E é essa a grande questão (vamos parar sempre ao mesmo ponto), se eles aparecem sempre, tratando ou não... se calhar não vale assim tanto a pena tratar. Ou melhor do que isso... tratar como deve ser, e não usar essas mezinhas, que bem dissecadas, vamos a ver e se calhar não têm assim tanta lógica.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por essa maneira de pensar, tambem acreditas que relativamente aos aquarios de agua salgada se deva ferver a rocha viva? Para estes nao devera ser necessario o sal, visto que este irao fazer parte de um ecossistema marinho...

Um abraco.

Por amor de Deus...Estás a reinar...O que é que a rocha viva vem para o que eu disse,que no caso foi tratar o tronco por possível contaminação de pesticidas?

 

Infelizmente, tens duas grandes maneiras de o fazer... a primeira e mais comum, deixas o tronco em água e vais mudando a água (osmose).

 

E é essa a grande questão (vamos parar sempre ao mesmo ponto), se eles aparecem sempre, tratando ou não... se calhar não vale assim tanto a pena tratar. Ou melhor do que isso... tratar como deve ser, e não usar essas mezinhas, que bem dissecadas, vamos a ver e se calhar não têm assim tanta lógica.

Sim,eu depois de ferver meto dentro de um recipiente e vou trocando a água até que ele afunde.

 

A grande questão é se um tronco com pesticidas mata mais depressa a fauna tratado ou não tratado.

É que eu não estou a falar de troncos comprados e com factura(para depois reclamarmos),estou a falar de troncos que já apanhei em Sintra,no Gerês,mas também na Ramada...Troncos com diversas texturas e rugosidades e entre elas podem alojar-se quimicos nocivos,micro-organismos que eu não sei como se vão comportar dentro do meu aquário.Será que isto é tão dificil de compreender...Os fungos é a questão menor.

Comprei na Ornimundo um ''Red Wood Moor'',claro que não o fervi,nem o coloquei de molho,apenas lhe dei um banho com o chuveiro e limpei superficialmente com uma escova.Um tronco lindo que achei na Ramada,entre as moitas suburbanas,é obvio que fervi com sal,pus de molho,até ver se estava apto a ir para o aquário.Se não conseguem compreender isto é má-vontade.

 

Não levem a mal mas já estou um pouco farto de bater na mesma tecla.Apenas digo isto para ninguém menos experiente aqui do fórum,ver um tronco giro sei lá onde,chegar a casa,passar apenas por água e dar bronca.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até posso estar a pensar erradamente, mas aqui ficam as minhas razões para defender esses procedimentos.

 

Quando se ferve um tronco o ar dentro do mesmo vai aquecer e logo vai subir, permitindo assim uma melhor penetração da água dentro do tronco, para além de matar qualquer bicho, ovos, etc, que estejam lá dentro e ajudando na desinfecção do mesmo, evitando assim algumas introduções de possiveis organismos nocivos ou dispensaveis ao aquário.

A água salgada é para ajudar na desinfecção do tronco e como a salinidade elevada vai provocar uma maior flutuabilidade, vai se exercer mais pressão nos restos de ar dentro do tronco para que saiam para fora, fazendo com que o tronco afunde mais rapidamente. Também adiciono antifungos e antibacteriano quando o volto a colocar em água doce.

São imprescindiveis estes procedimentos e garantem que o tronco não funga? Não. Mas como não gosto do aspecto visual dos fungos tento prevenir o seu aparecimento no maximo que puder.

Exemplo prático:

" Se passarmos na passadeira garantimos que não somos atropelados? Não. Mas as probabilidades de isso acontecer são mais reduzidas do que se passarmos no meio da estrada."

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olhem eu nunca comprei troncos, sempre os apanhei da natureza e já exprimentei de todos os procedimentos e já tive troncos exactamente iguais em que uns apanharam os ditos fungos e outros não.

Nunca tive problemas com os fungos (tambem só tive em 2 troncos) pois desapareceram após algum tempo.

De alguns anos para cá o que eu faço (e sempre tive bons resultados) é deixar o tronco secar ao sol (se necessário), deixo-o 3 a 4 horas dentro de água com lexivia pura (isto mata tudo) e em seguida durante 1 ou 2 dias coloco-o em água e vou trocando 4 ou 5 vezes até limpar a lexivia.

Depois dentro do aqua.

 

Abraço.

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Olá a todos

 

Venho ‘desenterrar’ este tópico, visto que sou principiante nos aquários e estou com o mesmo problema – aquele do fungo no tronco. E também por que gostava de relatar a minha ‘experiência’ com a qual vou lidar nos próximos dias.

 

Tenho um aquário ‘nano’ (17 litros).

Comprei numa loja uma espécie de tronco ou raiz(?) com a designação ‘Red Moor Wood’. Como era demasiado grande para o meu aquário, serrei-o e fiz três pequenos troncos com vários ramos (que vou ‘forrar’ com musgo de Java). Pois bem, na loja aconselharam-me a pôr o tronco de molho durante 15 dias para que deixasse de flutuar. Assim fiz (coloquei um prato por cima para os obrigar a afundar). Deitou muita ‘porcaria’ e mudei a água (castanha) apenas uma vez. Passado 10 dias, como teste, retirei de ‘molho’ o tronco mais pequeno, lavei-o com o chuveiro da banheira (com água quente) até a água deixar de sair acastanhada.

Está no aquário há cinco dias, não flutua, a água está limpa e o fungo já anda de volta dele.

 

O que vou fazer?

Aquando da TPA vou limpá-lo muito bem com uma escova/esponja de forma a retirar o fungo ‘peludo’ e vou ‘forrá-lo’ com o dito musgo. E esperar para ver o que acontece. Depois faço o mesmo com o resto dos tronquinhos (que ainda estão de molho em água acastanhada).

Também já sei que o fungo não é prejudicial para o aquário, certo?

 

Pergunta: - Estou a proceder bem? – O facto de colocar musgo de Java evita novo ataque de fungos? – Ou porventura pode ajudar a criar ainda mais fungo?

 

Um abraço

João

 

Nota: A nível estético não me incomoda nada, pelo contrário.

Editado por JOAO1969
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Olá a todos

 

Venho ‘desenterrar’ este tópico, visto que sou principiante nos aquários e estou com o mesmo problema – aquele do fungo no tronco. E também por que gostava de relatar a minha ‘experiência’ com a qual vou lidar nos próximos dias.

 

Tenho um aquário ‘nano’ (17 litros).

Comprei numa loja uma espécie de tronco ou raiz(?) com a designação ‘Red Moor Wood’. Como era demasiado grande para o meu aquário, serrei-o e fiz três pequenos troncos com vários ramos (que vou ‘forrar’ com musgo de Java). Pois bem, na loja aconselharam-me a pôr o tronco de molho durante 15 dias para que deixasse de flutuar. Assim fiz (coloquei um prato por cima para os obrigar a afundar). Deitou muita ‘porcaria’ e mudei a água (castanha) apenas uma vez. Passado 10 dias, como teste, retirei de ‘molho’ o tronco mais pequeno, lavei-o com o chuveiro da banheira (com água quente) até a água deixar de sair acastanhada.

Está no aquário há cinco dias, não flutua, a água está limpa e o fungo já anda de volta dele.

 

O que vou fazer?

Aquando da TPA vou limpá-lo muito bem com uma escova/esponja de forma a retirar o fungo ‘peludo’ e vou ‘forrá-lo’ com o dito musgo. E esperar para ver o que acontece. Depois faço o mesmo com o resto dos tronquinhos (que ainda estão de molho em água acastanhada).

Também já sei que o fungo não é prejudicial para o aquário, certo?

 

Pergunta: - Estou a proceder bem? – O facto de colocar musgo de Java evita novo ataque de fungos? – Ou porventura pode ajudar a criar ainda mais fungo?

 

Um abraço

João

 

Nota: A nível estético não me incomoda nada, pelo contrário.

 

 

Eu também estou com o mesmo problema.

Montei o aquário à cerca de 9 dias e ao vim de 2 ou 3 dias apareceu esta nhanha branca no tronco, ontem já farto de ver aquela porcaria a crescer cada x mais decidi retirá-lo do aquário e lavei-o com agua quente e esfreguei-o todo com a escova de aço e de seguida foi fervido com sal durante bastante tempo(para ai 45m), voltei a colocar no aquário e hoje de manha já estava a aparecer novamente a nhanha.

 

Ou seja a fervura não serve de nada neste caso.

 

Penso que o problema poderá estar relacionado com o excesso de bactérias existente no aquário, pois notei que isto apareceu, depois de colocar o filter biostart para iniciar o ciclo, e o aquário ficou turvo assim para o branco, e conforme este ia assentando/limpando, o tronco ia aumentando a nhanha branca(Mas n posso confirmar isto, é só uma teoria).

 

A verdade é que vou deixar passar algum tempo para ver o que aconteçe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu resolvi o problema com molly preta e ancistrus... em 4 dias limparam-me um red moor wood. Depois nucna mais reapareceu o fungo!

 

CUmps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Eu tive uma experiencia semelhante num tronco, que fiz da seguinte maneira fervi o tonco por 4h pela 1º vez, depois tive-o dentro de água durante uns dias, voltei a ferver por mais algumas horas., depois levei-o com água corrente e então é que o coloquei dentro do aquario.

 

Passado alguns dias verifiquei que tinha essa coisa horrivel no tronco, voltei a proceder da mesma forma. E cheguei á conclusão que não dava certo nada que eu fizesse. resolvi tira-lo de vez.

 

Acho horrivel essa nhanha dá um aspecto desmazelado.

 

Agora a minha mãe comprou um muito giro pequeno para aquilo que eu queria, e este não ficou assim, está impecável e cheio de uma planta muito gira, com umas folhas verdes compridas mas cheias de recortes nas pontas.

 

Cumprimentos

 

Tui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Cheguei a uma parte e simplesmente deixei de ler... tanta coisa com a nhanha, fervidela, sal e banhos... e bastava uma meia duzia de otos para limpar aquela porcaria.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais