Algas desconhecidas


João Lopes

Recommended Posts

Descrição detalhada do Problema: Após o aquário ter começado a verter água, desmontei e remontei novamente (25 de outubro), só que o que acontece é que agora tenho esta alga muito estranha ( ver foto) e as plantas parece que estagnaram, a lótus por e simplesmente parou de crescer até estou com receio de lhe tocar e reparar que ta podre :D , as rotalas e a higrofila fartam se de ganhar esta alga e o crescimento é lento. A eleocharis é completamente abafada por ele e definha..

 

Testes Efectuados: Apenas tenho o teste do pH e amonia ( 6.8 e 0 respectivamente)

 

Fertilização: 10ppm K , 3 gotas micros HA , 2 gotas Ferro HA , depois da TPA ( cerca de 25%)

 

Substrato usado: Apenas Akadama

 

Iluminação: 1x55W , 6500K 9 horas por dia

 

Co2 pressurizado 1 bps

 

Capacidade total do aquário em litros: 54L

 

Fotos:

PC020438.jpg

PC020439.jpg

PC020440.jpg

PC020441.jpg

PC020442.jpg

 

Se puderem ajudar..

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São algas diatomáceas, normais nos inícios nas montagens. Chegam mesmo a fazer um tapete :medieval_mace: .

 

Vê aqui: http://www.thetropicaltank.co.uk/phpBB/viewtopic.php?t=446

 

A alga em si não é das mais complicadas, pode é levar mais ou menos tempo a desaparecer.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

como estao os nitratos e os fosfatos? (NO3 e PO4 respectivamente)

 

A alga sinceramente nao sei bem o que sera... parece-me um misto de diatomacea com filamentosa...

 

Mas podes confirmar no link...

http://www.guitarfish.org/algae

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pelas respostas.

 

Parecem de facto diatomaceas, nem sabia que isto existia. :wub:

Comecei por reduzir as horas de luz, vou colocar um bocado menos e esperar resultados.

 

No3/po4 - não tenho testes, é difícil dizer se estarão em excesso/ carência.

 

 

Zlatan, já tive um tapete. Só que depois dei uma volta na akadama e a alga saiu toda. Vamos lá ver se isto dura muito tempo, eu vou tirando mas ela cresce logo e fica igual no dia a seguir. Está-me a abafar as plantas completamente.

 

P.S Neste momento estou também sem Co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

se pretendes manter um plantado aconselho-te seriamente em pensares adquirir os teste sem questão... isto para teres uma ieia de como vao as coisas a nivel de fertilizações.

Eu ja tive diatomaceas, o que fiz na altura foi ir aspirando as algas diariamente ou dia sim dia naoe ir mantendo os niveis de nutrientes em niveis aceitaveis, de um momento para o outro a medida que o aqua foi maturando foram desaparecendo qte que pufff desapareceram por completo sem que eu tenha feito nada para as erradicar...

 

Acho que ja li um topico qualquer salvo erro do Jose Cruz Silva sobre o aparecimento desta alga ter a haver com a presença ou nao de uma determinada bacteria que costuma estar presente em aquas maturados, salvo erro a bacteria estaria presente no substracto mas ja nao me recordo e li o topico tambem um pouco na diagonal... vou ver se o encontro.

 

Abraço

 

PS: uns ottos tambe podem ajudr a resolver a situação, ja nao me lembrava mas ao consultar os registos do aqua quando inseri os ottos a alga nao desapareceu as reduziu bastante a quantidade

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande coincidência, hoje em micro-biologia começo a ler o protocolo da aula e era sobre algas, protozoários e leveduras. Lá no meio das algas para estudar, estavam as fantásticas diatomáceas. Já não bastava no aquário também levo com elas nas aulas! :P

 

Parece que vou ter que ir retirando e esperando pela maturação.

Se puderes mostrar esse tópico....

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ter um plantado não podes ter apenas esses testes

 

Se não tens testes não podes a olho fertilizar sem saber os efeitos

 

Estás a fazer muita coisa mal

 

Compras os testes, de PO4 e de NO3 (basicamente) verificas os parametros da água e só depois fertilizas, algas significa desequilibrio de nutrientes

 

Tens de confirmar se a fertilização que estás a fazer é a correcta e isso só depois de efectures os testes, tens de ter testes para todos os fertilzantes que utlizares...se não vai-te meter em alhadas!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, o problema é que estava habituado ao kribsplace que já estava totalmente maturado e sem problemas de algas e nunca tive testes de no3 ou po4, nem no inicio. A olho é possível fertilizar sem grandes problemas se diagnosticares correctamente os excessos / carências nas plantas. Mas não duvido que a melhor opção sejam os testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes mostrar esse tópico....

 

Ja o procurei por tudo quanto e sitio e nao o encontro... mas se por ventura o encontrar meto-o aqui, boa sorte com o aqua e vai dando novidades...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Parâmetros? Fertilizações?

 

Peço desculpa por não ter voltado aqui...

 

Bem, fertilizações:

 

5ppm No3

0.5ppm Po4

15ppm K

micros e ferros na dose recomendada pela HA

 

Isto sempre de seguida ás tpas (25%) , tenho co2 pressurizado a 1bps...

 

Fotos!

 

PC220175.jpg

 

PC220176.jpg

 

PC220177.jpg

 

Pois é, é esta desgraça que é o meu aquário.. Alguma ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o zlatan... nesta fase inicial aposta nos testes que torna-se mais fácil de saber o consumo dos nutrientes e em que quantidades fertilizar...

 

Como estás de injecção de CO2 nesse aqua? e já agora qual a equipa de limpeza? há aí muitas algs que os ottos te podem ajudar a controlar, bem como umas neritinas ou uns lda25...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o zlatan... nesta fase inicial aposta nos testes que torna-se mais fácil de saber o consumo dos nutrientes e em que quantidades fertilizar...

 

Como estás de injecção de CO2 nesse aqua? e já agora qual a equipa de limpeza? há aí muitas algs que os ottos te podem ajudar a controlar, bem como umas neritinas ou uns lda25...

 

Abraço

 

 

Estou a injectar co2 pressurizado, 1bolha por segundo.. No drop checker aponta para o ideal ( verde claro). Equipa de limpeza tenho um ancistru e em breve vou adquirir ampulárias e talvez um Sae. Ottos penso não ser o ideal por ser um bocado sensível, tenho um cardume de barbos tigres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ampulárias penso que também possam ajudar a resolver o problema, quanto aos SAE se estiver de jejum também uma ajudinha (mas só quando apetece 8))

 

Então de CO2 estamos ok... só fica mesmo a faltar os valores de NO3 e PO4 para ficarmos com uma ideia do que se passa... mas quase de ceretza que tens um desequilíbrio nesses macronutrientes...

 

Já agora esclarece-me só uma coisa:

Bem, fertilizações:

 

5ppm No3

0.5ppm Po4

15ppm K

micros e ferros na dose recomendada pela HA

 

Isto sempre de seguida ás tpas (25%)

 

O NO3, PO4 e K estás a adicionar com fertilizantes DIY? (só por curiosidade)

estás a adicioná-los semanalmente? se sim o problema poderá estar aí....

 

E já agora quanto ao ferro eu para já parava com a fertilização líquida... pois ele já está presente no fertilizante de micros e o ferro em excesso na coluna de água é um dos factores que mais influi na propagação das algas (pelo menos assim diz alguma da bibliografia que tenho lido).

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os macros comprei na HA e fiz as diluições (DIY) e adiciono sempre que faço tpa, ultimamente tem sido diariamente. Amanha paro o ferro!

 

Ui... então o teu problema de algas quase que meto as mãos no fogo que deve ser maioritariamente devido a um desiquilbrio de macros... fertilizar ás cegas nunca é uma boa estratégia.

 

Só se deve fertilizar com o(s) componente(s) em falta e não com todos sempre na mesma quantidade. Como as plantas não absorvem todos de igual forma isso leva a que haja um sobredoseamento de algum desses compostos o que leva a que estes não sejam utilizados pelas plantas e que inevitavelmente mais cedo ou mais tarde se traduz no aparecimento de algas...

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui... então o teu problema de algas quase que meto as mãos no fogo que deve ser maioritariamente devido a um desiquilbrio de macros... fertilizar ás cegas nunca é uma boa estratégia.

 

Só se deve fertilizar com o(s) componente(s) em falta e não com todos sempre na mesma quantidade. Como as plantas não absorvem todos de igual forma isso leva a que haja um sobredoseamento de algum desses compostos o que leva a que estes não sejam utilizados pelas plantas e que inevitavelmente mais cedo ou mais tarde se traduz no aparecimento de algas...

 

 

E o alguedo traduz-se em diatomaceas? É certo que tenho algumas mais, mas as diatomaceas é que não desaparecem e tão me a dar cabo da cabeça... :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a a isso e olhando com mais atenção para a foto parece-me que tens mais algas do que diatomaceas (se é que tens diatomáceas, quer-me parecer que te posso ter induzido em erro na identificação das algas...).

 

Por exemplo parece-me que isso já é uma mistura de diatomaceas com Hair/Thread Algae (principal causa excesso de ferro e desequilibrio de macro nutrientes, como podes ver aqui http://www.guitarfish.org/algae)

 

EDIT: De qualquer das maneiras tanto um tipo de algas como outra é um excelente alimento para animais herbívoros...

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais