Filamentosas!


Godlike

Recommended Posts

Boas tenho algumas filamentosas (tipo cabelos verdes) principalmente na H. CUBA...

 

Fiz alguns testes e aqui deixo os resultados

 

NO3: abaixo de 5mg

PO4: 2ppm (adicionei umas horas antes do inicio do fotoperiodo e de fazer os testes) fertilizo de 2 em 2 dias pois o seu consumo é de 1ppm diário

Fe: 0.1mg

K: 15ppm diários

Micros: adiciono de 2em2 dias alternados com os macros ou seja adiciono cerca de 6ml pois a sua recomendação é de 3ml p/dia

CO2: 2b/s durante o fotoperiodo. Fiz o teste a algum tempo e deu a cor normal ou seja nem muito nem pouco (LoL)

O aqua tem aprox 320 a 350LT reais e tenho 270w de luz:

 

Faço TPA semanal de 50% do aqua....

 

Já ando nisto a algum tempo mas por vezes nao consigo compreender!

Espero que com o descrito me possam ajudar, apesar de nao ter muitas filamentosas mas gostava de as combater, nesta guerra conto com a ajuda de +/- 25 caridinas, 1 CAE e 2 SAE

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso ás vezes acontece porque nos primeiros tempos a oscilação dos nutrientes não é sempre da mesma maneira.

 

Um aqua que montei tinha todos os parametros vertinhos e teve BBA's que nem gente grande.

 

Está montado faz quanto tempo?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

PO4: 2ppm (adicionei umas horas antes do inicio do fotoperiodo e de fazer os testes) fertilizo de 2 em 2 dias pois o seu consumo é de 1ppm diário

Experimenta antes fertilizar 1 ppm por dia (se fôr esse o consumo diário). Não te podes é descurar com os nitratos. Uma coisa é abaixo de 5 ppm, outra é não teres nitratos, pura e simplesmente.

 

Não há qualquer problema em fertilizar Macros e Micros todos no mesmo dia. Convém é esperar que, antes de se adicionar o segundo, o primeiro já esteja completamente diluido uniformemnte na coluna de água do aquário.

 

Quanto à recomendação dos micros, qual é a marca que estás a usar?

 

E sim, como o Ricardo referiu, e bem, se o aquário foi montado há pouco tempo, é normal que as algas apareçam, por maior que seja o controlo dos nutrientes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Experimenta antes fertilizar 1 ppm por dia (se fôr esse o consumo diário). Não te podes é descurar com os nitratos. Uma coisa é abaixo de 5 ppm, outra é não teres nitratos, pura e simplesmente.

 

Não há qualquer problema em fertilizar Macros e Micros todos no mesmo dia. Convém é esperar que, antes de se adicionar o segundo, o primeiro já esteja completamente diluido uniformemnte na coluna de água do aquário.

 

Quanto à recomendação dos micros, qual é a marca que estás a usar?

 

E sim, como o Ricardo referiu, e bem, se o aquário foi montado há pouco tempo, é normal que as algas apareçam, por maior que seja o controlo dos nutrientes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas antes de mais, quero agradecer a voces pela incansável ajuda aos users do forum...

 

Ricardo o aqua deve ter sensivelmente 2 meses e começei a fertilizar a pouco mais de 1 mes!!

 

Sim eu costumo fertilizar diáriamente, mas começei a alguns dias a fertilizar macros em dias diferentes de micros... mas nao vi nenhuma melhoria..

 

Irei voltar ao processo de fertilização diária mas vou seguir o teu conselho "luis fortunato" irei fertilizar micros e macros diáriamente mas irei dar o tempo necessário para total dissolução dos macros e dps sim meto micros...

 

Em relação aos nitratos fiz com o teste da Sera e deu me 0ppm... mas depois repeti o teste com um da Nutrafin que tb uso e deu me uma cor um pouco mais clara que a marca de 5ppm do teste...

 

Uso os fertilizantes tanto de micros como macros da HA... eles recomendam 1ml/100LT de micros... sigo esta recomendação...

 

O que noto é que quando meto Fe as filamentosas aumentam.... e nunca meto doses acima do recomendado...

Mas amanha é dia da tal TPA de 50% e dps irei fertilizar com ferro e irei fazer o teste para ver quantas mg me dá, com o recomendado da HA...

 

Já agora que valores aconselham de Fe? eu estava a pensar em manter um pouco abaixo dos 0.5mg/Lt.... como ainda nao tenho a tecnica do olho :P irei me regir pelos valores dos testes..

 

Já agora noto que nao tenho conseguido fazer o "peeling" penso que é este nome que usam na fotosintese das plantas, ou seja, a troca de gases em que normalmente as folhas das plantas ficam cheias de bolinhas de O2.... será isto um sinal de que algo está mal??

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aproveito para perguntar que plantas tens e em que quanidade. Uma foto panoramica do aqua ajudava bastante...

e já agora que CO2 tens?

 

CO2: 2b/s durante o fotoperiodo.

 

Nao entendi que tipo de CO2 é... botija ou caseiro?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aproveito para perguntar que plantas tens e em que quanidade. Uma foto panoramica do aqua ajudava bastante...

e já agora que CO2 tens?

 

Nao entendi que tipo de CO2 é... botija ou caseiro?

 

Abraço

 

Ele é dos que manda vir da aquaristic, logo é botija, 100% de certeza.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o CO2 é de botija com difusor da eheim...

 

Plantas no momento tenho stellata, hz , rotalas rotifulia e nanjhasen, ludwica repens, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] , acicularis, H. cuba e blyxas jap.

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos nitratos fiz com o teste da Sera e deu me 0ppm... mas depois repeti o teste com um da Nutrafin que tb uso e deu me uma cor um pouco mais clara que a marca de 5ppm do teste...

 

Boas,

eu pelo sim pelo não aumentava o nível de nitratos para algures entre os 5ppm e os 10 ppm só para er a certeza que tenho nitratos disponíveis para as plantas pois caso tenhas fosfatos e potássio disponível e não tiveres nitratos pode estar ai a razão para o desequilíbrio e o aparecimento das algas...

 

De resto é como disse o Ricardo Diogo, se mantiveres os parametros todos certinhos as algas vao desaparecendo é uma questao de tempo...

 

Abraço

 

PS: só perguntei pelo CO2 e pelas plantas para me certificar que precisavas de fazer fertilização em abundancia

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu pelo sim pelo não aumentava o nível de nitratos para algures entre os 5ppm e os 10 ppm só para er a certeza que tenho nitratos disponíveis para as plantas pois caso tenhas fosfatos e potássio disponível e não tiveres nitratos pode estar ai a razão para o desequilíbrio e o aparecimento das algas...

 

De resto é como disse o Ricardo Diogo, se mantiveres os parametros todos certinhos as algas vao desaparecendo é uma questao de tempo...

 

Abraço

 

PS: só perguntei pelo CO2 e pelas plantas para me certificar que precisavas de fazer fertilização em abundancia

 

Boas, tenho feito os testes.. e os nitratos tem rondado os 5ppm, aumentaram um pouco pq tb introduzi mais peixes (discus e cardinais)...

Mas pelo que sei os nitratos são um nutriente móvel ou seja quando está em falta os nitratos sao transportados para os novos rebentos ficando os rebentos antigos com uma coloração amarelada... como não noto isso nas plantas deduzo que nao seja falta de nitratos... penso que estou a argumentar bem, senao estiver corrigam para eu nao estar em erro...

 

Murkas não será do ferro!!! tipo tenho mantido os 0.25ppm!! noto que as filamentosas aumentam quando fertilizo com Fe... pq por vezes deixava de fertilizar durante 2 ou 3 dias e notava que as algas abrandavam o seu crescimento...

 

E as caridinas andam armadas em esquisitas... pouco lhes vejo a tocar nas filamentosas!!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas castanhas não tocam, nas verdes, de que tamanho achas que é o estômago de uma caridina? :wink:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas castanhas não tocam, nas verdes, de que tamanho achas que é o estômago de uma caridina? :D

 

y.. deve ser pequeno... mas elas nao sao parvas pq quando vêm granulado dos discus até se ve o sorriso nos bigodes!! ehhehe

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

y.. deve ser pequeno... mas elas nao sao parvas pq quando vêm granulado dos discus até se ve o sorriso nos bigodes!! ehhehe

 

Olha os meus SAE´s palmaram-me as filamentosas todas.... secalhar o truque é não os alimentares :D :P ...sou tão mauzinho o.o

 

 

abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que noto é que quando meto Fe as filamentosas aumentam.... e nunca meto doses acima do recomendado...

Mas amanha é dia da tal TPA de 50% e dps irei fertilizar com ferro e irei fazer o teste para ver quantas mg me dá, com o recomendado da HA...

 

E potássio... usas? É que apenas falas em micros, macros e ferro; de potássio nada!!! Sem potássio bem podes fertilizar com o que quiseres, as plantas não consomem os nutrientes e as alguinhas crescem á força toda.

Quando fertilizas com ferro, fertilizas com mais alguma coisa?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente discos e plantas na maior parte dos casos dá algas :(

 

Até tens os valores equilibrados (excepto o potássio acho que não o vi em lado nenhum?!?!?) o que pode não acontecer sempre pq a comida dos discos pode influenciar um pouco alguns parâmetros.

 

Já testaste aumentar um pouco o CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente discos e plantas na maior parte dos casos dá algas :(

 

Até tens os valores equilibrados (excepto o potássio acho que não o vi em lado nenhum?!?!?) o que pode não acontecer sempre pq a comida dos discos pode influenciar um pouco alguns parâmetros.

 

Já testaste aumentar um pouco o CO2?

 

Boas,

 

Pois, a comida dos discus é rica em fosfatos e No3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, a comida dos discus é rica em fosfatos e No3

 

Boas, tenho os discus há 3 dias no aqua... e tenho feito os testes e nao se tem alterado muito...

 

Em relação ao potassio eu meto cerca de 40ml por dia que dá +/- 18ppm...

 

já agora tb noto no tronco algas pretas... aquelas que parecem mesmo cabelos e que custa muito a tirar... e agora estão tb a aparecer no vidro... estas algas sao resultados de que??

 

Vou agora fazer o teste do CO2 para ver o resultado.... mas tenho em média 2b/seg penso que seja o ideial...

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teste de CO2 deu normal

 

e fiz o teste de GH e KH

 

GH= 5

KH= 3

 

Estes valores significam alguma coisa em relação as algas?? já agora para os sul americanos será muito alto o valor de GH e KH (apistos e discus)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho os discus há 3 dias no aqua... e tenho feito os testes e nao se tem alterado muito...

 

Em relação ao potassio eu meto cerca de 40ml por dia que dá +/- 18ppm...

 

já agora tb noto no tronco algas pretas... aquelas que parecem mesmo cabelos e que custa muito a tirar... e agora estão tb a aparecer no vidro... estas algas sao resultados de que??

 

Vou agora fazer o teste do CO2 para ver o resultado.... mas tenho em média 2b/seg penso que seja o ideial...

 

CUMPS

Boas Tiago. Eu percebo pouco disto, muito pouco! Logo, se disser alguma asneira, estás autorizado a dar-me na cabeça (os outros também).

Assim de repente 18 ppm de potássio diários parace-me bastante (é necessário tanto?) (isto é mesmo uma pergunta, pode ser que alguém que perceba disto responda). Por outro lado também me parece que o potássio "em excesso" não seja crítico ao nível das algas, mas pode ser desnecessário tanto.

 

Quanto ao resto... Eu tenho umas plantitas e ultimamente tenho tido um pouco mais de cuidado. Tenho essencialmente greenspots (estou a tentar baixar fosfatos aumentando os nitratos (que estão a zero!)).

 

Há uns tempos, com a fertilização, começaram-me a aparecer filamentosas verdes (bastantes). Como não posso colocar camarões (os bótia chamar-lhes-iam um figo) coloquei 5 SAE, outros tantos Ottos e um CAE. (no meu 240 litros). As filamentosas desapareceram em 3 tempos, essencialmente devido aos SAE.

 

Como só tens dois, sugiro (até opinião mais experiente que refute o meu conselho) que adquiras mais.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago. Eu percebo pouco disto, muito pouco! Logo, se disser alguma asneira, estás autorizado a dar-me na cabeça (os outros também).

Assim de repente 18 ppm de potássio diários parace-me bastante (é necessário tanto?) (isto é mesmo uma pergunta, pode ser que alguém que perceba disto responda). Por outro lado também me parece que o potássio "em excesso" não seja crítico ao nível das algas, mas pode ser desnecessário tanto.

 

Quanto ao resto... Eu tenho umas plantitas e ultimamente tenho tido um pouco mais de cuidado. Tenho essencialmente greenspots (estou a tentar baixar fosfatos aumentando os nitratos (que estão a zero!)).

 

Há uns tempos, com a fertilização, começaram-me a aparecer filamentosas verdes (bastantes). Como não posso colocar camarões (os bótia chamar-lhes-iam um figo) coloquei 5 SAE, outros tantos Ottos e um CAE. (no meu 240 litros). As filamentosas desapareceram em 3 tempos, essencialmente devido aos SAE.

 

Como só tens dois, sugiro (até opinião mais experiente que refute o meu conselho) que adquiras mais.

 

Cumps

 

Boas, em relação ao potassio deves adicionar em média 15ppm diarios por cada 1ppm de fosfatos, mas como o potassio em excesso nao prejudica prefiro jogar por cima....

 

as minhas caridinas nao tem ajudado muito... eu tenho tentado comprar SAE mas nao encontro em loja nenhuma aqui da zona!!!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho os discus há 3 dias no aqua... e tenho feito os testes e nao se tem alterado muito...

 

Em relação ao potassio eu meto cerca de 40ml por dia que dá +/- 18ppm...

 

já agora tb noto no tronco algas pretas... aquelas que parecem mesmo cabelos e que custa muito a tirar... e agora estão tb a aparecer no vidro... estas algas sao resultados de que??

 

Vou agora fazer o teste do CO2 para ver o resultado.... mas tenho em média 2b/seg penso que seja o ideial...

 

CUMPS

 

 

Algas pretas tipo tufos de cabelo??? Penso que seja excesso de nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação ao potassio deves adicionar em média 15ppm diarios por cada 1ppm de fosfatos, mas como o potassio em excesso nao prejudica prefiro jogar por cima....

 

as minhas caridinas nao tem ajudado muito... eu tenho tentado comprar SAE mas nao encontro em loja nenhuma aqui da zona!!!

 

CUMPS

 

Eu faço o mesmo no potássio. Jogo por cima. Só que não pode ser demasiado, senão o magnésio e o calcio não são absorvidos. Como todos os excessos, este tambem tem coisas negativas.

 

Os SAE acho que os vi ontem no Riosul. liga para lá. Eu estou com dificuldade é em arranjar ottos... São sazonais?

 

Algas pretas tipo tufos de cabelo??? Penso que seja excesso de nitratos.

 

 

Eu acho que é falta de CO2... Essas são esquisitas, uns dizem umas coisas, outros dizem outras... Eu noto é qe aparecem no principio das montagens, quando as plantas ainda se estão a adaptar, depois vão-se enunca mais aparecem. Porque será? Não contem comigo para responder, que tambem não faço ideia.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço o mesmo no potássio. Jogo por cima. Só que não pode ser demasiado, senão o magnésio e o calcio não são absorvidos. Como todos os excessos, este tambem tem coisas negativas.

 

Os SAE acho que os vi ontem no Riosul. liga para lá. Eu estou com dificuldade é em arranjar ottos... São sazonais?

Eu acho que é falta de CO2... Essas são esquisitas, uns dizem umas coisas, outros dizem outras... Eu noto é qe aparecem no principio das montagens, quando as plantas ainda se estão a adaptar, depois vão-se enunca mais aparecem. Porque será? Não contem comigo para responder, que tambem não faço ideia.

 

obrigado ricardo!!! estás sempre disponivel para ajudar!!! :(

 

Vou tentar passar por lá hoje, para ver se arranjo SAE...

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado ricardo!!! estás sempre disponivel para ajudar!!! :(

 

Vou tentar passar por lá hoje, para ver se arranjo SAE...

 

CUMPS

 

Quando há tempo no trabalho...

 

Olha, liga antes para lá ou para o Ruben. Eu disse acho, até porque não ando à procura de SAE's e sim de ottos. Já agora, se houver em setubal e fores lá, compra uns 5 que depois dou-te o dinheiro. Podes deixá-los lá e dizer que são para mim, caso seja depois das 5...

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando há tempo no trabalho...

 

Olha, liga antes para lá ou para o Ruben. Eu disse acho, até porque não ando à procura de SAE's e sim de ottos. Já agora, se houver em setubal e fores lá, compra uns 5 que depois dou-te o dinheiro. Podes deixá-los lá e dizer que são para mim, caso seja depois das 5...

 

Boas, vou amanha lá ao rio sul, mas olha ottos aqui em setubal nao há... tipo acho que os fornecedores estão fechados esta semana,

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais