Vasco Ferreira

Moderador GERAL
  • Posts

    2,684
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    66
  • Country

    Portugal

Vasco Ferreira last won the day on January 9

Vasco Ferreira had the most liked content!

About Vasco Ferreira

  • Birthday 12/28/1978
  • Age 44

Contact Methods

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Ferreira do Zêzere (Santarém)
  • Localização
    F. Zêzere

Recent Profile Visitors

8,132 profile views

Vasco Ferreira's Achievements

Community Regular

Community Regular (8/14)

  • Dedicated Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Very Popular Rare
  • Posting Machine Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

781

Reputation

  1. A corydoras são peixes que facilmente atingem 6 a 8 cm. Não são adequadas para esse aquário, a não ser que compres as anãs.
  2. Viva, bem vindo Marco... tudo ok tirando a fauna. As trocas de água, principalmente em aquários pequenos deverão ser semanais. 25% está ok. Ph pode ser só medido uma vez por semana. Faltará também a fertilização das plantas. O substrato poderá ser todo por igual... aqueles que se comprar nas lojas da especialidade tanto são adequados para as plantas como para a fauna. vê fotos dos aquário que por aqui andam. Um aquário dessa dimensões, levará um cardume de rasboras, pequenos tetras, ou guppies, ou tacnictis de no máximo 10 -12 elementos. juntando a isso uns cardume de 6-8 ottocinculos. A mais que isso é a medio prazo asneira. Vai dando noticias. Abraço.
  3. Honestamente a única coisa que fiz foi escovar as rochas, vidros e TPA. Não houve lugar a tesoura. Provavelmente já não vai haver mais podas até à PET. O objetivo é mm esse que descreves, ir já no limiar de uma poda, mais natural e mais vibrante. Tesoura apenas para um ou outro toque, para impedir que as coisas se sobreponham.
  4. Dia 91.... Está na reta final. Provavelmente algures para a semana irá ser tirada a foto final. Com telemóvel mas é o que há. Já não deve fugir muito disto
  5. Parabéns Vera, Está top!!! Bom contastes entre a luz e a sombra. À frente tlv espalhasse uns bocadinhos de substrato, para criar pontos escuros na areia e melhorar o contraste. Não muito, só uns bocadinhos. Está no ponto para uma sessão fotográfica!
  6. Faltou uma semana... 😉 Dia 84. Durante uns valentes dias achei que ia perder o tapete. Ficou feio e já via a vida andar para trás. Passaram 15 dias e parece que a recuperação chegou. Como podem ver ainda ficou um buraco no tapete que apenas é visível ao vivo, ou seja tenho um mês para ver se consigo compor a coisa. A P. Helferi tem deitado cá para fora uma folhas totalmente brancas. Pelo que li pode ser tudo e um par de botas ao nível da fertilização, se bem que com a quantidade que insiro só pode ser mm excesso de fertilizante do que que falta. Acabei por poder as outras duas folhas sem clorofila porque estavam enormes, ficou só esta para o pessoal ver. Dá um look engraçado. As fotos estão um bocado escuras mas não tive paciência para editar.
  7. Viva Diogo, bem vindo! Para um aquário low-tech serve perfeitamente Para um sistema com plantas que não necessitem de grande iluminação não terás grande problemas. No futuro é que se quiseres algo mais evoluído é que será capaz de ser mais difícil porque a iluminação não especifica qual são as características. Pode ser boa mas também pode ser má Outro contra é que essa biobox é um pouco inestética e ocupa espaço dentro do aquário. Abraço e vai dando noticias.
  8. Foi pena não o comentário ter sido apagado, assim ficamos todos na mesma.
  9. Está top Vera. Com aspeto muito saudável e sem verdete. Quanto à fauna. Comigo é guppies 😁. Nunca há esses problemas, principalmente nestes aquários que são feitos de forma abusiva, em pouco tempo, e que tem de andar para a frente e para trás.
  10. Hello Verinha. Podei como podas a montecarlo...mas honestamente acho que exagerei e o tapete ressentiu-se. Só agora, passado quase duas semanas, é que a UG apresenta sinais evidentes de recuperação e mm assim criei duas clareiras em que o tapete perdeu as folhas por completo. Tendo ainda diariamente folhas que se desprendem do tapete sem razões aparente. Por comparação existe uma parte, na zona traseira, que por dificuldade de espaço em cortar e por falta de tempo e paciência optei por não podar. Resultado, esse local encontra-se impecável com um aspeto bonito e saudável. A conclusão que chego, vale o que vale, é que a UG não gosta muito de podas "à grande" como fazes na montecarlo. Tens de ser mais delicada e mais suave.
  11. A probabilidade é grande... A n ser que metas o substrato no forno 🤣 Ao remontares, vais usar o mm substrato, que irá estar sempre no mínimo húmido. E as ditas n morrer nessas condições.
  12. Bem vindo... Parabéns estás a ir no bom caminho. Efetivamente de início não tiveste a escolha acertada, mas a culpa em grande parte é das lojas que literalmente se estão a "(palavra censurada)", desde que dê dinheiro. Quanto ao gH/kH estar baixo não te preocupes muito... É a água que tens e para já não é nada de grande preocupação. Continua a fazer as manutenções regulares, mas também podes usar água de torneira caso queiras 3 usar acondicionador. O mais importante é que estás a tentar melhorar, o cubo em si n tem nada demais e serve perfeitamente, tlv seja é mais limitativo se algum dia quiseres diversificar em termos da disposição visual das plantas dos matérias ( rochas ou troncos) que poderás colocar. A opção 3 é uma boa escolha. Vai dando notícias. Abraço
  13. Eu nunca retirei e nunca tive grandes problemas. é provável que muita da flora bacteriana morra mas isso recupera. Depois de fazeres o tratamento... e depois umas tpas mais regulares durante uns tempinhos. Encara isso como uma ultima tentativa e uma aprendizagem. Em ultimo caso podes tirar as cerâmicas e colocares no outro aquário que tens a ciclar
  14. Eu escolheria o eheim Profissional 4+350 mas na versão T, ou seja a que tem a parte do aquecimento incorporado. Assim era menos uma coisa dentro do aquário. Abraço e vai dando noticias.