Vasco Ferreira

Moderador GERAL
  • Content Count

    2,348
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    33
  • Country

    Portugal

Vasco Ferreira last won the day on May 23

Vasco Ferreira had the most liked content!

Community Reputation

700 :))

About Vasco Ferreira

  • Rank
    Membro Super Entusiasta
  • Birthday 12/28/1978

Contact Methods

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Ferreira do Zêzere (Santarém)
  • Localização
    F. Zêzere

Recent Profile Visitors

5,762 profile views
  1. Existem n maneiras "baratas" de dar altura ao aquário s gastar dinheiro em substrato. Desde pedras que ficam por baixo, prender bocados de roofmate ao vidro de baixo, encher meias com areia de silica para fazer altura...etc etc. Senão tens dinheiro para mais substrato considera este tipo de opções pq assim o que idealizaste de certeza que vai "ficar curto" relativamente à realidade. Abraço
  2. Mais hardscape e mais altura atrás Emejet. Assim nunca vais conseguir o impacto que tens idealizado. As moitas podem e devem existir, mas como está presentemente a flora engole em três tempos as pedras. Basta veres fotos de aquas e rapidamente entendes o que pretendo dizer. Para resulta tem se ser um combinação de hardscape e flora...complementam-se. Para teres uma ideia a rocha principal no mínimo devia andar quase pelo nível da água. Quanto ao substrato, quanto mais desnível maior a noção de profundidade. Abraço e dá noticias, pode demorar um pouco mas a ajuda chega.
  3. bom dia pessoal…. Passou um mês e honestamente n há nada de novo a mostrar. Praticamente não dá trabalho. Por mangueira, tirar agua (semanalmente), ligar mangueira à torneira e voltar a encher e aproveitar e aspirar o areão. Sem algas ou nada a apontar. Tenho vindo gradualmente a aumentar intensidade da luz. Comecei a 50% e neste momento está a 70%. Estou a fertilizar 2x por semana. Macros e micros.
  4. Corsamegane....essa segunda foto é quase impossível de manter. Ou seja para tirares um foto é fazível mas na manutenção normal tanto uma como a outra planta vão alastrar com bastante rapidez. A verticillata da a volta ao aquário em 3 tempos. Em vez da Montecarlo tens a elatine hydropiper, mais pequena e mais lenta a crescer.
  5. Emejet, Imagem original. Para 108cm as de 90 chegam perfeitamente
  6. Wally Para o layout resultar em pleno tens de criar um transição entre o tapete e as plantas de caule, ou seja, convém esconder a parte baixa do causa dessas plantas que tens. A maneira ais fácil é, ou puxas as mesmas para trás das rochas que tens ou adicionas mais umas rochas para esconder. Se mantiveres assim acaba por ficar só estranho Abraço. Boa escolha de filtro. Essas Caridinas vem cedo demais, tens de acompanhar com TPAs frequentes. Não tens o ciclo feito.
  7. O trabalho "mais fácil" e divertido já tu tiveste. Esse trabalho merece mesmo uma pausa de uns dia a planear a flora. E tentares estudar como manter os detalhes. Que tens em mente? Coloca aí um diagrama para o pessoal opinar.
  8. A minha pergunta é se o contentor está devidamente legalizado junto da câmara municipal! Fora de brincadeiras, tens de explicar isso melhor...o que é isso da White Box. O aqua é para concurso? senão falta a foto panorâmica. Abraço
  9. Eheim é sempre uma marca que dá garantias. Vai fazendo TPAS regulares e com a nova calha tenta de inicio coloca-la o mais elevado possível. Nesta altura muita luz dificulta a tua vida. Passa a pogostemon stellata para trás das rochas, assim como estão perdem o efeito todo. Vai dando noticias Abraço
  10. Muito parabéns. Regresso em grande. Está um grande layout com detalhes deliciosos. Isso é quase uma pena de levar água. Acho que apenas tem de escolher muito bem a flora que vai colocar. Perder esses detalhes todos (que no teu caso é muito fácil) é um pena. O essencial para dar cor e vida tendo cuidado com o ponto focal do aqua. Vai dando noticias.
  11. Data da montagem : 13/04/2020 Trabalho realizado num modo de fast aquascaping. A rabalheira foi industrial e repartida por vários dias…acabei por perder os filtros e tive de utilizar ativadores biológicos para poder voltar a colocar a fauna no aquário. O tempo é muito pouco, familia, trabalho, estudos, tinha duas opções ou desativava este aqua ou passava a algo mais simples mas ao mesmo tempo digno de estar numa sala. Aliado a isso a Maria já pedia algo mais “open” que desse mais enfase ao peixes e menos às plantas Aquário – cm: 108C X 40A X 50P Filtração - Eheim 2213 (440l/h) e Eheim 2217 (1000l/h) Iluminação – Duas zetlight de 90cm a 60% CO2 – Sem CO2 Fertilização – Método EI - Semanal Substrato – Areia de silica 25 kg Harscape – Troncos e raizes de oliveira Fauna – neritinas puligera, C. Japonica, Red cherries e a atualmente cardinais Flora –Anubias var mini, S. Repens (um pé só para dizer que tenho), Buces, H. pinaffitida, Hydrocotyle verticillata (um pé só para dizer que tenho) marsileia hirsute (um pé só para dizer que tenho) PS- é com um gostinho especial que constatei constatei que tenho 9 das 10 neritinas puligera que tinha comprado. Estas meninas tem mais de 3 anos. Não fazia ideia que um molusco vivia tanto tempo.
  12. Baixando a luz para 5...com tempo vais ver que isso vai ao sitio. Faz a manutenção regular e deixa o co2 a funcionar. Isso agora está bem melhor e vai ao sitio em breve, vais ver.
  13. É como o bruno disse...n é bem a mesma coisa. Deixa uns diazinhos o novo a estabilizar. Não é necessário fazeres uma ciclagem, mas deixares uns diazinhos tudo a estabilizar.
  14. faz falta aí um cardume decente…. com pelo menos 100 exemplares Peixes que cardumem bem e que fique compacto, com escalares tens por exemplo os tetra pinguim que ficam grandinhos e os escalares n chateiam tanto. O problema são mesmo os escalares, qualquer adição agora, corre o risco de ser comida pq geralmente introduzes peixes pequenos.
  15. Pq ao início é tudo muito bonito, andamos sempre em cima e contudo no sítio. Basta um descuido, uns diazinhos menos atento e essas plantas tem tendência a começar a agarrar-se a tudo. Em menos de nada estão pelo o aqua todo. N tenho nada contra mas é necessário ter a noção do trabalho que dão para o seu controle ser eficaz.