JoseCarlosMarques

.Membro Ausente
  • Content Count

    195
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    9
  • Country

    Portugal

JoseCarlosMarques last won the day on September 12

JoseCarlosMarques had the most liked content!

Community Reputation

62 :)

About JoseCarlosMarques

  • Rank
    Membro Júnior

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Póvoa de Varzim (Porto)
  • Localização
    Póvoa de Varzim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. No teu lugar voltava ao início. Estar a remendar a coisa nunca é muito bom. Mais cedo ou mais tarde pode voltar a acontecer-te, e passas a viver com esse medo. Volta atrás e faz dobra o cuidado. Vai por mim.
  2. Acho que era isso que estava a precisar ler, Mocho. Agradeço imensamente as suas palavras, e o acesso ao simulador. Muito, muito obrigado! Já tinha pensado em começar a fazer mais TPA's por semana, mas estava pouco motivado para isso. Acho que vou experimentar, e logo vejo os resultados. Abraço.
  3. Não. Não são as mesmas. Eu acho que as minhas têm mais haver com a iluminação e o excesso de nutrientes na água. Talvez a solução passe pela mudança de água com mais regularidade. Mas mudar a água de 3 em 3 ou 4 em 4 dias..
  4. Mas eu tenho CO2. Tanto tenho, que a Monte Carlo está a crescer muito bem...
  5. Pois. No meu caso não é, e o que acontece é o que podem ver aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261240-voltando-atrás/?do=getLastComment (até criei esse tópico para ver se alguém me ajuda, pelo menos, a controlar isso)
  6. A calha já está comprada. Optei pela Chihiros A801 (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261476-chihiros-a801-primeiras-impressões). Não sei se por culpa dela ou não, têm-me acontecido isto todas as semanas: Eu bem que limpo as algas em todas as TPAs, mas elas teimam em voltar e cada vez parecem aparecer com mais força. Será que alguém me pode ajudar a resolver, ou pelo menos controlar, o "problema"? A ideia que tenho é que o substrato que estou a utilizar está a libertar demasiados nutrientes. As plantas (que são agora uns tufos de Monte Carlo com intenções de se tornarem num tapete) não são suficientes para os "consumir" e as algas aproveitam-se disso. Tenho 10 Otocinclus e 14 camarões Amano. Apesar de andarem sempre à volta das algas, não parecem ser, de perto, suficientes, para diminuir o problema. Engraçado é que isto só acontece nas pedras... os vidros continuam limpos. O problema agravou-se com a troca de calha, para a tal Chihiros, que estava a funcionar a 50%. Já diminui a intensidade, mas a coisa pareceu inalterada. Tenho 6 horas de iluminação diária, e todos os dias deito para dentro do tanque meia cápsula de Seachem Excel (a dose recomendada para a quantidade de água que tenho) - coisa que parece ter ajudado ao crescimento da Monte Carlo. Também já pensei que o problema possa ter origem na utilização de CO2 caseiro. Como tem muitas flutuações, isso pode afectar o aparecimento das algas. Mas apesar das flutuações, o Drop Checker continua sempre no verde. Escusado será dizer que o sistema não pára de funcionar à noite, porque não tenho maneira de o suspender. Outra coisa que pode influenciar este aparecimento de algas será a Media que está dentro do filtro. Tenho um Fluval 206, que usei durante muito tempo com a Media que vinha de fábrica, mas recentemente mudei para uma coisa melhor. Não sei a marca... mas sugerem alguma coisa para o filtro que possa atenuar o aparecimento de algas? Por último... o problema poderá ser das rochas utilizadas? Não faria muito sentido mas nunca se sabe... Mais uma vez... se alguém me puder ajudar a combater estas algas sem ser com a escova dos dentes... agradeço. Abraço.
  7. Ok. Percebi. O problema aí terá sido então a luz. O CO2 não teria deixado que isso acontecesse, certo? Mas se o CO2 promove o crescimento das plantas, quando em excesso poderá também promover o crescimento das algas?
  8. O facto do CO2 não ser constante pode incentivar o aparecimento de algas? Porque eu uso CO2 feito em casa, e também pensei que essa possa ser uma das causas. Tenho 10 Otocinclus e 14 Amano, e mesmo assim as algas continuam a aparecer coladas às rochas. Só aparecem aí, é verdade, mas dá uma dor de cabeça tremenda ter que as limpar todas as semanas...
  9. Sim, isso eu sei. Quanto mais plantas tiveres, menos algas devem aparecer. Daí a minha questão neste tópico. O tanque está cheio de plantas e as pedras têm algas na mesma... alguma coisa não bate certo. No meu, já sei que será "normal", mas neste não percebo.
  10. OK. Pelo que percebi, então, o da Tropica e o da JBL dariam os nutrientes para as plantas e o Neo serviria para que a plantação das plantas fosse mais fácil. Não sou a pessoa mais entendida na matéria, mas eu uso apenas o Neo porque me disseram que teria nutrientes suficientes para qualquer tipo de planta. E a verdade é que já tive várias espécies que se deram todas bem. Sem qualquer outro aditivo. Aliás... a mim sempre me disseram que o da JBL é o mais fraquito deles todos, e deveria ser evitado a todo o custo. Não será por teres tantos substratos diferentes que tens aquele verde nas pedras? É que, com tantas plantas a consumir nutrientes, é esquisito aparecerem essas algas. O meu aquário sofre do mesmo mal, mas isso acontece porque tenho apenas um tapete de Monte Carlo. Desconfio que o Neo esteja a mandar para a água demasiados nutrientes e o tapete não esteja a consumi-los todos. Não sei. Talvez alguém mais entendido no assunto possa "iluminar" esta conversa...
  11. Caraças... isso está com muito bom aspecto. Parabéns. Só uma questão... porque usaste substrato Tropica e JBL e acrescentaste o NeoSoil? Não é tudo substrato? Podias ter optado apenas por uma marca, não?
  12. Isso com tempo vai ficar bem como queres. Tenho certeza porque já percebi que és muito atento aos pormenores e tens bem definido aquilo que queres no tanque. Fico à espera de futuras actualizações, para acompanhar. E vê lá se voltas a pintar! Quando o aquário estiver pronto vais ter que arranjar o que fazer 😉 .
  13. Tenho que pensar bem no assunto. Mas também tenho tempo para isso. Primeiro vou deixar o tapete fechar, e qualquer coisa que seja plantado será no meio da Monte Carlo. Tinhas razão em termos de intensidade da luz. A Chihirios já está a causar estragos. Tenho as pedras muito verdinhas, e isso não me agrada. Estava a meio da intensidade e já reduzi mais um nível. Vou esperar até ao fim de semana, fazer o TPA e depois vejo como se porta com esta intensidade.
  14. Boa!!! Realmente, aquelas plantas maiores tapam bastante o meu elemento preferido do tanque, que são os troncos, mas regra geral acho que está tudo muito equilibrado. Qual é o tamanho desse tanque?