JoseCarlosMarques

Membro
  • #Conteúdo

    4259
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    153
  • Country

    Portugal

JoseCarlosMarques last won the day on Março 7

JoseCarlosMarques had the most liked content!

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Póvoa de Varzim (Porto)
  • Localização
    Póvoa de Varzim

Quem visitou o meu perfil

5165 visitas ao perfil

JoseCarlosMarques's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Dedicated Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Reacting Well Rare
  • Posting Machine Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

725

Reputação

  1. Se criares ali uma moita, ainda mais confortáveis vão ficar!
  2. Aquelas plantas lá atrás podem ser cortadas e replantadas. Acho que cada um daqueles pés dava para pelo menos 3.
  3. Mais bem explicado seria difícil. Obrigado 🙂 ! Com tempo, estudo e paciência, lá chegarás!
  4. Eh pá... tentei uma vez e correu muito mal. Mas também não insisti muito. Era o meu primeiro aquário, e na altura pensei que podia fazer tudo sem gastar muito dinheiro, mas quando vi que as plantas não estavam a desenvolver decidi trocar por substrato da Neo. Em boa hora o fiz, porque a terra estava com um cheiro absurdo a esgoto. Atenção... não sei se é suposto ter esse cheiro. No exterior do aquário não se sentia. Só resolvi troca-lo porque não estava a ter bons resultados com as plantas. Tanto quanto me lembro, deves colocar uma boa camada de substrato orgânico (uns 4 cm) por todo o aquário e outra de 2cm ou mais de areia ou areão. Não deves mexer muito na camada superior porque serve de tampão a todos os nutrientes que ficarão retidos lá em baixo. As plantas vão começar a estender as raizes até esses nutrientes e vão retirando os que precisam. Substrato orgânico podes encontrar em qualquer loja de plantas ou num horto. Não me lembro de ter tido grande dificuldade em compra-lo.
  5. Não sei se vais conseguir... parece-me demasiado grande. Mas podes deixar deitado. Nos meses de verão, se vires que não há a necessidade de estar ligado, podes retirar. Faz isso. Pode ser aquela lã filtrante, também. Só para não ficar a tocar no vidro. À frente. Vais optar pela areia, certo? Convém ter aí qualquer coisa para acrescentar pormenor.
  6. Em relação ao termostato, não te sei responder. O que eu tenho visto é que ele deve ficar na horizontal ou na vertical. De qualquer maneira, isso parece-me demasiado grande para um termostato de 25W. Já comprei termostatos de 50W na Loja China que tinham metade desse tamanho. Confirma isso! As pedras estão muito melhor, mas, caso seja possível, consegues enterrar ainda mais a maior? Tira todo o substrato por baixo, e coloca apenas uma pequena esponja por baixo, para não ficar em contacto directo com o vidro. Não te esqueças de guardar algumas pedras para o lado direito, à frente!!!
  7. Está melhor! Mas agora explica-me uma coisa... porquê a necessidade de misturar tantas plantas na mesma montagem? Não consigo perceber.
  8. Aquilo na rocha do lado direito é Riccardia? Porquê que por vezes cresce mais compacta e outras vezes mais filamentosa, sabes? E lá atrás, ao centro, o que tens? Gosto do aspecto!
  9. Olha, disse o mesmo que a Vera 🙂 .
  10. A coisa começa a compor-se. Gostei muito do que fizeste com a Monte Carlo e a Cuba. Colaste? Ficou muito bem... de futuro vou roubar-te essa ideia. Em relação ao aspecto geral do aquário, só não gosto da moita atrás do lado direito. Tem uma sombra muito marcada, que faz quase que parecer a copa de uma árvore. No lado esquerdo tens isso muito bem resolvido, mas do lado direito está esquisito.
  11. Sim, deves enterra-la mais um bocado, e inclina-la para a direita, para seguir a direção do triângulo. As outras pedras que colocaste formam uma estrutura muito estática... muito linear. Tenta fazer o que fizeste atrás, onde quase as amontoaste. As tuas pedras são todas brancas, certo? Não sei se areia branca ficará bem aí... vai ficar tudo da mesma cor. Só vendo. Um quilo de areia deve servir para colocares nesse aquário. Não precisa de muito.
  12. Gosto da segunda imagem, mas essa pedra parece-me demasiado grande. Não tens nada intermédio, entre o tamanho da rocha que tens na primeira imagem e essa? Aquelas que estão atrás ficam bem assim, mas com o crescer das plantas tenho medo que elas desapareçam. Por enquanto podes deixar estar... depois logo se vê. Entretanto podes colocar algumas também à frente, do lado direito, e substituir o segundo grupo de pedras mais pequenas por pedras maiores. Acrescenta também algumas ao lado esquerdo da grande. Assim sozinha, a pedra não parece nada natural. Areia pode ser qualquer uma. Se não quiseres ir apanha-la a um rio ou riacho, compra em qualquer loja de aquários areia branca. Isso é barato.
  13. Vê este link: https://www.youtube.com/watch?v=1PA6XrtbWyo
  14. Eu pensava seriamente na opção da areia. Acho que o teu aquário ia ficar a ganhar. Vê as coisas desta maneira... o tanque é pequeno... mesmo que uses apenas plantas de carpete na frente, elas vão crescer uns 3 ou 4 cm... vais acabar por perder muito pormenor. É mais fácil lidar com a manutenção de areia do que com a presença de mais substrato (que vai libertar mais nutrientes que podem provocar mais algas). Menos substrato no aquário, ou a mesma quantidade mais atrás, com plantas que utilizem os nutrientes que ele liberte, tornaria a tua tarefa muito mais fácil. Também optava por colocar aí umas pedras maiores (ali no meio dos dois troncos, uma pedra grande ficava mesmo bem), optava por chegar as pedras ao tronco, e colocaria algumas pedras do lado direito, onde não tens nada. Vai buscar aquela última imagem que o Mocho te mostrou no outro tópico e tenta buscar aí alguma inspiração!
  15. Parece-me que fizeste boas escolhas em termos de equipamento. Só me deixa o pé atrás o filtro... estive à procura e parece-me demasiado pequeno para o teu (ou qualquer) aquário. Logo verás. Vê lá se montas isso, para o pessoal ver fotografias 🙂 .