JoseCarlosMarques

Membro
  • Posts

    2,681
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    92
  • Country

    Portugal

JoseCarlosMarques last won the day on February 4

JoseCarlosMarques had the most liked content!

2 Followers

About JoseCarlosMarques

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Póvoa de Varzim (Porto)
  • Localização
    Póvoa de Varzim

Recent Profile Visitors

2,951 profile views

JoseCarlosMarques's Achievements

Veteran

Veteran (13/14)

  • Dedicated Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Reacting Well Rare
  • First Post Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

430

Reputation

  1. Tricky. Grande músico. Vi-o uma vez ao vivo 😛 . Mas tens razão... agora que levo o hobby mais a sério, tenho muito mais em conta a questão dos tamanhos e das proporções. Ver uma fotografia é uma coisa... ver o bicho com tamanho adulto é outra. Quando comprei os meus Amanos eram pequeníssimos, e quase nem os notava dentro do aquário. Mas à medida que vão crescendo, e quando paras um bocadinho para perceber a evolução, percebes que realmente são animais com um porte considerável para um nano. Diria o mesmo ao contrário. Colocar Red Cherrys num aquário de 90cm é quase ditar que eles não tenham "expressão". Ficam tão pequenitos que acabam por se perder. São os Green Neon. Muito semelhantes aos âmbar. Mas desejo-te boa sorte para os encontrar. E a bom preço, porque cada bichinho desses (que não passa dos 2cm) custa perto de 4€. Se quiseres um cardume de 10 ou 15 gastas uma fortuna. Eu comprei os meus 20 por 24€. Desculpa estar a repetir isto, mas estou tão contente com os meus bichos que não me canso de os elogiar 😛 . São lindos!!! E sim, eu avisei-te! Comportamento animal... ok ok 😛 . Eu vou tentar fazer um vídeo, quando tiver mais tempo 😉 .
  2. Caraças. É bonito o raio do musgo. Manda-me meia dúzia de pés, para ver se eles pegam aqui numa rocha qualquer. Às tantas ainda descobrimos uma nova espécie 🙂 .
  3. Eu vi várias imagens em que os "empregados" da ADA aparecem a mostrar montagens com calhas da Life Aqua. Também pode ser publicidade da Life Aqua. Não há foto para Maio? Então a próxima é a final? Ou a anterior era a final?
  4. Só um!?!?!? Precisas de uma equipa de limpeza urgentemente. Otocinclus! Uns 10, pelo menos. E ao preço que eles andam vais ter que investir em grande.
  5. Eu neste momento nem os vidros limpo 😛 . Ando só a trocar a água. De musgos percebo muito pouco, mas o Álvaro já te deu umas dicas do que pode ser, não? E se for o que ele diz, não é fácil de arranjar em loja. 👍
  6. Tudo depende do que queres. Eles acabam por limpar as algas na mesma, mas um Amano faz o trabalho de meia-dúzia de Red Cherry's. O meu problema sempre foi o facto deles se multiplicarem tanto. Já os Amano tem o problema do preço. Esse camarão madeira, vi-o uma vez, em loja. Não gostei. É verdade! Não foi por falta de aviso 😛 . Mas a tua ideia inicial até era ter o Betta. O resto veio depois. Não tenho grande paciência para fazer aqueles vídeos todos bonitinhos dos aquários, mas ainda hei de colocar a câmara em tripé e deixa-la a filmar durante uns minutos, para mostrar aqui. Até ao dia 20, mais ou menos, devo andar bastante ocupado. Depois disso vou tentar limpar as rochas e talvez faça isso nessa altura. Também dá tempo aos bichos para se adaptarem. Ontem, por exemplo, já estavam com muito mais cor, e já pareciam mais activos dentro do tanque. Mas essa ideia do vídeo talvez não seja má de todo... as imagens que colocamos aqui no fórum são comprimidas, e perde-se muito detalhe. Mesmo essa que mostrei, no meu computador tem muito mais cor que aqui. Se colocar no Youtube acho que ficam com uma ideia melhor de todo o setup.
  7. Tranquila 🙂 . Só não te esqueças das mudanças de água. Isso é capaz de se aguentar até dentro de uma bacia com água, e continuar a crescer até ao ponto em que possa ser reutilizado. Tem é que ter acesso a luz. Perto de uma janela ou assim. Mas o ideal era encontrares alguém com espaço dentro de um aquário para colocar essa tal pedra. De qualquer forma, se vais guardar o hardscape e se ele sobreviveu tanto tempo seco antes de colocares a pedra no teu tanque, pode ser que tenhas uma boa surpresa quando a voltares a utilizar. Boa! As coisas estão a andar. Quando tiveres fotografias desse móvel, mostra. E se puderes, como julgo terem-te sugerido para o teu móvel actual, coloca-lhe uns "L's" nos cantos, para o fortalecer. Fico à espera de o ver. Que cor compraste?
  8. Boa então! Tens uma casa quentinha 🙂 . Isso é porreiro para quem tem aquários. Aqui em casa isso não acontece, e como tenho que aquecer o tanque, a evaporação é descomunal.
  9. E teve um belo resultado, essa experiência. Espero que tenhas tirado uma boa fotografia para mais tarde recordares 🙂 . Venham mais montagens!
  10. Bem vindo de volta, Senhor João 🙂 ! Já tinha saudades de ver as suas criações por aqui. Eheh. Desta vez já arriscaste um bocadinho mais no tamanho. Gosto. E gosto muito daquilo que criaste. Tem tudo para se tornar numa bela montagem triangular, se bem que tens muitas linhas verticais criadas pela madeira. Não me parece uma coisa muito natural, por enquanto... mas tu lá terás a tua ideia definida, e com o crescimento das plantas pode ser que algumas dessas linhas se diluam. Não me leves a mal! Como sempre digo, o aquário é teu... tu é que tens que gostar dele. E com as tuas mãozinhas de certeza que sairá daí um belo quadro. Estás a pensar colocar algum musgo nesses troncos? E porque não usas termostato? Pelo que vejo na imagem que colocaste, a temperatura está bem abaixo dos 20º... será isso benéfico para o crescimento das plantas? Olha que a Glosso é um bocadinho esquisita! Quando tiveres uma opinião formada sobre essa calha, tenta escrever um bocadinho sobre ela aqui. Era uma das minhas opções, quando troquei a minha, e muitas vezes penso se devia ter optado por essa, para evitar todos os problemas por que passei. Agora já tenho as coisas mais controladas, mas deixou uma grande mossa que não sei se será recuperável. Tudo pela intensidade exagerada da calha que comprei. Enfim... Vou acompanhar este tópico com muita atenção. Vamos lá ver se o tanque fica pronto a tempo do IAPLC. Eheh. Grande abraço!
  11. Espero que esteja tudo bem contigo. Cá estarei à espera de ver as tuas criações. Um abraço!
  12. Bem... acabei por comprar os Black Neon. 20. Tirando a dúvida que ainda prevalece de serem ou não suficientes para o tamanho do meu tanque, até agora, tudo perfeito. Os peixitos são lindos, e representam muito bem aquilo que queria para o aquário. Com uma aparência relativamente discreta, ocuparam logo o espaço que eu desejava que ocupassem - aquela zona mais "árida" no canto superior direito. Apesar todos os artigos que li dizerem que são peixes neutros, no que toca à coloração, a verdade é que têm uma risca azul incandescente por cima da negra que os destaca bastante. Não sei se será pela minha calha, mas a realidade é que os animais saltam à vista. Estou, portanto, muito contente, ainda para mais porque sei que são uma espécie subestimada no hobby, e passa a ser um orgulho para mim apresenta-la. Agora é esperar que cresçam um bocadinho mais (para ocuparem no quadro a proporção que lhes é devida) e que as cores se tornem ainda mais notórias... nomeadamente o vermelho que rodeia os seus olhos. Ainda são pequenitos... com tempo, tenho esperança que os 20 sejam suficientes para preencher a massa que pretendo. Deixo-vos ficar uma imagem É muito difícil fotografar um cardume... foi preciso muita paciência para os apanhar a todos, e sei que não ficaram, de todo, bem representados. As cores ao vivo são muito mais intensas, mas espero um dia conseguir reproduzi-las. Quase me esquecia de referir... os peixes movimentam-se como se fossem um só. É uma sensação incrível assistir a isso. Parece que estamos a assistir a um bailado subaquático.
  13. Tu estás à procura de uma coisa que eu não quero, que é dar destaque aos peixes. Quero que eles se notem, sim, mas não quero que o foco sejam eles. Na minha opinião, acho que tens um belo conjunto de peixes. Gosto bastante dos Hyphessobrycon bentosi, e de outros parecidos, como o Silver Tip ou o Phanthom, que tem um corpo mais parecido com o Bentosi, mas mais uma vez, ganham muito destaque dentro do aquário, e eu quero que o meu destaque sejam as rochas. Acho que, como respondi à Sofia, a escolha dos peixes acaba por ter haver com o que queres para o teu aquário, e nesse sentido julgo que os Black Neon são os que melhor me servem. Como tu mesmo afirmas, a tua ideia era realçar a fauna, e, não tendo tu feito uma má escolha, também percebo o que dizes em relação ao conjunto Ember+Cardinais. Mas o teu aquário vive dessa coloração toda, e dos contrastes entre as cores. Eu procuro uma coisa mais pacifica, ou discreta. Espero não me enganar na compra. Eheh. Já pensei bastante nisto e acho que chegou a altura de ter o cardume dentro do aquário, até porque acho que podem contribuir para o equilíbrio do mesmo. Agradeço a tua opinião. No fundo, apesar de contrária à minha, acho que até reforçou a minha escolha. Um abraço. Quase me esquecia de te dizer isto... não coloques um Betta junto dos Tetra. Vais arrepender-te! Pode correr bem, sim, mas também pode correr muito mal. A @Sofia Correia que o diga. Os Tetra podem sentir-se ameaçados pela presença (nada pacifica) do Betta, e vão esconder-se sempre que puderem. Procura um peixe de maiores dimensões, se é mesmo isso que queres, mas que tenha um comportamento muito pacifico. E, mesmo assim, atenção ao tamanho da boca. Se cabem lá dentro (neste caso os teus tetra) são comida.