JoseCarlosMarques

Membro
  • Posts

    4,383
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    166
  • Country

    Portugal

JoseCarlosMarques last won the day on May 28

JoseCarlosMarques had the most liked content!

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Póvoa de Varzim (Porto)
  • Localização
    Póvoa de Varzim

Recent Profile Visitors

5,543 profile views

JoseCarlosMarques's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Dedicated Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Reacting Well Rare
  • Posting Machine Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

751

Reputation

  1. Lá ganhei coragem e enchi o tanque com água. Vou fazer um "Dark Start" enquanto continuo a pensar se manter um segundo aquário será benéfico, ou não, à minha paixão pelo hobby. Logo vejo. Deixo-vos com uma fotografia do tanque com 24 horas. Já se nota bastante a presença de taninos libertados pela madeira e por umas folhas de amendoeira e pinhas de amieiro (da Sera) que comprei propositadamente para esta montagem. Imagino que nos próximos dias a água se torne ainda mais escura. Sinceramente, estou a gostar, e acho que me vai dar muito pouco trabalho a manter. Gostava de ouvir as vossas opiniões. Um abraço.
  2. Encontrei este vídeo por acaso, já o vi, recomendo, e agora vou ver todos os outros da mesma série. O canal de Youtube pertence a Steven Chong, que dispensa apresentações, e nesta série dedicada àqueles que querem levar o hobby mais a sério (entenda-se... concursos), ele explica as técnicas utilizadas nas suas montagens. Uma delícia! Não são vídeos para quem quer manter um aquário plantado durante muito tempo... a ideia aqui é criar o tanque, tirar a fotografia e desmonta-lo outra vez. Se for isso que procuram, não percam. Neste primeiro vídeo, por exemplo, podem aprender a fazer rochas!!!
  3. 🙂 Obrigado Tozé. Eu sou fotógrafo profissional há mais de 20 anos, mas sempre fui desenvolvendo trabalhos pessoais que nada têm haver com o que faço - trabalho para uma Autarquia. Há cerca de uns 10 anos, e depois de muito ter experimentado, resolvi começar a definir uma estética própria, e é esse trabalho que tenho no site. Ultimamente tenho fotografado muito menos... até acho que os meus trabalhos mais antigos são os meus melhores... mas respondendo à tua pergunta, comecei por usar uma Ricoh GR, que é uma câmara compacta excelente, mas como ando sempre com equipamento Fujifilm atrás, comecei a experimentar usa-lo e acho que os resultados não ficam atrás dos da Ricoh, portanto agora uso as Fuji. Era porreiro criar um tópico para cada um falar sobre os outros hobbys que tem, sim, até porque já percebi que muita gente aqui tem outras paixões para além da Aquariofilia. Malucos da Fotografia há muitos, mas já falei aqui com gente que cultiva minhocas, outros que têm a paixão dos Bonsais... fico à espera que cries esse tópico 😉 .
  4. 🙂 Não sei se será a melhor definição, Rui. Wabi Sabi é um conceito que procura beleza no que é imperfeito ou incompleto. Se vires o meu trabalho de Fotografia mais pessoal (já agora aproveito para fazer promoção ao meu site... www.josecarlosmarques.com) tem muito haver com isso. Aliás... tem tudo haver com isso... procurar a beleza no que é comum ou mundano... no que não é bonito segundo os cânones tradicionais. Nos aquários que faço, procuro alguma harmonia... acho que é mais o conceito de Iwagumi que ultrapassa os aquários... procurar a beleza no que é simples. Admito que a minha procura estética na Fotografia possa estar a influenciar a Aquariofilia e vice-versa, e aí até poderás ter sido tu o primeiro a perceber isso. Não sei nem quero saber... é essa a verdade. Eu gosto de carpetes de plantas muito bem tratadas com rochas em cima, colocadas de forma harmoniosa. O que isso pode ou não significar, deixo para quem quiser interpretar.
  5. Também já vi esse. Por acaso gostei mais do primeiro que foi aqui apresentado.
  6. Ora então, isto sem o musgo ficou assim. Até tenho conseguido manter a coisa "limpinha"... estou a gostar do resultado. Durante os próximos tempos não devo fazer grandes alterações porque vou andar mais ocupado e não vou ter tempo para me dedicar ao aquário como gostava. Depois virão mais plantas. Ah... troquei os lily pipes de vidro pelos de acrílico da Aquario. Já andava a pensar nisso há algum tempo e como voltei a partir outro outflow, achei que estava na altura de optar por um material mais resistente. Foram um bocadinho mais caros, mas a longo prazo julgo que vão compensar. Por enquanto não tenho nada a dizer sobre eles, a não ser que o kit que comprei (o Premium v. 2) é bastante versátil... permite um controle muito grande sobre a potência de circulação, com os acessórios que traz (pessoalmente, optei por deixa-la no máximo possível) e permite também ter o Skimmer incorporado no Outflow. Estéticamente, até me parece uma solução mais discreta. Se algumas diferenças notar durante a utilização, deixo aqui a minha opinião. Um abraço.
  7. Eheh. Aprende com todas essas experiências. E não te esqueças da TPA semanal! Eu faço as minhas de 5 em 5 dias e já acho pouco... se tivesse tempo, fazia de 3 em 3. Noto que 5 dias já é muito. De qualquer maneira, cada aquário tem as suas necessidades, e com a passagem do tempo vais perceber as do teu. Não devia dizer isto, mas não deves preocupar-te muito com a descida de temperatura quando fazes TPA's. É normal. O meu costuma manter-se entre os 23 e os 24 graus, mas depois de uma TPA baixa bastante. Por vezes, no Inverno, até ligo a água quente para que a diferença não seja muito grande. Mesmo assim é normal que baixe aos 20 ou abaixo disso. As plantas não se queixam e os vivos aguentam bem.
  8. Sim, é a isso que me refiro. Devia aspirar bem... é um desses que eu uso e funciona. A motor nunca vi, mas depois tens que mostrar imagens disso a trabalhar. Esponja de filtro também nunca usei... uso essas verdes e amarelas de cozinha e funcionam perfeitamente. O lado verde é o que uso mais, até, e até hoje nunca tive problemas.
  9. Faz TPA! Pelo menos uma vez por semana. Há coisas que não se "vêem" nos testes, como a Amónia. E se dizes ter muita porcaria no substrato, a qualquer momento podes ter um pico de Amónia que vai fazer mossa. Tira da cabeça a ideia de que o teu aquário pode ser diferente dos outros... acontece o mesmo em todos, logo, as TPA's são OBRIGATÓRIAS! Mais uma coisa... não sei qual limpador de vidros compraste, mas a melhor coisinha para limpar as algas é uma daquelas escovas de cozinha que tem o lado verde e o amarelo. Isso e uma escova de dentes (para os cantos). No teu lugar passava hoje por uma Loja China e comprava um sifão de fundo porque mais importante que limpar as algas dos vidros é tirares essa porcaria toda que tens no substrato de dentro do aquário!
  10. Antes de mais, Rui, bons olhos te leiam! Há muito tempo que não noto actividade tua no Fórum. Está tudo bem contigo? Já conseguiste montar o teu aquário? Em relação à tua sugestão... foi isso mesmo que fiz na segunda-feira! Mas em vez de optar por retirar o musgo dos sítios onde ele não estava a prosperar, optei por retirar todo o musgo do aquário. Alguns vão dizer que me precipitei, e que devia ter tentado outras soluções antes desta, tão drástica, mas a verdade é que a cada TPA estava farto de ter que limpar as algas do musgo e de vê-lo desaparecer pouco a pouco. Agora vou concentrar-me no crescimento da carpete, e em manter as rochas com bom aspecto e, quem sabe um dia mais tarde, volto a tentar introduzir o musgo de outra maneira. Tenho que avaliar a evolução do tanque. Por enquanto devo dizer que até estou a gostar de ter só as rochas e a carpete.
  11. Neste hobby nunca sabemos tudo. Estamos constantemente a aprender!
  12. Boa dica, Álvaro. Aquela última solução não é aquilo que mais gosto de ver, mas todos os outros testemunhos trazem coisas muito interessantes. Destaque para o novo filtro da Eheim, que já tinha ouvido falar mas que ainda não consegui encontrar à venda aqui em Portugal - seria uma óptima opção para mim, que tenho um espaço limitado no meu armário. E não podia deixar de referir o tanque dedicado ao Filipe Oliveira 🙂 . Belo vídeo!