JoseCarlosMarques

.Membro Ausente
  • Content Count

    443
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    15
  • Country

    Portugal

JoseCarlosMarques last won the day on November 13

JoseCarlosMarques had the most liked content!

Community Reputation

101 :)

About JoseCarlosMarques

  • Rank
    Membro Júnior Pro

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Póvoa de Varzim (Porto)
  • Localização
    Póvoa de Varzim

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. João, tu que percebes da criação de neons chineses... que dás aos alevins para comer? Serve a comida normal, triturada? No outro dia, quando estava a preparar a minha nova montagem, deixei os meus peixes durante a noite num aquário mais pequeno e quando os fui tirar de lá notei que havia alguns alevins dentro do tanque. Como não sabia muito bem o que fazer, e não tinha nenhum filtro para colocar dentro desse tanque mais pequeno, juntei os alevins aos peixes maiores, no meu aquário principal, e entretanto deixei de os ver. Podem estar escondidos no meio das plantas, mas o mais provável é q
  2. Muito bem... muito bem... e a Monte Carlo parece ainda estar a recuperar. Melhor que na última fotografia. Muito melhor
  3. Gonçalo, é um prazer passar os olhos pelas tuas montagens anteriores. Pena algumas das imagens não abrirem (devem ter sido apagadas do sitio onde estavam alojadas...). Não quis deixar de passar aqui para te dar os parabéns. A tua evolução é fantástica. Grande abraço.
  4. Tu metes fermento, nesse aquário? As plantas não param de crescer!!! 🙂 Queres uma dica para fazeres uma fotografia um bocadinho melhor? Arranja uma fonte qualquer de luz e coloca-a ao lado direito do aquário, para ires buscar um bocadinho mais de detalhe na "árvore"...
  5. Para aqueles que eventualmente pudessem estar curiosos em relação ao painel de LEDs que estava a construir para a traseira deste aquário... esqueçam. A sério! A quantidade de LEDs necessários para balancear os de qualquer calha (a não ser que tenham um aquário com uma luz muito fraquinha) seria absurda. Construi a estrutura, arranjei maneira de a pendurar na traseira do tanque, apliquei os LEDs e o resultado foi quase igual a nada. Tirei fotografias com os tais LEDs ligados e desligados, e a diferença era mesmo muito reduzida. Continuo a acreditar que uma luz por trás de um vinil fosco, é
  6. Menos mal. Estava a ver que estava a perceber tudo ao contrário. Já comprei o Premium, e estou a usar os dois, agora, como indicou o Mocho - para que as plantas não se ressintam. Entretanto vou tentar reduzir gradualmente o Specialized e dar prioridade ao Premium. Obg. pelo comentário.
  7. Boas Diogo. Por enquanto vão ficar "nuas". Gostava de experimentar o Riccardia, mas como parece estar em falta em todo o lado, vão continuar assim até que consiga por mão em algum... Obg. pelo comentário.
  8. Vou fazer isso, sim. Ainda só tenho um ano no hobby e se começo a inventar corro o risco de me fartar dele antes de começar verdadeiramente a apreciá-lo. Vou tentar comprar o Premium ainda hoje, para começar a dosear. Obrigado pelas dicas @C Mocho. A tua ajuda tem sido sempre preciosa. Quanto ao sistema de CO2... já tenho um em vista, e até já alterei o meu móvel para o receber, mas as finanças deste mês não me permitiram adquiri-lo. Talvez no próximo... Obrigado também, Ismael.
  9. E comprar apenas potássio para juntar ao Specialized, seria uma boa opção? Estou indeciso entre as duas escolhas... ou compro o Premium e vou experimentando diferentes doses de Premium e Specialized, ou compro apenas Potássio e vou fertilizando com Potássio e Specialized.
  10. Já estava a pensar deixar o Specialized de lado e mudar de marca, porque já percebi que o meu problema vem da má fertilização, mas começo a compreender, pela tua explicação. A opção mais sensata será comprar o Premium e ir alternando entre os dois, sendo que neste momento preciso mais do Premium e menos do Specialized. Como já havias dito numa mensagem anterior, as indicações da marca referem-se em cada frasco, aos vários produtos em conjunto. Dessa forma, poderia (para 6ml, por exemplo), adicionar semanalmente 2ml de Specialized e 4ml de Premium, certo?
  11. Quando optei pelo Specialized falaram-me dessa possível falta de potássio, que é um problema grave na S. Repens. Mas o Premium tem mais Potássio que o Specialized? Não percebo nada disto, Mocho. Vais ter que me ajudar 🙂 . Terei optado mal pelo Specialized? Deveria ter ido para o Premium?
  12. Que achas que pode ser, Mocho. Estou mesmo preocupado com isto...
  13. Agradeço a resposta Flaips. Excesso de CO2 não creio que seja. Como o meu sistema é caseiro, nunca tenho CO2 em demasia. Mas acredito que possa ser excesso de luz, como dizes. Vou diminuir um pouco a intensidade da minha calha para ver o que acontece. Abraço.
  14. Boas, Já tinha colocado esta questão noutro post, mas como não tive nenhuma resposta vou colocá-la na área dedicada às plantas. A Staurogyne Repens que tinha numa montagem anterior começou, de um dia para o outro, a ficar com buracos e a apodrecer. Não me incomodou muito no início porque o sitio onde ela estava não tinha muito substrato (uma concavidade de uma rocha), e atribuí o problema à falta de nutrientes junto das raízes. A verdade é que entretanto a coisa foi-se alastrando e passou para outra moita de S. Repens que estava numa zona com bastante substrato. Como estava a pe