JoseCarlosMarques

Membro
  • Posts

    3,638
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    135
  • Country

    Portugal

JoseCarlosMarques last won the day on September 26

JoseCarlosMarques had the most liked content!

5 Followers

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Póvoa de Varzim (Porto)
  • Localização
    Póvoa de Varzim

Recent Profile Visitors

3,949 profile views

JoseCarlosMarques's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Dedicated Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Reacting Well Rare
  • Posting Machine Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

622

Reputation

  1. Quero ver fotografias disso. Eheh. Estou desejoso de ver novos tanques aqui no fórum. Bom trabalho a todos!
  2. Não há muito que possas fazer agora. Com um cão ou um gato ainda podemos "forçar" a alimentação, mas com um peixe deve ser muito complicado. Só podes esperar pelo melhor. Tê-lo sozinho num aquário não é muito bom, mas como dizes, e bem, colocar mais peixes agora no tanque é um risco muito grande. Tens que esperar para ver o que vai acontecer. Achas que ele consegue nadar até à comida, com esse problema na cauda? O problema que eu tive com o meu Betta foi que a bactéria que ele apanhou se alojou no lábio superior e ele acabou por perder o lábio... mesmo tentando, não conseguia comer, e eu tive que eutanasiá-lo. Se vires que o facto de ele não comer é por não conseguir, infelizmente sugiro que fizesses o mesmo.
  3. E o teu aquário, @Rui Assunção? Já começou a ser montado?
  4. Pelo que percebi, chegaram a estar, mas as imagens são já depois da limpeza:
  5. Indicaram-te mal aquilo que devias fazer. Ao tirares um filtro e colocares o novo, foi quase como voltares ao início da montagem do aquário. Não é bem assim, porque as bactérias benéficas acabam por se desenvolver também no areão e na decoração que tens dentro do tanque, mas a maioria fica mesmo alojada no filtro - daí o facto de quase não o poderes "limpar" durante as TPA's. Basta apenas enxaguar as esponjas e qualquer outro material que tenhas lá dentro. Provavelmente tiveste um pico de amónia, aliado a qualquer bactéria que já podia estar no tanque ou que foi para lá trazida pelo outro peixe que compraste. O que fazer a seguir, não sei... esses peixes que tens são resistentes... podes voltar a tentar com outro cardume, mas dá um tempo ao filtro para ciclar, e só depois compravas os animais. Pessoalmente optaria por um Betta. Acho que tem mais piada, e os 13 litros, apesar de curtos, acabam por ser suficientes. Já que estás a pensar em mudanças, que tal apanhares umas pedras num riacho qualquer que tenhas perto de tua casa e optares por uma planta de baixa manutenção, como o Feto de Java, por exemplo. Ainda ontem dei o exemplo de um aquário que montei por muito pouco dinheiro (até cheguei a ter dentro dele um filtro semelhante ao que deves estar a usar) a outro membro aqui do site. A ideia era manter lá alguns peixes durante a desmontagem do meu aquário maior e depois estava a pensar colocar lá um Betta, mas entretanto desmontei tudo e devolvi os peixes à loja onde os comprei porque vou mudar de casa. De qualquer forma, fica aqui para te servir como exemplo, caso queiras fazer uma coisa semelhante. Ah, este aquário tinha uma calha e um termostato que comprei numa Loja China. Não ficou nada caro... acho que com a compra da planta e esse equipamento não cheguei a gastar 30€. Já tinha o tanque, o filtro e o areão. Dito isto, só te posso desejar melhor sorte daqui para a frente. Não desanimes. Pensa nisto como um processo de aprendizagem.
  6. Não faço a minima ideia 🙂 ! Mas procura essa informação no Youtube. Tenho a certeza que qualquer vídeo que fale sobre a espécie te diz que peixes são compatíveis com ela.
  7. Qualquer Tetra. No teu aquário deves conseguir colocar uns 20 sem problemas de maior. Se forem as variedades Tetra com tamanho mais pequeno, como o Ember, até podes colocar mais. Eu gosto particularmente do Silver Tip Tetra - quando colocas a mão perto do vidro, eles vêm todos a correr para ti. É engraçado para quem tem crianças, fazer esse exercício.
  8. É uma pena ler essas palavras, mas tenta não desistir do hobby por causa disso. Acho que já todos passamos pelo mesmo - no meu caso perdi um cardume quase inteiro por causa de algum problema na água da rede. No teu caso acredito que tenha mesmo sido o peixinho novo a trazer qualquer coisa para o tanque. Como fizeste a mudança do filtro? Devias ter deixado o antigo a funcionar, enquanto ciclavas o novo. Também pode ter acontecido um pico de amónia. Começa a pensar no futuro. Bola para a frente!
  9. Um aquário de 90cm, por exemplo, só poderá levar 2 ou 3 desses peixes. Com uma boa iluminação e uma filtragem muito boa (há quem use dois filtros externos). Não será um investimento pequeno. O que sugiro é que experimentes manter o que tens e optes por um cardume pequeno de Tetras, por exemplo. Ou ter um Betta macho apenas. Conheces essa espécie? É o mais parecido que podes ter de um animal de estimação como um cão ou um gato, em peixe. Até há quem lhes ensine truques. De qualquer maneira, terias que melhorar a tua filtragem. Eu tive um Betta durante vários meses (morreu porque apanhou uma bactéria, que nada teve haver com a montagem que eu preparei para ele) num aquário parecido com o teu com um filtro de mochila da loja china. Também terias que comprar aquecimento, mas para um aquário desse tamanho, um filtro de 50 watts deve ser suficiente. Em relação às plantas, procura no Youtube "Low Tech Planted Aquarium". Há muitas plantas que não precisam sequer de substrato, como os Fetos de Java, por exemplo, ou as Anubias. No teu caso tentava optar pelos Fetos de Java. Vê aqui o exemplo do que eu criei com 50€ (talvez nem isso). As pedras apanhei num riacho perto de casa.
  10. Não sei o que te dizer, Raul. Acho que o Álvaro já disse quase tudo. O ideal era tentares devolver os peixes à loja e começar de novo. Tirar o vinil que tens no aquário e optar por um fundo mais neutro (preto ou branco), comprares umas plantas verdadeiras de baixa manutenção para tentares replicar um ambiente mais natural... um filtro de mochila (pelo menos), de forma a teres uma circulação de água e uma filtragem mais eficazes. Há uma série de coisas que poderias fazer ao longo do tempo, mas com os peixes já dentro do aquário torna-se mais difícil de por em prática, até porque podes ter variações de parâmetros drásticas e podes perder os bichos. Tenta pesquisar mais um pouco sobre aquários para ver até que ponto poderás evoluir. Esses peixes, por exemplo, foram uma compra errada. São peixes que precisam de muito espaço e de uma filtragem muito acima do normal (porque produzem muitos detritos). Não vão ser muito felizes dentro desse tanque, mesmo que consigas regular os parâmetros da água. Pensa bem em tudo o que foi aqui dito e equaciona se valerá a pena ou não recomeçar, com outras condições.
  11. Acho que 15 dias pode ser pouco, mas como não tens substrato fértil não sei bem dizer. Eu esperava mais um bocado, só para ter a certeza que o filtro já tem as bactérias necessárias para o bom funcionamento. E ia adicionando uns flocos de comida de peixe todos os dias, para que o processo iniciasse (para que as bactérias se formem, é preciso que haja matéria orgânica em decomposição - de futuro, serão os dejectos dos peixes, as sobras de comida que lhes vais dar, etc.). Mas a opção é tua, claro... imagino que já tenhas pesquisado sobre o ciclo do azoto. Em relação aos peixes não te posso dar uma opinião porque sempre optei por manter cardumes de peixes pequenos. Junto-lhes uns Otocinclus e uns camarões Amano, para limparem as algas, mas nunca experimentei ter um comunitário. Uma regra pode ajudar-te a escolher os peixes... se cabe na boca, vai lá parar. Ou seja... se tens peixes pequenos o suficiente para outros maiores os comerem, eles vão acabar por comê-los.