Safar o aquário das algas


André Limede

Recommended Posts

Boas,

tenho começado a tratar recentemente do meu aqua....mas desdo príncipio que tinha algas :)

Agora há umas tipo algodão branco, ums filamentosas pequenas, e uma espécie de green spot nas pedras (xisto) e no areão....

 

Já me disseram para fazer fertelizações diárias de potássio (15ml), e micros depois das tpa's (5ml)...(aquário de 96l) mas também me disseram, para deixar as fertelizações e fazer tpa's de 20l de 5 em 5 dias....e agora?

 

xD....agora comecei a fazer tudo junto....fertelizações iguais + as tais tpa's

 

Não uso anti-algas porque já me disseram que não resultam....

Também me disseram que podia ser excesso de po4...o teste é caro, mas como é preciso vai ter de ser ;)

 

Se fossem vocês, o que faziam?

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprava testes de

 

NO3

PO4

 

Mediante o resultado, fertilizava com um ou outro, certamente para teres algas tens mais de algum dos dois.

 

Fertilizava independentemente dos resultados com Potassio e elementos Trace, e ajudava com Flourish Excel.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elementos Macro são: Fosfato, Potássio e Nitratos

Elementos Trace são: Cálcio, Magnésio, Iodo, Cobre, Ferro, Zinco, Manganês, Flourite, Selénio, e outros

 

A diferença entre os Macro e os Trace é a variação de quantidade existente na coluna de água.

 

Flourish Excel é um produto da Seachem que é um fornecimento liquido de Carbono para as plantas, se estas estiverem debilitadas estimula-lhes o crescimento e em conjunto com injecção de CO2 tem efeito excelentes, o Excel não altera o pH da água, mas como todos os fertilizantes deverá ser utilizado com conta peso e medida, para além do efeito "empurrão" às plantas, o aumento de Carbono da água elimina muitos tipos de algas.

 

Para fertilizares com Fosfatos ou com Nitratos o método é muito parecido, fazes os testes e vês pela cor do teste que quantidade de Nitratos e Fosfatos tens, eu utilizo os testes da JBL, os Nitratos se tiver fica amarelo até ap vermelho escuro, os Fosfatos se tiver tende para lilás até ao azul muito escuro. Ambos se não houver qualquer uma das substancias o teste fica transparente.

 

Conforme a litragem do teu aquário e mediante o resultado do teste, com uma seringa ou com a tampa de cada fertilizante (5ml) colocas a quantidade que desejas para atingires o valor que pretendes, não é dificil. Se não tiveres a certeza ao fazeres as contas, começa por baixo, coloca imagina uma tampa e passado 1h volta a medir, para deixar a água circular, se o teste atingir o valor que pretendes mantém se não, coloca imagina meia tampa.

 

Houve uma altura que eu fazia testes e fertilizações diárias, todos os dias à noite, pq estava cheio de algas e com o Nitratos elevadissimos, combati com TPA's semanais, muita paciencia, e fertilizações de Fosforo, elementos Trace e Excel, em conjunto tb com injecção de CO2, ahh claro e iluminação como deve ser.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...fiz os teste (da SERA) e não sei, sinceramente, porque tenho algas....tenho os nitratos (No3) e os fosfatos (Po4) a 0...portanto não se o que se passa....

 

O que acham?

 

Cump :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É precisamente por isso que tens algas! :bs_quesexclaim:

 

Os nutrientes nunca podem estar a 0, porque assim as plantas não conseguem absorver os outros, dado que esses não estão presentes...

 

O ideal, é teres sempre nutrientes disponíveis no aquário. A solução passa por fertilizares com nitratos e fosfatos, na medida adequada ao teu aqua. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como o Rui disse os nutrientes não deve estar a 0 certas algas não necessitam dos nitratos e fosfatos para crescer ao contrario das plantas, aconcelho-te de momento parares com os micros e começares a "ajeitar" os macros.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, potássio tenho cá em casa, vou fertelizar com 15ml diários (??)

Qual a porpoção boa para os outros nutrientes? Para 100l? (depois faço as conts xD)

 

Cump, e obrigado :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Fazes assim: Vês quantos ppm's de potássio vai adicionar cada ml de solução que meteres em X litros (não sei se tens as contas feitas para 100 litros), se não tiveres as contas feitas para 100L usas uma regra de 3 simples e vês facilmente o quanto tens de adicionar. Não sei se me expliquei bem...

 

Para os restantes nutrientes, arranjas já diluído ou então compras em pó (isto deves saber), e as contas fazem-se facilmente utilizando a célebre calculadora do Chuck! :naughty:

 

Chuck's calculator

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As contas para o potássio estão feitas para 80 litros (96 litros + o areão, etc...) dá os 15ml....

 

Essa calculadora é que não percebi como se usa...:naughty:

 

O Po4 e o No3 vai ser um membro do forum que me vai emprestar, mas não sei em que quantidades pôr...

 

Devo fazer estas fertelizações durante quanto tempo para ver resultados? Depois de estavél também as faço?

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As contas para o potássio estão feitas para 80 litros (96 litros + o areão, etc...) dá os 15ml....

Então à partida tá bom...

 

Essa calculadora é que não percebi como se usa... :P

Sacas e instalas, depois abres o programa e vais ao separador Nutriente Calculator, e depois na parte Nutrient/Compound tens os compostos mais utilizados frequentemente para dissolver nutrientes (no3 em kno3, po4 em kh2po4, etc), e é no campo em baixo (Amount of Compound), que te vai dizer qual a quantidade (gramas) de composto que vais diluir em água. ;)

 

Depois, seleccionas a quantidade de água em que vais diluir o produto e posteriormente vais ajustando as gramas consoante as ppm's que queres adicionadas, por cadas ml, no teu aquário!

 

Não te esqueças de referir a litragem cá em baixo, em litros ou galões...

 

Por baixo disso, tens o resultado dos cáculos feitos pela calculadora, onde diz: "Each ML of this solution added to your tank will add" e depois à frente vês as ppm's.

 

Devo fazer estas fertelizações durante quanto tempo para ver resultados? Depois de estavél também as faço?

Deves fazer as fertilizações regularmente, diariamente ou quase, dependente do consumo dos nutrientes por parte das plantas! Para veres isso utilizas os testes. Medes por exemplo ao ligar das luzes, e vês quantos ppm's existem no aquário, e adicionas x ppm's para colmatar uma possível carência, no dia seguinte voltas a medir e vês... Ao fim de um tempo tens ideia de quantos ppm's o teu aquário consome por dia e não precisas de fazer testes tão regularmente, fazes mais espaçadamente para prevenir algum excesso ou carência.

 

Ex no3:

Medição ao ligar as luzes às 16h: 4 ppm (supondo que adicionas 5ppm, vais ficar com 9ppm disponíveis no aquário)

Medição ao desligar das luzes às 24h: 5ppm (o aquário durante o fotoperíodo consumiu 4ppm, vais repetindo este processo até achares uma margem de erro aceitável e sem necessidade de monitorizações constantes)

 

Se disse alguma barbaridade ao longo do testamento, alguma alma sabedora que me corrija! :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh lá ;)

Obrigado pelo testamento ;)

 

Penso que percebi com isto funciona...mas a parte em que se diz as gramas....isso é que não percebi :P porque o fertelizante que uso é liquido, e isso é para fertelizantes sólidos, certo?...de resto, acho que percebi xD

 

Então se o aquário ao ligar as luzes tiver 4ppm de xxx, e ele consome 4ppm no fotoperiodo, talvez me baste adicionar outros 4ppm, para repetir sempre o ciclo e todos os dias ter só de adicionar 4ppm sem grandes confusões :)

 

O meu fertelizante de potássio, na embalagem diz que é 1ppm.....depois o resto asseguir está rasgado :D

é suposto ser 1ppm por xxx ml certo? (Tenho de perguntar á pessoa que mo vendeu)

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Next round! :D

 

Sim a calculadora é para fertilizantes sólidos, para depois diluíres em água destilada ou de osmose (por serem mais puras). De qualquer forma já sabes como funciona. A parte das gramas é onde te indica quantas gramas do composto (por ex para no3 usa-se kno3) tens de adicionar naquela quantidade de água para adicionares as ppm que queres no aquário!

 

A parte do ajuste é simples, vai aumentando ou reduzindo gramas até te dar as ppm desejadas.

 

Em relação a esse fertilizante de potássio, acho que li que era da HA certo? Se for, eles costumam fazer as contas ao fertilizante de potássio para 1ppm/ml em cada 100L...

 

Se comprares os restantes fertilizantes já no estado líquido, ainda é mais fácil do que todo o testamento que te expliquei há bocado! ;) É só fazer as contas para a tua litragem...

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez foi desta que fiquei KO... :D

 

Sim, o fertelizante é do HA, então se 1ml aquivale a 1ppm em 100l, em 80 aquivale a 1,20 ppm...certo? 15x1,20=18...tenho andado a adicionar 18ppm's de potássio por dias no aquário.....ele consome assim tanto potássio? ;)

 

Visto que vou ter de usar estes fertelizantes ao longo de muito tempo (não quero usar sempre emprestados :P ), qual me aconselham? (podem enviar por mp, quem quiser)

 

Cump, e obrigado pela ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não consome assim tanto Potássio, à partida! De qualquer forma tenta manter um nível de Potássio num intervalo tipo 15-20ppm...

 

Em relação aos fertilizantes, para o que queres e pela relação preço-qualidade, os que a HA vende jã diluídos são bons... Nunca usei os diluídos (faço a dissolução e tenho comprado de outras marcas), mas conheço várias pessoas a usar e gostam. ;)

 

O único problema agora poderá ser o serviço que eles andam a prestar pra aí há 1 ano pra cá, que é péssimo na minha opinião (tempo de envio e assistência ao cliente). :character0050:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho de comprar teste de potássio pois não?.....é que são caros comó raio :character0050:

 

Então:

K entre os 15-20ppm

NO3 entre os 5-10ppm (???)

PO4 não passar de 1ppm (li algures ;) )

 

está certo?

 

Já vou ver o site deles ;) e espero bem que não estejam com problemas então..eheh

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

aqui está o link: HA

bastava ires á área dos patrocinadores e encontravas isso ;)

 

Na próxima semana, vou ver se encomendo os seguintes fertelizantes:

 

- Nitrato de Potássio - KNO3 - 1000g = 3,98€ (NO3 para dissulução)

 

- Fertilizante PO4 -1L = 6,45€ (po4 liquído)

 

- Fertilizante NK -500ml = 4, 85€ (K liquido) (o outra já me tinha sido vendido pela metade xD e como é fertelização diária gasta-se num istante...)

 

TOTAL: 15,28€ + portes (alguem faz ideia de quanto ficam?)

 

Bem...isto vai-me dar cabo da carteira...por isso, rezem para que as algas desapareçam :D :discuss_gathering::discuss_gathering:

 

Se der nas porpoções adequadas, devo começar a ver resultados quanto tempo depois?

 

Podem me dizer se está certo, o que disse no post anterior?

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais