Algas Pretas com fotos


PIRANHA

Recommended Posts

Olá de novo.

 

Faço TPA's de 20% todas as semanas e limpo o filtro externo de 15 em 15 dias.

Usas o TMG e o Ferro2+ em conjunto?

Se calhar, digo eu, não perdias nada em fazer TPA's em maior percentagem...

 

Sim, uso ambos os fertilizantes. Dosei-os no mesmo dia. Aliás, todos os fertilizanes que eu uso são doseados diariamente... menos quando não me apetece fertilizar ou chego muito tarde a casa :smilecolros:

 

A ordem é: Fe2+, TMG, NO3 (no caso de precisar), K, esperar uns minutos, PO4 (se precisar) e finalmente Flourish Excel.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

 

Se calhar, digo eu, não perdias nada em fazer TPA's em maior percentagem...

 

Sim, uso ambos os fertilizantes. Dosei-os no mesmo dia. Aliás, todos os fertilizanes que eu uso são doseados diariamente... menos quando não me apetece fertilizar ou chego muito tarde a casa :)

 

A ordem é: Fe2+, TMG, NO3 (no caso de precisar), K, esperar uns minutos, PO4 (se precisar) e finalmente Flourish Excel.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Obrigado Luís, espero que o teus conselhos comecem a dar frutos comigo. :smilecolros:

Não fazes testes todos os dias, certo? Como sabes se precisas de NO3 e PO4?

Usas o Flourish Excel todos os dias? E tens CO2 de garrafa?

 

Espero que não te esteja a incomodar muito :mrgreen:

 

Um Abraço

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obrigado Luís, espero que o teus conselhos comecem a dar frutos comigo.

Eu também... mas não te esqueças, cada aquário é um caso.

 

Não fazes testes todos os dias, certo? Como sabes se precisas de NO3 e PO4?

Depende... depois de uma grande poda, ou no início das montagens, convém fazer testes frequentemente. Eu nessasa alturas faço-os diariamente, porque é a frequência com que eu os fertilizo. Quando os aquários já estão maturados, e tu o sentes, verás que os consumos são practicamente os mesmos ao longo dos dias, e nessas alturas os testes já quase que se tornam desnecessários.

 

Usas o Flourish Excel todos os dias?

Sim... no de 17,5 litros uso 5 ml por dia, e no de 70 litros 7,5 ml por dia... quem diz 'por dia', é quando fertilizo.

 

E tens CO2 de garrafa?

Tenho. Uma botija com um redutor de 3 saídas... de momento estou só a fornecer CO2 a 2 aquários. O terceiro ainda não tive tempo de montar. A ver se o monto agora em meados de Fevereiro.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desculpem a intromissão, mas eu estava a ler tudo isto e gostei da explicação, melhor só comprando tudo feito..., :wink: !

Mas mais direccionada ao Luís (o meu mestre na cadeira de "nutrição vegetal") :) , agradecia uma resposta à seguinte questão: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE EXCESSO DE POTÁSSIO NA COLUNA DE ÁGUA? Tem algum efeito tampão sobre outro qualquer nutriente? E para a FAUNA?

 

Obrigado desde já.

 

Abraço.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE EXCESSO DE POTÁSSIO NA COLUNA DE ÁGUA?

Bem... até 100 ppm, acho que podemos estar à vontade em termos de fauna.

Já em termos de Flora, o prolema do excesso de Potássio é que este vai competir com o Cálcio e o Magnésio na assimilação de nutrientes das plantas. Ou seja, se colocarem K a mais, as plantas podem não consumir o Cálcio e Magnésio que necessitam. Isso pode-se notar com relativa facilidade, pois no caso de deficiência de Cálcio, as folhas novas tÊm tendência a nascer onduladas, ao invés de direitas. A carência de Mg revela-se sobre a forma das folhas novas ser muito esbranquiçada (lembrem-se que o que dá c^^or verde às plantas é a Clorofila, e esta tem Mg na sua composição).

 

Já agora, e isto é um estudante de química que te está a perguntar, o que é criar efeito tampão noutros nutrientes?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Bem... até 100 ppm, acho que podemos estar à vontade em termos de fauna.

Já em termos de Flora, o prolema do excesso de Potássio é que este vai competir com o Cálcio e o Magnésio na assimilação de nutrientes das plantas. Ou seja, se colocarem K a mais, as plantas podem não consumir o Cálcio e Magnésio que necessitam. Isso pode-se notar com relativa facilidade, pois no caso de deficiência de Cálcio, as folhas novas tÊm tendência a nascer onduladas, ao invés de direitas. A carência de Mg revela-se sobre a forma das folhas novas ser muito esbranquiçada (lembrem-se que o que dá c^^or verde às plantas é a Clorofila, e esta tem Mg na sua composição).

 

Já agora, e isto é um estudante de química que te está a perguntar, o que é criar efeito tampão noutros nutrientes?

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá!

 

O que eu pretendia dizer era se não bloqueava a assimilação de outros nutrientes! Eu grosso modo falei em efeito tampão, porque antigamente, mais própriamente à 27/28 anos tinha/tenho um colega que andava a tirar medicina e também tinha este vício, mas na altura só se dedicávamos à criação de guppies, então ele utilizava muito a expressão efeito tampão quando por exemplo adicionávamos bicarbonato de sódio à água que era ácida e pretendiamos torná-la alcalina. Por exemplo colocar qualquer produto de base alcalina como as conchas por exemplo em meio relativamente ácido cria um efeito tampão, ou será que estou a meter as mãos pelos pés?

Já agora e como o químico és tu explica lá ao "je" para eu aprender mais alguma coisa! Lá terá que ser...

 

Abraço e desculpa qualquer "calinada"!! Eu era da área de letras...,mas naquela altura um gajo era enganado de qualquer maneira...

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

 

Eu quando te perguntei o que querias dizer com efeito tampão noutros nutrientes... era isso mesmo. O que é que querias dizer com isso...? banana rock

 

Não existe 'criar efeito tampão sobre os outros nutrientes'. Poder tampão é uma propriedade de uma solução aquosa não de nutrientes.

De uma forma simples, o poder tampão está relacionado com a capacidade de uma solução aquosa, quando lhe é adicionada uma base ou um ácido, de variar muito ou pouco o pH. Por exemplo, se tiveres uma água com um poder tampão baixo, ao adicionares uma base ou um ácido, mesmo em pequenas quantidades, facilmente o pH vai variar.

 

Vocês, e toda a gente, ao adicionar Bicarbonato de Sódio a uma água ácida, além de aumentar o pH (NaHCO3 é uma base), vai aumentar o número de iões bicarbonato dissolvidos na água...

 

Concerteza que já ouviste falar em KH, que duma certa forma é a Dureza Carbonatada. Os equilíbrio químico entre carbonatos, bicarbonato e ácido carbónico é que nos garante a tamponização da maior parte das águas naturais. Por isso é que em águas duras, como existe muito carbonato e bicarbonato dissolvido na água, é tão difícil de variar o pH da água. Já em águas ácidas, o poder tampão é garantido por outros equilíbrios químicos.

 

Espero ter ajudado. Se quiseres saber mais, estás à vontade para perguntar.

Eu não quero, é que tal como tu disseste, que o pessoal confunda 'alhos com bugalhos' e use nomenclaturas próprias de uns conceitos, em outros que nada têm a ver.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís!

 

Como é da praxe, melhor esclarecido não poderia ter ficado. O raciocínio estava"cá", a nomenclatura é que não!

 

Obrigado mais uma vez.

 

Abraço

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís, peço desculpa estar a incomodar-te outra vez.

 

Estou a seguir os teus conselhos com pequenas adaptações (não tenho fertilizante NO3, mas também não estou a precisar para já) e está a dar resultado.

 

Todas as plantas estão a ficar bonitas. As valisnérias estão a crescer a olhos visto.

 

Gostaria de ter perguntar se usas carvão activado no teu filtro. Eu tenho porque me foi aconselhado e só o retiro para fazer algum tratamento caso seja necessário.

 

No meu filtro Fluval 204 tenho as esponjas na entrada de água e nos cestos tenho de baixo para cima as cerâmicas, uma matéria filtrante que parece lã, bio-bolas, zeolite e por fim carvão activado.

 

Qual a tua opinião?

 

Mais uma vez muito obrigado.

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Ainda bem que está a correr tudo bem...

 

Quanto ao uso de Carvão Activado nos filtros... nos meus plantados nunca o usei.

 

Aliás, como eu gosto de plantados mais high-tech (iluminação forte, fertilização diária, CO2 pressurizado, etc...), os filtros para mim só têm 2 funções. Filtração mecânica e circulação de água. Qualquer outra filtração (biológica ou química) é atingida com TPA's e pelas próprias plantas.

 

No meu aquário de 70 litros tenho de momento, um filtro Eheim 2213. Desliguei o filtro de cascata pois não estava a fazer grande coisa.

 

As matérias filtrantes que tenho no Eheim são as seguintes: Cerâmica não porosa grande -> Esponja de poros grandes (Azul da Eheim) -> Cerâmicas não porosas pequenas -> Esponja de poros grandes (Azul da Eheim) -> Esponja compacta (branca da Eheim, aquilo a que se chama Lã filtrante).

 

Nos meus outros aquários, os filtros são Elite mini da Hagen, com o caudal no mínimo (fazem no máximo 200 L/h). Servem mesmo só para circular a água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís,

 

Mais uma vez vou apelar ao teu saber e à tua paciência.

Estou com alguma dificuldade de controlar as algas que estão as fotos, principalmente nas anubias e nos fetos de java. Tenho a impressão que estão a aumentar. Encontro algumas no areão.

DSCF1861.JPG

DSCF1862.JPG

DSCF1863.JPG

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

São algas pretas de tufo... infelizmente, muito comuns em plantas de crescimento lento, como é o caso das Anúbias.

 

Solução? Flourish Excel.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

São algas pretas de tufo... infelizmente, muito comuns em plantas de crescimento lento, como é o caso das Anúbias.

 

Solução? Flourish Excel.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Estou a atacar com ele, mas parece que não está a fazer efeito. :microwave:

tinha quase acabado com elas, mas falhou o CO2 na garrafa durante umas semanas e voltaram :(

Vou continuar.

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Estou a atacar com ele, mas parece que não está a fazer efeito. icon_sad.gif

tinha quase acabado com elas, mas falhou o CO2 na garrafa durante umas semanas e voltaram

Normal Nuno...

 

Ou estavas à espera de um milagre? :microwave: Se um falha, falha tudo...

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas... Eu já tive essa praga.

Resolvi (com grande desespero) com água oxigenada... umas 2 ou 3 tampas... para cerca de 150 litros

As algas vão ficar avermelhadas e ficam mais "soltas".

 

INjecta CO2 com força e uns SAE tb me ajudaram

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas... Eu já tive essa praga.

Resolvi (com grande desespero) com água oxigenada... umas 2 ou 3 tampas... para cerca de 150 litros

As algas vão ficar avermelhadas e ficam mais "soltas".

 

INjecta CO2 com força e uns SAE tb me ajudaram

Olá.

 

Usar H2O2, é altamente desaconselhável... :crazyeyes: Se fôr mal utilizada, não matam apenas as algas... matam todos os seres vivos do aquário.

 

Quanto aos SAE's... desde que comecei a usar o Flourish Excel, que para mim, usar peixes ou outros animais para erradicarem algas nunca é 100% seguro.

 

Relativamente ao CO2, concordo plenamente... desde que não seja em excesso, claro está banana rock

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho exactamente essas mesmas algas , e uso o flourish excel todos os dias desde de à 1 mês , juntamente com tpas todos os dias e até agora não consegui irradicar as algas do aquário. Mas noto que a propagação delas abrandou.

Em usar agua oxigenada, não o faço devido o aquário ter como residentes discus nem os sae meto lá, para não ter perseguições ao muco dos discus.

 

 

 

 

 

Luís,

 

Mais uma vez vou apelar ao teu saber e à tua paciência.

Estou com alguma dificuldade de controlar as algas que estão as fotos, principalmente nas anubias e nos fetos de java. Tenho a impressão que estão a aumentar. Encontro algumas no areão.

DSCF1861.JPG

DSCF1862.JPG

DSCF1863.JPG

 

Um Abraço.

Nuno.

Editado por PIRANHA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho exactamente essas mesmas algas , e uso o flourish excel todos os dias desde de à 1 mês , juntamente com tpas todos os dias e até agora não consegui irradicar as algas do aquário. Mas noto que a propagação delas abrandou.

Em usar agua oxigenada, não o faço devido o aquário ter como residentes discus nem os sae meto lá, para não ter perseguições ao muco dos discus.

 

 

 

Boas... eu tb tenho discus. E usei a água oxigenada. eu sempre achei que fossem os fosfatos altos os responsaveis pelas algas.

Os SAE ajudaram e muito!!! As mollies ta´mbém as comem.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mas não convém colocar SAE, nem vivparos com discus. Tu se calhar tiveste sorte com os teus .

 

 

 

Boas... eu tb tenho discus. E usei a água oxigenada. eu sempre achei que fossem os fosfatos altos os responsaveis pelas algas.

Os SAE ajudaram e muito!!! As mollies ta´mbém as comem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Luís, peço desculpa estar a incomodar mais uma vez mas necessitava de um esclarecimento teu.

Tenho feito teste e obtido 10 de NO3 e 1 de PO4. Assim entendo que não devo fertilizar com NO3 e PO4. E K? Tenho fertilizado 10 ppm. Faço bem?

 

Já agora qual a marca dos teus teste e de que tipo são. Eu uso Sera reagentes, mas acho complicado destingir as cores.

 

Um Abraço e Boa Páscoa

Nuno.

 

P.S. -> a tua ajuda foi 5 estrelas. Tenho algas mas nada descontrolado, pois no TPA é rápido tirar algum excesso que exista.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, eu também estou com este problema das algas pretas, comprei o flourish excel.

 

Queria que alguém me pudesse exclarecer quanto á sua utilização, na 1ª vez devo seringar nas pnatas com algas e nos próximos dias também?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi a todos, por acaso tenho uma algas do tipo green spots...e o meu vidro também está a criar uma camada verde, deduzo que são algas..mas os meus níveis de amónia, nitritos e nitratos estão a zero...alguma solução..

 

Até mais,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi a todos, por acaso tenho uma algas do tipo green spots...e o meu vidro também está a criar uma camada verde, deduzo que são algas..mas os meus níveis de amónia, nitritos e nitratos estão a zero...alguma solução..

 

Até mais,

 

 

Fertilizares bem.

 

E podes limpar as greenspot à mão.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a atacar com ele, mas parece que não está a fazer efeito. ;)

tinha quase acabado com elas, mas falhou o CO2 na garrafa durante umas semanas e voltaram ;)

Vou continuar.

 

Um Abraço.

Nuno.

 

Com isto podemos verificar a sua apetência para aparecer em aquários com baixos valores de CO2. Eu também tive destas algas no meu aquário e não as consegui erradicar apenas atenuar, pois trata-se de 1 aquário de 350 L e aplicar Flourish em todos os pontos onde existiam era praticamente impossível... Na minha opinião e já tive muita alga pois num aquário de discus as algas são uma constante, esta é uma das piores!!!!

 

1 abraço

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais