All Activity

This stream auto-updates

  1. Today
  2. Olá Pauloceesar92, bem-vindo(a) ao fórum! Pauloceesar92 juntou-se à nossa comunidade no dia 11/29/21. Ver membro
  3. Yesterday
  4. Muito obrigado pela dica, eu não tive isso em consideração. Pensei que no início mais trocas de água podiam ser benéficas, mas realmente não estou a deixar o sistema repousar o suficiente. O que tenciono é semanalmente fazer TPA, se calhar 30%, mas agora pensei que pudesse ajudar fazer TPA's mais drásticas porque há mais compostos na água que podia ser benéfico de retirar. Assim sendo vou deixar acalmar o aquário, já noto também alguma "velhice" em relação ao dia que montei. Assim sendo vou ser menos drástico com as mudanças, obrigado pela sabedoria! Pois foi o que achei, não percebi porquê, mas pronto. Vou ver esse skimmer da Neo, pode ser que me interesse! Tomei em consideração as dicas do Álvaro, vou ver se me acalmo a trocar água, eheh. Abraços!
  5. An de mais obrigado pela ajuda. Ainda ando em fase de arrumações cá por casa. Só quando acabar é que vou ter a certeza de que aquário poderei adquirir. Mal tenha coloco aqui mais informações e dúvidas.
  6. Não eram não. Isso é melt. Existe uma solução da Neo… é uma coisa recente, de acrílico, que tem skimmer no lily de saída. Anda mt gente a experimentar isso. Não sei o preço, mas tem a vantagem de não partir e de se adaptar ao tamanho do aquário. Pelo que percebi, és tu que cortas à medida. E ouve o Álvaro! O homem percebe da coisa 😉 .
  7. Boas João O que te vou dizer é e só a minha opinião,acho que estares a fazer de três em três dias uma tpa de 50% e muito,não dás tempo para o aquário responder há mudança,a natureza é a sim muda mas dentro do seu tempo,e não quando a gente quer,acho que devias ponderar um pouco e veres durante uma semana sem mexeres no aquário qual a resposta que ele te dá,é claro que vão aparecer algas faz parte dos sistemas aquáticos,mas com calma e ponderação e mexer só quando for mesmo preciso vais conseguir dar a volta há coisa,eu sempre digo quando se faz uma modificação num aquário,seija ela qual for deve-se esperar uma ou duas semanas para ver algum resultados. Não leves a mal como disse é só a minha opinião,não é nada cientifico é só a minha forma de ver e fazer as coisas. Saudações
  8. Olá BrunoMonteiro, bem-vindo(a) ao fórum! BrunoMonteiro juntou-se à nossa comunidade no dia 11/29/21. Ver membro
  9. É isso, vou experimentar! O ideal era haver um mini skimmer, mas não encontrei. Acho que há uma da ADA, mas não me apetecia abdicar de um rim para tal. Deixo em baixo as fotos, acho mesmo que não eram algas.
  10. Olá Brunocosta, bem-vindo(a) ao fórum! Brunocosta juntou-se à nossa comunidade no dia 11/29/21. Ver membro
  11. Obrigado! Só ainda não consegui o pearling. Mas também, daquilo que li, muito é provocado... Relativamente a fauna neste momento tenho 8 neocaridinas var. yellow. 3 delas com ovos. 3 guppys endler red skarlet e 2 ottos. De momento é deixar a o gambódromo crescer. Eventualmente trocar os guppys por 8/10 rásboras mosquito. Obrigado! Agora é ir podando para fazer moita. Quarta feira vai levar tesourada.
  12. Estás a fazer tudo direito... não vejo o porquê desse melt. Mas o mundo dos aquários tem dessas coisas. Eheh. Eu perdi praticamente o meu aquário de um dia para o outro e ainda não encontrei explicação. Quanto ao lily, é verdade que fica a fazer barulho. E com a evaporação da água (se passares a TPA's semanais, por exemplo, vais notar mais isso) ainda mais barulho vai fazer. Mas é uma questão de encontrares uma altura perfeita, em que não incomode muito, e em que agite a água. Experimenta.
  13. Boas José. Antes de mais obrigado! No início estavam mesmo a derreter, o que achei estranho porque eram de vasos que já estavam submersos. As folhas ficaram cinzentas e nessa altura não tinha algas no aquário. Eu suspeito que possa ter sido picos de NH4, pelo menos foi o que vi na net, ou então demasiado CO2, não sei. Fertilizantes estou a usar o Specialized Nutrition da Tropica, 2ml por semana (no entanto estou a adicionar uma esguichadela mais fraca quando mudo 50% do volume líquido do aquário. O problema de puxar o Lily um pouco para cima é que fica a fazer algum barulho, mas sim, acho que vou optar por essa solução, parece ser a ideal! Obrigado pela ajuda e dicas!
  14. Eh pá... que pena não dar para ver as fotografias que estão para trás. Eu não consigo, pelo menos. Mas estas dão para ter bem noção do aquário, e é incrível o que fizeste num espaço tão pequeno. Muitos parabéns!!!
  15. Parece estar a aguentar-se bem. Parabéns! Acho é que estás a confundir "derreter" da Cuba, com algas na planta. Mas como não sou especialista, vou deixar alguém responder por mim. Estás a fertilizar o aquário? Em relação ao Skimmer, resolvias a agitação da água se puxasses o lily de saída quase até à superfície. Experimenta coloca-lo a 0,5... 1 cm da tona.
  16. Olá pessoal boa noite! Durante os primeiros dias o aquário pouco mudou. Introduzi temporariamente o skimmer porque o aquário infelizmente não possui nenhuma agitação na superfície e acumulava-se grandes quantidades de CO2 na superfície. Queria ver se arranjava um skimmer na entrada de água do filtro, porque este é demasiado grande e potente. A HC Cuba aguenta-se, foi mal plantada de início e derreteram muitas folhas. Noto algum crescimento, por isso pode ser que corra bem. As restantes plantas parecem estar a crescer bem. E relação a algas, já começam a aparecer, como seria de esperar. Espero esta semana conseguir arranjar amanos, otocinclus e caracóis para ajudarem na limpeza. Tenho feita mudanças de água de 50% a cada três dias, o pH anda muito baixo, pelos 6,4 e no fim do ciclo de CO2, é capaz de descer ligeiramente abaixo de 6. Deixo em baixo imagens do aquário, ainda tenciono mudar o musgo, porque continuo a não gostar (nem sequer o coloquei bem).
  17. 😕 Já passei pelo mesmo com um Beta e não é uma decisão fácil. Mas foi pelo melhor. Pensa que melhores dias virão! Grande abraço.
  18. Boas pessoal, cá estou eu de novo para mais uma atualização, desta vez não é de todo a atualização que eu gostaria de fazer mas... É o que é... Ao final de 2 anos e meio deste projeto encontrei um inimigo mais forte do que eu... Um inimigo que não conheço.. não vejo.. mas que foi devastador... No passado dia 24 fiz uma manutenção ao aquário como de costume limpei os vidros todos bem limpinhos e meti uma folha de catappa nova(que não fervi), apartir daí nada mais foi feito neste aquário e em menos de nada começaram a morrer camarões 1 a 1, eu apenas notei os primeiros mortos já no fim de semana dado que o aquário tem uma boa cobertura de musgos e tal foi a minha surpresa quando após ver alguns mortos, levanto os musgos e descubro dezenas e dezenas se não centenas de camarões mortos... Tentei agir o mais rápido possível e tentei fazer logo uma TPA, mas enquanto fazia a TPA começo a ver vários camarões aos saltos, sem controle, patas a mexerem-se de forma totalmente aleatória, percebia-se bem que algo não estava certo... Pensei de imediato em intoxicação por amónia, nitritos ou nitratos... Fiz os testes e deu tudo 0... Ainda assim troquei 50% da água, a coisa parece que aliviou um pouco, então preferi esperar pelo próxima dia para não os sobrecarregar com mudanças na água que não costumam gostar muito... No dia seguinte mais umas dezenas de mortos espalhados pelo aquário... Infelizmente acredito que tenha introduzido alguma bactéria ou algo do género no aquário ao ter posto uma folha de catappa não fervida no aquário... É um final trágico, para um projeto que adorei ter... Ainda tenho cerca de 20 ou 30 camarões separados noutro aquário dado que não pareciam ter qualquer tipo de sintoma... espero que ainda os consiga salvar... É uma certeza que este aquário será desmontado e desinfetado, no entanto, não voltará a receber os camarões, pelo menos por agora, dado que o aquário será utilizado para dar início a um novo projeto... Ainda assim é possível que esta não seja a última atualização, tudo dependerá da sobrevivência ou não dos últimos 20/30 camarões. Tenham ao atenção ao que metem no aquário e não facilitem nem por um segundo... Porque basta um erro para acabar com tudo.. Eu aprendi isso da pior forma hoje. Deixo aqui aquelas que poderão ser as últimas fotos deste projeto. Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
  19. Escalar Gold não aguentou, não cheguei a fazer mais nada, meti num aquário há parte com aguado aquário mesma temperatura e tudo mais, no domingo acabei por o sacrificar, seja lá que manchas eram começaram a aparecer no lado oposto e o peixe perdeu completamente a orientação,já estava muito mal, lado positivo é que todos os outros peixes no comunitário não tem quaisquer sintomas com sorte não é nada contagioso, estou de olho nos escalares. Agora é ir mantendo e descansar a cabeça de pensar no assunto, ver se começo a pensar na iluminação outra vez
  20. Boa leitura, obrigado 200ppm de nitratos é estratosférico. Pessoalmente e por experiencia própria, a nossa ansia do CO2 é o mais stressante para a fauna. Com a fertilização podemos cometer erros mas geralmente as TPAS corrigem e mitigam o problema, agora o CO2...somos uns viciados! 🙂 e o peixe e o camarão é que sofre!
  21. Isso está com bom aspeto...com belas cores e com aspeto muito saudável. Tem tudo para ficar um belo plantado. Que fauna estás a pensar introduzir mais?
  22. Boas, Se ainda for a tempo, aqui vai a minha sugestão. Concordo com a opinião contra o gourami anão, assumindo que te referes à Colisa lalia. Deves tentar manter esses peixes em casal ou pequeno grupo, e para isso o aquário deveria ser maior. Mantendo no campo dos anabantídeos, tens outras opções mais adequadas a um aquário desse tamanho. A primeira é a Colisa chuna ou Trichogaster chuna, que fica mais pequena e é em geral menos agressiva dentro da mesma espécie, e a meu ver, mais bonita. Poderias manter facilmente um casal, ou arriscar um grupo de 4 (poderá dar problemas se decidirem reproduzir). A outra é uma das espécies de Trichopsis. Os pumila ficam bastante pequenos e podias manter um grupo de 6 à vontade. Os vittata crescem mais um pouco e talvez 4 fosse o ideal. Em termos de ciclídeos anões, vou sugerir uma espécie que passa despercebida, que é Nannacara anomala. Já os tive há muitos anos e são bastante interessantes. Os machos ficam bastante bonitos e são bastante mais tolerantes a 'erros' do aquariófilo que os Ramirezi. Podes manter 1 trio à vontade aí, e é provável que consigas desovas frequentes. Em relação aos filtros, vou ter uma opinião pouco popular, e dizer-te que os filtros de mochila são perfeitamente adequados se respeitares as boas regras de gestão da população do aquário. Se não sobrepovoares e tiveres disciplina para manter assim, um filtro de mochila com boa circulação chega. Começa por colocar poucos peixes ao início para permitir que as bactérias se fixem nas superfícies (não só do filtro, mas do aquário também) e não vais ter picos de amónia. Espero ter ajudado
  23. Last week
  24. Algumas fotos de atualização! Para os interessados, a flora: Plano Traseiro Rotala Rotundifolia Ludwigia sp. Mini Super Red Plano Médio Microsorum Pteropus Windelov Anubias Mini Mini Althernanthera Reineckii Mini Christmas Moss Plano Frontal Eleocharis Acicularis Mini Micranthemun Species Monte Carlo
  25. Partilho um artigo (este artigo não é cientifico, porém cita vários artigos científicos e testes) sobre a toxicidade dos Nitratos e o impacto dos mesmos nos nossos peixes. Ao que parece perpetuamos ideias de valores segundo os quais começamos a sentir impacto da qualidade da água nos habitantes do nossos aquários e parece que os estudos científicos provam o contrário. Assim como, os valores dos testes em laboratório não correspondem aos dos nossos testes havendo assim uma discrepância enorme. Este artigo só não refere algo que sempre senti, e acho que todos também. O facto de 200ppm de Nitratos (segundo o documento) não ser prejudicial para os peixes, existe um aumento enorme de algas no aquário. Acho que este documento seria algo de interessante para debate. Acho que todos deveríamos ler e tirar conclusões. https://aquariumscience.org/index.php/5-4-1-nitrate-in-depth/ Boas leituras. Abraço
  26. Boas Célia Moura Vai aqui como colocares fotos no Fórum. Saudações
  27. Boa tarde O meu telescópio apareceu lhe umas manchas brancas pelo corpo , alguém o que pode ser e como tratar? Não estou a conseguir adicionar as fotos , entao deixo o link.
  28. Time Left: 12 days and 7 hours

    • VENDA
    • USADO

    Vendo pack de plantas para aquário: Alternanthera Reineckii Mini Fissidens Fontanus Limnophila Aromatica Ludwigia Palustris Ludwigia Repens 'Rubin' Rotala Rotundifolia Rotala sp. 'green' Taxiphyllum Barbieri (Musgo de Java ) Vesicularia Dubyana Christmas Moss Staurogyne Repens Pogostemon Erectus Microsorum Pteropus (Feto java) Ammania sp. 'Bonsai' Rotala Macrandra Cryptocoryne Wendtii 'brown' Cryptocoryne wendtii 'Green' Tenho preferência pela venda do pack completo. Aceito pagamento por Mbway ou por transferência bancária... 22,50€ já com portes em correio azul.

    20.00 EUR

    Tondela, Viseu - PT

  1. Load more activity