Poque é que não dou conta disto???


ecavaco

Recommended Posts

Só uma coisa para completar:

 

Teste de Nitratos e Fosfatos é obrigatório para quem deseja ter um aquário com plantas de sucesso.

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

obrigatorio para quem começa, a partir do momento em que começarem a perceber as vossas plantinhas raramente vao precisar deles. tanto fertilizante num aquario com tão poucas necessidades parece-me asneira...

 

para matar as ampularias com ferro, é preciso uma dose ainda um bocado cavalar... eu procurava outra explicação. Ja agora, qual a marca de ferro que estás a usar? é que a pH 7.2 tem de ser bom para estar num estado utilizavel pelas plantas, e perigoso para as ampulárias.

 

Já agora, quanto ao aquasafe provavelmente podes deixar de gastar dinheiro.. ou a tua agua cheira muito a cloro, ou nem vale a pena usares o aquasafe. Se for cloro em doses baixas nao faz mal, se for cloramina o aquasafe nao lhe faz nada...

 

ja agora...6 ampularias num aqua de metro, de que é que se alimentavam? se tens algas podes perceber o que está mal a partir delas, se não tens algas, davas comida para elas?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

davacomida as ampularias, não tenho algas, o ferro é da horizonte aquatico,tenho CO2 e as plantas não são exigentes (anubias, fetos, umas que fazemuma bola verde, umas que me deu o luis saleiro e sei pouco mais) olha sou ignorante e pronto... comprei os fertilizantes porque percebi que seria importante para as plantas crescerem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

As plantas que não sabes o nome são Hidrocotyle Leucophala.

Tenta tirar uma foto geral ao primeiro aquario, como fizeste com o segundo (que está com água amarela por causa do tronco de videira, não é preocupante).

 

Realmente parece-me que fertilizas a mais para as plantas que estão aí. Com essas plantas bastaria TPAs de 20 % semanalmente. Se quisesses adicionar um "incentivo" ás plantas seria mesmo muito pouco.

 

Podes descrever mais pormenorizadamente como fizeste a manutenção ao filtro?

 

Se fosse eu, o meu primeiro passo seria TPAs, depois colocaria um pequeno "incentivo bacteriano" no filtro (desconfio que limpaste demais...), depois poria plantas de crescimento rápido (HZs por exemplo), e por fim não mexeria mais. (Leia-se: Não fertilizaria mais).

 

Isto era o que eu faria. Aliás já o fiz mais ou menos assim noutras vezes.

 

Os aquas não querem muitas mexidas, e quando o fazemos têm que ser acertivas...

 

No aqua do tronco de videira que substrato tens? Tem 3 cores...

 

PS:- Posso-te arranjar algumas HZs se quiseres. No momento não tenho muitas, mas arranjam-se algumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

manutenção ao filtro lavei as esponjas e a lã com agua corrente deixei as ceramicas sem lavar

 

 

No aqua do tronco de videira substrato leca, um castanho que comprei que não sei o nome e areia de silicia

 

achas que não devo fertilizar com nada nem com o plant-grou da nutrifin???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha experiência: Especialmente com esse (plant grow)

 

Faz a experiência, não custa nada. É assim que eu tenho aprendido...

 

Mas é preciso nunca esquecer o ingrediente mais importante na aquariofilia: A paciência.

 

Um conselho de outro aprendiz: Não passes nada de matéria filtrantes pela torneira. As mangueiras, copo, cabeça, etc, tudo bem. Mas as matérias não.

Tiras um pouco da água do aqua e juntamente com a que está no copo esfregas e apertas até estar mais ou menos. Nunca até estar limpo!

Também não faças TPA nessa semana.

Se tiveres mesmo que passar algo pela torneira, passa só as esponjas, ou só a lã. As duas é fatal.

 

Há pessoal que a seguir provavelmente vai-me crucificar por este conselhos, mas é a vida! Tudo o que se pode dizer pode ser contestado.

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Realmente, acho que essa fauna produz uma carga biológica com a qual as bactérias não conseguem lidar.

 

A decomposição da amónia e dos nitratos exige muito da colónia bacteriana, qualquer desequilíbrio por mais pequeno que seja vai causar grandes estragos.

 

Da mesma forma que essa Botia é responsável por acabar com muitos dos caracóis que ajudariam a comer restos de comida que acaba apodrecendo.

 

A meu ver, deverias reduzir o numero de peixes.

 

Esses escalares então...

Pelo menos dois ou três no meu Aqua resolveriam o teu problema quase imediatamente.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria importante saber quanto metes de Micros,esse PlantGro,pode ser muito. Eu reduziria no Potassio,e colocava apenas um pouco de Micros semanalmente.

 

Como te tinha dito provavelmente essa Amonia e Nitrito que tens no aqua até pode não ser totalmente devido às Ampulárias mortas...eu escolhia alguns peixes e retirava-os do aqua.

 

Também colocava mais algumas plantas no aquário.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É engraçado que no aqua que tenho só de camarões , onde não fertilizo só faço TPA a luz é pouca 18 w ( o aqua ´q de 30l +- o musgo de java está muito mais bonoto que no aqua grande e tenho caracois em barda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É engraçado que no aqua que tenho só de camarões , onde não fertilizo só faço TPA a luz é pouca 18 w ( o aqua ´q de 30l +- o musgo de java está muito mais bonoto que no aqua grande e tenho caracois em barda

Ah pois é... cada aqua é um aqua.

 

O musgo dá-se bem em aquários sem CO2 e sem fertilização,por isso é que é ideal para aquários com camarões.Porém é preciso ver que nem todas as plantas são iguais.Plantas há que sem um sistema de CO2 e sem fertilizações rigorosas definham inevitavelmente.

 

Outras,como as que tens no teu aqua(Hydrocotyle Leucocephala,Anubias,Feto de Java) dão-se bem na mesma,mesmo sem CO2 e com pouca fertilização.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no aquario de camarões, tens um aquario com menos carga biologica, onde os habitantes comem todos algas....

 

o musgo recebe os nutrientes dos camarões, os nutrientes não sobem tanto porque tens menos carga biológica, e os camarões comem as algas que impedem o musgo de receber luz, de receber os nutrientes certos...

 

tem menos luz, não precisa de tanto CO2, tem os camarões e as trocas gasosas na superficie que lhe garantem o CO2 que precisa... é um aquario muito mais equilibrado. O que falta ao primeiro aquario antes de tudo é...equilibrio! :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje tive de fazer tpa pois cheguie a casa e os peixes estavam parados a respirar mal, abram e fechavam a boca e uma mollie morta vamos vero que dá... eu bem quero não mexes mas não dá :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais