PLANTAS
Fórum destinado a plantas, nutrientes e fertilização
Subforums
FICHAS DE PLANTAS E ALGAS
- 59 posts
- 1 follower
- Algas, o que as origina e tratamentos possíveis!!!
- Last reply by Vera Santos,
FERTILIZAÇÃO
- 7.1k posts
- 3 followers
4,511 topics in this forum
-
- 0 replies
- 1k views
Aqui está um guia que certamente ajudará: http://www.tetra.net/~/media/downloads/brochures_int/plant_internetcontent_2014_engl.pdf Cumps José
-
- 3 replies
- 1.2k views
Boas, Montei o meu plantado de 90l brutos (75l reais) faz hoje uma semana. Tenho-o deixado ciclar sozinho, usando as cerâmicas da montagem anterior para acelerar o processo de maturação, com o fotoperíodo adequado etc. A este ponto gostava de saber quando devo começar a introduzir a fauna e que fauna devo começar a pôr, i.e. se começo por pôr umas Daphnias e posteriormente umas Neocaridinas, Melanoides, Tylomelanias, etc, e quando posso depois introduzir os peixes e a que peixes me devo limitar a pôr (estava a pensar em pôr peixes mais resistentes tipo Heterandrias e Tanichthys, e ao fim de algum tempo colocar algo mais tropical). Quaisquer sugestões serão bem recebi…
-
Boas. Estou com ideias de voltar a fazer um comunitário com algumas plantas, e para facilitar a coisa queria aproveitar a montagem que tenho atualmente. A minha pergunta é, posso plantar valisnérias, cabomba, egeria densa em areia de silica? Ou aconselham a fazer clareiras de manado, por exemplo, nos sitios das plantas? Já mantive estas plantas mas em cascalho, em areia tenho receio de não funcionar. Obrigado
-
- 5 replies
- 1.7k views
Nada como um repost pouco consensual para refletirmos sobre formas práticas de impedir que as algas invadam o aquário. As algas evitam-se através da equação: - Algas = Plantas de crescimento rápido + mudanças de água + caracois, camarões e peixes comedores de algas - fertilizantes - solos férteis - variações de CO2 ; A equação é particularmente aplicável em aquários récem-instalados ou relativamente low tech. Em aquários plantados bué da hi-tech, a equação torna-se mais discutível, é um pouco como falarmos das carateristicas de um bom carro para andar na cidade e depois passarmos a uma pista de Fórmula 1, …
-
- 9 replies
- 1.9k views
Ola muito boa noite bem voces podem me ajudar??? a minha planta esta a desfacere-se e a formar-se em fios, o que será? Aqui esta uma foto: http://s1382.photobu...html?sort=3&o=0
-
- 8 replies
- 1.8k views
Como o próprio título indica, já procurei de tudo e ainda não achei o nome desta planta... Sei que o seu nome é facil mas nao a encontro em lado algum.. Fica aqui uma foto dela:
-
- 1 reply
- 1.6k views
Boa Noite Pessoal alguem sabe onde comprar plantas in vitro para tras e meio de aquario , porque quase todas que encontro e de tapete ou raro para meio , agradecia o feedback um abraço
-
- 10 replies
- 3.4k views
Boa Noite Pessoal não sei se este tópico e bem aqui mas cá vai , tou a montar um aquario novo comprei aqua gro soil , epa não sei muito sobre este substrato mas perguntei ao dono da loja ele me disse que deve ser usado com areao ou algo do tipo jbl manado , diz que se trata de um substrato que se ficar so por si só não vai desemvolver as plantas e suja a agua muito pois diz que se trata de terra praticamente , mas pelo que pesquisei pode ser usado ´por si só e para alguns deve ser usado por si só e como gosto muito da cor dele gostava de só o por mas tenho medo de me enganar e dar cabo do plantado pois vou tentar fazer um tapetezinho que venha ai as dicas se deve ser us…
-
Boa tarde. Eu queria fazer um aquário 60L apenas com glossostigma, tenho uma calha de 60 watt e CO2, a minha duvida é a seguinte, posso pôr só manado JBL ou tenho de pôr mais alguma caixa, substrato etc..??????
-
- 12 replies
- 1.7k views
boas, tenho um aquário de 25 litros a 7 meses, tenho notado que as plantas tem um crescimento lento e os rebentos novos muito rapidamente ficam acastanhados perdendo o tom de verde é normal? e algumas mudas não ganham raiz, quando as comprei cresciam mais rapidamente e num tom verde. Tenho apenas gupies que se dão lindamente mas as plantas é que me estão a preocupar mais. Tendo reduzido bastante o numero desde que montei o aquario. Tenho Substrato fértil da sera e fertilizo com sera flore daydrop tpa semanal e valores de ph normais, nao tenho outros testes. iluminação 1 lâmpada furescente de 10 W da BOYU durante 8 a 9 horas temp- 28ºc quase 29º mais ou menos Fi…
-
- 3 replies
- 1.4k views
Boa tarde, Alguém me sabe indicar uma loja portuguesa que preste um bom serviço a nível de venda de plantas? Eu já sei que tenho uma área dedicada a isso aqui no fórum mas como nunca comprei plantas online gostaria que me indicassem uma que fosse fiavel. Se não for permitido deixar aqui o nome das lojas devido à publicidade enviem-me por PM. Obrigado.
-
- 1 reply
- 1.5k views
Boas pessoal. Não tenho experiencia com musgos, mas andei a ver umas coisas porreiras e queria fazer um mini 'tapete' num dos lados do meu aquário. A questão é: Musgo de Java ou Flame (gosto mais deste)? Ou outro ? Ja tenho tudo pronto, só me falta mesmo decidir que musgo usar. Aquário de 75litros, co2 caseiro, fertilização 2x por semana e dentro de uns dias iluminação nova (Odyssea Dual T5HO). Desde já obrigado.
-
- 12 replies
- 2k views
Boas, recebi em casa há uns 2 dias a Ludwigia palustris e a Ludwigia repens 'Rubin' e elas vinham um pouco frágeis, com carências notórias, desde buracos nas folhas a algumas folhas meio comidas ou até amareladas e tê-se andado a soltar algumas folhas, desde que as plantei. Poderá ser ainda da adaptação delas. A minha dúvida está em se elas vão recuperar, com uma boa iluminação e fertilizante (terei co2 futuramente mas por agora ainda não)? Terei que andar a podar as folhas velhas e esperar que nasçam umas novas ou elas vão caindo por elas próprias e vão nascendo outras? Cumprimentos.
-
- 12 replies
- 12.6k views
Ora boas, como o título indica, eu gostava de saber se para ter um aquário plantado é mesmo necessário meter substrato fértil. Faço esta pergunta pois quando fui ontem à loja para comprar deparei-me com preços muito altos. Não fazia ideia de que o substrato fértil era tão caro. Eu sei que depende do tipo de plantas que se quer. Eu quero iniciar um aquário plantado com plantas de nível de exigência baixo. Eu acho que até já tinha lido algures, em tempos, que as plantas de nível de exigência baixo requerem apenas luz, e talvez um pouco de adubo líquido e pouco mais. É isso? É que sendo para o que é se pudesse poupar o dinheiro nisso melhor lol. Desde já, obrigad…
-
- 11 replies
- 2k views
Olá, Estou a fazer um aquário que terá cerca de 170/180 litros e não sei que substratos comprar. Já comprei filtro, iluminação, aquecimento e comprei também um sistema para fazer CO2 caseiro. Eis a ideia que tenho para a montagem (visto de cima): Do lado esquerdo: Pretendo ter um solo de areia clara com umas pedras e poucas plantas agarradas às pedras. A ideia é que fique mais desimpedido e que se veja dum lado para o outro do aquário. Aqui pensei em areia de rio ou areia de sílica. Do lado direito: Aqui pretendo encher mais com plantas e arranjar um tronco para compor a coisa. Neste lado não faço ideia que substractos comprar. Não quero uma coisa m…
-
- 4 replies
- 1.2k views
Boas , comprei "substrato vegetal" para o meu aquario , vejo o pessoal usar humus mas nao consegui encontrar e comprei isto. contem o seguinte aparentemente :´ Composição Quimica - matéria organica , azoto total , fosforo , potássio , magnésio. Composição - terra , estrume origem animal , turfa , casca de pinheiro. (diz que o ph é neutro) serve ? Cumps
-
- 8 replies
- 8k views
ola a todos eu sou novo no mundo da aquafilia e apesar de me fartar de ler há sempre duvidas... a minha é a seguinte , tenho areia sílica 1mm mas queria por substrato para as plantinhas... a minha duvida é a areia tem "peso" suficiente para não deixar passar o substrato fértil ? ou devia por uma camada de com mais mm ( 2-3) ? qual seria a quantidade necessária para cobrir uma área de 100x35? eu estava a pensar por a seguinte combinação , substrato fértil( um baratinho só para uma pequena ajuda as plantas 3.5L) substrato maior ( tipo JBL Manado será que 3L chega ?) e areia sílica 1mm (esta tenho muitos quilos xD ) plantas são plantas de f…
-
- 13 replies
- 4.6k views
Boas, Alguém me sabe dizer se há possibilidade de formar um tapete sem recorrer a co2? (embora o crescimento seja mais lento) Se sim quais as espécies a utilizar?
-
- 0 replies
- 802 views
O que é necessário para plantas saudáveis. http://almadagua.blogspot.pt/2008/10/o-aqurio-plantado-como-manter-o_23.html Cumps. José
-
- 1 reply
- 946 views
o meu ph e 60 crio discus,e com a adição de co2 acho que chega a cima,uso fertilizante liquido substrato fertil de umus de minhoca aquario de 200l segue a imagem da mesma
-
- 17 replies
- 15.3k views
Boas eu na minha escola tou a fazer um projecto para remover/reduzir os nitratos de uma água tratada com recurso a plantas/algas.. e eu gostaria de saber a vossa opinião ;D eheh Obrigado.
-
- 2 replies
- 1.2k views
Boas pessoal, Tenho uma dúvida muito simples, Tenho lido por aqui no fórum que o substrato fértil deve sempre ter uma camada de substrato/areão inerte por cima para os nutrientes não se dissolverem demasiado rápido na água. Parece-me lógico, mas depois encontro algumas imagens deste género: http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/aqua-gro-soil.html Onde se vê, ao que me parece, substrato diretamente em contacto com a coluna de água. Podem-me esclarecer o que se passa? Ou este tipo de substrato pode estar assim em contacto com a água? Esta dúvida surgiu-me porque gosto do aspeto que este substrato tem, e gostava de usar no aquário que ando a estudar.…
-
- 19 replies
- 4.6k views
Boas, O que me sabem dizer sobre "musgo"(lichen) de Rena? Sei que é comum cá em Portugal e que é não é prejudicial para nós, mas será para animais de aquário? Procurei pela net e não encontrei nada sobre esse assunto. Então, para saber se sobrevive debaixo de água, decidi experimentar... xD Segundo a Wikipédia, o do lado esquerdo é Cladonia rangiferina e o da direita é Cladonia portentosa. Ou ao contrário, um deles é mais compacto que o outro.
-
- 16 replies
- 1.5k views
As echinodorus são de fácil ou difícil manutencao ?! Precisam de substrato fértil ?! Pergunto isto porque me arranjaram uma que não sei qual é mas depois colocarei fotos para ajuda de identificação. Também me deram outra planta de das fotos será mais fácil para a ajuda.
-
Boas Estou fazendo o meu segundo aquário. E vou plantar a "Cuba" Só que o meu problema é que o kit co2 só o tenho no mês que vem . A minha pergunta é. Se é muito grave ficar quase um mês sem a injeção de co2? Obrigado Cumps
-
- 8 replies
- 3.5k views
boas.... a uns dias adquiri 1 pouco de mugo pelia a um amigo, so que reparei que o musgo traz umas coisas coladas, a prencipio pareciam-m piolhos tipo os das roseiras mas supostamente aquaticos, dps de tirar uma macro reparei que sao algas mto semelhantes as pragas dos salgados!!! alguem sabe o que é isto e como eliminar??? n eskecer que sao aquarios de camaroes, nao posso meter kimicos assim la pa dentro! obrigado cumps
-
- 2 replies
- 915 views
Boa noite Preciso da vossa ajuda para identificar a seguinte planta: Obrigado
-
- 18 replies
- 2.1k views
boas pessoal, tenho um aquario plantado desde o dia 03-10, ao inicio estava com melhor aspect, mas tinha a luz demasiado baixa, e ''queimou-me um bocado a monte carlo, mas entretanto subi a calha, e para 30cm do topo do aquario, mas ha 2 dias atras, noto as plantas a ficarem mais acastanhadas, principalmente as de caule, as limnophila hippuroides, e a rotala wallichii, isto e um bocado esquisito, mas se alguem me conseguir ajudar agredecia. aqui fica umas fotos.
-
- 9 replies
- 1.3k views
Acham que o meu musgo Christmas ainda tem hipóteses?
-
- 3 replies
- 1k views
Alguém me sabe dizer se está planta é muito ou pouco exigente ?! Já li várias coisas na net, desde: que era necessário muita luz e substrato muito fértil para as manter; Que era necessário substrato muito fértil e que não necessitava de muita luz, assim como também li o contrário. Tenho pouca luz no aquário, melhor dizendo uma lâmpada t5 de 6400 k. Sei que não é ideal para quase plantas nenhumas mas neste momento não tenho como colocar uma calha melhor!! Acham que as hz se iriam dar bem com apenas está lâmpada ?! Pf ajudem Se troca-se para uma lâmpada de 10000k seria melhor ou iria ser a mesma coisa ?!
-
- 5 replies
- 1.1k views
Boas, gostava de saber se consigo formar um tapete de Eleocharis apenas com uma.mistura de areia de sílica com outra mais escura e um pouco mais grossa e fertilizantes líquidos?
-
- 2 replies
- 901 views
Boas, tenho um mix de 3 tipos de musgo no aqua, apenas com agua e iluminação. O aqua tem a volta de 35l brutos e iluminação é uma lâmpada de 15w da aqua-glo. Reparei que ha partes do musgo que estão com um tom acastanhado/avermelhado e outras estão mesmo a ficar muito escuras. Tive a pesquisar e a minha iluminação tem 18,000k de cor. Qual será o problema principal para estar a ficar com o musgo assim? E com esta lâmpada será aconselhado tentar fazer um tapete de parvula?
-
- 3 replies
- 1.1k views
ola, comprei esta planta para o meu aquario e gostava de saber se esta especie permite a poda e replantação dessa poda? queria tambem que me disessem qual especie se trata por forma a poder fazer mais investigação. Obrigado Ps: a qualidade da imagem nao e a melhor, desculpem
-
- 4 replies
- 944 views
Boa tarde, Sou iniciante e vou fazer o meu primeiro tapete. Alguem consegue dizer qual a diferença entre estes dois tapetes? cumprimentos,
-
- 4 replies
- 1.5k views
Ola a todos, tenho uma nubia com manchas pretas e parece que esta comida, gostava que me ajudassem mas eu n, consigo inserir as fotos. Podem me ajudar?
-
Members
No members to show