edmendes Posted March 1, 2019 Share Posted March 1, 2019 Bom dia pessoal. Gostaria que me ajudassem a catalogar as minhas plantas. Pois maior parte delas foram compradas el lojas que apenas mencionam "Plantas Sortidas". Estou a fazer uma base de dados de tudo o que tenho em relação ao aquarismo. Através da APP Aquarium Note... A APP é espetacular. Experimentem! Tem tudo! Desde lista de despesas, lembretes, registos de acontecimentos, registo de parâmetros, etc etc etc. Estou a gostar muito. Mas agora preciso de catalogar todas as plantas. Vou colocar fotos para que souber, me dizer quais são. 1ª: Limnophila Sessiliflora 2ª: Ludwigia Repens 3ª: Lilaeopsis Novea-Zealandia 4ª: Helianthium Tenellum Green 5ª: 6ª: Stringy Moss (Musgo de Java) 7ª: Anubia Barteri 8ª: Echinodorus Palaefolius 9ª: Lindernia Rotundifolia Cumprimentos, Edgar Mendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Emejet Posted March 1, 2019 Share Posted March 1, 2019 Boas, das que conheço: 1ª foto: Limnophila Sessiliflora 4ª foto: Parece-me ser Vallisneria spiralis 7ª foto: Anubia Barteri Quando não são da Tropica ou Aquaflora, por exemplo, é dificil saber que plantas são quando só metem plantas sortidas ou plantas categoria A, B, C.. por aí fora... também tenho no meu uma ou duas que ainda desconheço o verdadeiro nome delas lol. É esperar aqui pela malta dos plantados 🙂 1 Aquários: Ered Lómin - Elephant Link to comment Share on other sites More sharing options...
edmendes Posted March 1, 2019 Author Share Posted March 1, 2019 1ª foto: Limnophila Sessiliflora 4ª foto: Parece-me ser Vallisneria spiralis 7ª foto: Anubia Barteri A 1ª e a 2ª estão confirmadas A 4ª não tenho a certeza... Vou aguardar por mais opiniões. Quando não são da Tropica ou Aquaflora, por exemplo, é dificil saber que plantas são quando só metem plantas sortidas ou plantas categoria A, B, C.. É mesmo realmente chato... E os vendedores não sabem esclarecer também.... E acabei por comprar sem saber as especificações delas, e o que elas realmente precisam a nível de cuidados... Obrigado pelo teu contributo Emejet! Cumprimentos,Edgar Mendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Emejet Posted March 1, 2019 Share Posted March 1, 2019 (edited) há 2 horas, edmendes disse: A 4ª não tenho a certeza... Vou aguardar por mais opiniões. É melhor, apesar de me parecer ser, tenho algumas dúvidas também. há 2 horas, edmendes disse: É mesmo realmente chato... E os vendedores não sabem esclarecer também.... Pois, esse é um problema geral. Quando comecei nisto fui bem "enganado" diversas vezes em lojas... como por exemplo me dizerem que o substrato Jbl Manado era fértil ou que os Danios Zebra eram peixes de água fria. Por isso não saberem o nome das plantas não me espanta. Mas depois aqui pelo fórum fui lendo e aprendendo e agora já vou a uma loja com outra perspectiva da coisa (mas fico sem saber o nome das plantas na mesma 😄😄 ) Mas já estou a fazer off-topic, a ver se alguém mais experiente te consegue ajudar. (PS: Confirma se : 3ª foto será Lilaeopsis brasiliensis e na ultima foto se não será Echinodorus bleheri. ) Edited March 1, 2019 by Emejet Aquários: Ered Lómin - Elephant Link to comment Share on other sites More sharing options...
edmendes Posted March 2, 2019 Author Share Posted March 2, 2019 Ninguém me consegue ajudar pessoal...? Cumprimentos,Edgar Mendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tozé Nunes Posted March 2, 2019 Share Posted March 2, 2019 1- sessiflora 2-ludwigia repens? 3- lilaeopsis brasiliensis 4- ??? Será aquática? 5- Lobelia cardinalis 6- musgo de Java 7- anubias barteri 8- echinodorus 1 Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Share on other sites More sharing options...
edmendes Posted March 2, 2019 Author Share Posted March 2, 2019 4- ??? Será aquática? Venderam-me como tal. Lol O certo é que é a única que está pior... Todas elas estão bem tratadas e bonitas, e esta (tenho vários pés separados) é a única que está "suja" ou com algum fundo... Pois tem as folhas manchas escuras. E obrigado pelo teu contributo Tozé Cumprimentos,Edgar Mendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
edmendes Posted March 3, 2019 Author Share Posted March 3, 2019 A Catalogação está quase completa pessoal. Obrigado pelo contributo! Está só a faltar estas 2: 4ª: 5ª: Alguém consegue ajudar-me? Cumprimentos, Edgar Mendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
ismael_figueira Posted March 4, 2019 Share Posted March 4, 2019 Boas,4 Helanthium tenellum 'Green sem certezas 5 Lindernia rotundifolia tb sem certezasEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo84 Posted March 6, 2019 Share Posted March 6, 2019 1 certo 2 certo 3 certo 4 Helianthium tenellum green quase de certeza. 5 lobelia cardinalis MINi 6 certo 7 certo 8 Echinodorus palaefolius 9 certo 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Share on other sites More sharing options...
edmendes Posted March 6, 2019 Author Share Posted March 6, 2019 8 Echinodorus palaefolius É engraçado que eu eu também tinha quase a certeza que era essa... Mas nela vinha espetado uma etiqueta que dizia ser outra espécie... E obrigado Gonçalo pelo teu óptimo contributo! 5 lobelia cardinalis MINi Quanto a esta não tenho bem a certeza ainda... A que tu mencionas parece ser mais baixa e rasteira. A minha tem desenvolvido bem sempre na vertical... Cumprimentos, Edgar Mendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo84 Posted March 6, 2019 Share Posted March 6, 2019 O problema é que cada estufa chama as plantas com o nome que quer. Basicamente vale tudo. A que me parece mais "cientifica" é a Tropica. Quanto à lobelia cardinalis mini é de certeza. Já a tive e é assim, se tiver pouca luz, como todas as plantas, crescem mais para cima. 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunofasoares Posted March 6, 2019 Share Posted March 6, 2019 Tal como o Gonçalo diz... lembro me bem de comprar uma planta identificada pela Aquaflora como sendo Rotala Macrandra, e que a mim não me pareceu, e que confirmei passados 4 dias que era mesmo o que eu pensava, Rotala Rotundifolia. Já mais recentemente comprei uma identificada também pela Aquaflora como sendo Micranthenum Montecarlo, e que percebi que não quando começou a crescer muito em altura, ou seja, Bacopa Australis. Infelizmente nem todos tem as plantas identificadas correctamente e já me salvaguardei disso, faço sempre uma boa observação. Em caso de dúvida fica na loja. 1 Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo84 Posted March 7, 2019 Share Posted March 7, 2019 Para verem ao que isto chegou essa planta tem 3 nomes comerciais: Parviflorus, argentinensis e palaefolius. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunofasoares Posted March 7, 2019 Share Posted March 7, 2019 há 6 horas, Gonçalo84 disse: Para verem ao que isto chegou essa planta tem 3 nomes comerciais: Parviflorus, argentinensis e palaefolius. E ainda podemos rebaptizá-la. O que acham? Um nome só para o pessoal do grupo... realmente não há condições. 1 Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
edmendes Posted April 3, 2019 Author Share Posted April 3, 2019 Boi noite pessoal. Nova ajuda! Quem sabe o que é isto?Cumprimentos,Edgar Mendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo84 Posted April 4, 2019 Share Posted April 4, 2019 Não tendo noção da escala ou é eleocharis acicularis ou eleocharis acicularis mini. 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Share on other sites More sharing options...
edmendes Posted April 4, 2019 Author Share Posted April 4, 2019 É então a Eleocharis acicularis. Pois têm 3 a 4 cm de altura. Obrigado mais um vez Gonçalo! Cumprimentos,Edgar Mendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts