R.Rodrigues

Membro
  • #Conteúdo

    143
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    15
  • Country

    Portugal

R.Rodrigues last won the day on Setembro 22 2021

R.Rodrigues had the most liked content!

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Faro (Faro)
  • Localização
    Algarve

Quem visitou o meu perfil

945 visitas ao perfil

R.Rodrigues's Achievements

Explorer

Explorer (4/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Week One Done Rare

Recent Badges

22

Reputação

  1. Preciso fazer upgrade há iluminação do meu aquário 100x40x50, desde a montagem há cerca de um ano que tenho fita de led com um controlador TC421 do chinoca, para meu espanto até tem desenrascado, mas agora as fitas já se estão a degradar o branco já não é branco e começo a ter umas algas e plantas com deficiências. O aquário tem tampa que quero manter, consigo alterar a coisa para por uma twinstar ou algo do mesmo género, digo twinstar porque já ensaiei com uma 30B que tenho noutro aquário. Tenho plantas pouco exigentes, não tenho nem vou por Co2, apenas procuro uma luz que me permita com o tempo por uma plantas mais exigentes em termos luz e umas com tons vermelhos. Se for 12V melhor que uso a alimentação e controlador que já tenho e possivelmente mantenho uma fita ou outro tipo de led para a luz ambiente/ fundo algo assim. Orçamento até 100Eur, estou na duvida entre Twinstar 90B ou 120B, a 90B tem 76CM e 33W com 2528lm enquanto a 120B tem 95cm com 42W e 3166lm, a 90 como é mais curta será que me vai ficar com sombras nas pontas do aquário?
  2. Aprendi essa técnica nas ultimas leituras quando andei com este stress. o que sempre fiz é aclimatizar ha temperatura e ir adicionando agua aos poucos no saco até dobrar a quantidade, mais coisa menos coisa. Lições que aprendi é que nem que seja uma semana ou duas vou passar a fazer "quarentena" no meu caso perdi os ottos que vinham na encomenda mas foram os escalares que já tinham uns meses que sofreram. e se não consigo ligar para a loja antes da compra depois para reclamar muito menos, é que nem para perguntar que rasboras foram estas que me enviaram.
  3. x5 já dá para qualquer coisa... pelo menos quando andei a ver, as coisas parecem que aumentam de semana para semana.
  4. Isto continua a ser só uma brincadeira, o aquário é pequeno então carreguei pedras pequenas, agora ficam perdidas lá dentro continua a ser só o inicio... A brincadeira começou com uns vidros para por uns camarões ou o tal Betta, nem me ia preocupar com muita coisa, comprei o substrato com a ideia de por umas pedras redondas da ribeira e plantas, entretanto encontrei estes troncos, ideia de uma arvore e fui-me entretendo a colar umas peças a ver no que dava, no total acho que são umas 10 peças "e não é que isto ficou muita porreiro" ainda tenho de fazer a "copa" para suporte do musgo e depois rezar para conseguir fazer uma "arvore", agora a ver se completava o lado esquerdo de acordo, mas o jeito para o layout não é muito e não consigo visualizar a coisa mais alem, vou usar estas pequenas para enterrar junto da arvore que dá um look porreiro e ver se arranjo umas maiores para o lado esquerdo, ou então complementar com madeira que tenho mais troncos com o mesmo especto, estão é por tratar. Logo se vê não tenho pressa, digo só para o ano porque com as festas já não tenho um fim de semana livre, as encomendas andam malucas, entre trabalho, casa e outros hobbies este é só mais um projecto das dezenas que tenho. Edit: Os euros dos vidros novos revertem a favor da iluminação para o 200L.
  5. O resto não está a acompanhar, o tronco ficou porreiro mas as pedras que tenho acho que são pequenas de mais Epá acho que os chinos aqui da mina zona são bem mais careiros, também não admira, é tudo mais caro no Algarve, já pensei nisso, mas... com agua são menos visíveis e como eram só uns vidros para por uns camarões, logo me arrependo. Entretanto meti "prali" umas pedras tirei foto, só agora a editar é que reparei que por algum motivo o telemóvel estava na pior qualidade possível, dai a qualidade péssima e nem se notar a textura das pedras, já não bastava a camera ser da treta. Agora novidades talvez só para o ano.
  6. R.Rodrigues

    Lost & Found 20L

    Boas, Já há algum tempo que ando a magicar montar um 20L para a entrada, fui procurando material antigo pela garagem, troncos e pedras recolhidas em caminhadas e tenho praticamente tudo para começar a montar. Os vidros estão um bocado (muito) riscados com agua fica melhor, a ideia é gastar o mínimo possível e aproveitar o que tenho. Das duas uma ou é para camarões e eventualmente umas rasbora galaxy ou lampeye ou então um Betta (para agradar a mulher) com uns ottos talvez. Nome do Aquário Lost and Found Dimensões do aquário 40x23x25cm (~20L) Iluminação Twinstar 30B Filtro Mochila, diz "made in china" 200L/h com regulação de caudal Substrato HELP Advanced Soil "Plants" Decorações Pedras escuras recolhidas numa linha de comboio (não são o típico granito) Troncos de Tojo "comum" numa colagem feita por mim Plantas Tenho basicamente podas do 200L, Rotala sp green, Anubias nana, Ludwigia SP. mini, Staurogyne repens, Sagittaria subulata Ainda Microsorum Mini, Microsorum trident e Musgo christmas (a comprar) Ainda estou indeciso se deixe o tronco que vai para a esquerda (está colado) e se use madeira ou inox com rede para dar a forma de copa com o musgo
  7. Escalar Gold não aguentou, não cheguei a fazer mais nada, meti num aquário há parte com aguado aquário mesma temperatura e tudo mais, no domingo acabei por o sacrificar, seja lá que manchas eram começaram a aparecer no lado oposto e o peixe perdeu completamente a orientação,já estava muito mal, lado positivo é que todos os outros peixes no comunitário não tem quaisquer sintomas com sorte não é nada contagioso, estou de olho nos escalares. Agora é ir mantendo e descansar a cabeça de pensar no assunto, ver se começo a pensar na iluminação outra vez
  8. Obrigado Alvaro, O escalar gold mais parece que está a "mudar a pele", é a melhor descrição que tenho para o que vejo, não sei se terá alguma coisa a ver com a doença do algodão nos seus inícios. Hoje leva mais um banho de sal, não morre da doença morre da cura. Peço desculpa pelos fotos mas acreditem que consigo fazer pior. E o pequeno Punk que lá anda.
  9. Ainda para mais que tenho um outro escalar pequeno que nos princípios com a introdução dos peixes ou a tpa do dia antes apresentou os mesmos sintomas que os outros mas mais ligeiros, andou uns dias com as barbatanas fechadas, recuperou e agora lá anda.. Ver se tiro umas fotos para update, raio do tempo não estica e não chega para tudo.
  10. Tirando os dois escalares maiores o aquário parece estar estável, depois de ter perdido o ultimo escalar e quando os restantes já começavam a comer parecia que estava tudo encaminhado, nos últimos dias ganharam uma coloração pálida, e volta e meia agitados a abanar a cabeça, eles vão comendo mas ficaram esquisitos com a comida e não é aquele apetite voraz, entretanto aconselharam-me a fazer novamente um banho de sal, no dia seguinte um deles parece ter uma película a saltar, não parece incomodado com isso, mas já o dono não diz o mesmo, vou ter de preparar um aquário para quarentena está visto. As rasboras parecem de facto as hengeli e não as espei que comprei, mas são curtidas na mesma. Acho que se perder os escalares mando lá para dentro outro cardume e ou mais dos que tenho e fico com um aquário só com cardumes, corrys e os ottos.
  11. Too late, agora já não há volta a dar, já reforcei o móvel onde vai ficar, já furei paredes para por um ponto de luz nesse local e tenho praticamente tudo há excepção de um termóstato adequado. Este encontrei perdido na garagem é de 30L (40x25x32) velhinho, cantos redondos e um pouco (muito) riscado, ou leva marisco ou um Betta para fazer a vontade há maria, anubias nana, musgos, rolatla, S.repens, Ludwigia, madeira com um look espectacular recolhida por acaso numa caminhada, umas pedras cinzentas da linha do comboio, não as típicas de granito. A seu tempo crio um tópico para ele. Força com isso, isso indo recolhendo material fica barato e dá pica, posso dizer que até agora comprei o substrato da HELP que me custou 10 ou 12eur, claro que o resto custa dinheiro mas como já tinha..
  12. Uma semana sem duche e equilibro as contas, e talvez também que venha para o pé de mim chatear... Ver se começo a pensar no 25L para marisco que já tenho praticamente tudo para montar.
  13. Olha que já tinham pensado nisso, e hoje sem perguntar nada um rapaz de uma loja aqui de Faro disse-me o mesmo, que já lhe aconteceu duas vezes os peixes a definhar ha superfície com qualquer coisa que vinha na agua, sintomas idênticos aos que tive. Aquário hoje aparenta estar no bom caminho, está tudo a comer melhor, escalar zebra de quarentena não aguentou. Não tenho fotos pois é com o tele e como tenho a iluminação mais fraca para não stressar mais os peixes não ficam nada de jeito.
  14. Epá custa ver os peixinhos a definhar sabendo que no dia antes me vinham comer ha mão, sabendo que o problema foi algum erro meu, pois os problemas começaram após a introdução dos peixes, e ainda no dia antes tinha feito TPA, TPA é praticamente obrigatório para melhorar a qualidade da água e é das poucas coisas que posso facilmente fazer, sim com alguma paciência consigo temperar a água, normalmente baixa 1 grau, nada de fertilizantes nas próximas semanas, com tanta TPA não faltam nutrientes ás plantas. Hoje já está mais normal, sem baixas, escalares já começaram a comer mas continuo com um de quarentena porque não o posso juntar ao aquário, é o mais debilitado e os outros cascam-lhe forte.
  15. Hoje durante o dia perdi a fêmea escalar gold e um cardinal, até já andava a pensar me livrar dos escalares mas não era assim, estou a fazer TPA diária de 20/25% desde sábado, agua da torneira como sempre, uso o prime doseado para o aqua todo e como tinha em casa, usei esha 2000 nos últimos 2 dias. os escalares ontem levaram um banho de sal que parecia ter havido melhorias esta manha. Já não sei o que fazer, vou deixar andar, os dois maiores que pelos visto formaram casal, estão a comer e começaram a cascar forte nos outros, o escalar macho está meio pálido mas come, um pequeno que lá anda é como se não fosse nada, os cardinais hoje ha noite reparei que tinham as guelras vermelhas. Amónia tem estado a zeros, nitritos ontem tinha perto de 0.5ppm hoje estava mais baixo, nitratos está normal entre 5 a 7 Quanto ao Tropica esta foi a resposta que obtive da própria Tropica: "Regarding the product, it is safe to use, there was a slight variation in colour but the quality of the product remains with the same quality as new." Por acaso foi mesmo o valor da espei a que juntei a alimentação Hikari e Ocean Nutrition para variar com a que compro localmente possivelmente de inferior qualidade e pelo mesmo valor.