KoD

Membro
  • Posts

    132
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3
  • Country

    Portugal

KoD last won the day on October 9 2022

KoD had the most liked content!

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Amadora (Lisboa)
  • Localização
    Amadora

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

KoD's Achievements

Collaborator

Collaborator (7/14)

  • One Year In Rare
  • Collaborator Rare
  • One Month Later Rare
  • Reacting Well Rare
  • Week One Done Rare

Recent Badges

36

Reputation

  1. Podias passar lá agora e ver passado 20 anos… se a árvore teve sorte ou não.
  2. É verdade sim senhora, no meio de tanta coisa que lemos... depois olhamos para a foto do aquário e parece que nada se passa... continua um belo aquario.
  3. Eu cheguei a começar fazer esse DIY mas fiquei a meio… mas vou ver se acabo isso… vou trazer umas seringas aqui do trabalho e deixar de meter o Prime as Gotas…
  4. Obrigado Sofia, Antes, adicionava o Prime diretamente nos garrafões, 1 gota para 2 litros dizia a Bula, seriam 3 gotas para 6 Litros (garrafão). Entretanto li aqui no fórum, que seria mais pratico, e é... adicionar a agua diretamente ao aquário e depois adicionar o prime para o total de litros, que seria sensivelmente 45 gotas. No sábado diz-me o rapaz que ele adiciona o Prime diretamente no aquário mas, apenas na quantidade de agua que mete. O frasco que uso é o pequeno, aquilo vem doseado em gotas. Vou voltar ao antigo... 3 gotas por garrafão.
  5. Sim, uso o Prime, quando reponho a água, apenas metia as gotas para a água que repunha 35 litros, mas depois li aqui que era para adicionar o Prime pela quantidade do aquário 90L, no sábado quando falei com o rapaz da loja ele disse que era só para a quantidade que se adiciona ao aquário, os 35L Quando tiveres mais, envia-me, muitas, uma mão cheia delas deve chegar. Ontem cortei algumas, que ja estavam a ficar castanhas e quando as cortei ja lhe desfaziam e era as folhas maiores, porque tenho umas pequenas a crescer. Mas devo ter falta de nutrientes. Obrigado
  6. Bom dia, Como mencionei mais a cima, achava que o meu filtro não estava a fazer uma boa filtragem, porque a comida que entrava pelo filtro voltava a sair passado uns segundos apesar da água estar limpa. No sábado levei a água para fazer teste, um vez que tinha passado 1 semana da TPA e ia fazer nova TPA no Domingo. Resultados: PH 7, tinha alguma Amônia, mas nada preocupante porque ia fazer a TPA, Nitratos 0 e ele perguntou se eu fazia fertilização, respondi que não, mostrei fotos das plantas e ele disse que ao tempo que tenho essas plantas já deveriam estar com o triplo do tamanho. Possivelmente falta de Nutrientes. O que me deixou a pensar foi o facto de ter limpo o filtro e ter demorado a meter tudo no sitio, apesar de ter sido com a água do aquário, mas limpei tubagens, limpei as esponjas, as cerâmicas, enquanto a água estava baixa, cortei umas folhas e limpei os vidros, depois enchi tudo e meti o filtro a trabalhar. Não sei precisar mas demorei talvez entre 30 min a 1 hora com este processo. Parece-me que tenha perdido bactérias com este processo todo e agora tenho mais Amônia, Ainda não recebi as esponjas mas recebi a lã filtrante e quando desmontei o filtro reparei que o 2 tabuleiros tinha uma borracha diference na ligação ao tubo que desce, inverti os tabuleiros, meti a lã filtrante e está tudo a trabalhar, de facto notei que a agua ficou muito mais limpa, agora só vou estar atendo se sai comida novamente pela saída do filtro. Agora para a semana vou fazer novamente teste. Tenho de arranjar umas flutuantes para ver se duram mais um bocado.
  7. Claro que sim, eu vi no teu tópico a aventura de teres feito o móvel por exemplo... E está um espetáculo. Da mesma forma que eu fiz o meu, não tão espetacular, mas o valor que gastei ficou ao mesmo preço de um móvel de madeira, mas sem a estrutura em ferro. 80x30cm há com alguma facilidade, mas com 2 crianças em casa, ponderei se não seria melhor com uma estrutura em ferro... e foi o que fiz e ficou por volta dos 100€, já não me recordo bem e o preço do móvel rondava os 80€ mas só havia em preto ou branco... acabei por fazer eu e ficou melhor na sala.
  8. As que tenho são esterilizadas, são para tratamento de feridas e pressão negativa e não são impregnadas em qualquer substancia, mas sim, vou preferir umas própria para aquários São deste formato, com paciência tudo se arranja e se faz, mas sim, podia as ter cortado, já as comprei, vou deixar chegar.
  9. Por acaso tenho espumas pretas no trabalho, nem me lembrei em fazer um molde e corta-las… vou ver amanhã se encontro as medidas na net para cortar, só para não ter de tirar do filtro. As minhas tem 2 ranhuras na lateral onde entra a pega do cesto e um buraco onde desce o tubo que leva a água para baixo. Obrigado
  10. Não tinha, porque acabou e não controlei isso... e não havia tempo para ir buscar... Apenas tenho as 3 camadas de esponjas, que também vou trocar. A ver se até este fim de semana chegam as esponjas novas e a lã. Há algum "procedimento" para a trocas das esponjas? Lavar com agua antes de meter no filtro?
  11. KoD

    Mais um aquario

    Como te disse, tu é que tens de gostar do teu aquário, mas sim, há coisas que com o tempo vai ser prejudicial aos peixes por serem de plástico e não naturais.
  12. Obrigado pelo comentário 🙂 Um dia mais tarde quando já não tiver estes Ciclídeos, as plantas e musgos possam crescer... mas já me habituei a eles e apesar de ver outros aquários com cardumes e peixes bonitos... num futuro. Apenas faço a TPA de 35 litros todas as semanas, aspirando a areia, mas, todos temos as nossas dores... Já vão aparecendo numas pedras, mas deixo isso para o Ancistrus ir lá... a Areia fica com porcaria, algumas folhas vão aparecendo umas machas, algumas vão amarelando e eu vou cortando para dar mais força as outras. Depois de ter feito a limpeza ao filtro, há qualquer coisa que nao está bem, apesar da agua estar cristalina, noto que quando entra alguma comida pelo Skimmer passado uns 3/4 segundos volta a entrar no aquário, há um espaço no filtro que esta a deixar passar água sem filtrar e eu que tenho um medo de andar abrir o filtro. Algumas destas Anubias já estão quase a fazer 1 ano, quando as comprei vieram divididas em 3 folhas e já foram ganhando mais folhas. Já tenho um garrafão de 7L e um dia destes vou aspirar e remover esta areia que já vai ficando com alguma cor e espero que aquelas cenas ali sejam as raízes da Anúbia. Como tenho alguma altura de areia a frente, vou retirar alguma areia. E por falar em 1 ano... Lembrou-me o iphone que há 1 ano era isto que tinha. Olho para isto... e... pronto... temos de começar por algum lado. O filtro não era ali, mas as ventosas já não agarravam e o filtro ia descendo 😂
  13. KoD

    Mais um aquario

    Gostava de ver mais fotos depois de adicionares plantas e troncos e o mais importante é que goste do teu aquário.
  14. Boas... Desejos de um feliz ano 2023 a todos, com muita saúde e dinheiro para gastos... Comecei o ano com um limpeza do filtro, nunca pensei que aquilo tivesse tanta porcaria la dentro, mas limpei tudo usando a agua do aquário claro, limpei as tubagens e os Lily Pipes. Os peixes tudo o que não sejam Anúbias arrancam tudo, por tanto, o musgo que tinha no tronco arrancaram tudo e as flutuantes acabei por tirar porque eles ratavam aquilo tudo e acaba tudo por me entupir a entrada do filtro. Meti umas Anúbias, é claro, em alguns sítios onde tinha o musgo. Sempre andei a luta com alguma entrada de ar no Skimmer, andei com invenções e esquemas e não consegui a 100% impedir a entrada de ar no filtro, mesmo que fosse mínima, a única que funciona era o nível de agua, mas com a evaporação passado uns dias tinha de repor o nível novamente. Sei que no passado já se tinha falado em redução do caudal e eu já tinha andado a volta disso online. tentei ver vários vídeos sobre o filtro que tinha e nada falava sobre isso. Sábado em conversa com um amigo que já teve em tempos o filtro que tenho, Eheim Professionel 2 2026, disse-me que reduzia o caudal na patilha onde liga a tubagem e fez-se-me logo luz, é claro que tinha de ser aí, como não me passou isso pela cabeça?? Para vocês que já tem e tiveram vários filtros talvez seja uma coisa obvia, mas o filtro foi-me dado, nunca li o manual, como um bom tuga faz e a única coisa que via era o indicador de caudal e aquela patilha que puxava para cima era para fechar a entrada de agua e desconectar para remover o filtro. Ganhei anos de vida, basta mexer a patilha 1mm para cima, reduz o caudal e a entrada de ar do skimmer sobe logo 1cm, deixando de aspirar as bolhas de ar. Deixo umas fotos de como está agora.
  15. Pode ser que sim, normalmente ficam "escondidos" e ficam mais ativos quando não há luz. Isto foi o que encontrei - " É comum a espécie passar um bom tempo escondida aparecendo somente ao apagar as luzes do aquário. Este comportamento pode ser minimizado adicionando peixes gregários (cardume) de pequeno porte que frequentem a parte inferior do aquário a meia água. Botias se sentem seguras quando há outros peixes próximos, indicando que não há predadores próximos."