neo_2

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    65
  • Registado Em

  • Última Visita

  • País

    Portugal

Reputação

11 :)

1 Seguidor

Sobre neo_2

  • Rank
    Hiper Recém Chegado
  • Aniversário Agosto 7

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Porto (Porto)
  • Localização
    Porto

Quem visitou o meu perfil

155 visitas ao perfil
  1. neo_2

    Dicas e duvidas

    Obrigado @Marco Lopes. Parece de facto um comedor de algas chinês. Foi uma troca que fiz numa loja de animais por um peixe que era agressivo e por isso nada li sobre ele antes de o ter. Entretanto depois da identificação já li sobre a espécie. Vou deixar a minha opinião num post mais indicado para não usar este.
  2. neo_2

    Primeiro aquario

    Como já falaram por aqui o aconselhado será colocar outro da mesma espécie mas daquilo que entendi seria para dar um pouco mais de vida ao aquário e daí ter falado dos neons chineses. O problema é mesmo a possibilidade do goldfish os comer por caberem na boca dele. Eu deixaria esse por mais algum tempo sozinho e depois mais tarde pensaria numa solução, isto porque se um dia esse goldfish acabar por morrer e tiver outro vai haver sempre um goldfish no aquário e nunca dá oportunidade de ter outros peixes.
  3. neo_2

    Primeiro aquario

    Antes de mais parabéns pela vontade de querer ficar com o peixe e esforço feito para lhe dar uma vida melhor. Pelo que vejo o pobre coitado já passou por muito e nessas condições durante 8 anos é de facto um guerreiro. Relativamente a limpeza vai depender muito se ele suja ou não, penso que não seja necessário limpar o filtro semanalmente. Já as trocas parciais sim, devem ser feitas com mais frequência. Na minha opinião faria trocas parciais todas as semanas e limpava o filtro nessas altura apenas se necessário. A limpeza do filtro deve ser feita com a água que tira dessa troca parcial de água e nunca com água que contenha cloro. Existem alguns peixes de água fria que pode juntar a esse peixe sem problema. Penso que esse será um goldfish já com alguma idade e perdeu a sua cor. Esses peixes crescem muito daí lhe terem falado da limitação em ter companhia. Existem outros peixes peixes de água fria como os Néons chinês e assim conseguia encher o aquário com 5/6 desta espécie.
  4. neo_2

    Dicas e duvidas

    Desculpa estar a invadir o teu post. Mas queria deixar o meu testemunho sobre este peixe fantástico de limpeza. Ele não pará quieto, está sempre nas limpezas e gosta muito de seguir outros peixes. Aproveitar para pedir ajudar para o identificar correctamente, pois quero ter mais e não consigo perceber se será da família dos ottos ou não. https://ibb.co/daQh9f
  5. neo_2

    Dicas e duvidas

  6. neo_2

    Reativação de aquário

    Isso vai depender da quantidade de "lixo" que ele vai filtrar. Eu ainda estou a fazer por testes, estou a limpar uma vez por mês para ver se é suficiente. Podes por exemplo passado 15/30 dias abrir o filtro e ver como está, se achares que ainda está com bom fluxo e sem grande sujeira para o próximo mês extendes o tempo por exemplo 1 ou 2 meses. A limpeza das cerâmicas é feita com água de um possível TPA que faças. Nunca com água da torneira e mesmo com a água do TPA não precisas esfregar, é mesmo retirar a sujidade maior apenas. O mesmo acontece com as esponjas. Claro que tanto as cerâmicas como as esponjas acabam por perder a sua função na totalidade com o tempo, mas isso já não te sei dizer. Só mesmo quem consiga fazer uma análise microscópica para ver se ainda existem porosidades capazes de alojar bactérias. 🧐
  7. neo_2

    Duvidas para aquario +- 54L

    Antes de mais parabéns por te começares a aventurar neste fantástico hobby. Gostei muito dos vídeos que tens como inspiração. Relativamente ao Kit ou personalizar um "pack" eu optaria por...depende mesmo do que queres para o futuro... Personalizar tens a possibilidade de comprar um filtro melhor que te permita mais tarde usar num outro aquário maior, se comprares um Kit ficas limitado a um filtro que te impingem e que ao final de contas não te dá conta do recado em condições. Os filtros quando carregados com matéria filtrante ou esponjas perdem muito caudal e por isso escolher sempre um filtro com uma capacidade maior é melhor. Em contrapartida tens os kits, tudo direitinho, tudo encaixa nos sítios certos e pronto a trabalhar e a questão da tampa que deve ser mais seguro. Depois tens a questão da bomba de ar que a meu ver é simplesmente estética, a não ser que tenhas peixes que necessitem mesmo de uma muito boa oxigenação. Sobre o aquecedor...Confirma se esse termostato chega para aquecer esses 54 Litros de água, agora no inverno pode ser pouco. Filtro. Existem no mercado dezenas de opções mas se a tua escolha vai para os internos, optaria pelos filtros de mochila, são práticos, fáceis de limpar e não te roubam espaço dentro do aquário. Relativamente à luz, tenta ler um pouco e informar-te sobre a intensidade da luz, se queres futuramente plantas que tenham necessidade de bastante luz, a luz do kit pode não chegar. Sobre a fauna que escolheste, alguém te irá elucidar melhor mas acho que essa Helena não se vai dar bem com o caracol. 1ª Duvida, que substrato aplicar, com o melhor relação qualidade/preço sabendo que vou precisar de sensivelmente 2.5L e não queria gastar mais de 12-13€. O substrato fértil tem um valor bastante alto. Daquilo que conheço o mais barato em relação qualidade preço deve ser o da JBL manado. As plantas que pensas colocar precisam mesmo de substrato? 2ªDuvida posso aplicar areão de 2-3 mm, nas zonas para plantar ou devo optar por uma granulometria maior? Podes aplicar esse areão sem problema. é o que uso e não tenho problemas. 3ªDuvida que filtro comprar, o que recomendam, até 25/30€, com melhor qualidade/preço; Tenho um da tetra interno que me dá conta de 90 litros de água sozinho. 4ªDuvida, se optar por um aquário personalizado, como faço a fixação da iluminação??, é que os Kits têm a tampa de plástico para encaixe das lâmpadas. e tenho de ter o aquário mesmo com tampa por causa da minha gata. Não posso ajudar. Uma coisa importante antes de começares é fazer o ciclo do azoto.
  8. neo_2

    Reativação de aquário

    Fiz exactamente o mesmo quando comecei. Basicamente acho que mataste as bactérias assim que elas entram em contacto com a água com o cloro. O aquatan não teve tempo de acondicionar a água. De qualquer das formas com o tempo vai perceber que os químicos são mesmo só para gastar dinheiro. Com experiência e graças a muitas opiniões que li por aqui optei por nunca mais colocar químicos na água e até agora sem problemas. Simplesmente deixo a água a repousar em garrafões durante 3 dias no mínimo. Não sei se é o indicado, mas além de mais natural, conseguimos "poupar" o dinheiro desses químicos para outras coisas. O ideal é fazer o ciclo do azoto bem feito.
  9. neo_2

    foxtail a desfazer-se

    Desculpem abrir novamente o tópico. Após 10 anos e sem uma resposta, gostava que me ajudassem com a mesma questão. Tenho várias plantas foxtail que estão a desfazer junto ao areão. Reparo que pela posição desta planta, fica com muita sujidade acumulada pois esta junto a saída de água e como não é tão movimentada acaba por ficar com resíduos. Como cresceu muito e tenho replantado com podas a volta, a luz é mais difícil chegar a essa posição. Os topos dessas mesmas plantas estão com bom aspecto.
  10. neo_2

    Vaselina no bastão do Impeller.

    A primeira vez e como novato que ainda sou, a quantidade de vaselina ressentiu-se no aquário. . . apareceu um género de bolhas que parecia espuma e que depois acabei por descobri que era da vaselina do filtro. Mesmo assim como não pus em causa o que me tinham dito deixei estar. Mas não aconteceu nada de mal acho eu. Fico a aguardar a resposta a sua questão inicial que me ajudará a mim também. 🙂
  11. neo_2

    Vaselina no bastão do Impeller.

    Na loja disseram-me mesmo isso, para colocar vaselina. Levei como dica sem pensar que poderia ser prejudicial. Como tal é o que tenho feito nos meus filtros. Já agora quais os problemas que poderei vir a ter?
  12. neo_2

    Ciclídeos Africanos 63 Litros

    O português é burro mas tem um fórum onde brasileiros vem tentar resolver as suas dúvidas. Porque será? E o que é um brasileiro que coloca 4 ciclídeos num aquário de 60 Litros sabendo que é pequeno? O aquário é pequeno, não interessa se vão estar apenas um ano ou meio ano nele. Nem para um mês é suficiente.
  13. neo_2

    Aquário 60x30x30 - Filtragem dúvidas

    Tenho dois filtros a funcionar no meu aquário porque o meu filtro externo parece-me bem fraquinho em relação ao interno. Além disso existem filtros internos com possibilidade de levar midias também. Só faço troca do filtro uma vez por mês e sempre que é para fazer apetece-me desistir do externo, dá imenso trabalho a tirar do armário, talvez pela posição em que está ou pela tubagem que é pouco maleável deixa-me sem paciência sempre que tenho de tirar para limpar e voltar a ligar tudo.
  14. neo_2

    Aquario em apartamento - legislação

    A tua resposta penso que poderá estar aqui. https://dre.pt/application/conteudo/451672 O ideal é consultar o projecto de estabilidade mas sem acesso a ele de um modo geral e daquilo que encontrei é que depende do regulamento que foi usado na construção. O mais recente acho que diz que o peso pode variar entre 2KN/m2 e 5KN/m2 ou seja entre os 200 kg/m2 e os 500 Kg/m2 Portanto veja lá se não vai dar um banho no vizinho.
  15. neo_2

    Helenas e outros caracois!

    Já agora por curiosidade qual a média de vida dos seus animais? Tanto se fala das limitações ou intervalos de pH que cada espécie tolera e @Andreia425 parece conseguir manter os seus animais felizes com um pH tão alto e fora do que costumamos falar. Já experimentou tirar todas as madeiras e pedras? Experimentar um mês sem as pedras? um mês sem as madeiras? é que pode pensar que são quartzo e serem outras rochas.

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00