ismael_figueira

Moderador GERAL
  • #Conteúdo

    701
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    10
  • País

    Portugal

ismael_figueira last won the day on Outubro 10

ismael_figueira had the most liked content!

Reputação

282 :)

Sobre ismael_figueira

  • Rank
    Super Membro
  • Aniversário 11/12/1987

Formas de Contacto

  • Mail
    ismaelfigueira38@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lourinhã (Lisboa)
  • Localização
    Lourinhã

Quem visitou o meu perfil

1026 visitas ao perfil
  1. ismael_figueira

    Ephemeris

    Dá-lhe luz que ela deita-se, tal e qual como a malta faz quando vai para a praia no verão! Também não sei, mas a minha carteira gostou! Atenção, não é pelo preço do difusor que é bastante barato para a qualidade que tem, mas sim por precisar de um com urgência e ter de me desenrascar! Perfeitamente normal, nada de preocupante por agora 😉
  2. ismael_figueira

    Componentes filtro eheim 2213

    A esponja uso só para reter a maior parte da sujidade por baixo, o que coloco por cima das cerâmicas (esqueci-me de mencionar isso) é um pedaço de lã para reter alguma partícula maior que se possa libertar e evitar que vá causar danos no rotor do filtro. Quanto ao uso de leca também já ouvi falar mas aí aconselho a ir para algo mais natural como como cascalho de rocha vulcânica, é igualmente porosa e de fácil colonização por parte das bactérias. Consegue-se encontrar disso em qualquer garden center.
  3. ismael_figueira

    Ephemeris

    Por aqui tudo a correr na normalidade, O aquário está naquela fase menos bonita das diatomáceas mas faz parte. A cuba está a recuperar depois de um ligeiro melt, no entanto está a subir em vez de se espalhar para o lado. A calha está a 100%, mas par atenuar a intensidade virei os suportes de forma a que ela ficasse mais alta, já retornei os suportes para a posição original a ver se isto resolve o enigma do crescimento vertical da cuba. A limnophila vietnam foi para as histórias de contos de fadas do "Era uma vez...", ela já estava um pouco queimada quando a plantei mas ainda assim tinha esperança que ela ressuscitasse do reino das plantas mortas... Aquele canto esquerdo era onde estava a limnophila vietnam.. O resto das plantas apresenta bons crescimentos e boas cores. Adicionei umas podas de rotala rotundifolia, green e h'ra para complementar espaços vazios. O co2 caseiro tb está com bom comportamento, surpreendeu-me! Pensei que aquilo ao fim de 2/3 fosse de vela que nem uma cerveja morta mas parece que tem ali gás para dar e vender! Talvez ainda vá abastecer gás carbónico ali para as águas do Vimeiro, eles têm uma água extra gaseificada e podem necessitar de um suplemento! Deixo-vos umas fotos actualizadas: Abraços
  4. ismael_figueira

    Componentes filtro eheim 2213

    Bom dia, 1º que tudo esse filtro pode vir a ser curto para o que pretenderes meter dentro desse aquário. Por norma o filtro deve ter a capacidade de fazer no mínimo entre 5 a 6 vezes o volume bruto do aquário, isto para garantires uma filtragem eficaz tanto a nível mecânico como biológico. Sendo que esse filtro faz 440L/h (anunciado pela marca), precisarias de um que fizesse no mínimo 600/700L/h. Respondendo à tua pergunta, precisas de matérias filtrantes biológicas, as famosas cerâmicas. As esponjas actuam da mesma forma mas não são tão eficazes, as cerâmicas são muito porosas e por sua vez têm muito mais área disponível para colonização de bactérias. Existem várias marcas no mercado, é tudo uma questão de preço e disponibilidade. Pessoalmente uso Stilla e estou bastante satisfeito. A ordem dos meios de filtragem também é importante, o esquema que uso para um filtro dessa linha uma esponja azul no fundo logo a seguir uma camada de lã filtrante e depois encho o filtro de stilla até cima.
  5. ismael_figueira

    Do!aqua 60cm

    O problema de meteres aí uns apistos, talvez nem seja a necessidade de espaço mas sim o que eles poderão vir a fazer à fauna que já tens, principalmente os red cherry são literalmente marisco para eles. Neste momento não estou familiarizado com a nova gama de fertilizantes da ADA mas seguindo a mesma lógica do step 1/2/3 creio que o vem a seguir ao mineral é o iron, este por sua vez mais rico em ferro. Sem dúvida de uma RGB será um bom investimento, existem actualmente no mercado soluções muito boas face aos "convencionais" leds brancos.
  6. ismael_figueira

    A pathway to China

    Sacana da elatine... Um apontamento, eu meteria uns toques de marsileia no caminho cá à frente iriam ajudar a dar volume e a combater esse maciço de subtsrato. Gosto muito desse caminho!
  7. ismael_figueira

    Classic Ryoboku - Aquascaping Portugal

    A glosso está a esticar bem e já se começa a ver vermelho lá atrás! A criptocoryne brown está nas duas laterais traseiras? Vai dar um contraste interessante lá atrás só é pena mesmo o tamanho da folha, nada que umas podas frequentes não resolvam 😉
  8. ismael_figueira

    Audeō

    Vera vê este vídeo que talvez ajude, isto está em polaco ou russo, até podia estar em chinês que não percebia nada... Portanto desliga o áudio e acompanha só os passos do que o moço faz no vídeo e consegues programar isso 😉 Se fores mais amante de leitura tens aqui este manual, está em espanhol! Vera tranquiliza-te, é perfeitamente normal! A planta como não precisa de ir à procura de luz começa a estender-se na horizontal. Para contrariar esse comportamento, poda e replanta com o tempo ela começa a esticar para cima pois começa a competir com os pés que estão mais próximos em busca da luz e evitar ficar à sombra.
  9. ismael_figueira

    Rookie

    Ok é isso mesmo, portanto é mesmo uma questão de tempo até que tudo comece a estabilizar. As tpa podes começar a fazer de 2 em 2 dias, quanto à fertilização Fe e K são essenciais nesta altura tal e qual já foi falado mais acima. Nitratos tens aí que chegue e sobre não te deves preocupar com isso nos próximos tempos 😉 no entanto é importante ires fazendo medições para acompanhar os valores/consumos.
  10. ismael_figueira

    Rookie

    Pedro, o que tens dentro do filtro? Atenção a este pormenor, as bactérias precisão de uma superfície porosa que possam colonizar. O substrato em si já é poroso mas nesta altura do campeonato, com as constantes tpa, ainda tem a capacidade de fixação. Só depois com o equilibrio do ecossistema é que este vai funcionar como agente biológico bem como armazenador de nutrientes para que as plantas se possam alimentar. Ainda não testei a minha água, mas tenho de ver se coincide com os valores que vocês tem estado a medir. Pelo que estou a perceber, este substrato vem carregadinho de nitratos e só as tpa podem ajudar nesta altura, já que as plantas não conseguem absorver tudo aquilo que têm disponível.
  11. ismael_figueira

    Do!aqua 60cm

    Faço minhas as palavras do Carlos, complementando que realmente essa anubia não enquadra aí. Está demasiado grande e retira a completamente a escala do aquário, quase como ter um mini (dos antigos) e um Monster Truck lado a lado. Umas buces nesses espaços laterais vão trazer textura e vão ser uma mais valia na visão global do aquário. A visão do Ricardo também está correta, o segredo? Tesoura! As tua dúvidas relativamente à luz, podem de facto fazer sentido. Com uma calha RGB com certeza notarás ma melhoria a nivel de cores das plantas e até mesmo dos peixes, resta saber se queres ou não fazer o investimento. Para além disso, tens aí uma calha potente. Como estamos de intensidade nessa calha? Está no máximo? Podes sempre puxar pela luz mas tens de ter noção dos problemas que podem surgir por estares a meter o pé no acelerador... Pontos a favor, as plantas estão com um aspecto bastante saudável e isso já é meio caminho andado para o sucesso do teu aquário.
  12. ismael_figueira

    Mahou - 1° Desafio Aquascaping

    João, Dá para perceber pelo vídeo o efeito da circulação sobre o difusor de co2. No entanto será a posição do filtro a melhor? Uma vez que a saída está directamente contra a pedra central, isso pode estar a prejudicar a circulação pelo aquário. As plantas estão a responder bem, nota-se um grande desenvolvimento na staurogyne. A elatine é que coiso... Algum plano B para aquele canto?
  13. ismael_figueira

    Rookie

    Rockie! Desculpa, Pedro! Essa tripartita está a bom ritmo, aliás o aspeto do aquário no geral! As plantas estão viçosas e as mais "fáceis" estão a prosperar. A elatine dá-lhe tempo, ainda há esperança. A micranthemoides é teimosa mas não de te deixes vencer! A coitada da nossa senhora do melt tem andado aflita estes últimos dias, é só velinhas para ela! Deixem a santa dormir um pouco, com tanta vela ela não consegue dormir e ainda apanha um esgotamento! Esses nitratos realmente estão nos picos, resultado de um substrato rico mas também de uma colónia de bactérias ainda um tanto ou quanto débil, mas sem pressas isso vai estabilizar. Paciência e persistência são as palavras chave neste momento! CARREGA!
  14. ismael_figueira

    Rookie

    Eish tenho de tirar a camada de pó que está em cima da mala de testes! Mas primeiro tenho de ir ler estes tópicos todos!!
  15. ismael_figueira

    O Zezinando foi ás Amoras

    Que apresentação! Sim Gil lá me safei, graças a ti e graças ao Tozé! Zezinando foi ás amoras, vindo de ti isto só pode mesmo ter a ver com futebol e ainda pra mais com o referido jogo do dia 7! Para mim tradução literal da coisa, "Zezinando" -> O Gil, "foi ás amoras" -> foi ver o GRANDE arrecadar 3 preciosas amoras! Isto pode transferir-se na perfeição para o que observamos no aquário, um caminho (no futuro quando as plantas ocuparem os devidos espaços) tenebroso com uma pedra ao fundo onde se encontra cravada a espada do Zezinando! É esse o objetivo, é neste caminho que tudo se foca, no entanto muito direito, precisa de curvas para lhe dar mais ênfase e mística! Quanto ás pedras que a Vera referiu e muito bem, podem mais tarde ser colmatadas com o crescimento das plantas, ou um belo musgo riccardia chamedryfolia. Gostei da troca da areia, 10 pontos por isso! Bolbitis, menos 10 pontos! Portanto estaca 0! Resta-te a tua destreza amigo!! To be continued... Chega-lhe! #SalvemOCasamentoDoGil

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00