João Cardoso (Kadoxu)

.Membro Ausente
  • Content Count

    313
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8
  • Country

    Portugal

João Cardoso (Kadoxu) last won the day on November 14

João Cardoso (Kadoxu) had the most liked content!

Community Reputation

88 :)

About João Cardoso (Kadoxu)

  • Rank
    Hiper Membro Júnior
  • Birthday 05/24/1986

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Torres Novas (Santarém)
  • Localização
    Torres Novas

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Pesquisa pelo método Triton. Com esse método, num ano só fiz 1 ou 2 TPAs.
  2. Filtros do tipo canister são autênticas fábricas de Nitratos, e em água salgada são sempre desaconselhados. Aconselha-se sempre um filtro sump, porque, além do equipamento ficar escondido na sump, pode-se também adicionar um escumador melhor e também um refúgio de algas para reduzir os nitratos e fosfatos.
  3. 1 Peixe desses adulto precisa de pelo menos 80L de água, desse tamanho precisava pelo menos de 40L. E esse filtro não faz quase nada e não, não dá para pôr cerâmicas. Eu também tive um peixe desses num recipiente de 5L... durou praí uns 6 meses e quase nem cresceu. Agora com mais informação sei que esses peixes quando nas condições ideais podem viver mais de 20 anos. É a diferença entre sobreviver em condições adversas ou prosperar com boas condições. Eu tive um Fluval Chi 2 de 19L, tive vários peixes ao longo dos anos, mas apenas um de cada vez. O meu conselho é ir á loja fazer uma reclamação pela informação que lhe deram e devolver os peixes. Depois compra um termostáto e compra só uns camarões red cherry ou um Betta.
  4. O Aquário tem cerca de 60L, idealmente o filtro deve ter capacidade de filtrar o volume do aquário entre 5 a 10 vezes por hora, portanto entre 300 a 600lph. Mas como o filtro perde potência com vários factores, normalmente é aconselhado apontar mais para as 10 vezes, uma vez que as potências publicitadas pelas marcas, geralmente, são obtidas em testes nas condições ideais para a bomba, e não em condições que geralmente temos em casa. Por estas razões é aconselhado apontar sempre para um filtro que faça as 10 vezes por hora do volume. Potência do termostáto é daquelas coisas que mais vale ter mais e não precisar do que o contrário.
  5. Fez bem. Parece-me que está no bom caminho. Os Nitratos é normal subirem um pouco durante a semana. É para reduzir os Nitratos que se fazem TPAs todas as semanas (entre outras razões).
  6. Correções não, que não estava nada incorrecto, só tentei adicionar um pouquinho mais de informação! 😉
  7. De resto o @Brunomcc2000 já disse práticamente tudo. Em água salgada nem o filtro é obrigatório... porque a maior área de filtragem biológica vão ser as rochas que se colocam no aquário. Dito isto, sem filtro é muito mais difícil fazer manutenção, porque tudo tem que ser bem "aspirado". O escumador ou skimmer serve apenas para facilitar a manutenção, permitindo fazer menos TPAs. Eu nunca montaria um aquário de água salgada sem uma sump, por várias razões, uma delas para esconder o equipamento que vai aumentando em número com o tempo, porque permite fazer aquilo a que geralmente chamam de refúgio (secção para ter algas "filtrantes"), e porque é simplesmente mais eficaz e simples de manter. Mas isto é apenas a minha opinião. O mesmo que se usa na água doce. Mais ou menos... deve-se dar preferência a uma meia filtrante para a filtragem mecânica. Em água salgada não interessa tanto desfazer as "porcarias" em pedaços mais pequenos como se faz com as esponjas em água doce, porque é mais importante removê-las logo e também porque podem afectar o funcionamento do escumador. Além disso é muito importante ter cuidado para que a toxina não evapore, nunca, mas nunca se deve ferver nada quando se trata de coisas de água salgada. A toxina em vapor não é tão má, mas ainda assim pode provocar alguns sintomas desagradáveis. Há cerca de um ano ou dois apareceram nas notícias aqui no Reino Unido uns gajos que ferveram uma rocha que devia ter Zoas ou Palys... foi tudo parar ao hospital e a polícia fechou uma rua inteira por causa da toxina. Hoje em dia é algo raro encontrar um Zoa ou Paly que contenha a toxina, e há muitos que a têm, mas em níveis demasiado baixos para causar problemas, mas ainda assim deve-se sempre ter cuidado porque nunca se sabe ao certo. Eu pelo sim pelo não usava sempre luvas de latex e óculos de plástico para mecher nos Zoas.
  8. A planta não recebe luz suficiente e fica fraca, o que dá oportunidade ás algas para crescerem na planta.
  9. Sim, se já fizeste os 7 dias, agora só é preciso colocar mais quando fazes TPAs. Com a adição de bactérias, a amónia largada pelo substrato serve para alimentar as bactérias e portanto até acelera o ciclo ainda mais. No entanto eu gosto e aconselho sempre a fazer uma TPA grande antes de adicionar peixes (cerca de 50%). E sempre depois de testar a água para Amónia, Nitritos e Nitratos para ter a certeza de que está tudo ok.
  10. Está aí a resposta mais provável.
  11. Eu não tenho muita experiência com ciclídeos, mas sei que ficam grandes demais para esse aquário. Eu optaria, por exemplo, por colocar algumas plantas verdadeiras e um grupo de 20 Néons (ou um grupo de outro tipo de Tetras), ou só 12 Néons e um grupo de 6 a 8 Corydoras. Não seria necessário alterar o filtro, desde que faça manutenção pelo menos 2 vezes por mês. No entanto, um filtro externo será sempre mais eficaz e mais fácil de manter. Também deve trocar o carvão activo por lã filtrante, se possível, para ter água mais cristalina.
  12. Esta é única coisa que não concordo muito no teu comentário, mas percebo o que queres dizer. Mas ao mesmo tempo que num fórum queremos que muita gente participe, ao mesmo tempo queremos manter a informação o mais limpa e visível possível. Eu uso o like quando não tenho nada de valor a acrescentar ao tópico, e as regras do fórum dizem até que "O fórum não é um chat". O que quero dizer aqui é que devemos evitar comentários tipo "palha" (perdoem-me a expressão) que tornam a informação útil num tópico difícil de procurar/encontrar.
  13. É preciso testar também para NH3/4 (Amónia) para saber se está tudo bem. Para ter a certeza, adicione um pouco de comida para peixes dia sim dia não, ao fim de 10 dias, se não tiver Amónia nem Nitritos (NO2) e vir que os Nitratos (NO3) subiram um bocado, então pode dizer que o ciclo esta completo. Isto porque com a adição de bactérias duvido muito que veja a Amónia e os Nitritos (NO2) a subir. Depois faz uma TPA de 50% antes de adicionar peixes para reduzir os Nitratos.
  14. Tem aí a sua resposta. Num aquário com uma população de peixes adequada deve fazer-se uma troca de água todas as semanas, e limpar o filtro pelo menos 2 vezes por mês. Esse aquário está extremamente sobrelotado e com um filtro pouco eficaz. Não é uma solução para o problema, mas para ter água mais clara deve utilizar sempre lã filtrante no filtro, Carbono Activado deve ser utilizado apenas para remover toxinas, medicação e/ou cheiros indesejados. Deve pensar sériamente em comprar um aquário muito maior, ou tentar vender/trocar os peixes que tem por peixes mais adequados ao tamanho desse aquário. Além disso, um filtro externo será sempre melhor que o que está a utilizar. O problema é que as pessoas ainda confiam no que os lojistas lhes aconselham... 🙄
  15. Se está a tentar perguntar até lhe dizerem que sim, acho que não vai ter sorte aqui. Já todagente o aconselhou a não adicionar mais nada.