João Cardoso (Kadoxu)

Membro
  • Content Count

    912
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    33
  • Country

    United Kingdom

João Cardoso (Kadoxu) last won the day on January 19

João Cardoso (Kadoxu) had the most liked content!

Community Reputation

252 :)

4 Followers

About João Cardoso (Kadoxu)

  • Rank
    Membro Pro
  • Birthday 05/24/1986
  • Age 34

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Torres Novas (Santarém)
  • Localização
    Torres Novas

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Eu uso para regar plantas em casa e no jardim. Aquela água quase preta de quando se limpam os filtros é um adubo para plantas fenomenal.
  2. Tem que usar acondicionador sempre que faz uma mudança de água para remover o cloro. O Sera Toxivec é um acondicionador de água. Com amónia a 0.5 e já com peixes, eu faria TPAs todos os dias. Não devia ter adicionado peixes sem fazer o ciclo do azoto primeiro.
  3. Este tópico é antigo... hoje em dia já é algo comum usar paus de canela em aquários em que se querem bastantes taninos e mais acidez na água.
  4. Pois, é normal o pH variar ao longo do dia. O quanto varia dentro de um aquário plantado depende da quantidade de CO2 injetada e do kH (alcalinidade). Deixo aqui um gráfico que mostra a alteração num corpo de água sem injeção de CO2. Muito básicamente, à medida que o CO2 é consumido durante o dia, o pH sobe. Ao fim da tarde, com menos luz, as plantas deixam de fazer fotossíntese e os níveis de CO2 começam a subir novamente, o que faz com que o pH desça. 9 horas de luz para começar é muito. Deve-se começar com 6 e ir aumentando aos poucos para 8. A injeção de CO2 deve come
  5. Quero só acrescentar que testes de fita não são fiáveis. Deve-se sempre usar testes de reagentes líquidos.
  6. O uso desse produto é opcional, as bactérias aparecem naturalmente no aquário com o tempo. Isso só acelera um pouco o processo. Estão a fazer os testes à água à mesma hora? Com injeção de CO2, o pH varia durante o dia, quanto mais CO2, mais o pH baixa. Que testes estás a usar? Como estás a medir o CO2?
  7. Um blackout de 3 dias não faz grande mossa, a não ser que a planta já esteja em mau estado.
  8. Isso parece ser cyano-bacteria, também conhecido como blue-green algae, desculpem mas não sei se tem um nome específico em português. Precisas de mais TPAs, remoção manual e um black-out total de pelo menos 3 dias. Também podes tentar produtos que reduzam os fosfatos, ou antibiótico (sim é uma bactéria e não uma alga propriamente dita) próprio para tratar isso.
  9. Havia sim senhor, esteve muito em voga principalmente para tratamento de doenças da pele tipo a psoríase e os peixes usados eram Garra rufa. Foi já banida em vários países, porque chegaram á conclusão que os peixitos só faziam um bom trabalho quando passavam fome e existem também várias preocupações a nível sanitário com essa prática. Só precisávamos de convencer uma blogger qualquer meio conhecida e era só euros a cair-nos nos bolsos! 🤣
  10. Como diz o @JVHiggs, acho que o mais importante agora é fazer testes com algo um pouco mais fiável que testes de fita, para podermos tirar algumas conclusões. A presença de cloro na água também pode alterar os resultados de alguns testes (neste momento não me recordo em concreto quais), pelo que para fazer testes caseiros, deve-se deixar a água num recipiente aberto durante pelo menos 24h para que o cloro evapore. Baixas de PH podem ter várias causas, alcalinidade reduzida, excesso de matéria orgânica (troncos, plantas, dejetos dos peixes) em decomposição, fraca oxigenação da água, e
  11. Em breve... limpeza de pele a preços acessíveis! 🤣
  12. Sim, como não tens fauna podes esperar pelo dropchecker para ajustar depois. Precisas do dropchecker e da solução própria para colocar lá dentro para medir os níveis de CO2.
  13. Podes São taninos libertados pelo tronco, é normal e até beneficial para a fauna. Pode demorar algum tempo, mas vai perdendo essa côr. É muito se tiveres peixes ou outros animais, que com esses níveis podem não conseguir absorver oxigénio suficiente. Só para plantas não é prejudicial, pelo contrário. Maior parte das plantas de aquário são propagadas fora de água, com níveis de CO2 a mais de 400ppm (são os níveis de CO2 normais no ar que respiramos hoje em dia).
  14. As plantas parecem estar muito bonitas! Isso assim até está porreiro... como está, se fosse agora coberto o substrato que se vê com areia branca ficava altamente (mas não o faças, porque manter areia branca em cima de substrato preto é o cargo dos trabalhos! 🤣 ) Comentário construtivo: Acho que quando a Monte Carlo preencher o que é suposto, vai ficar tudo muito verde, precisas aí de uma plantita ou outra num tom mais avermelhado ou pelo menos de um verde diferente para dar um toque de mais côr. Infelizmente não me estou a lembrar agora de nenhuma planta em específico que ache que fi