João Cardoso (Kadoxu)

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About João Cardoso (Kadoxu)

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    Membro Júnior Pro
  • Birthday 05/24/1986

Profile Information

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    Masculino
  • País
    Portugal
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    Torres Novas (Santarém)
  • Localização
    Torres Novas

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  1. Não é preciso desligar... se a água não baixar dos 25 ele não faz nada... Qualquer tipo de ventoínha dá, desde que não tenha muita força. Eu custumava usar umas ventoínhas de clip, que prendia no vidro do aquário, costuma-se encontrar esse tipo de equipamento para aquários nas lojas mais viradas para a água salgada, mas nos chineses também se deve encontrar qualquer coisa. Atenção, que com ventoínha vai aumentar a evaporação. A temperatura da água vai subir sempre para perto da temperatura ambiente. É preciso cuidado para não alterar a temperatura muito bruscamente para não causar stress nos animais e plantas que possa ter. O que se faz também muito em água salgada é usar uma rede em vez de uma tampa para os peixes não saltarem e para a luz entrar. Não é muito grave a temperatura ficar algumas horas ou uns dias nos 30 graus, desde que não seja uma constante. Já tive aquários com peixes de água fria a chegar aos 34ºC durante o dia e não perdi nenhum peixe por causa disso. Importante é garantir que os peixes não ficam sem oxigénio. Com as temperaturas mais altas, há muito menos oxigénio na água, por isso é importante ter uma bomba de ar, pelo menos nestes meses mais quentes.
  2. Se colocar o Anti-cloro na água antes de colocar a água no aquário, está certíssimo, mas se só usar o produto depois de colocar a água no aquário, deve tratar com dosagem para o volume total do aquário. Quanto ao Betta, pode não ter problema nenhum e estar apenas aborrecido. Se baixar a temperatura e aumentar as TPAs não resultar, experimente adicionar uma planta ou ornamento diferente ao aquário.
  3. Ter vários pares, desde que o aquário seja grande e tenha territórios minimamente separados para cada casal, não vejo problema. Quanto aos cruzamentos entre eles é que já não sei responder.
  4. Não é necessário. Já trocou a água do aquário uma vez, se estiver tudo bem, deixe assim, senão se a água voltar a ficar com mau cheiro, troque mais uma vez cerca de metade da água (aproveite para aspirar o fundo o melhor que conseguir) e limpar o filtro (utilizando a água retirada do aquário para limpar esponjas e outras matérias filtrantes que o filtro tenha).
  5. Se está a limitar a entrada de água no filtro, pode trazer problemas, sim. O motor vai funcionar sempre em esforço e vai berrar mais depressa, isto se o rotor não se partir entretanto. Eu prefiro este como referência. Utiliza as matérias filtrantes na ordem correcta (lã filtrante antes das cerâmicas) e tem um truquezinho para não ficar com a lã filtrante comprimida com o peso das cerâmicas.
  6. Tens a certeza que não é só uma "casca" (não sei qual é o termo que se usa em português para isto)? Eles quando mudam de casca podem pregar um susto, porque sai tudo inteiro e pode parecer um camarão morto. Os camarões podem ser muito sensíveis ao transporte e à aclimatização... e alguns chegam a sobreviver 1 ou 2 semanas, mas depois morrem sem explicação. O problema não são picos de amónia. No areão/substrato, por haver pouco oxigénio, normalmente há denitrificação anaeróbica, ou seja, há uma "conversão" de Nitratos (NO3) para gás de Nitrogénio (N2), que é tóxico. Daí vermos bolhas ou bolsas de ar no substrato em alguns aquários. Mas isto geralmente demora muito tempo para começar a acontecer (praí uns 6 meses ou mais nalguns casos, para as bactérias anaeróbicas se começarem a desenvolver).
  7. Qualquer filtro que compre vai sempre fazer algum ruído, é um motor a funcionar. Demasiado ruído, no entanto, pode indicar problemas no filtro, como por exemplo, ar a entrar no filtro ou a matéria filtrante demasiado compactada ou saturada.
  8. Sim, já percebi. Qualquer coisa tipo isto, certo? É estranho o filtro ter deixado de funcionar apenas no espaço de uma semana. Também é estranho a água começar a cheirar mal assim em tão pouco tempo... será que está a usar comida a mais para fazer o ciclo?
  9. Bomba de ar não é essencial, a necessidade de ter uma depende de algumas coisas, mas mal não faz, especialmente com o tempo mais quente. Fazer o ciclo com peixes é cruel... eles podem sobreviver, mas vão sofrer no processo. Não percebi o que quiz dizer com isto. Se nos explicar melhor o equipamento que tem, o que anda a fazer ao certo e talvez umas fotos, podemos tentar dar uma ajuda. Assim estamos só a dar tiros no escuro.
  10. Nunca utilize um produto no aquário sem ler as instruções e ter a certeza do que está a colocar lá dentro, vai-se poupar a muitos dissabores. A API tem um acondicionador, mas não é o Quick Start. As cerâmicas são muito mais eficazes a alojar bactérias do que as esponjas... e também duram muito mais tempo.
  11. Isto evita-se (ou pelo menos atenua-se) com um setup adequado. Podes-nos dizer mais sobre o aquário e o que tens lá?
  12. Testes de fita só são bons para saber se tem ou não tem alguma coisa, os valores ao certo não vai saber com testes de fita. Testes com reagentes líquidos dão-lhe uma ideia mais próxima da realidade quanto aos valores. Utilizou acondicionador para a água? Como já lhe disse no outro post, fez mal trocar as tubagens do filtro.
  13. Não tinha reparado nisto... acho que fez mal em substituir. Primeiro porque a entrada de vidro está muito longe do fundo e não vai apanhar quase nada que não esteja suspenso na água. Segundo, porque uma flauta de saída para um aquário desse tamanho dava-lhe uma circulação mais distribuída e homogénea, se a apontar para o comprimento do aquário. Isto é também muito importante para essa carpete que plantou no fundo do aquário, que se não tiver fluxo de água, não vai crescer adequadamente.
  14. Isso vai gerar mais pontos "mortos" no aquário onde há pouca ou nenhuma circulação de água e acumulação de detritos, a não ser que tenha uma saída tipo barra de spray a todo o comprimento do aquário.