PLANTAS
Fórum destinado a plantas, nutrientes e fertilização
Subforums
FICHAS DE PLANTAS E ALGAS
- 59 posts
- 1 follower

- Algas, o que as origina e tratamentos possíveis!!!
- Last reply by Vera Santos,
FERTILIZAÇÃO
- 7.1k posts
- 3 followers
4,511 topics in this forum
-
- 0 replies
- 765 views
Estava a pensar em colocar umas vallinerias gigantes e uma ou duas lotus em um aquário com pouca iluminação, a pouca iluminação é devido aos habitantes que tenciono colocar e que não gostam de muita luz e que caso haja bastante da mesma se tornam pouco activos em alguns casos. Pelo que li em alguns sites acho que devo conseguir manter estas duas plantas com a luz mínima no aquário. Gostaria que me dissessem que outras plantas que necessitem de pouca luz possa colocar.
-
- 12 replies
- 7.6k views
Bom dia aquariofilistas, Tenho lindo sobre flores de lotus e nenufers mas ainda não consegui entender como posso '' plantar '' uma flor de lotus ou um nenufer no meu aquario, ja li que tem que se colocar dentro de um copo de barro ou de plástico, mas o que li falam em colocar num recipiente cm 20 cm de diâmetro, o que acho ser demasiado para colocar dentro do aquário... Peço desculpa pela minha ignorância mas não é por falta de pesquisa, gostaria de uma ajudinha da vossa parte. Como plantar, passo a passo, qual o melhor sitio para a colocar, dicas etc. toda a ajuda é bem vinda. Obrigado pela vossa atenção cumprimentos
-
- 3 replies
- 1.1k views
boas, hoje cheguei a casa e observei o aquário, e reparei que uma plantas esta a morrer não sei porque fiz os testes e o que me despertou a atenção foi o PH 5 será que é por causa do PH ou não tem nada a ver ?
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boa tarde. A vários dias que tenho reparado que as minhas plantas estão com problemas tenho uma bocado de uma planta que acho que se chama calda de raposa que fica a flutuar e que serve de abrigo aos Avelins, que tem minguado no tamanho. e o uma bocado de feto de java que tem uns buracos nas folhas. PH, 7 Amónia,0 Nitratos, 10 Temperatura.25 Aquário bastante comunitário Néon.4 Guppy.13 Coridoras.2 Ansistrus.4 Molly.2 Platy.1 Barbo.1 Krivensis.7 dos quais 5 são filhos pequenos 2cm Camarões red chery. Não sei ai uns 20 Comidas.2 Filtro eheim 2213 E uma bomba de ar da será das mais fracas uma saída apenas. Tem estado t…
-
- 0 replies
- 920 views
Bom dia, Tenho aquário há vários anos, contudo nunca tive nenhum realmente plantado. Como primeiramente tinha peixes de água fria, adquiri apenas uma anubia, que hoje já está enorme e já passaram a ser cinco. Agora desejava ter um aquário com mais plantas naturais mas tenho algumas duvidas, uma vez que não sei se as consigo mante-las sem CO2. Duvidas: 1 - Que plantas aconselham para o fundo, médio e frente do aquário? que sejam de fácil manutenção. 2- Estava a pensar adquirir Elodeas e Cabomba, mas quais as plantas que posso adquirir de dimensões mais pequenas? 3- Como fauna estava a pensar introduzir corydoras, guppys, mollys, Comedor chines Gold, são todos comp…
-
- 1 reply
- 1.1k views
Boa tarde andei a ver uns tópicos e alguns diziam que a alface de agua é muito boa na eliminação de amónia, nitritos, nitratos. Será que é mesmo verdade ou pura especulação. Fico a espera de opiniões. Cumprimentos Daniel
-
- 5 replies
- 2.1k views
Bom dia a todos, Tenho um aquario de 30L, montado há cerca de 2 semanas e ainda a ciclar. Este aquario foi montado especificamente para ter um betta. Especificações: Iluminação 4W Led Filtro tipo mochila com cascata 200L/H (com caudal muito leve) Substrato fértil e Areão escuro tipo areia Termostáto 50W Flora Valisneria Musgo de Java Fauna Ainda nenhuma. Foto da montagem no 1º dia: Ontem notei que a Valisneria começou a ter algumas folhas castanhas. Aparenta estar a morrer. Quando chegou estava optima. Tenho o aquario a 26º/27º, com substrato fértil. A luz está ligada entre 5h a 6h por dia. Fotos: Sugestões? Obrigado, António
-
- 2 replies
- 978 views
Boas! Estou a iniciar um projecto de um cubo. Já tinha areia de rio, gostava agora de saber se posso deixar essa camada de areia por baixo, adicionando uma de substrato próprio para plantas por cima.. ?
-
- 0 replies
- 875 views
Boa Noite, Ontem fui buscar agua potavel para consumo humano a uma fonte e reparei que nas paredes por onde a agua escorre tinha umas plantas bem verdes e com boa aparencia. tirei as e neste momento tenho as num recipiente com agua do aquario. Gostava de saber se as possos colocar no aquario visto elas não estarem submersas mas sim com agua sempre a correr. Vou deixar um foto da planta, se souberem o nome dela agredeço. http://s1240.photobu...760e63.jpg.html 0 Mark Solved Citar Citação múltipla Editar
-
- 3 replies
- 1.2k views
Boa noite, Gostaria de vos colocar uma questão, quando temos o CO2 ligado, devemos/podemos ter o arejamento também ligado? É que estou com a sensação que com o arejamento desligado tenho os peixes um bocado a arfar. Obrigado
-
- 1 reply
- 899 views
Uma vez tive plantas num aquario e começaram a secar e a cair as folhas, meses após tirar-mos as plantas surgiram caracóis e buzios, mas agora que quero voltar para as plantas, a minha mãe não me deixa. Porque as plantas secaram e as folhas cairam? E porque trouxe caracóis e buzios? Já agora, no aquário pode-se por areia? Se sim, foi a falta de areia que originou a morte das plantas?
-
- 2 replies
- 3.2k views
Viva pessoal do fórum. Após alguma pesquisa não consegui encontrar resposta a esta questão, por isso aqui lanço um novo post. Estou a pensar em renovar o meu aquário, no entanto não tenho a certeza se poderei aproveitar o mesmo substrato para as plantas. Já ouvi dizer nas lojas que os substratos têm sensivelmente a duração de 1 ano e depois vão para o lixo, devendo ser substituído. Até me chegaram a sugerir bioballs da JBL em vez de substrato para plantas, pois iria sair mais barato e daria menos trabalho. O substrato que adquiri é ADA Aquasoil Amazonia e está no aquário há 2 anos e meio. Não é propriamente um substrato barato e como os grânulos ainda estão in…
-
- 0 replies
- 855 views
Boas pessoal, eu ia comprar o substrato pro soil mesmo pelo preço e por ter mais quantidade, mas tenho medo que nao funcione tao bem, haverá diferenças significativas entre este o new amazonia e TMC NutraSoil ? Porque senao opto pelo pro soil, é mais barato e tem mais quantidade. Obrigado.
-
- 6 replies
- 2.5k views
Bom dia, Estou a montar o meu primeiro aquário plantado e a pessoa que me vendeu algumas plantas aconselhou-me a realizar um dry start, ou seja, colocar as plantas no aquário sem água apenas com o susbtrato e decoração. As plantas que tenho são: - reinekii mini - staurogyne - eleocharis Sp mini Pesquisei pela net e encontrei alguma informação sobre o assunto. O método que estou a fazer é: - umidificar o substrato e colocar as planas e decoração - borrifar as plantas 1 vez por dia (2 a 3 é o ideal mas não tenho disponibilidade para tal) - fechar o aquário com película aderente - ligar iluminação durante 7h/dia Gostaria de saber se mais alguém real…
-
- 1 reply
- 1.1k views
Boas pessoal estou a começar o meu primeiro Aqua e como não estava bem bem informado no fundo do aquario apenas coloquei quartzo preto ! Existe alguma flora que resista assim ? Se não posso colocar substrato apenas no local onde vou colocar as plantas ? Já agora que tipo de plantas me aconselham ???
-
- 2 replies
- 948 views
Boas pessoal alguém me sabe indicar lojas concretas onde vendam humus? Já andei à procura e ainda não encontrei nada, já agora perto de Lisboa. Cumps
-
- 24 replies
- 21.7k views
Olá comunidade Este fim de semana vou renovar o aqua. Vou replantar todo o aqua e vou introduzir novas plantas. Mas gostaria de assegurar a deseinfecção das plantas. Qual é produto que usam? Saudações amigas. SNAN[/img]
-
- 8 replies
- 1.8k views
Boas Gostaria de saber se esta planta que tenho é uma Anubia Barter var. caladiifolia ou outro tipo de anubia, a minha dúvida é devido a que tenho outro tipo de anubia e que tem rizoma o que me parece que esta não o tem!! Se conseguirem ajudar ao ver as fotos agradeço.
-
- 3 replies
- 1.2k views
boas ando a iniciar-me no mundo do aquário, e tenho visto muitos tópicos para tratamento de troncos e raiz, onde tds eles falam em descascar a raiz/tronco. a minha duvida é a seguinte: terei de descascar a minha raiz de carvalho ou posso deixa-la ficar com a casca?
-
- 3 replies
- 1k views
Boa noite, Bem, há cerca de uma semana, nem isso, comprei musgo de java e quando estava a limpá-lo reparei numa planta diferente lá no meio. Será que é uma marimo ball? Já fui pesquisar mas parece que não é tão densa como as marimo. Obrigada pela ajuda.
-
- 13 replies
- 2.1k views
Boa tarde Tenho uma planta no meu aquario "Pogostemon erectus" que como podem ver na foto esta a ficar amarela nas pontas.. Como esta fraca vai-se partindo tambem, volta e meia la vou tirar uma ponta que anda por la a boiar no aquario.. Ja fiz aqui alguma pesquisa e tudo aponta que seja a iluminacao.. O aquario é de 60 litros e a iluminacao é uma calha da juwel de 55cm com 2 lampadas t5l8 de 24w cada.. uma das lampadas é high light day e a outra high light nature de 8000k e 6400k. Acham mesmo que a iluminacao é insuficiente?? Fertilizo com Tropica Plant Growth Premiere de momento nao tenho co2.. As outras plantas umas aguentam mais outras menos mais vao acabando todas po…
-
- 13 replies
- 2.2k views
Aquario Capacidade: 300L 130cm x 40cm x 50cm (LxCxA) Substrato: Fluval plant stratum - https://ca-en.hagen.com/Aquatic/Decorative/Gravel/12692 Filtro: Ecco Pro 2236 - 750l/h Kit CO2 http://www.istaproducts.com/details+CO2+Aluminum+Cylinder+Supply+Set++05L+%E2%80%93+Single+Pressure+Gauge/products/13/ 1 bolha por segundo Luz: 2 T8 120cm 40w Flora-Glo 2800k 1 T8 90cm 30w Sera plant color 4900k Flora: Lista de plantas. Lilalaeopsis novae-zelandiae Hemianthus callitrichoides Cabomba caroliniana Vallisneria Egeria densa (acho que é esta) Musgo de java Bola de musgo Fauna: 1 Betta 10 Platy 1 Corydora 2 Neons tetra 3 Neons carninal 2 Molly balao 1 comeder alga chi…
-
- 11 replies
- 1.5k views
Boas, O meu setup: 120*40*50 - 240Lt 25ºc Substrato Fertil Dennerle DeponitMix Fertilização semanal alternada entre Dennerle V30 Complete e Dennerle E15 FerActive (metade da dose, conforme instruções porque faço mudanças água semanais) CO2 pressurizado durante as 10h iluminação 2x30W (4500Lm) PH - 7.0 NO3 - 0 CO2 - 20 KH - 70 O que está a acontecer: Desde há cerca de 10 dias que as plantas estão a ficar cheias de um rebordo negro. Não sei se será alguma alga, falta de nutrientes ou ambos e preciso de ajuda. O que tenho feito desde então são mudanças de água à razão de 20% 2 vezes por semana e reduzi 1h de iluminação. Já plantei novas p…
-
- 2 replies
- 1.3k views
boas nao colokei nada para plantas mas gostava de ter algumas podem me ajudar ? akua de 200 comunitario areao grosso nao sei dizer nome obrigado cumps
-
- 0 replies
- 749 views
Ola a todos, sou novo no fórum, comprei recentemente essa planta aquática, achei ela bonita e vistosa, no entanto a vendedora não soube me informar o nome da mesma (pra variar) e eu gostaria de saber para poder pesquisar a respeito, saber seus cuidados, etc, quem souber, me ajude por favor, obrigado. segue abaixo o o link da foto: https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/v/t34.0-12/10002668_575490019214759_1440126694_n.jpg?oh=772f232a1df99aebd0d2b344e1ca0bc5&oe=532944AB&__gda__=1395200430_f6e2bb84918c6b455c253f77ec72e058
-
- 3 replies
- 1k views
Tenho um aquário de 96lt e gostaria de comprar novamente plantas, já tive mas acabaram por morrer e não quero cometer o mesmo erro. Tenho substrato fértil e uma t8, luz não é muita por isso tem que ser de fácil manutenção. O que me aconselham?
-
- 11 replies
- 1.1k views
Boa noite, pessoal. Comecei o meu aquario ha duas semanas e estao a aparecer agarrados as plantas uma especie de caracois minusculos, que andam a passear no vidro do aquario e muitos outros mesmo agarrados as plantas...isto é normal, ou é algum tipo de praga? Sent from my ASUS Transformer Pad TF300T using Tapatalk
-
- 4 replies
- 1.1k views
Boas malta. Embora tenha o tópico do aqua aqui, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=227723, vou postar aqui o meu problema visto que é a secção certa. Ora bem, há cerca de 1mês começei a montar o meu novo aqua. Até aqui muito bem, passado 1mês e meio começam a surgir os primeiros problemas: Esta aqui começou a ganhar umas manchas brancas e umas escuras, tal como podem ver na imagem, e não sei o porquê nem o que fazer Aqui não dá para ver muito bem, mas o problema está nas extremidades das folhas que começam a ganhar uma cor preta/suja. Esta folha coitadinha, não sei o que se está a passar. As outras estão lindas e verdes, e esta teve az…
-
- 2 replies
- 864 views
Boas Preciso de ajuda, pois tenho um aquario com cerca de 6 meses, e queria meter umas plantas que não precisem de co2 e era para plantar em cascalho se possivel? Umas plantas tipo tapete ou plantas baixinhas. A nivel de fauna; tenho guppys, espadas, neons, pleco, e um beta. Tambem tenho musgo de java. Quimica da agua; nitratos e nitridos estam a 0, fosfato a 0, ph 7.3, temperatura ronda os 27°grau. Obrigado pela vossa ajuda.
-
- 5 replies
- 1.3k views
Boas, eu à pelo menos 1 semana comprei um tronco numa loja de um amigo meu, mas agora começou a criar uma certa nebulosa, bolor não sei algo "tipo nhenha", mas só numa parte do tronco pode se expandir não sei. Ora o procedimento foi fervura de 2 horas (1 hora cada lado porque tem a volta de 40cm) mas 2 vezes de seguida, passei-o por água e pu-lo dentro do aqua a água fico meio amalerada com tom castanho mas já foi melhorando a água. Tenho 2 coridoras dentro portanto no meu ponto de vista pelo que sei e li sal está fora de questão com elas. Resumindo no aqua tenho: 2 coridoras bronze 1 plecostumus já com 20cm 2 guppies macho e fêmea 3 néons negros 10 alevi…
-
- 7 replies
- 1.4k views
Boas a todos! De há algum tempo para cá o meu plantado começou a ganhar buracos nas folhas, bem como algumas plantas a ficar amareladas e sem força :/ Até ver sempre tinha sido saudável e verde, a fauna não mudou e a flora também não. Faço a fertilização normal diária com Ferropol24, floredaydrops da SERA 2 em 2 dias, e semanal com Ferropol aquando da tpa. O aqua é de 120l, filtro Fluval206, temp a 25ºc, calha de led diy com 4m de fita smd5050, com 8h de luz diária. Os parâmetros da agua são os seguintes : No3 - 25 No2 - 0 GH - >6ºd KH - 6ºd Ph - 6.6 Nh3 e Nh4 - 0. Qual será o problema? Alguma sugestão? Muito obrigado a todos e seguem as fotos …
-
- 1 reply
- 888 views
Boas, neste momento estou com um problema, existem 2 pes de plantas a morrerem, nao sei se nesse local possa replantar deixando la as raizes antigas? (se calhar não...) aqui estao imagens https://imageshack.com/i/n8ahohj gostaria tb que me dessem ideias sobre formas de plantar mais no aquario da melhor forma possivel sem grandes alteraçoes no aquario, como por exemplo a melhor forma de colocar mais substrato, pois so tenho substrato na zona das plantas. https://imageshack.com/i/j7lan6j obrigado
-
- 14 replies
- 1.3k views
Boa noite. Tenho tido alguns problemas em aguentar algum tempo as plantas no aquário. Resolvi agora mudar a iluminação, colocar novo substrato, aumentar o tempo de iluminação... mas mesmo assim não tem sido suficiente. Por isso o meu pedido de ajuda.. Deram-me conselho de colocar co2. OK, mas colodco um difusor de pastilhas (tipo o Sera co2 start) ou faço um caseiro? se optar pelo caseiro, que preparado aconselham?? açúcar, fermento e bicabornato de sódio?? outra duvida, as plantas devem-se colocar com aqueles pequenos vasos de plástico que vêm ou não?? umas lojas dizem-me que sim outras que não. agradeço toda ajuda.. obrigado.
-
- 7 replies
- 1.9k views
bom, tenho um aquario no qual o montei a cerca de 2 meses e na altura nunca pensara a vir ter plantas no mesmo, agora gostaria de la plantar algo pois tenho guppys e no aquario so tenho um tronco ainda por por musgo a volta ... ja tenho fertelizante liquido e a receita para o co2 caseiro agora gostava que me dessem uma ideia para que plantas escolher visto que o aquario so tem 30 litros ... tenho uma iluminaçao DIY feita por fim com fita led com 25 leds na fita . fertelizante:sera florena GOSTARIA QUE ME DESSEM UMA AJUDA NA ESCOLHA DAS PLANTAS....
-
- 2 replies
- 729 views
Construi agora o meu primeiro aquario de agua quente ainda sou algo inexperiente, mas e um aquario de 72L li muito acerca da aquariofilia e construi-o. Conclui o ciclo e neste momento quero plantar algumas plantas quais me aconselham? No aquario tenho 4 guppys 4 neons e 2 corydoras...
-
Members