PLANTAS
1,776 topics in this forum
-
- 57 replies
- 70.2k views
Olá! Venho criar este tópico para falar um pouco da verdadeira identidade de alguns musgos que já circulam no nosso mercado e outros que ainda não são conhecidos em Portugal. Desde já é importante salientar que a identificação de musgos sofreu uma enorme transformação desde que se conhecia apenas uma espécie de musgo - Musgo de Java ( em nome comum). Botanistas a nível mundial têm vindo a descobrir novas espécies de musgo com bastante frequência, estando ainda muitos por identificar correctamente. E quando se diz identificar não é somente atribuir um nome científico; é estudar a estrutura da planta, quer macroscópica quer microscopicamente, imerso ou emerso. C…
-
Plantas Submersas - Callitriche stagnalis / heterophylla / palustris L / terrestris Raf.
by Vera Santos- 0 replies
- 6.4k views
Plantas submersas Callitriche - Água-Starwort Nome botânico: Callitriche heterophylla Pursh. Engl.: two-headed water-starwort. Callitriche palustris L. Engl.: vernal water-starwort, water-chickweed, water-starwort. Deu.: Sumpf-Wasserstern. Callitriche terrestris Raf. Engl.: terrestrial water-starwort. Bot. syn.: Callitriche austinii Engelm. Nomes comuns: Água-starwort, Água-chickweed . Fonte botânica. -Este Planta é uma pequena erva anual aquática, que flutua sobre a água, sendo a haste 1 ou 2 pés de comprimento, e composto por tubos de 2, simples ou ramificadas. As folhas são opostas, 3 de nervos; as folhas superiores oblongo - espatuladas, duas em c…
-
- 25 replies
- 40.2k views
olá! este tópico vai ficar fixo no inicio do forum de plantas para que todos possam ver quando entrarem. o tópico vai conter links de páginas que falem sobre plantas. se alguem tiver algum link é só postar e dizer sobre o que se trata o link. aqui vão os meus: www.tropica.com site com imagens de muitas plantas e com uma lista por ordem alfabética. www.aquatic-gardens.org site da associação de jardins aquáticos, onde ocorre talvez o maior concurso de aquários plantados. tem fotos de aquários lindos. www.vectrapoint.com site pretencente á empresa do sr. Takashi Amano com muitas informações e fotos dos seus aquários. contem artigos excelentes. http:/…
-
- 0 replies
- 10.1k views
Olá, Se pretendes colocar alguma questão com o que se passa com as tuas plantas, o fórum agradece que o faças segundo esta "ficha": - - - \ \ - - - Esta ficha irá facilitar a tarefa a todos os users para identificação do problema que poderás ter no teu aquário, e mesmo para identificação de casos semelhantes por parte de outras pessoas. Agradecemos a compreensão!
-
- 0 replies
- 33.5k views
Podar as plantas – Quando, como e porquê? O substrato escolhido e colocado, as pedras, troncos e outros objectos decorativos colocados, o plantio feito, os peixes colocados no aquário. Está feito! Ainda falta muito até chegarmos ao layout idealizado, as plantas têm de crescer, parecer saudáveis e acima de tudo, crescerem como queremos. Assim, a poda das plantas é um passo essencial para a construção e manutenção do aquário na forma pretendida e com um aspecto saudável e agradável. Para um aquariofilista inexperiente ou para quem começou à pouco tempo a construção de jardins subaquáticos, a poda pode ser um momento de muitas dúvidas. Desde o “será que as …
-
- 4 followers
- 3 replies
- 309 views
Olá a todos, queria montar um aquário só de plantas e estava a pensar em pôr no quarto, sei que se fosse de peixe teria de estar ligado o filtro 24/24h mas a minha ideia é só ter plantas e a dúvida é será que nas 8h de sono (minhas) o filtro tem de estar ligado sempre? Se alguém me poder tirar esta dúvida muito obrigado 🙏🏽.
-
- 2 followers
- 13 replies
- 1.4k views
Boa noite a todos. Estou a pensar em colocar um bonsai no meu aquario . Que tipo de musgo aconselhariam para que cresça de forma natural para que preencha a "copa" ? Tenho algumas plantas e gostaria de dar um bocado de cor (avermelhada) na flora. Qual será a mais indicada ? Que não seja complicada ? Cumprimentos a todos
-
- 1 follower
- 0 replies
- 708 views
ME AJUDA!!!!!! Coloquei hoje as lentilhas d'água no meu aquário e várias transparentes estão flutuando no meio e entrando no filtro e no substrato, tentei sifonar mas só desce mais algumas transparentes que ficaram na superfície junto com as verdes. Meu aqua tem 18L com 1 betta as lentilhas + 3 Hygrophila polysperma Acham que devo retirar o filtro submerso???? Preciso mesmo de filtro???? Não consigo mais ligá-lo pois é desse modelo da imagem e espalha todas as lentilhas da superfície, e não posso ligar ele debaixo dágua pois a peça que controla as bolhas sumiu!
-
- 1 follower
- 2 replies
- 462 views
Boa tarde a todos, Comprei um pouco de Christmas Moss e coloquei um bocado numa rocha vulcânica e outro bocado num tronco só que um tronco artificial, agora estou na duvida se ele é capaz de agarrar e crescer apesar de ser artificial. Alguém me pode esclarecer? Obrigado!
-
- 1 reply
- 557 views
Olá! Não sei se é um assunto que já foi referido mas gostaria de saber como trato de plantas que se compram a particulares. Como se faz a sua quarentena ou tratamento antes de ir para o aquário? Já li alguns artigos mas prefiro aguardar por alguns dos vossos comentários 👍🏻 Será que me podem dar algumas indicações? Muito obrigada
-
- 1 follower
- 1 reply
- 722 views
Boas pessoal, Comprei plantas a uma semana, e minhas amazonenses e sargitários estão amarelas. Meu aquário tens 72 litros, luminária branco frio de 60w e RGB 30W, estou a fertilizar com Macronutrientes 1 vez por semana, substrato de basalto nº 0 e 1. Desde já agradeço. Fotos: https://imgur.com/a/ZBu15o6
-
- 2 followers
- 3 replies
- 737 views
Fui a uma loja de animais e um dos funcionários disse que está planta precisa de substrato fértil e outro disse me que não era preciso que era para levar a planta e um frasco com fertilizante. Já tenho um aqua de 64 litros à uns meses a areia da parte de baixo está cheia de porcaria dos peixes já se deve ter tornado fértil. Acham que é preciso substrato fértil? Ou fertilizante para a planta?
-
- 2 followers
- 3 replies
- 1.1k views
Boa tarde, Fui à umas semanas à lagoa Azul (zona da serra de Sintra) e trouxe umas plantas (Elódea - Egéria densa))para o aquário mas vieram com uns ovos nas folhas, entretanto plantei num aquário que tinha aqui vazio para as por de quarentena e ver se podia por no comunitário entretanto nasceram-me uns peixitos (será ganbusias!?), agora fiquei na dúvida se posso por as plantas no aqua ou poderá ter alguns fungos, já alguém lá apanhou plantas?. Note-se que nenhuma planta foi arrancada, estas estavam já soltas à tona de água e caso não tenha fungos quem for da zona pode ir lá apanhar, à muitas nos cantos onde a água é menos movimentada.
-
- 2 followers
- 2 replies
- 1.8k views
Tenho areia de filtro de piscina no meu aquário e estava a pensar pôr plantas mas preciso de colocar um novo substrato ou posso pô-las lá?
-
- 2 replies
- 1.8k views
Viva pessoal, tudo bem???? .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'> O que me trás, outra vez, aqui é este lindo e fofinho musgo Selaginella kraussiana Eu já o coloquei no meu aquário e ele aguentou-se desde mais ao menos dezembro/ novembro até fins de março. Esteve num aquário de 60L em conjunto com outras plantas e sempre sem CO2, temperatura entre os (25;26)ºC, luz intensa e não afetou/contaminou a fauna (trio de guppys) e +/-15 red cherrys. Ao plantar outra planta sem querer acabei por tapa-lo com substrato, e claro morreu. Mas como ele parecia que não crescia mais fico á espera de saber as vossas opiniões e experiênci…
-
- 1 reply
- 918 views
Boa noite Preciso da vossa ajuda. Tenho um aquário a cerca de 3 semanas e as plantas estão assim. Na loja onde o comprei recomendaram dar estes produtos. Um uma vez por semana e outro todos os dias. O que posso fazer para as recuperar?? Obrigado
-
- 0 replies
- 759 views
Boas a todos, Eu tenho um aquário básico de 160l e vou montar pela primeira vez um aquário plantado 60x30x30 e gostaria que me ajudassem relativamente a plantas. Quais plantas escolher? O aquário vai ser para um betta. Quais as plantas que se "cola" nos troncos/rochas e quais as plantas que meto diretamente no substrato?
-
- 0 replies
- 746 views
Bom dia Pessoal, Eu estou com um problema com algumas das minhas plantas que já me está a deixar triste com esta situação toda de ter plantas nos aquário (ainda por cima vejo fotos de aquários aqui com excelentes plantações). Da foto 1 à 3 estão a ficar assim no aquário de 100L e da 4 à 5 são plantas que estão nesse mesmo aquário mas para já parecem-me estar bem e a crescer muito bem (a da foto 4 tinha desaparecido por completo as folhas e arrebentou toda). Da foto 6 à 10 estão assim no aquário de 300L e da 11 à 14 estão bem (especialmente a da foto 11 que foi a planta que mais cresceu e que mais linda está). Eu coloco fertilizante líquido que comprei e tenho …
-
- 1 follower
- 2 replies
- 885 views
Olá pessoal, recentemente comecei meu novo aquario é adquiri algumas plantas e comecei a ciclagem , o aqua não possui substrato fértil nem co2 , tenho colocado amônia líquida para ciclagem, a luminaria não é muito potente , as outras plantas estão todas boas , só as duas vallisneria que chegaram com algumas folhas amarelas e ainda estão com elas , mas elas praticamente dobraram de tamanho em menos de uma semana , estou pensando em adquirir o fertilizante seachem flourish , será que ajuda ou é necessário? Eu ouvi dizer que ele tem 0,000001 % de cobre na fórmula , isso faz para os peixes a minha fauna vai ter neon , betta , corydora e otocinclus
-
- 2 followers
- 11 replies
- 2k views
Boas, Comprei uma Limnophila Heterophylla para o meu aquário já habitado por peixes. As minha dúvidas são as seguinte: Qual o método de quarentena/desinfeção mais eficaz, e devo de fazer quarentena durante quanto tempo? Após a leitura de alguns tópicos deparei-me com várias opiniões: - Água Oxigenada - Sulfato de Cobre - Permanganato de Potássio - Lixívia - Betadine Estou mais inclinada para o Sulfato de Cobre ou Água Oxigenada porque já os tenho. O meu problema não é com as algas e os caramujos, é somente com possíveis doenças que a planta possa trazer, das quais me quero livrar, como o assustador ÍCTIO! Dei…
-
- 1 follower
- 35 replies
- 3.6k views
Boas pessoal Tenho um aquário a pouco tempo e coloquei duas plantas, uma sei que é anubia a outra não sei e pedia ajuda a identifica-la. deixo aqui foto, atenção que já não estão nos baldes a anubia atei a um tronco a outra coloquei no substrato mas como tem raízes idênticas as anubia não sei se fiz o correto. Desde já o meu obrigado e saudações.
-
- 2 followers
- 8 replies
- 2.2k views
Boas pessoal, Recentemente decidi experimentar montar um aquário com o objetivo de crescer plantas em estado emerso, como substrato fértil usei bio substrato universal, usei substrato dos chinês mesmo, em cima para o substrato fértil não subir meti areia misturada com areão (restos de uma montagem anterior) meti água ao nível do substrato, borrifei as plantas meti plástico filme para fechar o topo do aquário de modo a manter a humidade, a luz uso a luz do sol, o aquário está à janela num lado da casa que nunca apanha sol direto comecei dia 29/10/2019 até agora estes são os resultados: - 29/10/2019 - 04/11/2019 - 06/11/2019 …
-
https://www.facebook.com/photo?fbid=4099981240028876&set=a.841747792518920
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1k views
Boa tarde! Passei pela Serra da Estrela e, no caminho de volta para a Sertã, reparei numa fonte com água potável e nestas pequenas plantas que flutuavam à superfície. Fiz uma pesquisa e penso serem lentilhas d'água... mas não tenho a certeza absoluta. Tenho com um aquário com espécies pequenas e com algumas plantas... Será que fará mal colocar uma parte à superfície de água como plantas flutuantes? Alguém tem experiência disto? Obrigado desde já!
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.2k views
Boa tarde! Estou a montar um aquário (já ciclado) e comprei musgo fénix (fissidens fontanus) montado numa rede (como nesta fotografia - https://imgur.com/BNXg6yB). O meu substrato é inerte (areão relativamente fino). Sabem dizer-me como devo plantá-lo? Basta colocar o quadrado (5 por 7 cm) no fundo, assente no areão e montado no arame? Obrigado desde já pela vossa colaboração!
-
- 10 replies
- 1k views
Viva. Alguém pode ajudar a identificar esta planta? Já agora podem confirmar se é a forma correcta para plantar? (enterrada)
-
- 1 follower
- 3 replies
- 2k views
Tenho fetos de Java com folhas a morrer, ficar castanhas e acabam por morrer e soltar-se sem no entanto dar origem a "filhos" . E a Ludwigia repens Mesacana começou a ficar também com algumas folhas castanhas que morrem e os rebentos na ponta parece que estão a ficar "murchos" quando até aqui ela cresceu muito bem ( não está vermelha porque a luz também é fraca). E para não criar outro tópico, se me ajudarem a identificar o problema das algas que tenho a crescer pelo aquário agradecia, posso encomendar alguns testes para poder despistar melhor o problema (sempre tive este problema, por vezes com mais ou menos intensidade, aspiro grande parte quando faço TPA e manuten…
-
- 0 replies
- 850 views
Boas. A título de curiosidade, quem daqui já teve experiências com o crescimento de plantas emersas? Eu gostava de experimentar fazer uma cultura emersa com, neste caso, anubias nana. Estava a pensar em meter como substrato pedra vulcânica (pelo que li é bastante fértil, por isso deve bastar). E como luz, apenas uma pequena luz de secretária. O que acham? É suficiente?
-
- 0 replies
- 1k views
Boas, comprei esta planta na loja de peixes. Ao colocar no aquário percebi que é poejo... Tenho quase a certeza. Mesmo que não seja, é alguma coisa da familia das mentas. A planta estava num aquário com peixes, ainda assim a dúvida mantém se: é tóxico para peixes?
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.3k views
Boas. Alguém me sabe dizer se a planta supracitada precisa de algum cuidado especial para ficar com cor roxa? Vi-a à pouco (não conhecia, pelo menos esta variedade) e fiquei abismado! 😀
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.2k views
Boa noite, Elódea (Egeria densa), deixa à água alcalina? Desde já, agradeço.
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1k views
Pessoal Como está no nome do tópico qual a diferença entre a Ludwigia sp. Mini Super Red e a Ludwigia Palustris? Pelas pesquisas que fiz não consegui explicação. A única diferença que encontrei foi: a Ludwigia sp. Mini Super Red aparece como vendida pela Aquaflora e a Ludwigia Palustris é vendida pela Trópica. A planta é a mesma e o que muda é o nome ou há alguma diferença entre elas?
-
- 1 follower
- 2 replies
- 971 views
Viva! Tenho valisnérias americanas no meu aquário. As mais antigas, embora pequenas, reproduziram-se. As filhotas fazem justiça ao nome e estão, de facto, gigantes e também já deram origem a outras... No entanto, as mais antigas parecem estar próximo da morte. Comprei-as há uns 6 meses... Será que cortar as extensões que elas deixam para os descentes ajuda a que se desenvolvam melhor? Obrigados!
-
- 0 replies
- 745 views
Pessoal Eu estava a mudar as Cryptocoryne para outro lado do aqua quando algumas folhas em bom estado separaram-se do caule com raíz. Posso enterrar essas folhas no substrato e elas ganharão raíz? Ou vão apodrecer? O substrato é o NEO Soil Plants Desde já obrigada!
-
- 1 follower
- 2 replies
- 789 views
Olá, tenho um aquário tropical com guppies já há mais de um ano mas fiz recentemente uma limpeza para me ver livre dos caracois e entretanto apareceu-me uma contaminação nas plantas e não sei o que hei-de fazer... nunca tive este problem. Vou tentar attachar umas fotos para ilustração
-
Members