Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    6,925
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    72
  • Country

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on May 14

Tozé Nunes had the most liked content!

Community Reputation

1,936 :))

About Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Birthday 08/30/1969

Contact Methods

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Profile Information

Recent Profile Visitors

  1. Vais perder caudal na saida. E para além disso tens que arranjar uma união 13/17 e um pedaço de mangueira de 13mm para unir ao outflow.
  2. Compraste a versão original. A v2 tem mais rgb e portanto menos lumens mas pode ter mais PAR que é aquilo que interessa para a fotosintese das plantas. Mas afinal compraste a calha nova com a caixa selada ou não? Andares a abrir a caixa dá direito a perda de garantia se ainda a tiver!
  3. Grande Diogo, venha de lá essa montagem nova. Esse aquário vai ser um grande desafio mas confio nas tuas capacidades! 🙂
  4. Afinal o site que tinha colocado aqui era um antigo já desactualizado, agora o que conta é este: https://twinstareu.com/?lang=pt-pt
  5. De acordo com o site do representante oficial para Portugal, o valor é de 4700 lm: http://twinstariberica.com/pt/eseries-ajustable-models/ Onde é que viste o outro valor? Edit: já vi! Parece que a versão 2 das calhas são menos potentes. Já questionei o representante da marca em Portugal , assim que sabia a respostas coloco aqui.
  6. Não disse isso! 😉 Mas passar de 4 t5 para uma unica calha led se calhar vais sentir alguma diferença...
  7. Eu preferia duas Twinstar 900EA a uma 900SA. Espalhavas mais a luz e gosto mais do tom quente da versão E. Mas ficava a festa mais cara 😁. Não sendo possível optava pela versão S, é mais cara mas também é mais potente.
  8. Sim. Mas corta em pedaços muito pequenos para ser mais fácil replantar.
  9. Boas. Sim, desde a primeira edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net que usamos a espuma pu para unir o hardscape, sugestão trazida pelo Tiago Miravent da sua ida à China como melhor português no ciac. E na segunda edição chegou-se a um extremo quando o João Abóbora despejou quase uma lata dentro do aquário 😀 substituindo quase a necessidade de usar hardscape 😅. Nós compramos as latas numa grande superfície comercial dedicada ao bricolage, havia na altura dois tipos de cor, um mais cinzento e outro mais castanho à escolha. E sim, é usada para tapar fugas entre telhas. Nao aconselho o usi da espuma directamente nos vidros pelo facto de depois ao retirar poder riscar o vidro... porque não utilizas outra solução? Eu já usei leca dentro de meias de senhora, pedras feias que depois fucam tapadas pelo substrato, substrato usado em anteriores montagens... há tantas hipóteses... Pontos positivos e negativos do uso da espuna pu... É muito fácil de usar e depois de seco agarra muito bem as pedras. Tem que se ter cuidado na aplicação em não exagerar pois a espuma aplicada expande-se muito. Depois de esperar uma hora pode retirar excesso com uma faca. Ponto negativo é, para mim, mais tarde quando queremos reutilizar as pedras fica muito trabalhoso retirar a espuma que fica agarrada às pedras.
  10. Ph 6.2 da torneira ? Sortudo! Eu apostava antes noutro tipo de fauna amazônica que tolera bem esses valores. Pelo sim pelo não testa novamente a água do aquário e também a água que saí da torneira.
  11. Olá noone cares, belo nome arranjaste 😀 bem vindo ao fórum. Diz-me uma coisa, o teu aquário tem tampa de plástico com a luz embutida? Esse filtro interno só serve mesmo como bomba para mover a água. A sua utilidade para filtrar é minima... Se nao tiver tampa aconselhava a compra de um filtro de mochila. No caso de ter tampa, trocava por um filtro de esponja. Eu fazia disto um aquário para camarões ou para um betta ou no limite um pequeno cardume (não mais de 6) de rasbora. Como desconfio que a tua luz seja fraca optava por colocar um tronquito pequenino com musgo aquático. Tens a opção de comprar online nas lojas portuguesas à confiança que entregampor estafeta à porta de tua casa. Nestes tempos é a melhor opção.
  12. Epá, aquário com 200 metros???😀😅 Miguel, depende dos teus conhecimentos! Um aquário não são apenas 5 vidros... mais vale pedires orçamento a uma empresa que sabe o que é necessário do que pedir e depois ter que levar alterações. Pensa no conjunto, que tipo de filtragem vai ter? Se for filtro externo como esconder a tubagem? Se optares por sump vais ter que ter furações nos vidros... depois as ligações elétricas e importante, como fazer as trocas de água? Mais vale ter canalização dedicada. Ter um aquário num local público implica muitas questões de segurança e de higiene... tem isso tudo em questão antes de decidires o que fazer.
  13. Que bonito esse lago. Resolveste o problema da proteção dos peixes?
  14. Boas, estive afastado da aquariofilia alguns anitos, agora que voltei a frequentar o forum reparei que anda com pouca actividade.

    O que se passa, existe outro forum? ou a aquariofilia tem andado muito parada?

     

    Cumps

    Hugo Bernardo

    1. Tozé Nunes

      Tozé Nunes

      A resposta está na tua pergunta,  foste embora!!!  A malta prefere andar nos grupos do faicebuk...

  15. Grande epopeia!!! Estamos a torcer pelo teu sucesso! Qual é afinal o acesso entre a rua e o terreno?