Tozé Nunes

Administrador
  • #Conteúdo

    6190
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    28
  • País

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on Dezembro 2

Tozé Nunes had the most liked content!

Reputação

1533 :))

Sobre Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Aniversário 08/30/1969

Formas de Contacto

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

9652 visitas ao perfil
  1. O fórum tem uma área para avaliação das lojas: https://www.aquariofilia.net/forum/companies/ Usem para poderem dar feedback aos restantes membros das vossas experiências.
  2. Tozé Nunes

    Construir Aquário nano low-low-tech

    Sinceramente acho absurdo que esse tipo chame aquários a boiões com 1 a 2 litros de água!!! Depois as plantas que lá mantém é só plantas que até no escuro devem crescer! E finalmente mete como cobaias os pobres guppies... Se reparares bem a água está muito pouco cristalina... Gostava de saber qual será os parâmetros daquelas jarras a que chama de aquários... Enfim, palavras para quê! Se a tua ideia é testar um aquário sem recurso a filtragem mais vale pesquisares por aquaponia. Basicamente o princípio desta técnica é a de manter um ecossistema que cultiva vegetais em que as suas raízes não estão enterradas no solo mas sim dentro do aquário alimentando-se dos excrementos dos peixes filtrando e oxigenando a água em que eles vivem. https://www.groho.pt/post/como-comecar-sistema-aquaponia O mesmo princípio também é usado nas piscinas naturais que em vez do uso do cloro tem nenúfares e peixes a fazer a filtragem e oxigenação da água.
  3. Tozé Nunes

    Construir Aquário nano low-low-tech

    A tua história tem tudo a ver com a minha! Também tive o meu primeiro aquário na adolescência e quando juntei os trapinhos o aquário lá foi parar á arrecadação... 😀 Quando á tua questão, sim é possível ter um nano apenas com Neocaridinas e caracóis, sem filtro e fazendo trocas parciais de água regularmente. Mas para isso tens que ter um substrato argiloso que permita as bactérias se agarrarem e que seja bem plantado para que as plantas façam o seu papel na oxigenação e alimentem-se dos nitratos. De inverno deves precisar de algum tipo de aquecimento para manter a água acima dos 20°. No que toca à iluminação deves ter o suficiente para que as plantas consigam fazer a fotossíntese, seja ela artificial ou natural. Se isto é o desejável para este ou qualquer outro formato de aquário? NÃO!!! Aguas paradas tem tendência a ser pouco oxigenadas e vai obrigar a um esforço maior da parte de toda a vida dentro do aquário! Porque não consideras a utilização de um filtro de cascata? Só ia beneficiar todo o conjunto!
  4. Tozé Nunes

    Algas! Boas para comer?

    A Green Aqua lançou mais um vídeo no seu canal, este relativo às pragas que mais afligem os plantados - as temíveis algas! Vejam este vídeo divertido com a participação do Balazs Farkas. Infelizmente não há tradução para português.
  5. Tozé Nunes

    New Taiwan bee house

    Belíssimas gambas! E esse tapete, nunca mais fecha?
  6. Tozé Nunes

    Aquario oferecido, como começar?

    A espessura dos vidros tem muito a ver com a altura e não com a largura ou comprimento. Ora se o teu aquario tem 40 cms de altura o mínimo dos mínimos deveria ser 6 cms, aconselhável seria mesmo os 8 cms sem travamento nem molduras de plástico. Podes confirmar aqui: https://www.aquaflux.com.br/ferramentas/calculadora-montagem-aquario.php
  7. Tozé Nunes

    Resultados Portugueses nos Concursos de Aquascaping

    Pedro, ainda não temos quantidade e qualidade em número suficiente para conseguir fazer um concurso de aquascaping nacional. Basta ver aqui por cima qual tem sido a participação portuguesa ao longo destes anos! Os concursos de hardscape que temos vindo a fazer durante a Petfestival e o desafio de aquascaping que lançamos este ano são passos no sentido de mais tarde conseguirmos lançar um concurso de aquascaping. Filipe Oliveira, Fernando Francicheli, Juan Puchades, Jurijs Jutjajevs, Herri Rasio e o Bernardo Salas Perez foram os aquascapers de nível mundial que nos deram a honra de avaliar os últimos concursos de hardscape. Outros do mesmo nível serão os próximos para o desafio 😉.
  8. Tozé Nunes

    Iluminação para Aquario

    Tens primeiro que alojar as fotos online, seja num site de alojamento tipo o Flickr ou na nossa galeria: https://www.aquariofilia.net/forum/gallery/category/1-galeria-de-membros/
  9. ola. não consigo colocar fotos, estive a ler a sua explicação mas não me aparece a tabela no canto inferior esquerdo como tem lá na imagem,so me aparece inserir imagem a partir de url.

    se me poder ajudar, agradecia.

  10. Tozé Nunes

    Reborn

    Fábio, não consigo aceder ao vídeo! Em relação ao aquario, vai com calma, as plantas estão a passar pela transformação do estado emerso para o imerso, o substrato está carregado de nutrientes - há que dar tempo para que a natureza crie a estabilidade. Provavelmente o ciclo do azoto ainda não terminou. Mantém o regime de trocas parciais de água que isso vai ao sítio. Continua com a adição do potássio e dos micros.
  11. Tozé Nunes

    Como fazer um filtro UV por 25€

    Olá Hugo, infelizmente nos últimos anos houve vários serviços de alojamento online de imagens que acabaram ou passaram a querer cobrar o que levou a que muitos tópicos neste e noutros fóruns no mundo inteiro tenham ficado incompletos sem as imagens ! O ideal seria que quem criou o tópico pudesse actualizar os links das imagens para que, não só tu mas toda a comunidade, pudesse tirar partido deste diy.
  12. Tozé Nunes

    Aquario oferecido, como começar?

    Nos aquários mais antigos tinham essa moldura em plástico não só por razões estéticas (esconder o silicone que unia os vidros) como também por razões de segurança (as arestas que ficavam escondidas tinham pior acabamento - arestas mais vivas que podem criar feridas aos mais incautos!) Retirar os plásticos depende então do que pretendes! Hoje em dia os aquários são muito mais bem apresentáveis quer na qualidade do vidro quer nos acabamentos invisíveis. E os preços não são assim tão assustadores 😉 Mas para já aproveita o que tens, daqui por 6 meses se vires que adoras este hobby logo pensas em arranjar um outro aquário! Pensa é nos restantes equipamentos que para já são mais necessários com a parte do filtro logo á cabeça! Um bom filtro num aquário é o mais importante para garantir um sistema biológico saudável! O 350 (2215) é suficiente para esta litragem. O 600 (2217) é filtro para este aquário e um futuro aquário maior 😉 Consulta o teu director financeiro e decide 🙂 qualquer que seja a tua escolha optar pela versão pois que vem com as torneiras duplas que são espectaculares para a manutenção dos filtros. E não esqueças que esses filtros só vem com esponjas, para uma melhor filtragem biológica convém retirar algumas dessas esponjas e colocar matérias biológicas. Em alternativa há outras marcas no mercado que podem ser boas opções, é uma questão de ires procurando. Também há o mercado dos usados, às vezes conseguem-se pechinchas 😉 Sim, podes retirar a biobox usando um bocado de fio de pesca junto ao vidro para cortar o silicone que cola esse plástico ao vidro. Depois no final com uma lâmina de x-acto retiras o que ficou colado ao vidro. Em relação á espessura do vidro, sabes dizer qual é? De qualquer forma tens aí esse travamento ao meio para evitar a barriga - provavelmente por a espessura do vidro não ser a mais indicada. Mais uma vez, há uns anos atrás as empresas que fabricavam os aquários preferiam usar vidros menos grossos para poupar uns cobres optando pela travamentos para evitar essas barrigas...
  13. Tozé Nunes

    Aquario oferecido, como começar?

    Vê se há alguma parte molhada no sistema elétrico. Ou com aspecto de queimado. Como tens aí lâmpadas fluorescentes pode ser algo avariado no balastro ou no arrancador. Nada como tentares perceber o que pode estar mal. Se os teus conhecimentos de eletricidade forem nulos pede ajuda a alguém que conheças, com a eletricidade não se pode brincar. Segurança primeiro! Como é o teu primeiro aquário mais vale ires com calma e começar por um aquário simples com plantas fáceis de manter. Depois tenta perceber se a água da tua canalização é ácida, neutra ou calcária, qualquer teste simples de pH dá te esse resultado imediato. E porque é que eu menciono isso? Porque dependendo dos valores de pH e a fauna que queres colocar vais ter ou não que escolher um substrato que altere os valores do pH. Confuso? 😀 Eu explico melhor - Se a tua água for ácida e quiseres manter peixes amazonicos ou asiáticos que preferem águas mais ácidas qualquer substrato inerte (areão de rio ou areia) serve pois não alteram os valores do pH. Se por outro lado tiveres águas acima de 7.5 de pH e quiseres na mesma manter os tais peixes que mencionei acima terás que colocar um substrato argiloso próprio para aquários que baixa os valores do pH.
  14. Tozé Nunes

    Rookie

    Podas com uma tesoura afiada 😉 Se quiseres replanta os topos cortados para preencher a moita. Se fosse para tirar uma foto para o concurso e tivesses as pontas bem coloridas retiravas a parte de baixo e plantavas só os topos 😀 Esclarecido?
  15. Tozé Nunes

    No name yet

    Vera, mostra mase como está o crescimento das plantas nesse drystart! Pela foto que colocaste isso vai bem, confirmas?

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00