• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    6,466
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    44
  • Country

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on June 21

Tozé Nunes had the most liked content!

Community Reputation

1,664 :))

About Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Birthday 08/30/1969

Contact Methods

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Profile Information

Recent Profile Visitors

11,016 profile views
  1. Tozé Nunes

    Scalare 60x30x30

    Tu não paras!!! 😀 Acho que tens muita areia á frente! Deixava só um dedo dela e já estou a ver o tapete de (...) a cair sobre as margens do "rio". Olhando á foto diria que os picos estão ao mesmo nível, mas, se usares uma grande angular a meia altura do aquário vais ter a primeira montanha muito mais maior grande e a segunda vai ficar menor e mais afastada criando uma profundidade maior!
  2. Tozé Nunes

    Lojas Em Coimbra Ou Arredores

    Então, o que se passa em Coimbra?
  3. Tozé Nunes

    GREEN REBEL - 1ª Experiência em Plantado

    A falta de nutrientes que acompanhem a intensidade luminosa é que provoca algas! A falta de iluminação que acompanhe os nutrientes dentro do aquário é que provoca as algas! Já percebeste onde quero chegar?Para atingir um ecossistema saudável tens que conseguir o equilíbrio entre todas as parcelas da equação: Iluminação, Fertilização e mais importante um ecossistema bacteriológicamente equilibrado!!! De que vale ter a luz XPTO, fertilização de acordo com os fabricantes ou qualquer outra receita se depois temos um filtro subdimensionado, fauna inadequada ou falta de manutenção??? Qual o motivo para abrandar? Falta de tempo? Para responder à tua questão, se tudo está bem mas não queres estar sempre a cortar as plantas, tens que reduzir por igual a iluminação e os nutrientes (que inclui o CO2, claro). Mas como tens algas podemos esquecer que tudo está bem, certo? O método EI implica fazeres tu os próprios fertilizantes mas, mais importante, precisas de saber o que acontece dentro do aquário, saber ler a saúde das plantas! Também implica trocas parciais de água de pelo menos 50% semanalmente e dosear as quantidades certas todos os dias... Achas que estás preparado para isso? Eu pessoalmente recomendo sempre usar um esquema de fertilização de marca e se depois notares que as plantas estão com alguma deficiência a nível nutricional ajustares. Para um plantado precisas de testar nitratos, fosfatos, ferro. Além disso convém testar o pH, o kH e o TDS além da Amónia! O gH é importante para os invertebrados 😀 Outra questão, como é que regulas o fornecimento de CO2? Não vi nenhum drop checker nas fotos...
  4. Tozé Nunes

    Concurso de Hardscape Petfestival 2019

    Finalmente a classificação. Foi pedido aos nossos talentosos aquascapers que fizessem um top 10 sendo depois atribuído dez pontos ao melhor classificado, nove ao segundo, etc etc e depois somando os pontos ficou assim a classificação final: O grande vencedor foi desta vez o Jorge Laranjeira com 17 em 20 pontos possíveis, que no ano passado tinha conseguido o terceiro lugar com este hardscape: Em segundo lugar com 15 pontos ficou o Gustavo Ximenes com esta montagem apenas com as rochas: E em terceiro lugar com 11 pontos tivemos um empate entre a montagem do Gonçalo Silva: e o layout do Ismael Figueira: Graças ao patrocínio da podemos oferecer aos vencedores os seguintes produtos: 1° classificado: Neo plants 8L Neo media 1L premium Neo tabs k 2° classificado: Neo shrimp 3l Neo media soft premium 3° classificados: Neo media soft Air diffuser Os premiados serão contactados para receberem os produtos. Parabéns aos quatro. Finalmente agradecer ao Luís Cardoso e ao Tiago Miravent pelas avaliações, ao Ricardo Romão pelo apoio prestado e a toda a equipa que ajudou a mais uma vez termos feito este concurso. E finalmente a todos os que puseram o seu talento á prova. Contamos com a vossa participação na próxima edição!
  5. Tozé Nunes

    Concurso de Hardscape Petfestival 2019

    Eis as imagens das montagens dos nossos membros, o nível tem vindo sempre a subir, parabéns a todos por nós honrarem com a vossa participação.
  6. Tozé Nunes

    Concurso de Hardscape Petfestival 2019

    Caros membros, esta edição do concurso de hardscape teve a participação de 20 concorrentes e foi um dos motivos de grande interesse no nosso espaço durante os três dias da petfestival 2019. Infelizmente nem tudo correu bem na parte da organização da qual sou o maior responsável e pelo qual quero publicamente pedir desculpa. Em relação aos anos anteriores não podemos contar novamente com o patrocínio da Ecoarium e consequentemente não pudemos utilizar os seus aquários de vidro nem contar com os prêmios que a loja oferecia aos participantes. Na altura optamos por construir uns "aquários" em madeira por ser uma solução menos onerosa e menos sujeita a eventuais quebras visto estarmos a usar pedras e troncos que podiam resvalar. Usamos areia para suporte das montagens, infelizmente não a necessária para todos conforme foi falado pelos participantes, prometemos em futuras edições ter ao dispor maior quantidade de areia. Também foi pedido a vários aquascapers para ajudar na árdua tarefa de avaliar e classificar e infelizmente dois deles apesar de terem aceite o desafio nunca o chegaram a fazer. Daí o atraso também na divulgação dos resultados. Mas nem tudo foi mau, tivemos mais uma vez o apoio da Aqua Design Center que colocou ao dispor dos participantes 20 kg de black ryouh stone e 4 kg de redmoor wood.
  7. Tozé Nunes

    Duvida com camarões

    Tem tudo a ver com a genética! Quanto mais apurada for os genes de uma colônia mais hipóteses há de manter a sua estipre. Atenção que eu não disse que era mentira que se o xdragoner juntar red cherry e os blue dream não haja degeneração. Na verdade pouco se sabe sobre os neocaridina ao contrário do que acontece com os cruzamentos nas caridinas. O que eu disse é que não é 100% fiável que juntando duas colónias diferentes de neocaridina haja um retrocesso até ao neocaridina "wild". Isto porque acredito que da primeira criação vai sair uma mistela de camarões diferentes entre si, desses logo se vê quais vão reproduzir e com quem e por aí adiante, não sei se me faço entender bem?
  8. Tozé Nunes

    Duvida com camarões

    Olha que misturando colónias de neocaridina com cor diferente pode trazer surpresas engraçadas 😀 ou achas que as muitas cores apuradas foi tudo camarões que apareceram do nada?? Mais difícil é depois conseguir apurar uma nova estirpe cujas gerações seguintes mantenham a mesma cor. Na verdade até hoje todos os apuramentos continuam envolvidos em segredos da parte dos grandes criadores a nível mundial. Há por aí uns gráficos que alegadamente explicam a evolução das cores mas nenhuma com aceitação geral da parte dos criadores...
  9. Tozé Nunes

    Ainda a decidir...

    O Neo Plant Soil por si já era suficiente , eventualmente podias ter colocado umas pastilhas de minerais para quando o substrato perdesse a força inicial. Conta-nos tudo 😀
  10. Tozé Nunes

    Penedo Furado

    Tal como tinha escrito no post anterior aquela parte central sem tapete estava a causar comichão na minha cabeça e decidi retirar o substrato e colocar areia conforme podem ver na foto. Gostei da clareira e de como criou abriu o espaço. Agora estou tentado é em retirar a areia no canto direito e puxar o tapete de elocharis para esse mesmo canto. O que acham? As moitas foram aparadas ontem daí estarem com menos presença. E os mais atentos podem ver que apareceram cianobactérias... 😠
  11. Nos primeiros meses tinhas os nutrientes do substrato fértil a alimentar as plantas. E menos plantas flutuantes a tapar a luz?
  12. Qualquer aquário de início leva o seu tempo a adaptar-se às condições oferecidas. Isso serve também para as plantas que na maioria das vezes tem que se adaptar ao estado imerso. Deves retirar a maior parte das plantas flutuantes para permitir que a luz chegue às plantas. Com calma e atingindo uma boa maturação pensas depois que fauna acrescentar. Quanto ao cobre que vem nos micros a sua quantidade normalmente é ínfima e os neocaridina também são uns tanques de guerra.
  13. Tozé Nunes

    Não está a correr bem

    Rafaelbento, li e reli todo o tópico e aquilo que tenho a dizer é que a tua postura perante os membros que se sentiram incomodados com a tua atitude foi incompreensível!!! Excedeste em muito nas respostas o que não abona nada a teu favor! Se não tens capacidade para receber críticas talvez estejas no local errado!!! Aqui não permitimos faltas de respeito e promovemos o bom ambiente. Pensa muito bem na tua postura daqui para a frente ou sofrerás as consequências previstas pelas regras que aceitaste quando te inscreveste aqui. Erros de principiante todos nós cometemos e não devem nunca ser alvo de críticas ou gozo. Já a postura perante os restantes membros é e será sempre alvo de crítica e penalizada por quem gere o fórum e serve não só para o autor do tópico mas para todos os membros. Portem-se bem e boa aquariofilia para todos.
  14. Tozé Nunes

    Fangorn - dennerle 45x30x36

    Venha de lá essa floresta. Isso ficava bem era só com musgos e plantas rasteiras para não perderes o hardscape. Por acaso não tem sim vídeo da montagem para colocar aqui? 🤔😏😁