Tozé Nunes

Administrador
  • #Conteúdo

    6343
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    35
  • País

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on Fevereiro 19

Tozé Nunes had the most liked content!

Reputação

1591 :))

Sobre Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Aniversário 08/30/1969

Formas de Contacto

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

10192 visitas ao perfil
  1. Tozé Nunes

    Aquário plantado sem filtro

    Olá Hilário, além de todas as razões apontadas anteriormente sobre a falta de resposta no mais curto prazo de tempo, também não ajuda teres colocado este tópico na área do offtopic e testes. Vou mudar para a área das técnicas dentro do aquascaping. Em relação á tua pergunta, se vais ter alguma circulação da água para difusão do CO2, não vejo motivo para não tentares.
  2. Boa noite Francisco, Se houvesse esse perigo de certeza que os senhores tecnicos da Fluval não teriam colocado essa alavanca! Mas nada como testares 🙂 Os filtros ao longo do tempo de utilização também vão perdendo caudal conforme as matérias biológicas e/ou as esponjas vão ficando sujas. Outra hipótese é substituíres o outflow por um lily pipe, a escolha certa pode ajudar a reduzir o caudal visível. Um termostato externo também reduz o caudal... Na verdade tens um "problema" que muitos invejariam 🙂 Como era a tua primeira participação no forum estavas limitado à área dos primeiros passos. Agora que o fizeste já podes participar nas restantes areas do forum. Como esta tua dúvida é relacionada com os equipamentos vou mudar para a área respectiva.
  3. Tozé Nunes

    Planificação de novo aquário

    Mede a altura desde o chão até ao teu sovaco e logo verás o teu desconforto 🙂 55 cms num plantado exigente parece me ser muito! Eu ficava pelos 50 cms de altura, igual à profundidade! Quanto mais alto maior necessidade de gastos com a iluminação... Ou talvez ainda menos que os 50 cms. Tens a noção do que vais gastar para fazer um plantado exigente em dois metros, certo? E o tempo necessário para manter tudo controlado...
  4. Tozé Nunes

    Desafio de Aquascaping aquariofilia.net

    Boas noites malta, antes de dar a classificação final gostava de vos apresentar os nossos talentosos juízes a quem agradecemos terem despendido algum do seu precioso tempo para avaliar as fotos das doze montagens. Começo pela senhora - Balbi Vaquero: A espanhola Balbi Vaquero é hoje uma das mulheres mais activas no hobby percorrendo o mundo inteiro em eventos relacionados com a aquariofilia, sendo juíza em concursos internacionais de aquascaping. Podem seguir a sua conta no Instagram ou pelo Facebook e disse isto sobre a foto do aquário vencedor: Depois temos um brasileiro de seu nome Fabian Kussawaka: Tricampeão brasileiro, podem seguir o seu canal de youtube ou pelo facebook. e finalmente temos o italiano Samuele Gamberini: Podem seguir a sua página de Facebook e Instagram. O Samuele avaliou e comentou todos os doze aquários: Bem, e agora que já sabemos quem avaliou os aquários está na altura de revelar quem foi o grande vencedor deste Desafio de Aquascaping, somaram-se as classificações dos juizes e a classificação ficou assim: Uma salva de palmas para o Ephemeris do Ismael que só soube que ia participar no próprio dia do evento, a sua Marta sem ele ter desconfiado fez a inscrição dele em segredo 🙂 Obrigado a todos os que nos apoiaram : O Francisco da ILA Europa que montou os magníficos aquários, o Filipe e a Esther que nos enviaram as plantas da Aquaflora, o Ricardo que nos levou as sacas de substrato da Neo, os troncos e pedras da Aqua Design Center para criar os layouts e as calhas Twinstar e a Catarina da Seahorseshop.com que nos forneceu os filtros da Hailea e finalmente o Miguel que nos cedeu uma sala da FIL para as montagens e exposição final durante a Petfestival. Depois agradecer a toda a equipa por detrás deste projecto que apoiou, carregou e ajudou a montar este evento (espero não me esquecer de ninguém). Obrigado João Branquinho, José Prada, Tiago Miravent, Luis Alves, Miguel Anjos, Bruno Carvalho, Álvaro Silva, Luís Cardoso e todos os outros que partilharam e divulgaram esta iniciativa. E finalmente uma palavra para todos os malucos que acreditaram e participaram activamente nesta loucura, se deslocaram para a montagem num sábado de manha a meio de um fim de semana comprido, carregaram os aquários montados para casa, cuidaram deles e os levaram de volta para a petfestival: Muito Obrigado Gil, Muito Obrigado Galante, Muito Obrigado Vasco, muito Obrigado João, Muito Obrigado Ignace, Muito Obrigado Jorge, Muito Obrigado Gustavo, Muito Obrigado Gonçalo, Muito Obrigado Vera. Muito Obrigado Pedro, Muito Obrigado Ismael. Sem vocês nada disto teria sido possível.
  5. Tozé Nunes

    Desafio de Aquascaping aquariofilia.net

    Lamentavelmente esqueci-me de actualizar este tópico com o seguimento após o dia das montagens. Na verdade todos os aquários tiveram direito a tópicos dedicados na parte do aquascaping, fica aqui o registro de todos por ordem alfabética do nome dado pelos seus criadores: Para quem ainda não tinha visto desejo boas leituras, amanhã será divulgado a classificação final após somatório das avaliações dadas por três aquascapers internacionais.
  6. Tozé Nunes

    Fangorn "The house of Ents"

    Já experimentaste usar só a Twinstar? Se fores a ver bem, na parte frontal só tens plantas pouco exigentes, mesmo o tapete de Montecarlo não necessita de muita luz. A montagem ainda só tem 15 dias, se vais carregar já no acelerador vais ter muitos problemas!
  7. Tozé Nunes

    Concurso hardscape petfestival 2019

    Fotos dos 16 concorrentes do concurso de hardscape promovido pelo fórum aquariofilia.net e apoiado pela Aqua Design Center que teve lugar nos 3 dias da petfestival 2019.
  8. Tozé Nunes

    Petfestival 2019

    Registro fotográfico da presença do fórum em mais uma edição da Petfestival
  9. Tozé Nunes

    Planificação de novo aquário

    Grande Hugo. Venha de lá esse novo projeto! Pretendes um plantado á home ou uma coisa mais ligeira que dê menos trabalho a manter? 😀
  10. Tozé Nunes

    Penedo Furado

    Este aquário tal como os restantes 11 participantes do desafio de aquascaping esteve em exibição no espaço do fórum na petfestival 2019. Felizmente correu tudo bem quer nos transportes quer durante os dias que lá esteve exposto em excelente companhia. Podem ver todas as montagens aqui: Eis a foto final para o desafio: Estamos a poucas horas de saber os resultados finais dos juízes convidados.
  11. Tozé Nunes

    "Wise Nano Aquarium"

    A grande diferença entre um sistema de botija de co2 ou um de fermentação é, além do preço 😀, que o primeiro pode ser regulado e mantém sempre o mesmo débito. De resto ambos são opções válidas e só justifica fazeres um investimento maior se quiseres mais tarde usar o mesmo sistema para um aquário maior. Eu não gosto do Manado para plantar tapetes devido á sua leveza...e corres o risco de ao andar a remexer no substrato para plantar ou substituir plantas o fértil entrar em contacto com a água que vai originar um boom de algas! A não ser que coloques o fértil dentro de uma saca de rede para evitar misturas de solos. Se arranjares uma calha baratinha 😉 e que seja suficientemente potente para plantas de tapete... Boa questão! Nunca experimentei 🙂 mas sei de casos que usaram e funcionou e outros que não. A meu ver eu não gosto de águas paradas, terias que compensar com mudas de água mais frequentes.
  12. Tozé Nunes

    "Wise Nano Aquarium"

    Olá Bruno. Queres uma coisa wise? Em 15 litros não dá para querer ter tudo! Se o teu foco é fazer um nano plantado mais vale investir logo num sistema de co2, escolhe o melhor que consigas fazendo as contas a médio/longo prazo... Depois não falaste ainda na calha. Se queres um plantado exigente tens que ter uma boa calha. Vê o que há no mercado e faz as contas. Substrato próprio para plantados, não necessita de mais nenhum fértil. E para estética metes um bocado de areia branca para fazer um caminho ou uma "praia". Com a escolha de um substrato próprio para plantados não precisas de fértil de início. Esquece os peixes, optar antes por caridinas japonicas ou neocaridinas para ajudar no combate às algas.
  13. Tozé Nunes

    Fangorn "The house of Ents"

    Ricardo Galante, tens aqui uma enorme responsabilidade de pegar no trabalho do Luís e fazer deste um aquário candidato aos tops dos concursos de aquascaping mundiais!!! E tu tens talento para isso e podes contar com a experiência do Luís se necessário! Acho que o sucesso do aquascaping português em quantidade passa também por o Luís ir montando aquários pelo país, visto a família Cardoso já ser um caso de sucesso mundial 😀 Ricardo, podes explicar o nome desta montagem??? 🤔
  14. Tozé Nunes

    1° Desafio de Aquascaping

    Fotos finais dos doze aquários
  15. Tozé Nunes

    O fórum na Petfestival 2019

    Para quem não pode estar presente temos aqui um vídeo feito pelo @Bruno R. Carvalho ao qual agradecemos pelo vídeo: Se mais alguém tiver fotos ou vídeos do nosso espaço na petfestival façam o favor de nos contactar.