Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    7,128
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    85
  • Country

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on April 12

Tozé Nunes had the most liked content!

Community Reputation

1,946 :))

About Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Birthday 08/30/1969
  • Age 51

Profile Information

Recent Profile Visitors

15,042 profile views
  1. Olá @Viviane Helena os camarões não mudam de pele mas sim de exosqueleto para poder crescer. O camarão amarelo ter morrido não é de certeza por ação directa do camarão azul! É normal os camarões comerem outros camarões quando eles morrem, fazem o mesmo aos peixes mortos. Agora o que pode ter causado a morte do camarão amarelo pode ser um de vários factores desde falta de cálcio ou outros minerais que impediu o desenvolvimento de um novo exosqueleto, temperatura demasiado alta, falta de oxigénio, pico de co2...
  2. Boas. Os camarões são neocaridina davidi e há muitos apuramentos a nível cromático e como podes ver por esta imagem há variações mesmo dentro dos red: em relação ao sexo dos camarões nada como outra imagem: E podes colocar sem receio de cruzamento os caridina crystal red. Tens é que ter em atenção que os crs são mais exigentes a nível dos parâmetros da água que os neocaridina.
  3. Agora com os dias e noites mais quentes também vai deixar de ser necessário o uso de termostato...
  4. Só o facto do termostato não aparecer já é uma boa notícia 😁
  5. Qualquer iluminação deve ter um mecanismo para ligar e desligar sempre às mesmas horas... Basta um temporizador simples como este: Em alternativa há uns aparelhos que se podem ligar que permitem não só ligar e desligar mas também regular a intensidade para simular nascer/pôr do sol:
  6. Há uns outflow que são mais esticados e devem dar para manter a boca dentro de água, mais problemático é encontrar inflow tão largos. Vais ter que perguntar nas lojas que fornecem os lily pipes. Em relação ao teu filtro, no papel parece ser um maquinão! Mas surpreendente é a opção por tubos de plastico com chuveiro! Impensável num filtro de topo esta solução hoje em dia... Obriga a malta que não quer usar esses tubos a comprar lily pipes em vidro ou inox à parte.
  7. Fica difícil ajudar quando não dás toda a informação... De que largura são as travessas? Que filtro tens? Dimensão das mangueiras?... De qualquer maneira, o mais fácil é comprares os lily pipes que melhor se adaptem ao teu filtro e depois pedir a um vidraceiro que faça uns cortes na travessa nos sítios indicados para poder passar os pipes.
  8. Lamento o desfecho! Logo agora que estava tudo tão bonito! Cuidado com essa opção de usar apenas a montecarlo! Menos plantas implica mais algas... reduziste a iluminação?
  9. Pois fala... ele dá duas hipóteses, uma é usar "peixinhos" tipo carne para canhão que vão levar um banho de pico de amónia, coisa saudável de certeza... a outra é adicionar um pouco de comida que vai se detiorar e provocar amónia... qual achas que é a escolha acertada???? Não há problemas para os desgraçados que vão levar com o pico de amónia?
  10. Olá @Paulo b. Depende do que tens no aquário! Se tens um substrato para plantados rico em amónia convém fazer trocas parciais de água para evitar surtos de algas. Se não é esse o caso é escusado fazer trocas de água, quanto muito repõe a agua que tenha evaporado.
  11. As plantas são criadas em estufas ao ar livre e ao passar para dentro de água sofrem uma transformação para se adaptar. Até isso acontecer é normal que apareçam focos de algas. Se não me engano tens aí umas anubias que não podem estar com o rizoma enterrado ou vai apodrecer matando a planta.
  12. Podes colocar links do YouTube sem problemas. Quanto ao facto de haver um tipo que faz uns vídeos a dizer que pode-se colocar peixes como cobaias isso não significa que seja correto, certo? Como em tudo, na Internet há muita informação e há que saber distinguir o que é informação útil e aquela que não tem base científica ou sequer bom-senso!
  13. Maldito termostato que estraga a foto! 😄 Isso tá bonito, pá! Tens que começar a dar forma às moitas atrás, estão muito lineares...
  14. Agora é pesquisares o máximo sobre a biologia do aquário e esperar que os peixes sobrevivam enquanto a natureza trabalha. Há outro factor importante que tem a ver com a qualidade da filtragem, não sei que filtro tens mas suspeito que não esteja à altura do necessário. Evita dar mais comida que a que os peixes comem em poucos minutos, aspira os restos para evitar que estraguem a qualidade da água, faz trocas parciais de água (20 a 30% do total) diariamente enquanto aspiras o fundo e se possível adiciona uma folha pequena de cattapa. Vai escurecer a água mas serve como remédio natura
  15. Olá Alice. Bem vinda ao fórum. O que aconteceu foi que o aquário ainda não estava biologicamente preparado para receber os peixes, não é umas gotinhas que vão alterar isso, lamento dizer mas foi enganada! Leia este tópico sobre o ciclo do azoto primeiro: Sobre como colocar fotos aqui: