Tozé Nunes

Administrador
  • Posts

    7,193
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    93
  • Country

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on November 9

Tozé Nunes had the most liked content!

About Tozé Nunes

  • Birthday 08/30/1969
  • Age 52

Profile Information

Recent Profile Visitors

16,817 profile views

Tozé Nunes's Achievements

  1. Feito! Uma ressalva, corais não devem ser colocados na parte "material", afinal são seres vivos! Depois coloca aqui os resultados sff
  2. Hoje saíram os resultados do Aga 2021 e tivemos 9 participações lusas nas mais diversas categorias como destaque para o 1 lugar do Luís Cardoso na categoria 28/55L com o Through The Canyon. Na categoria 80~162L tivemos a Vera Santos "On the way to hope" e o Pedro Mendanha Dias Diablo - E Pluribus Unum O Luís Cardoso também participou na categoria 162~220L "Infinity" acompanhado pelo Ricardo Martins "Through the Valley" . Nos aquários com mais de 320L novamente com a participação do Luis Cardoso "The light out of shadows" desta vez acompanhado pelo Nuno Matos "Crystal Creek". Nos Biotopos tivemos o Pedro Mendanha Dias "Small stream margin, Brahmaputra River drainage, India" e novamente nos Paludarium Pedro Mendanha Dias "Jungle'ungle" A todos o nosso obrigado e parabéns pela vossa participação.
  3. Não quero que vos falte nada! Já vos falei de parte da fauna, deixo de seguida fotos da restante tripulação: estes entraram a bordo sem bilhete! São de momento o maior contingente e até que são engraçados! Se as physas são consideradas como uma praga, não deixa de ser relevante que vão fazendo uma limpeza de algas (incluindo diatomáceas) segundo o Wikipédia 🤔. É manter a coisa controlada! Depois temos as Neritina pulligera de que já tinha colocado um vídeo antes. Para caracóis são de uma velocidade incrível, passam o dia de um lado para o outro, máquinas!!! Entrando na parte dos camarões temos uns Caridina mariae "tiger red" belíssimos: Junto com eles temos os Neocaridina davidi red cherry embora estes sejam apurados na cor. Já nem sei se são bloody mary ou fire red ou outro nome qq , ando por fora das últimas no que toca aos nomes dados às gambas 😄 Mas aquário plantado que se preze não pode esquecer os famosos Caridina Japonica aka Amano shrimps em homenagem ao falecido mas não esquecido Takashi Amano: O team invertebrados fica completo com os meus favoritos Caridina cantonesis pure red line já anteriormente mencionados. Infelizmente dos 6 iniciais, pelo menos 2 já foram baixas 😢 pelos vistos não se dão tão bem com as aguas de Sintra como se dão com as de Oeiras! Para finalizar a equipa de limpeza, os sempre prestáveis Ottocinclus affinis: Fica a faltar apenas os peixes de cardume, fica para outro dia (a ver se finalmente lhes consigo apanhar numa foto...🤦‍♂️)
  4. Reparem bem o que acontece a um tipo porreiro quando se vê carente de duas paixões! Este sócio do BENFICA (doente) já não vai ao estádio da Luz ver um jogo do MAIOR QUE PORTUGAL desde que começou a pandemia... Não podendo estar presente vai destilando diariamente inverdades sobre tudo o que seja relacionado com o CLUBE, só eu sei aquilo que nos aturamos dele, maior prova de amizade não existe! Depois, como se o cenário já não fosse catastrófico ainda se passa que está neste momento sem uma pinga de água dentro de 5 vidros derivado à situação de estar entre mudanças... Ou seja, se estava mal, pior ficou! Ah, e parece que foi pai novamente... Ourra vez arroz? 🤪 De todos, era de ti que mais esperava consideração pelas algas, aliás bastava um olhar atento ao teu "biotipo" premiado para enxergar as ditas algas que quase impediam a observação da fauna! Falemos então de algas, esse mito urbano... Há uma corrente tradicional importada do país dos olhos em bico que impôs que os aquários devem estar imaculados sem uma algita à vista! Para tal acontecer devem os aquaristas debitar litros de algicidas todos os dias, esfregar desalmadamente as pedras com escovas de aço, despejar para dentro do aquário 500 camarões, dezenas de caracóis xpto, cinquenta espécies diferentes de "comedores de algas" para que o aspecto final seja "nature aquarium" como eles gostam tanto de dizer! E depois, como se isso já não fosse grave, chega o dia de tirar fotos para os concursos! A azáfama começa cedo, limpando e esfregando tudo para esconder que as moitas bonitas no topo na realidade estão completamente debilitadas na sua base após 500 cortes para fazer as tais moitas... Plantas que estejam em pior estado são substituídas por novas trazidas da loja da esquina ou retiradas de outros "plantados", a fauna feia, aquela que durante meses sofreu às mãos dos perfecionistas é retirada e substituídas por um conjunto de peixes coloridos que são massacrados para fazer um cardume todo pipi para a foto! E depois, para culminar este "nature aquarium aka aquascaping" entra em ação o técnico de edição de imagens aka photoshopper! Estica-se ao maximo a vivacidade das cores, arrebentam fundos e apagam-se caracóis, acrescentam digitalmente peixes para compor a fluidez e usam lentes grande angulares para criar artificialmente a "profundidade"! Meses depois, saindo os resultados, toca de trocar elogios na Internet e vangloriar-se de essa demonstração de que a natureza é bela!!! Cambada de hipócritas!!! Devia era haver uma cnn que fizesse um programa daqueles "behind the scenes" para desmascarar todo este engodo! Eu sei do que falo porque sou um deles!!! Por isso criei este tópico para mostrar a verdade de como as coisas funcionam! Cometi erros e continuarei certamente porque felizmente tenho uma outra vida! Mentira! Peixe algum sofre em minha casa! Razão pela qual os meus amigos quando necessitam de se separar dos seus peixes, me pedem para eu ficar com eles! Já existem, chamam-se de biótipos!
  5. Percebeste tudo mal! Deve ser um problema de tradução! Quem fez o menino foi o alentejano! Quem ficou com o menino nas mãos fui eu! O Gil apenas é para aqui chamado para "educar" o artista no que toca aos termos com que este designa o Maior que Portugal! Estamos esclarecidos? Isto é mais uma ação de mecenato que "novela mexicana"! Eu, generoso mecenas, dei a oportunidade a um jovem de poder brincar aos calhaus dentro de 5 vidros perante a sua mãe embevecida! Fosse o agrobeto músico e teria sido igualmente convidado para tocar num evento qualquer, sei lá um casamento ou uma festa de aniversário sem lhe cobrar nada pelo palco! E nunca se sabe, pode haver entre os convidados algum director de uma editora que lhe reconhecesse talento! São oportunidades que nunca se devem recusar!!!
  6. Pai é quem toma conta! Para o bem ou para o mal!!!🤪 Meu menino, temos que falar!!! Primeiro tratas-me por lampião, agora é benfas... Tá visto que eu e o @Ricardo Gil precisamos de te educar...
  7. Estás com a corda toda 😄 Pela foto parece-me que tens demasiada injeção de co2 para tão pouca água! Tens isso controlado? Tens que começar a podar as plantas de caule e replantar para ir ampliando as moitas.
  8. Eu também usei água oxigenada para me ver livre de bba faz uns anitos e também fiz um vídeo: Curioso como tenho tantos likes positivos como negativos 😄
  9. Obrigado! Usas seringa para injectar o excel directamente nos spots mais afectados ou é 2x tampas para dentro do aquário? Desligas o filtro antes?
  10. Quanto estás a dosear de Excel por dia?
  11. @JoseCarlosMarques eu sei que tu queres saber é das verduras 😅. Aquilo que te posso informar é que da lista inicial fazia parte: 4x Cryptocoryne parva - In Vitro Cup 3x Elatine hydropiper - In Vitro Cup 4x Gratiola viscidula - In Vitro Cup 4x Lilaeopsis brasiliensis - In Vitro Cup 4x Eleocharis acicularis - PE 3x Helanthium tenellum - PE 2x Hemianthus callitrichoides - PE 6x Micranthemum species 'Monte Carlo' - PE Eu não tenho a certeza se o @Filipe Serrenho chegou a usar tudo! Nem ele se lembra também! O que eu sei é que Gratiola não aguentou o tratamento! Nem a Elatine! MonteCarlo duvido que tenha sido usada! As cryptos parva meltaram todas o que é usual cá em casa! As que agora estão plantadas foram transplantadas do 45p! Há um tufo de Cuba à frente e a brasiliensis é neste momento uma dor de cabeça para mim pois está bem na frente e com péssimo aspecto! A minha dúvida é se espeto lá no meio um pouco mais de elocharis, cuba ou se retiro tudo e coloco areia! Tenho 2 semanas para ver o que faço pois tenho que tirar uma foto a isto para enviar para o CPA.
  12. Quem? 🤦‍♂️ Spoilers? 💁‍♂️ Bem, continuando a "estória" uns dias depois da entrada dos 2 camarones, transitaram os restantes habitantes do nano para este Iwagumi! Destaque para as 3 neritina pulligera que não param! 20211028_224023.mp4 A acompanhar no team limpeza temos ainda caridinas japonicas, caridina tiger red, ottocinclus afinis e uns magníficos caridina PRL, oferta do @Nuno M.
  13. Podes colocar o setup completo do que tens aí? O Manado é um substrato pobre em nutrientes. Além disso é muito leve o que não ajuda a suster as plantas. Para já isso não é grande problema mas mais tarde se tiveres fauna que remexa no fundo vais ter problemas. É normal as plantas perderem algumas folhas na transição do seu estado emerso para imerso. Ainda para mais num sistema biológico que está ainda a estabelecer-se. Devias alisar mais o solo para evitar zonas mais fundas onde a "porcaria" tem tendência a ficar. Em relação á disposição da entrada e saída de agua do filtro, devias ter ambos colocados numa das laterais para que a circulação de agua se faça por igual por todo o aquário. E podes encher mais o aquário, basta deixar 1 a 2 dedos livres 😁
  14. São plantas domesticadas! Um dia chegam lá 😁
  15. Tudo a seu tempo, senhor! Quando a "estória " atingir o presente eu coloco toda a informação sobre o aquário.