Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    6,753
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    66
  • Country

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on January 19

Tozé Nunes had the most liked content!

Community Reputation

1,867 :))

About Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Birthday 08/30/1969

Contact Methods

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Profile Information

Recent Profile Visitors

12,420 profile views
  1. A cerâmica é as materias biológicas para meter dentro do filtro e que vão servir de casa para as colônias de bactérias nitrificantes. A escolha da oferta é entre neo media soft ou pure? A primeira acidifica a água (baixa o ph) enquanto a segunda é neutra. Sabes qual é o ph da agua potável na tua casa?
  2. É maior que o aquário! Mas sim era uma belissima escolha.
  3. Nao chateias nada 😊 Se nao me enganei esse aquário de 80cms leva quase 100 litros. Ora se for esses os valores eu apostaria num filtro que fizesse 1000 l/h. Isto porque sou um calão e raramente faço a manutenção dos filtros, só faço a sua limpeza quando noto uma grande redução no caudal. Daí optar sempre por um filtro sobredimensionado. Vai depender muito da escolha dos vivos e também de como é feita a circulação da agua dentro do aquário, uma má circulação em certas zonas pode dar azo a problemas mais tarde aka algas 😁. O pior é arranjar iluminação para esse tamanho.
  4. Não. A calha só estica os pés ate aos 70 cms. Só se mandasses fazer um aquário com essa largura e mais fundo e alto). O filtro ia ficar curto para filtrar o dobro da agua. O termostato aconselhado é de 1W por litro, era a única coisa que podias comprar já um de 100 W (a diferença de preço é pequena senão for igual).Só ter em atenção o tamanho dele. Mas o mais certo é em vez de trocar por um maior, comprar outro e outro e outro 😛 Há outras coisas que se aproveitam quando mudas de aquário como por exemplo termómetro, camaroeiro, pedras, troncos, areão, co2, etc etc.
  5. Estive a pesquisar e rapidamente encontrei uma alternativa ao kit que viste: Aquario Scalare 60 Não é do mesmo tamanho mas 60 cms é uma medida standard e boa para iniciantes, tem tampas de vidro e juntando um filtro externo Sicce Space Eko 100 +, calha led Twinstar 600c preço/qualidade muito boa e ainda um termostato Aquael Platinium 50w , mesmo com o envio por transportadora fica em 205,65 euros! Em alternativa, no caso de não teres espaço para colocar um filtro externo, opta por um excelente filtro de mochila Seachem Tidal 55. Isto é apenas um ponto de partida, podes procurar outras lojas e o mercado de usados. Espero ter ajudado.
  6. Olá Micha. Presumo que estejas a falar deste kit da Juwel, certo? https://www.juwel-aquarium.de/index.php?cl=alist&cnid=100100500300&lang=1 Por esse valor arranjas alternativas. Primeira questão, a compra deste móvel é necessaria? Há muitas alternativas para assentar um aquário desde os feitos por medida aos muitos à venda de lojas de mobiliário. E ainda há a reciclagem 😉. Segunda questão: que fauna pretendes manter? É que ao contrário do que é dito na publicidade ao kit em relação à filtragem: "The Primo 110 LED is equipped with a high-performance Bioflow Super filter. This inside filter combines efficiency with safety and forms the centrepiece of the Primo 110 LED. It works on the principle that "The water should stay in the aquarium!" and therefore represents the safest way of filtering an aquarium. The Bioflow Super is equipped with high-performance filter media and a quick, powerful and efficient Eccoflow 500 circulating pump with only 5,5 Watts." um filtro interno não é a melhor opção!!! Há no país varias lojas especializadas que tem alternativas muito melhores e compras algo que realmente necessitas. E há o mercado de usados onde se conseguem compras muito boas. Até lá vai pesquisando tudo o que possas sobre este hobby e acompanha os aquários aqui dos membros, aprende-se muita coisa!
  7. Mais um update a este aquário. Estamos a 3 semanas de ir para a Fil onde vai estar juntamente com os restantes 11 aquários do desafio de aquascaping em exposição para todos aqueles que nos venham visitar. Entretanto entraram 6 caridina yellow king kong que ganhei num sorteio. Tenho uma caridina japonica ovada! Pena que não seja possível a sua reprodução nestas condições: Está na altura de fazer as últimas podas e retirar o pó da Canon...
  8. Se só pretendes apagar umas e não todas, mais vale pedir ajuda a um dos moderadores!
  9. Gosto do efeito que as pedrinhas fazem a prolongar a sombra da pedra! Bem jogado! Agora é acertar as podas e testar as fotos, estas que aqui colocaste nem para um selo tem definição suficiente!!
  10. Não te aparece um quadrado no canto superior direito de cada foto ?
  11. O uso da madeira foi original e, tal como o teu filho mencionou, a ligação entre a pedras mais rudes e os veios de madeira está bem esgalhado. Também acarreta alguns riscos a nível de algas pois ao contrário das pedras que apenas servem de superfície para as malditas, a madeira vai estar sempre a interagir com a água... Em relação ao layout acho que devias ter levantado um pouco mais a ultima pedra da direita para quebrar a linha descendente entre as restantes pedras da esquerda para a direita. Ou então adicionar mais um calhau ao último da direita: Em relação às plantas, acho que ficava melhor a mistura das anubias com as buces pelo contraste de cores entre as duas espécies.