Tozé Nunes

Administrador
  • #Conteúdo

    6115
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    25
  • País

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on Outubro 18

Tozé Nunes had the most liked content!

Reputação

1489 :))

Sobre Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Aniversário 08/30/1969

Formas de Contacto

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

9304 visitas ao perfil
  1. Tozé Nunes

    R´hllor

    Era só o que faltava!!!!! Tipo usar aparelhos que combatem as algas verdes????🤔🤔
  2. Tozé Nunes

    R´hllor

    Ricardo, eu acho que usares uma calha RGB é bônus em relação á de LED's brancos do kit mas como há quem defenda que é igual nada como usarmos isto como um teste! Por mim eu deixava a calha! Mas gostava de ouvir a opinião dos restantes participantes.
  3. Tozé Nunes

    R´hllor

    Ricardo, não vamos alterar as regras a meio do desafio! O que vale é aquilo que foi decidido antes de começar. Para uma outra edição se calhar teremos que ser mais específicos em relação a tudo. Quanto ao benefício, se optaste por outra calha foi porque achaste que com isso melhoravas o teu aquario, certo? Ora, conforme eu disse antes, se daí advém benefício para o teu aquário, eu enquanto organizador fico encantado, a Twinstar não se deve importar, já os outros concorrentes podem achar que não estão a ter as mesmas "armas" para "lutar de igual para igual" isto tendo em conta que um de vocês vai ganhar o kit que foi colocado á vossa disposição! Já em relação ao uso do filtro, na minha opinião, não há um benefício para o resultado final, isto por achar que o filtro colocado no kit em eficiência não fica atrás do que estás a utilizar! Só é desenlegante para quem nos forneceu o equipamento não ser utilizado. Quanto ao uso de equipamento extra, vulgo adição de CO2, filtros uv ou de combate a algas como não fazem parte do equipamento quem quer pode usar, o que aliás se não me engano todos tem feito. Por favor não façamos disto algo que prejudique o bom ambiente que houve desde o início.
  4. Tozé Nunes

    R´hllor

    Eu tenho o filtro a bombar no aquário e não faz barulho extra do normal, e sim está na sala junto com os outros aquários. Já experimentaram levantar a tampa? Sim, é verdade que eu disse que não éramos inflexíveis, é normal que se adicionem plantas para substituir algumas falhas que vão ocorrendo ao longo da maturação da montagem, acrescentar ou retirar alguma peça de hardscape tudo no sentido de melhorar o resultado final! Não achei necessário dizer que não se podia substituir calhas, filtros, substrato ou aquário - já agora - pois isso fazia parte do desafio desde o início. E foi afirmado que quando levassem o aquário para a petfestival levassem tudo conforme o que foi fornecido a nível de equipamentos. Seja porque não pretendiam levar o aquário de volta e tem que devolver tudo conforme foi entregue quer para manter a homogenia durante a exposição. Se em termos de competição a troca de filtro não implica alguma vantagem acessória, já usar uma calha mais potente ou uma segunda calha pode adicionar valor extra ao trabalho final mas ao fazer isso também implica um maior cuidado e mestria para conseguir manter tudo sem despistes! O Ricardo Galante perguntou-me se podia acrescentar um pouco mais de hardscape, pedido esse que foi prontamente aceite dentro das condições atrás mencionadas.
  5. Tozé Nunes

    Penedo Furado

    Por aqui o melt vai em modo full speed!! A Utricularia graminifolia tal como esperado não resistiu aos valores altos de nitratos! Mas no meio do lodo já apareceu algo novo verde: Quem também se está a adaptar é a cuba, vamos ver se isto se desenvolve ainda este ano...  E finalmente uma foto do conjunto: Mais dois dias e as rotalas chegam ao topo!
  6. Tozé Nunes

    Rookie

    Sim Pedro, medi e se não está a zero não deve estar longe. E não me importo nada! Quanto á temperatura, 23° não faz mal nenhum nem às plantas nem às bactérias que se estão a desenvolver. Aguenta mais uns tempos, quando baixar dos 21 metes um termostato. E depende também da fauna que metas de início. Os micros podes e deves colocar de acordo com as instruções da marca. Agora não te esqueças é de ir colocando fotos!
  7. Tozé Nunes

    Rookie

    Eu ontem ainda fui testar os nitratos no meu e fiquei espantado! Tenho 40+ no teste da JBL!!! Por via das dúvidas testei também a água da torneira e estava a zero como tem que ser numa água de qualidade potável. Como moro perto do Pedro presumo que os valores sejam idênticos. Temos então um substrato carregado de nitratos, já em relação aos fosfatos não cheguei a testar! Talvez hoje 😉 vamos então ter que continuar a abusar nas trocas de água para reduzir o excesso de nitratos! E sim, dar potássio e micros é recomendável.
  8. Tozé Nunes

    Rookie

    Tens estes valores todos sem fertilização líquida e fazendo trocas de agua diárias??? Tens os nitratos altíssimos! Testa novamente e para comparação testa também a água da torneira que vais adicionar nessas TPA!!! Por tua causa fui testar alguns parâmetros e tenho pH 6.8, 5°gH e 2°kh. TDS a 180 ppm, os restantes não testei por calantrice! 😛 Ja agora fiquei curioso com estes valores, malta que está a participar no desafio toca a testar as vossas águas sff
  9. Tozé Nunes

    Penedo Furado

    A espuma é esta: https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/pequeno-isolamento/isolamento-paredes/espuma-pu/espumaputelhasmanualsoudal750ml-p33667.aspx Ou aqui: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura-e-drogaria/Isolamento-e-impermeabilizacao/Espumas-de-poliuretano/13828255.aspx
  10. Tozé Nunes

    Difusor co2 - ajuda em escolha

    Boas, para essa litragem eu aconselhava um reactor externo ligado ao tubo de outflow do filtro externo.
  11. Tozé Nunes

    Espuma no aquário

    Que tipo de substrato tens no aquário? E troncos e/ou pedras?
  12. Tozé Nunes

    Penedo Furado

    Obrigado Carlos. Pelo layout duvido que as plantas tomem conta, já as algas... 🤔🤔 A calha fica precisamente por cima da parte rochosa... Eis um pormaior que não me lembrei durante a construção!! Por falar em construção, após decidir como iriam ficar as pedras segui o conselho do Tiago Miravent e utilizamos uma técnica para colar as pedras que foi utilizar espuma pu, própria para colar telhas que há á venda nas lojas de construção. A espuma vem numa lata e a espuma sai como se fosse chantilly 😛 basta uma pequena pressão no doseador e sai uma espuma que se expande imenso! Depois da aplicação entre as pedras deixamos a secar e fomos almoçar, quando voltamos já tinha solidificado e o Tiago com um x-acto retirou a maior parte ficando só a necessária para unir as pedras e a verdade é que depois de plantado trouxe o aquário para casa e as pedras não se desmoronaram. E nem de propósito a espuma onde uniu algumas das pedras criou umas plataformas que me permitiram colocar substrato que pode servir para plantar alguma planta pequenina. Pena eu na altura não me ter lembrado de tirar fotos ou vídeo desta nova técnica. Em relação ao desenvolvimento das plantas, como seria de esperar há algum melt para já da Rotala green, indica e da limnophila! Quem não costuma falhar este processo é a crypto parva mas até hoje ainda está ali impecável! Quanto a manutenção esta semana tenho feito trocas de 50% de água dia sim dia não. Deixo-vos mais uma foto da zona que me faz mais feliz, coisas boas estão a acontecer aqui!
  13. Tozé Nunes

    Penedo Furado

    Boas noites malta, como já é sabido o fórum organizou um desafio de aquascaping e tive o privilégio de fazer parte também como participante junto com os outros 11 aquascapers. Vou precisar da vossa ajuda para conseguir levar até á petfestival um aquário que seja digno dessa honra de estar exposto perante todo o público que nos visita. Setup: • Aquário ILA Europa 45*30*30 em vidro extra claro com colagens invisíveis, trabalho magnífico! • Filtro cascata Hailea SL-306 com Eheim Substrat Pro • Calha led Twinstar 300c 7000k 1600lm 14W • Substrato AquaRio Neo Plant Soil +/- 6L • Ryouh stone, Red Moor wood, areia branca e basalto moído • Plantas Aquaflora: Hemianthus callitrichoides "cuba" Utricularia gramnifolia in vitro Elocharis sp "mínima" in vitro Cryptocoryne parva Gratuita viscidula in vitro Rotala indica ( ammannia sp. Bonsai) in vitro Rannuculus innudatus Vesicularia ferriei "weeping" in vitro Rotala sp. "Green" Rotala sp. "Vietnam" Rotala walichii Rotala sp. "Nanjenshan" Limnophila sp. "Vietnam" Ludwigia sp. "Mini super red" Hygrophila pinnatifida Anubias barteri var. nana "mini mini" Bucephalandra "wavy green" Há neste aquario algumas plantas que nunca tive e são consideradas difíceis desde o tapete de cuba, a famigerada ug, as rotalas aqui presentes e também a limnophila vietnam! Vamos ver se vai ser possível chegar ao fim com as mesmas plantas! Esta primeira semana faço tpa dia sim dia não de mais de 50% para retirar excesso de nutrientes e para a semana vou começar a fertilização apenas de potássio e micros
  14. Tozé Nunes

    Pedras pretas – 60P

    Esse drop checker está bem amarelo! É de propósito? Eu apostava numas moitas coloridas por detrás da pedra maior. Iwagumis tem um grau de dificuldade maior! Talvez mais tarde já com o aquário mais maturado?
  15. Tozé Nunes

    Mahou - 1° Desafio Aquascaping

    Mahou - palavra japonesa para magia ou bruxaria ou é: 😛

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00