PLANTAS
Fórum destinado a plantas, nutrientes e fertilização
Subforums
FICHAS DE PLANTAS E ALGAS
- 59 posts
- 1 follower
- Algas, o que as origina e tratamentos possíveis!!!
- Last reply by Vera Santos,
FERTILIZAÇÃO
- 7.1k posts
- 3 followers
4,511 topics in this forum
-
- 0 replies
- 1.4k views
Boas pessoal!!! Estou a pensar em remodelar o fundo do meu aquário, queria retirar a minha areia branca que tenho no fundo como substrato e queria introduzir um substrato mais granulado tipo akadama, e queria plantar cuba, para fazer um tapete verde no fundo tipo relva, mas a questão é preciso de CO2 para ter a cuba??? a minha iluminação é uma fita led, que até é bem forte no meu ver. Agradeço a ajuda!!
-
- 0 replies
- 1.3k views
Boas tenho um aquário de 130lts plantado. Tenho elodeas, uma echinodorus e estou a tentar fazer tapete com sagittaria subulata mas esta parece estar a morrer. O aquario tem boa iluminação, e uma calha de led bastante boa. O substrato é jbl manado que é inerte e para fertilizacão tenho pastilhas da sera, e aplico de vez em quando um liquido( sera flore NPK drops). Disseram me que posso utilizar adubo para orquídeas enterrando o no substrato como se fosse qualquer outra pastilha fertilizante. Ainda não o utilizei por receio mas devo vir a experimentar. Não tenho co2. As elodeas e a echinodorus cresem muito bem e estão com cores lindas, no entanto a sagittaria parece e…
-
- 23 replies
- 14.9k views
Boas ppl, eu não sei s este tópico já foi colocado no forum...se foi podiam indicar-mo ou então tirem-m esta dúvida: gostava de "colar" anubias ou fetos de javas em troncos...q fio devo utilizar? O fio d nylon pode cortar as raizes da planta,não é? Acham q s pode utilizar linha de costura ou então tb se pode utilizar bocado d arame (ou esta última hipótese já é imaginação,lol). Digam qql coisa Abraços...
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1.8k views
Boa noite pessoal Vou colocar o aquário num sítio que tem luz da televisão durante toda a noite. Por vezes com o trabalho terei de ter a luz ligada durante toda a noite. A luz ambiente afeta o ciclo normal das plantas? Obrigado
-
- 0 replies
- 1.5k views
Boa tarde a todos! Gostaria de começar um plantado por várias razões, já tenho o meu aquário de 60 litros há uns 3 mesitos, não tenho muita experiência em plantas, uma pesquisa básica deu-me os conhecimentos que tenho agora, por isso venho aqui perguntar algumas questões. Todas as respostas e criticas são bem vindas :) Aquário: - Filtro Interno Marina JF75 - Termostato (infelizmente não sei os watts mas a temperatura costuma andar entre os 26-28 graus centigrados) - Termometro - Luzes 10-12h por dia - 6 guppys, 4 mollys, 2 espadas, 1 limpa vidros, 12 alevins de guppy em desenvolvimento. - cascalho/substrato normal, sem qualquer ti…
-
- 11 replies
- 2.7k views
Boa tarde, Já alguém encomendou plantas destes sites: www.aquaessentials.co.uk www.thegreenmachineonline.com Estava a pensar fazer uma encomenda de algumas "Bucephalandras" e "anubias" mais raras. Cumps, Sérgio
-
- 0 replies
- 1k views
Boas malta, vou deixar umas fotos do meu cultivo emerso. No meu cantinho tenho buces, aridarum, homalomenas e cryptos. Fui um bocado desleixado e perdi mts plantas por não ter tido para tratar disto como deve ser. Aproveitei a folga e retirei os restos de plantas mortas, reduzi de quatro mini estufas para três. Basicamente como manutenção troco a água do fundo do tabuleiro 1 vez por mês e o ideial seria abrir a mini estufa uma vez por dia para arejar e borrifar. Seguem umas fotos: Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
-
Bom dia, Recentemente, encontrei uma espécie de musgo numa nascente, tirei um bocado e coloquei-o no meu aquário. O musgo é de um verde vivo e muito compacto. Estava a crescer na parede de onde saía a agua. Já pesquisei na net e não encontro maneira de identificar esta espécie. Alguém conhece e sabe dizer mais alguma coisa sobre este magnífico musgo? Obrigado pela vossa ajuda. http://www.mediafire.com/view/3k40sn3xc8hlkxn/_DSC0315.JPG Nota: Não estou a conseguir colocar a imagem a partir de URL!
-
- 1 follower
- 16 replies
- 2.7k views
Boas gostaria de saber se areia de granulometria 1/4mm é boa para plantar ou se é demasiado pequena. Obrigado
-
- 13 replies
- 2.4k views
Boas noites caros confrades. Alguém sabe se as cryptos são tóxicas quando podadas ou arrancadas?? É que há uns dias estive a desbastar algumas cryptos do meu aqua principal, arranquei muitas folhas dos exemplares maiores e inclusivamente desenrraízei algumas que haviam brotado junto aos vidros. O que acontece é que subitamente, os meus camarões começaram a morrer!! Os Amanos nem os vejo, tinha 4 enormes já com uns 2 anos que não encontro em lado nenhum e os meus Red Fire estão a aparecer mortos e os que se mantêm estão apáticos e sem reação. No dia em que fiz o desbaste também aproveitei para limpar o filtro e troquei 40 litros de água, mas isso é algo que faço…
-
- 6 replies
- 1.5k views
Boas a todos e a todas! Hoje estive a fazer uma limpeza e poda mais a sério ao meu aquário e apanhei 8 destes nas pontas do meu Feto de Java "Windelov"... ainda tenho mais uns quantos mas não saiam facilmente sem danificar a planta... isto são rebentos de "Windelov" certo? O que devo fazer para eles crescerem e se desenvolverem como deve ser? Devo deixá-las a flutuar na água do aquário, ou devo já prendê-las a uma pedra/tronco?
-
- 3 replies
- 1.6k views
Bom dia. Alguém sabe onde posso encontrar argila pura e dolomita? Vou refazer o aquário e colocar novo substrato fértil, com base em terra mineralizada. Para quem não conhece, aconselho vivamente a leitura da seguinte informação: http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/library/52554-how-mineralized-soil-substrate-aaron-talbot.html Obrigado!
-
- 12 replies
- 2.5k views
Boa noite. Aquando da montagem do meu aqua mais recente, adquiri Cubas para fazer tapete. Num dos vasos vinha uma pequena porção de outra planta que eu supus ser Glossostigma. A planta deu-se lindamente e tem crescido bastante, mas conforme se vai espalhando suspeito que tenha mais a ver com Marsilea do que com Glosso. Como é a primeira experiência que tenho, quer seja uma quer seja outra, peço ajuda na identificação da mesma. Deixo aqui umas fotos, alguma sugestão? Desde já obrigado.
-
- 7 replies
- 3k views
Boa noite gostaria de saber como devo plantar ceratophyllum demersum. Num aquário tenho Manado da Jbl no outro areia sílica. Obrigado Boas Festas Enviado do meu ASUS_T00J através de Tapatalk
-
- 0 replies
- 1.2k views
Boas a todos e a todas! Tenho alguns pés de Hygrophila siamensis que têm vindo a crescer... a crescer.... e a crescer e um dia destes só terei disso no aquário Queria saber se alguém tem experiência em podar esta planta: pode-se cortar o topo à vontade que ela regenera facilmente ou não? Pode-se cortar as folhas no caule que elas voltam a crescer?
-
- 9 replies
- 1.8k views
Boa tarde, Tenho um Aqua de 60L (bruto) e a nivel de plantas só tenho uma anubia, um feto de java e um pouco de musgo de java. (Assim que possivel é minha intenção colocar valisnéria no fundo do Aqua) Aconselharam-me a colocar fertilizantes Micro e Macro NPK. Comecei a colocar à 3 dias e ontem apareceram algas (acho eu) numa folha da anúbia. Estarei a fazer bem ou devo alterar alguma coisa? Obrigada pelas ajudas
-
- 2 replies
- 1.3k views
Bom dia, Comprei à 2 semanas uns pés de Lilacina, e já eram grandes. Por isso já esta quase na altura de fazer a poda. No entanto, têm crescido raízes nalguns pontos da planta. A questão é: como e que a planta regenera apos a poda. é necessário deixar a zona com folhas perto das raizes, ou cortando em qualquer parte do caule a planta regenera bem? seguem fotos das respectivas plantas Agradeço desde ja a ajuda Alexandre
-
- 3 replies
- 1.5k views
Boas! Vi estas sementes de glossostigma elatinoides no eBay https://www.ebay.com/itm/182339810386, a minha questão é se alguém por aqui já utilizou destas sementes e se já, se valem a pena? Cumps
-
- 4 replies
- 1.7k views
Para além do musgo, que plantas existem que não exijam grandes cuidados nem CO2, só mesmo a precisar de luz e areão? Obrigado
-
- 15 replies
- 2.2k views
Hoje oferecerão-me uma planta, nao sei o nome a planta ė esta A raiz entarra-se no areao? E vista a planta ser do tamanho do aquario da para podar? Se sim como o faço? Obrigada Enviado do meu SM-J100H através de Tapatalk
-
- 10 replies
- 1.6k views
Hoje nas minhas pesquisas descobri isto num site de uma marca de aquariofilia - criar um intervalo na iluminação do aquário que de acordo com a marca beneficia as plantas em relação às algas! Algum de vós já experimentou isto?
-
- 3 replies
- 1.2k views
Boas Pessoal, Sou completamente NOOB em termos de plantas aquáticas. E peço desculpa caso tenha repetido o assunto, mas não encontrei um tópico semelhante. - Gostaria de saber existem plantas aquáticas que aguentem bem o Inverno Português (sou de Lisboa)? A ideia era colocar as plantas no meu lago. O meu lago basicamente é uma caixa de agua de plástico com 500 litros de capacidade sem areão ou terra. Estou mais inclinado para plantas flutuantes. No entanto também pondero também plantas marginais, submersas e palustres mas as minhas dúvidas em relação a estas são: - É possível colocar as plantas num vaso dentro de agua sem a terra transbordar toda para a …
-
- 7 replies
- 1.4k views
https://s10.postimg.org/twqo19qhl/1410562641384_jpg.jpg
-
- 8 replies
- 1.9k views
Boa tarde, sou novo por estas bandas e estou a inicia-me com um aquário de 60 L. Se fosse possivel que me esclarecessem, se é possivel colocar plantas depois do areão e da água?
-
- 1 reply
- 1.7k views
Boas pessoal, Estou neste momento a fazer uma cultura de plantas à parte para ir acrescentando progressivamente nos meus aquários à medida que estas atingem um bom ponto de maturação. Uso iluminação natural e artificial (apanham com luz direta do sol 6h/dia + 6h de led), comecei a acrescentar CO2 caseiro (a ver se arranca) e agora gostava de saber se deveria enveredar por aplicar substrato fértil em algumas delas (atendendo que o grosso da cultura são musgos, fetos e anubias, mas vou acrescentar Hygrophila difformis, Sagittaria subulata e Hemianthus micranthemoides que já requerem uma plantação convencional no substrato) ou se devo arranjar um substrato de granulometr…
-
- 10 replies
- 6k views
Pessoal O meu aqua tem o seguinte setup: Aquário: Scalare 40x25x30 - 30 Litros Iluminação: Candeeiro de leds de 200 lumens 5000 K. ligado das 10:30h às 18:00h Filtro: Eheim liberty 2041 Substrato: Areão de rio Hardscape: Um pequeno tronco e pedras de xisto Flora: Elodea, Ceratophyllum Demersum (foxtail), Feto de Java, Hygrophila Polysperma, Anubia Nana e Anúbia Barteri (esta não tenho a certeza. É um pouco maior que a outra). Fauna: 1 Betta Double Tail e 1 camarão Amano (ou nenhum dado que não o vejo em lado nenhum...) Estou a notar que as Anúbias estão a ficar com manchas escuras nas folhas. Penso que não sejam algas porque a mancha não sai quando passo os dedos nas f…
-
- 3 replies
- 1.5k views
Bem, todos os anos por volta do verão quando vou a trás de minha casa ao rio Vouga (perto da quintã do loureiro), encontro esta planta que tem um cheiro bastante intenso. Esta parte é a montante da fábrica Portucel (agora Navigator company), ora e esta precisa sempre de água doce para arrefecer coisas e afins, além de comportas feitas para não deixar passar água salgada. Assim sendo é impossivel esta menina ser de água doce. (Existe outra muito esquisita que também aparece, e se parece com uma alforreca, gelatinosa e transparente, assim que apanhar coloco fotos também) image hosting 12mb
-
- 6 replies
- 1.8k views
Boas, Comprei recentemente um pack de 1000 sementes de plantas aquáticas variadas para colocar no meu aquário ( comprei o mais barato , sem diferenciação porque queria ver se germinava tudo em condições, antes de gastar dinheiro). Ora bem, passados uns 15 dias de as ter plantado lá começaram a aparecer os primeiros rebentos, alguém consegue identificar ? Parece ser bastante parecido à parvula. Foto 1: Foto 2:
-
- 2 replies
- 1.4k views
Um amigo arranjo-me estas plantas de Espanha, será que alguem por aqui sabe identificar as espécies e onde as posso manter se no meu aqua de agua quente (até 24º) o será melhor por no de agua fria. esta tenho mantido em agua fria e ele disse-me que crescia flutuando esta ele disse-me que era um feto e realmente até está muito bonita desde que a plantei nesta espécie de domo estas ultimas duas ficaram em um recipiente semi~submersas. Já pesquisei varios sitios mas não consigo entender que plantas são.
-
- 9 replies
- 1.9k views
Boas, tenho um aquário de água doce e nunca tive problemas com nada à exceção de uns guppys que estão agora num aquário mais pequeno. Não sei o que estarei a fazer de errado ou o que se passa com plantas?http://cloud.tapatalk.com/s/5780057a2a452/20160708_205204.jpg Uso estes produtos no aquário: Aquário: 200 Litros Filtro Sera UV400 Termostato 200w jaeger bomba de ar das normais Fauna: 3 Escalares 2 Discus 2 Corydoras 1 Limpa Vidros Flora: 5 Anubias nana Vallisnerias (estão saudáveis, mas não crescem) 1 que não sei o nome mas esta na foto. Decoração: Areia de Silica DragonStone Madeira que já não sei o nome Esconderijo Um barco e…
-
- 6 replies
- 1.2k views
boas pessoal. sou novo neste assunto, tenho o meu aquário à relativamente pouco tempo, é um aquário de 80 litros. tenho algumas plantas que vou postar as fotos das mesmas e o seu problema. passa-se o seguinte, desde há cerca de 1/2 meses para cá todas as minha plantinhas começaram a ficar com manchas pretas que se for passar o dedo não saem facilmente pelo menos ou seja teem alguma coisa que esta agarrada a elas. o aquario é comunitario tenho cerca de 10 peixeinhos atualmente. neons, coridora, molly balao entre outros que nao sei o nome tecnico. faço tpas semanalmente de 15/20% da agua. na semana passada dirigi-me a uma loja para fazer testes a agua pois nao poss…
-
- 8 replies
- 1.3k views
Boas gente , fui a um fontanário buscar agua para consumo e deparei-me com umas plantas que estavam lá no fundo Alguém me pode ajudar a identificar ? Obrigado Aqui Fica a foto: Enviado do meu ROME_X através de Tapatalk
-
Alguém conhece alguma planta que cresça rápido e que não precise de grandes cuidado (lowtech)?
-
- 4 replies
- 1.6k views
Caros amigos, Expostos no título os substractos que seleccionei para o meu novo projecto (1.º aquascaped), gostaria que me confirmassem se estarei certo na disposição das camadas: 1. No fundo, Elos Bottom Mineral 2. Coberto por Elos Terra Zero 3. Cobertos por uma ultima camada de Elos Terra Small Obrigado antecipado pela confirmação ou correcção. Grande abraço a todos. Fiquem bem.
-
- 6 replies
- 3.8k views
Caros e sapientes Amigos, Estou a montar o meu 2º aqua que tem 40x24x20. Pequenino mas esforçado LOL! Não queria gastar dinheiro em substrato fértil, até porque julgo que seria difícil encontrar uma quantidade tão pequena à venda (julgo que seria necessário 1kg, 2 no máximo), situação que me levaria a ter de comprar mais do que preciso... Assim, e porque gosto de plantas, pensei em aproveitar umas bolas da JBL que tenho aqui em casa. Chama-se JBL 7 bolinhas... A ideia era moer estas (terrivelmente) duras pedras e espalhar o pó daí resultante por debaixo do areão. Que vos parece? Tenho receio que as cinco que me restam resultem numa eventual 'bomba de …
-
Members