C Mocho

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    418
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    9
  • País

    Portugal

C Mocho last won the day on Outubro 12

C Mocho had the most liked content!

Reputação

90 :)

Sobre C Mocho

  • Rank
    Membro Júnior Pro
  • Aniversário 02/11/1964

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Azambuja (Lisboa)
  • Localização
    Aveiras de Cima

Quem visitou o meu perfil

1240 visitas ao perfil
  1. C Mocho

    Substrato

    Já usei, não achei nada mau mas depende do uso que lhe queiramos dar! É um substrato que deve ser colocado debaixo de uma camada de solo inerte e não em contacto direto com a água. É bom para plantas que se alimentam sobretudo pelo sistema radicular (tipo Cryptocorines, Echinodorus, etc.). Contudo não deves pensar em mudar frequentemente o lugar de cada planta, uma vez plantada é melhor deixar ficar.
  2. C Mocho

    Ajuda em criação de aquário plantado

    Bem, não sei se 25W de led é suficiente, mas acho que podes e deves começar pelo mais fácil! Parece-me que está no início desta descoberta e verás que é um mundo maravilhoso!) As plantas que aí tens eu deixava exatamente no sítio onde estão (até ver), no entanto essas que se resumem apenas a uma folha seriam para esquecer. (sobretudo essas tristes de folha redonda, amarelas e cheias de buracos que estão muito debilitadas). Folhas isoladas não são plantas, são projetos de plantas que são úteis para quem já as sabe fazer crescer. Se em cima desse tronco colocares um MICROSORUM PTEROPUS ´PETITE´ e à volta (em baixo) colocares uns MICROSORUM PTEROPUS ´TRIDENT´ (basta um, que dá para dividir e espalhar), ficas com uma "ilha verde" exuberante e pouco exigente. (atenção, são plantas epífetas, logo não podem ter os caules enterrados mas apenas amarrados ao tronco por exemplo com um fio de pesca). Depois precisas de algumas plantas lá atrás para equilibrar o "ramalhete"... Eu tentaria com umas SAGITTARIA SUBULATA... (em princípio crescem pouco em altura, mas de vez em quando dá-lhes um "amoke" e crescem bastante, por isso eu as colocaria atrás. Se tudo estiver a crescer convenientemente, mais tarde terás de pensar numa solução para a frente, mas por enquanto ficaria por aqui para ver como é que elas reagem com essa luz. (o HELANTHIUM TENELLUM poderia combinar muito bem à frente das outras e é também pouco exigente). Mas ao colocares plantas tens de começar a pensar num plano de fertilização. Procura por aqui pelo fórum que tens imensa matéria para ler. Com as plantas que eu sugiro não precisas de uma fertilização muito forte e tens margem para erros, contudo se não as alimentares elas morrem! (afinal de contas não são apenas decoração, são seres vivos).
  3. C Mocho

    Vote em Mim!!!

    Efetivamente concordo com a Vera, parece-me que está pouco plantado para o arranque mas como está em Dry Start... Estás a pensar ainda colocar MC e Utricularia? Sim, isso pode ficar muito engraçado contudo, não sei se as diferentes velocidades de propagação de uma e outra não te irão dificultar os planos. Votar eu não voto, mas que Deus vos ilumine na próxima ronda!... 😉
  4. C Mocho

    Vote em Mim!!!

    Mais um a acompanhar... Muito interessante! Boa sorte!
  5. C Mocho

    Pedras pretas – 60P

    Obrigado Vasco. Pois, até agora não está mal. Algas tenho algumas filamentosas mas poucas. O que me deixa alerta mas não preocupado, pois não as vejo a instalarem-se particularmente nas plantas... e têm sido fáceis de controlar com a escova de dentes. Moldar moitas ainda é cedo, primeiro tenho de as ver... LOL Fauna é um mistério ainda, sei que vou tentar adiar isso mais algum tempo. Gostaria de ter uns camarões, mas a minha ultima experiência foi desmotivante e detesto ver bichos a morrer ou a desaparecer misteriosamente! Só os Amano é que se têm safado, mas não queria colocá-los aqui por causa da escala. Mais tarde penso vir a colocar uns Otos e um cardumezito de qualquer coisa, já pensei em Ember, já pensei em Simulans, até já pensei em micro Rasboras, mas ainda não decidi nada. A seu tempo verei, pois já não seria a primeira vez que chegava a uma loja e decidia algo completamente diferente do que tinha pensado anteriormente. Aliás, depois de fazer este percurso estou preparado para todo o tipo de surpresas! Repara:
  6. C Mocho

    Do!aqua 60cm

    Bem, cada cabeça sua sentença e tu é que tens de sentir o que é que gostas... Em primeiro, concordo com a observação do Ricardo Gil relativamente à poda da moita traseira. A questão "cor" é primariamente uma questão de gosto pessoal Há regras e técnicas, mas isso é muito pretencioso, avançado e desnecessário para poderes ter um aquário de que te orgulhes e que nos dê prazer a todos! Contudo, há um principio básico que é inevitável: A ESCALA! Na minha leitura, as Anúbias que aí tens rebentam com a escala no sítio onde estão. Uma folha larga deve estar à frente, para enfatizar a sensação de profundidade tendo folhas menores por detrás. Se tivesses apenas uma poderíamos julgar que seria uma aberração natural, (uma provocação intencional), mas para mim, duas são demais! Julgo que as podes ainda mover e colocá-las mais abaixo e mais à frente... só ganharás em escala e profundidade. O buraco! Se removeres as Anubias do sítio onde estão terás vários espaços livres (atenção, não estou a dizer que tens de descartar as Anubias, apenas tens de procurar o sítio delas). Se procurares com calma tens uma série de epífitas que poderão ficar muito bem nesse espaço. Eu neste momento para aí penso em Bucelaphandras, mas isso sou eu a sonhar (mas sempre com a tal noção de escala que é dependente do tamanho das folhas... e penso em Buces porquê? Porque com elas podes definir uma "linha/ mancha" contrária às linhas de organização da tua composição, jogando com uma cor distinta. No início não se nota a ligação, mas à medida que elas crescem acabam por se fundir e definir essa mancha... (as Buces não costumam ter aquele verdinho vivo da maioria das plantas). Seria como uma pincelada ao contrário, para acordar o observador! (há quem goste e há quem deteste ser "incomodado" com este tipo de atitude). Tens desde a BUCEPHALANDRA SPEC. ´MINI NEEDLE LEAF´ com folha muito pequenina à BUCEPHALANDRA SPEC. ´WAVY LEAF´ com folha mais larga e ambas com uma cor que poderiam fazer a transição para a tua "ilha colorida" na moita lá atrás... (sim, exsitem outra muito mais interessantes, mas estas que eu refiro são mais fáceis de encontrar). Enfim, ideias todos as temos, sensações idem... tu tens é de estudar muito bem os catálogo de plantas e pondera o que é que tu imaginas para essa montagem.
  7. C Mocho

    O Zezinando foi ás Amoras

    Excelente texto de leitura muito agradável, se correr mal fica-nos um sorriso pela boa disposição, se correr bem melhor ainda. Vamos lá acompanhar também este... Boa sorte!
  8. C Mocho

    R´hllor

    Muito prometedor. Mais um a seguir... Boa sorte com essa montagem!
  9. C Mocho

    Audeō

    Muito bom, mais um para seguir. Acho que vai ser uma experiência muito interessante acompanhar estes vossos aquários. Boa sorte e desfruta!...
  10. C Mocho

    Pedras pretas – 60P

    Olá Manuel, suponho que eu não seja a pessoa indicada para te aconselhar, pois quando há muitos anos só me preocupava com a fauna usava então apenas areão e mais tarde quando começei a pensar seriamente em plantas passei a usar solo fertilizado para plantas de aquário. Neste caso coloquei solo fertilizado onde pretendia plantar e coloquei areia (neutra) nas zonas onde não pretendia que a plantas dominassem. Normalmente a relação qualidade preço para um substrato fertilizado é justa a proporcional. ADA será o topo, logo o mais caro, mas há outros solos de boa qualidade e menos caros. Depende do que queiras vir a fazer! Eu só me lembro de usar ADA ou Trópica, mas há outros sim!
  11. C Mocho

    Penedo Furado

    Mais um a seguir. Nunca é demais dizer, parabéns pela iniciativa e boa sorte!... 😉 Impressionante como consegues meter tantas variedades de plantas e não ficar logo à partida tudo atafulhado! As pedras também são muito bonitas, não as deixes ser demasiado engolidas pela flora...
  12. C Mocho

    Pedras pretas – 60P

    Sim Tozé, é de propósito. Não tenho fauna, as plantas estão ainda no arranque, o substrato é rico em nutrientes e eu estou já a fertilizar. Resolvi aproveitar para lhes dar muito CO2 para que aproveitem tudo o que conseguirem. A adição de Excel serve para compensar as oscilações de CO2, pois as luzes só ligam por volta das 16:30h e antes disso há muitas horas de luz natural, indireta mas bastante!... Eu sei que estou a desperdiçar, mas quero tentar retardar o mais possível a introdução da equipa de limpeza (não sei é se o vou conseguir). Por detrás da pedra maior já lá estão umas rotalas mas ainda são pouco visíveis. Não são é muito coloridas, pois tenho lá uns pezinhos de macrandra 'Narrow Leaf' e o resto são rotala green. Mais tarde verei se quero mais cor. Obrigado pelo feed back!
  13. C Mocho

    Pedras pretas – 60P

    20º dia: À exceção da Ricardia, tudo parece estar a desenvolver bem. A Cuba está visivelmente maior e começam a ser visíveis junto ao vidro alguns runners da Eleocharis. Houve pouco “melt” nas Cryptos e o menos agradável de momento são as pontas das folhas dos Eriocaulon, contudo já se observa novo crescimento nos centros. Algumas pontas de Rotala foram cortadas e replantadas para aumentar a densidade (estou a gostar de as ver e já considero a hipótese de as deixar ficar). Há 3 dias atrás instalei o filtro definitivo, aproveitando o “neo Media Pure” e a lã que tinha colocado no EHEIM classic 350. Agora tenho um 4+ 250T a funcionar e espero com a mudança não ter recuado muito no ciclo de nitrificação. Continuo contudo a introduzir Seachen Stability a cada TPA: na primeira semana foram de perto de 90% do volume da água dia sim, dia não, nas duas semanas seguintes passaram a ser de 70% e na próxima semana serão de 55%, mas passarão a ser apenas duas por semana. (se vir que é necessário reforço ou no volume de água ou na frequência). O período de iluminação começou com 5 horas nos 2 primeiros dias, depois passou para 5:30h na primeira semana. Na segunda semana, 6h diárias, a meio da terceira semana 6:30h, e agora pretendo manter assim pelo menos até ao fim da 5ª ou 6ª semana (final do ciclo de nitrificação). Mais tarde pretendo estender até às 8h diárias, mas só mais tarde. Admito que aparentemente o fotoperíodo é curto, mas o aquário está entre duas portas de vidro que proporcionam muita iluminação natural desde o nascer ao por do sol... A injeção de CO2 começa 1:30h antes da iluminação e termina 1h antes das luzes desligarem (25/30 ppm). Fertilizo com Brigty K e Seachen Excell desde o primeiro dia e após a primeira semana comecei a colocar também Green Brighty Mineral. Desde o dia 13 que começaram a aparecer algumas filamentosas (talvez diatomáceas), mas muito poucas e facilmente controláveis com uma escova de dentes. Sei que a introdução de uns Amano seria extremamente eficaz para o controle deste problema, mas acho que o declive acentuado iria ser um pouco terraplanado, (não há bela sem senão), pelo que vou tentar adiar se não mesmo evitar a introdução destes. SAE nesta montagem também estão fora de questão, pretendo vir a introduzir uns Oto, mas por enquanto é muito cedo para eles, portanto talvez venha a experimentar alguns Neocaridina para não agredir tanto o layout, não sei é se serão suficientemente eficazes, mas por enquanto também para eles é cedo.… Enfim, não se pode querer “sol na eira e chuva no nabal”! Eu sei que por enquanto isto tudo é normal, portanto “no stress”.
  14. C Mocho

    A pathway to China

    Boas, tal como disse nos outros "Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!" Urticularia, Elatine e uns declives superiores a 45º sobre a areia... este vai dar luta! 😉
  15. C Mocho

    Ephemeris

    Compreendo que sintas a necessidade de colocar uma pedra em cima das outras no extremo esquerdo (não partilho a opinião mas compreendo), contudo acho que essa que tu escolheste não tem o tamanho nem a forma ideal. Já experimentaste uma mais pequena?

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00