Controle Eficaz para Cladophora


RodolfoProvenzano

Recommended Posts

Fala pessoal, como estão?

Quem já teve problemas com a famosa Cladophora?

Em 2016, uns 2 meses antes de fazer a foto final de um aquário, tive um uma brutal invasão de Cladophora. 

Na época, para tratar a bendita, tentamos diversas concentrações de CO2, dosagens altas de carbono líquido, água oxigenada, TPA's, remoção manual (nunca faça isso, a Cladophora , ela se despedaça e cada pedacinho solto vira um novo foco), aumentar/diminuir iluminação, etc..etc...etc...

Até que em um fórum de Aquarismo Marinho, Americano, encontramos um controle onde se utilizava fluconazol e Pumba, tchau alga do mal. O salvador da Pátria: um aquarista de marinhos, Dr. José Mayo, que depois descobri ser um médico brasileiro 

Resolvemos testar pela primeira vez em dois aquários plantados: o meu e do amigo Gregory Thom. E pra nossa surpresa, 100% de sucesso.

Desde 2016, são muitos, mas muitos aquários tratados e resultados de sucesso. Ano passado tratei um aquário de 1.100L em Aveiro. Depois façam os cálculos de quantos comprimidos gastei. Por sorte, o aquário fica em ambiente hospitalar e eles providenciaram o medicamento, visto que aqui em Portugal só se compra com receita médica.

Dr. Mayo, ao pesquisar, descobriu que as paredes celulares das células da Cladophora tem uma proteína estrutural chamada Ergosterol, que por coincidência é a mesma proteína encontrada nas paredes celulares de diversos fungos que nos causam doenças. Facilmente ele encontrou a arma perfeita: o medicamento FLUCONAZOL

Vamos ao que interessa:

TRATAMENTO CONTRA Cladophora

COMO PREPARAR O AQUARIO?Retirar do filtro qualquer mídia de filtragem química: carvão ativado, purigem e similares.

DOSAGEM: 10mg de fluconazol/Litro

COMO APLICAR?
Abrir as cápsulas hidrossolúveis e diluir o medicamento (pó) em 1L de água. Aplicar após as luzes desligarem, distribuindo uniformemente pela lâmina da água.

E AS TPA'S ?
Faça normalmente, mas reponham a medicação proporcionalmente na dosagem de 10mg/L na nova água de TPA.

QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO?

Em média 4 semanas. Depois que as 'cladophoras' forem eliminadas, TPA de 50% e repor filtragem química.

Espero que os ajude!!!

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bela dica, Rodolfo! Felizmente essa foi uma das poucas pragas com as quais ainda não tive que lidar, mas se algum dia a maldita tentar causar estragos nos meus tanques já sei o que fazer. Continue a partilhar estas "receitas". Grande abraço, e o meu sincero Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais