AQUÁRIOS
Coloca aqui o setup do(s) teu(s) aquário(s) e os registos diários do(s) mesmo(s).
Subforums
AQUASCAPING
- 39.7k posts
- 13 followers
Área para tópicos relativos a montagens e técnicas de desenvolvimento e melhoramento de Aquapaisagismo.

- Novo projecto 60x35x35
- Last reply by JoseCarlosMarques,
LOW-TECH
- 5.1k posts
- 4 followers
Área dedicada à troca de ideias sobre aquários low-tech, ou seja, aquários com utilização de reduzida tecnologia e manutenção.

- O aquário da familia
NANO AQUA
- 12.5k posts
- 4 followers
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.

- Verdant Haven (Aqua Hospital)
Esta é uma área dedicada a todos os temas relacionados com este tipo de ecossistemas.

- Peixe espada gravida?
- Last reply by Alvaro Silva,
3,416 topics in this forum
-
- 1 follower
- 2 replies
- 788 views
Boa noite, Foi me oferecido há uma semana, mais um aquário, um filtro interno (apenas com a esponja) e 2 kinguios comuns, o aquário tem capacidade para 30L (40x25x30) e os peixes têm menos de 4cm. Ao aceitar o aquário sabia perfeitamente que este não tinha as condições para os peixes, portanto decide encomendar um de 100L (tamanho máximo que tenho disponível) e irei também comprar um EHEIM Classic 350. Fiz um teste de água e deu Nitrito-0 e Nitratos-10, portanto acho que o aquário já se encontra ciclado. A minha questão é, como devo proceder? Devo começar o aquário novo do zero e fazer o ciclo de azoto? Passo o máximo de água do aquário velho para o no…
-
- 2 followers
- 22 replies
- 5.7k views
Finalmente o meu aquário está a meu gosto. [gallery640x480] [album]5027[/album] [/gallery] Aquário 79cmx29cmx40cm (35cm água). 80 litros de água doce. Filtro interno Marina Jet-Flo 100 + 270 g de Sera siporax mini Professional. Iluminação: Uma lâmpada fluorescente 30W. Aproximadamente 59cm. Decoração. Tijolo 15 (12 furos). Partido de modo que ficou com três níveis diferentes, onde foram colocadas plantas e um esconderijo que é possível espreitar. Dividi o aquário, na parte esquerda tem areia, na parte direita não tem substrato. Areia branca (média) do Aki. Foi peneirada e aproveitei os graus maiores. Por baixo coloquei um pouco de te…
-
- 2 followers
- 14 replies
- 3k views
Como as mudanças de país estão quase concluídas e para o lago ainda estou á espera de material, consegui (mais uma vez) convencer a minha mulher que um aquário ficava bonito na sala! 😁 Consegui comprar um aquário em segunda mão de 200L, com móvel, já com filtro Fluval 406, uma luz LED e um termostato externo Hydor e cá vai disto... estava indeciso entre comprar um Flowerhorn ou experimentar alguma coisa que ainda não tivesse tido e depois de uma visita á Casa dos Discus, decidi optar pelos Discus. Quero plantas, mas não quero usar substrato. Comprei uns troncos onde quero pôr uns Fetos Java e umas Anubias e também já tenho algumas plantas flutuantes. Pintei…
-
- 4 followers
- 39 replies
- 7.4k views
Data da montagem : 19 de Julho de 2020 Dimensões do aquário: 35 x 25 x 29 cm Filtro: Interno. Comprado na Loja China Iluminação: Diz que é LED de 1,5 Watts, mas tenho as minhas dúvidas. Também foi comprado na loja China Substrato e Rocha: "Roubados" do Rio Alto, na Estela - Póvoa de Varzim. Daí o nome. Vamos começar assim... conhecem o meu aquário plantado??? Se não conhecem, deviam conhecer. Fica aqui o link. Fico à espera de opiniões. https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260948-ainda-sem-nome/ A minha ligação aos aquários é relativamente recente... comecei em Setembro do ano passado porque resolvi recuperar um tanq…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 703 views
Boa noite malta necessitava de opiniões. Tinha um aqua maior do que o que aparece na foto mas entretanto partiu e tinha este de suplente. Retirei as plantas que me sobraravam( anubias essencialmente) e coloquei neste. O da foto ainda está a ciclar mas quero adicionar e revesti lo todo. Agora neste quero meter guppys mollys e assim mas necessitava de opiniões de como o revestir . Alguém ai com ideias ??? P.s no antigo tinha discus logo não estou habituado a que tipo de fauna necessitam os guppys e assim. Obrigado Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.2k views
Boa tarde. Tenho um aqua da aqualntis com minibiobox a filtrar, (filtro interno), queria colocar um externo eihm eco pro 130. O aquário tem a tampa com luz, sabem como posso fazer a alteração, basta rasgar a tampa e passar as mangueiras ou a kits para poder fazer a alteração. Obrigado
-
- 1 follower
- 3 replies
- 971 views
Tenho um comete laranja, ele está muito mal, está com a cauda e barbatanas desfiadas, na base delas está vermelho, ele só fica na superfície do aquário (boiando), cospe tudo que come e está perdendo o brilho das escamas, eu estou tratando ele com o bacter da labcon, queria saber se estou fazendo certo ou tenho que fazer outra coisa, queria muito salvar, me ajudem por favor
-
- 2 followers
- 30 replies
- 3.8k views
Após uns anos de Dark Age na Aquariofilia, no inicio do mês de julho montei o meu aquário de 60L. Seguindo as regras "by the book" coloquei substrato fértil, substrato inerte, um tronco, algumas plantas, filtro de cascata, iluminaria e termostato. Para inicio da ciclagem coloquei Nutrafin Cycle (bactérias Nitrificantes) e de vez em quando fui colocando um pouco de comida para peixe e mais Nutrafin Cycle. Na semana passada reparei que já apareciam algas (algas castanhas tipo cabelo) a algumas algas também no tronco. Aproveitei para mexer um pouco no setup colocando um novo filtro (Thermopump Hydor EKIP 300) pois o termostato que tinha estava avariado, mais umas…
-
- 5 followers
- 29 replies
- 4.1k views
Boa noite, estou me a iniciar por estas áreas, apesar de ter um lago com kois e cometas já á uns anos, e a sorte não ser muita, vou montar agora um aquário 😉 O aquário como o próprio nome indica será uma espécie de quadro, ainda não sei bem no que me estou a meter, mas o material começa se a juntar... A ideia principal é cortar uma parede que divide o corredor da entrada da casa, de uma sala, e ficar uma espécie de quadro virado para o corredor, e o restante na sala. As medidas dele são 100x40x68, em vidro extra claro de 10mm. A ideia será criar algo que pareça o mais natural possivel, e com o mínimo de acessórios á vista para tentar cumprir esse objectivo, para t…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.1k views
Boa Noite sou o Carlos e estou em Belas. Já tive este hobby nos anos 80, mas voltou novamente e estou no escuro e existe a tecnologia ( voltar a aprender) comprei algum equipamento e estou na fase de montagem do mesmo, mas ainda não decidi o peixe a minha intenção seria uma unica especie agua doce tropical ( tetra diamante ou nematobrycon palmeri, aphyocharax anisitsi) e alguns camarões... mas estou receptivo a sugestões. Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário - Ada p60 2 - Data da montagem- já montado com fauna e flora 3 - Dimensões do aquário - 60x30x36 .1 - Volumes bruto e útil- 60 L 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Fi…
-
- 2 followers
- 9 replies
- 2.3k views
Bom dia, inscrevi-me neste site na esperança que me pudessem ajudar.. comecei à pouco tempo neste mundo dos aquários.. Comprei um aquário de 30l e um termostato de 200w.. A minha duvida é quanto gastarei por mês só relativamente ao termostato? E valerá a pena comprar um termostato por exemplo de 50w em vez de usar o de 200w?? No caso de querer colocar lá peixes de água fria haverá algum que posso colocar? Entre o peixe cometa e o peixe telescópio algum seria mais aconselhado? E poderei juntá-los? Desculpem ser tantas perguntas mas já comprei o aquário à mais de um mês e ainda não coloquei lá nada para ter a certeza que faço as coisas como deve de ser.. Obrigad…
-
- 0 replies
- 769 views
Fica aqui o setup que tenho neste momento: Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário: AQUATLANTIS BERMUDES 60 2 - Data da montagem: Maio/2020 3 - Dimensões do aquário: 60*30*42,5 3.1 - Volumes bruto e útil: 54 Litros 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Mini Biobox 2 (Cargas Filtrantes+Bomba interior 330l/h) 4.2 - Aquecedor com termostáto 50 W 4.3 - Iluminação T8 Super Light Lamp 4.5 - Outro equipamentos adicionais: Air Pump EHEIM Air 100 5 - Substratos & decorações 5.2 - Substrato inerte 5.3 - Decorações: Pedras e Troncos 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 7 - Fauna 8…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 2.2k views
Fiz um nano com tudo comprado do chines ja vai um mes e tudo andar bem Setup Filtro jix-618h kkk Termostato 50w jix Luzes: duas barras de led sou deus sabe Medidas do aqua 30×20×+20 Substrato fertil Humus Substraro akadama Hardcape Troncos creio que sejam do deserto Flora Elocharis acicularis Riccia Musgo de java Hygrophila corymbosa Alternanthera reineckii pink Salvinia Fauna 3 iritherina werner 10 cristal red shrimps 2 ottos Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk
-
- 2 followers
- 9 replies
- 1.7k views
Olá, Bom dia! O meu aquário é relativamente novo (cerca de dois meses), é de 60 litros, com substrato inerte, bem plantado (plantas low-tech) e com espécies pequenas (rásboras, dânios, tetras, alguns invertebrados (caracóis), corydoras e néons. Por causa das plantas apresentarem um aspecto menos bom, foi-me recomendado que pusesse umas cápsulas fertilizantes junto às raizes das plantas (da Tropica) e foi o que fiz, juntamente com um pequeno esguicho de fertilizante líquido (pus muito pouco). Desde então, na zona da cortina de água tem-se formado esta camada de espuma. Os níveis da água estão aparentemente bons, mas, mesmo assim, fiz uma TPA de cerca de 25%. A espuma conti…
-
- 2 followers
- 14 replies
- 3.3k views
Data da montagem : 09 de Junho de 2020 Dimensões do aquário: 80 x 30 x 40 cm Filtro: Fluvial 207 Termostato: 100 W (regulado para 22º) Iluminação: Calha improvisada com 2 luzes T8 de 10W e 4 focos Flood de 15W (6 horas diárias) Sistema de CO2: DIY Substrato fértil: Aquario NEO Soil Compact Decorações: Rocha de Granito Fauna: 7 Otocinclus + 7 Caridina Multidentata + 8 Tanichthys Albonubes Plantas: Monte Carlo Frequência das TPA's: 1 vez por semana Boas. Comprei, finalmente, um vidro novo, e aproveitei para mudar todo o layout anterior (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260404-segunda-tentativa/). Não estava descontent…
-
- 0 replies
- 577 views
Boas, Não tenho muito o que dizer, só o básico, provavelmente nesses dias, teve uma pequena queda de temperatura (eu tinha removido o termômetro por conta que a colisa batia a cabeça) e ontem havia um pequno ponto branco, eu achei que fosse sujeira, até hoje. O ponto estava na coridora, enorme, eu ouvi dizer que poderia tratá-la com Azul de Metileno ou fungicida da alcon, mas nunca com sal. A minha dúvida é: posso tratá-la com Permanganato de potássio? e o rémedio Ictio da alcon?
-
- 1 follower
- 7 replies
- 1.2k views
Olá Sabem onde posso comprar (preferencialmente online) 2 Lâmpadas T8 30W (preferencialmente, pq é para aquário plantado, Sera Plant Color T8 30W 90cm) e 1 de 15W 45cm? tenho que pensar em mudar isto para led
-
- 2 replies
- 630 views
Olá a todos. Procurei e encontrei algumas postagens, mas muitas delas já antigas , então resolvi por um novo debate. Tenho um aquário de 200l , novo, 1 mês e no fim da ciclagem. Optei por montar plantado, setup abaixo: - Substrato Fértil AquaPedra ( Acredito que nacional, sou Brasileiro ) - Sump 90l com Perlon, Cerâmicas, Zeolita e 100g de carvão ativado ( Esse coloquei para tirar algumas impurezas que temos na água brasileira, mas não vou deixar muito tempo para não afetar as plantas. - Bomba de 2000 l /h - Termostato 200w - Leds 6000k , somando 45w ( DIY ) - Sem CO² , por conta do preço, por inicio não conseguirei manter. …
-
- 2 followers
- 25 replies
- 3.4k views
Olá a todos, trago-vos um pedido de esclarecimento acerca de peixes e plantas, visto que não sou perita no assunto. Há uns tempos atrás tive uma péssima experiência com esta junção, adicionei uma Anúbia e dois Marimos a um aquário de 55 litros com cerca de 8 peixes, com o aconselhamento de um funcionário de uma loja de animais. Resultado: doença do algodão que dizimou todos os peixes, viam-se pequenas bolas de algodão pelo aquário e pareciam estar alojadas nas raízes da Anúbia, ou até pode ter vindo na bola de Marimo, pensei eu. Recentemente, foi-me oferecido um aquário de 120litros, já com várias espécies incluídas, como tetras, botias, corydoras, neons, tubarões, …
-
- 2 followers
- 13 replies
- 1.7k views
Boa tarde pessoal preciso de uma ajuda, Inicio a montagem de um aquário novo e inicialmente coloquei cascalho com substrato por baixo, 2 pedras grandes e nada mais. Esteve a trabalhar durante uma semana e manteve-se limpo. Depois coloquei umas plantas começou a ficar turvo e a escurecer a agua. Esperei e como não melhorou optei por refazer o aquário todo de novo mas os problema mantém-se pois começa a ficar novamente turvo e pelo andar amanhã deve estar todo negro novamente. As fotos mais claras são de hoje depois de montar tudo novamente. A mais escura é como estava. Aquário: 120l Filtro: Sobo SF-850F Temperatura agua: 26 g…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 624 views
Boa tarde! Estou precisar de alguém que me ajude na selecção de um filtro interno para um aquário de 100lts, de preferência com um preço acessível... Selecionei algumas marcas, aquael, fluvial, marina. Dentro dessas marcas qual seria o/os indicado/os? O que me recomendam? É que não tenho noção nenhuma de qual escolher! Em tempos tive um aquário, mas agr estou um pouco desactualizada! Muito Obrigada!!!
-
- 1 follower
- 1 reply
- 992 views
Boa noite Qual a importância do papel no fundo do aquario (papel de parede) Obrigado
-
- 1 follower
- 9 replies
- 2.6k views
Olá. Sou novo aqui. Tenho um plantado. Estou com um sério problema de algas negras. Sei que não são prejudiciais á vida no aquário mas já tentei de tudo. Tratamento com algol(JBL) faço TPAs de 40% semanalmente, já renecializei o aquário, com aproveitamento máximo de água. Retirei as folhas das plantas mais saturadas, já deitei plantas fora, já lavei o substrato, já fiz de tudo. E reaparecem sempre rapidamente. Vi me obrigado inclusive a reduzir o fluxo de corrente da filtragem para menos chances de movimentar as condições da água para não favorecer as algas, de momento reduzi também tempo de luz, actualmente com 9h30. Se pudessem partilhar mais algumas di…
-
- 3 followers
- 18 replies
- 2.4k views
Ora boas, está na hora de começar a pensar num novo projecto. O novo projecto vai arrancar do zero, dimensões, alturas, equipamentos, etc. Ver se podemos interajudar-nos a pensar, qual a melhor forma de planear um aquário e um novo projeto. Objectivo em Junho o novo aquário estar em construção e nunca inferior a 400litros.
-
- 1 follower
- 1 reply
- 432 views
Boa tarde. Tenho o meu primeiro aquário há pouco mais de 1 mês. Já li tanto, antes e depois de ter os peixes. Mas por mais que leia, realmente a aquariofilia tem uma enorme complexidade. Tenho 8 peixes (casal de guppies, 3 néon innesi e 3 néon rosa) e um camarão. Os peixes estão activos, comem, descansam. Mas tenho um neon rosa, parece-me uma fêmea, que, desde domingo, depois de uma TPA que fiz sábado à noite, começou a fazer movimentos acelerados na respiração. A cabeça e cauda fazem movimentos oscilantes alternados e rápidos para cima e para baixo consoante a respiração. Na TPA, eu troquei cerca de 25% da água, e adicionei 30 gotas (o aquário é de 2…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.1k views
Olá pessoal, podem me dar uma opinião sobre lily pipes? Estou a tentar ter mais movimentação da água tanto na superfície como no fundo, vejo que existem espaço mortos sem grande movimento. O meu aqua é de 180L, tenho um JBL cristalprofi 902 mas não sei, parece me insuficiente. Será que lily pipes ajudariam de alguma forma 🤔? Ou uma bomba de filtração? A minha dúvida aqui é como tenho um comunitário se a movimentação da bomba não incomodaria os peixes. Agradeço desde já
-
- 2 followers
- 8 replies
- 1.9k views
Boas! Um pouco inesperadamente, foi-me oferecido um aquário e seus acessórios, tudo com muitas marcas do seu uso. O aquário tem as medidas 100x55x40 e vem com um filtro externo Eheim 2217 e um termo de 150w da Eheim igualmente. As minhas questões são as seguintes: - Com que produtos posso limpar o aquário? Vinagre? Tem uns bons pontos de sujidade bem entranhada...mas mesmo muito bem entranhada. - O filtro (e o tudo o resto) tem um cheiro também entranhado que não se pode.. já passei por bastante agua e com um esfregão. Tem também 4 grandes esponjas azuis. Como é que eu posso lavar estas esponjas e tirar o cheiro que possuem? Lixívia é arriscado? Obrig…
-
- 2 followers
- 27 replies
- 8k views
Neste tópico irei colocar no início de cada mês, fotos e uma espécie de resumo do evoluir do meu aquário.
-
- 1 follower
- 5 replies
- 968 views
Boa tarde, Há 3 anos que já não tenho aquários, cheguei a ter um de 250lts, um de 100lts e outro de 80lts tudo ao mesmo tempo. Nesta pausa deu para esquecer algumas coisas que aprendi. 🙄 Contudo lá consegui convencer o meu namorido a arranjar um aquario que tinha ficado no sótão, parado! Vou precisar de ajuda 😅 Aqui vai os dados do aquário: 50cmX30cmx25cm Mais ou menos 37lts A ideia é colocar camarões, corydoras e uns peixes de cardume que seja compatível. Precisso de dicas sobre: Substrato fértil e infértil Iluminação Filtro Plantas Peixes cardume compatíveis com camarões e corydoras Tud…
-
- 3 followers
- 16 replies
- 2.3k views
Data da montagem : 09 de Março de 2020 Dimensões do aquário: 80 x 30 x 40 cm Filtro: Fluvial 207 Termostato: 100 W (regulado para 24º) Iluminação: Calha improvisada com 2 luzes T8 de 10W e 4 focos Flood de 15W (6 horas diárias) Sistema de CO2: DIY Substrato fértil: Aquario NEO Soil Compact Decorações: Rocha de Granito Fauna: 8 Otocinclus + 7 Amano Shrimp + 10 Tanichtys Albonubes Plantas: Monte Carlo Frequência das TPA's: 1 vez por semana
-
- 1 follower
- 6 replies
- 977 views
Boa Tarde, O "Monstro" foi o projecto que fez finalmente criar um perfil e fazer parte desta comunidade. É grande e assustador, e portanto não me queria aventurar sozinha. Quando planeei um novo aquário, tinha seguramente algo mais sensato em mente, digamos, mais pequeno! Mas quem consegue resistir a uma pechincha? E como com todas as compras de impulso, já passei por várias fazes de arrependimento.😅 A entrega foi difícil, mas conseguiu cá chegar, ao 3º andar. Mas não sem algumas mazelas. Deixem-me então descreve-lo, este novo inquilino que ainda me assusta: Tem 1,50 x 1,05 x 0,65 e como tal um volume máximo de 975L (já tinha mencionado que vivo no …
-
- 2 followers
- 6 replies
- 929 views
Olá Ao fim de três anos parado, revolvi voltar a dar vida ao um aquário. Feitas as inspeções e reparações necessárias, apos três anos sem água, avancei com o projeto. O aquário tem 250x65x70, com vidro laminado 9+9. Retirei a sump e optei por colocar dois eheim 2180. Fico com uma manutenção mais simples, que era o que pretendia. No local onde residio falta muitas vezes a luz e a sump era sempre uma preocupação. Ainda falta montar o outro 2180. Cumprimentos mpimentel
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1.3k views
Boas 🙂 Tenho um aqua de 60L, com bastante vegetação, com 2 colisas, 5 neos negros, 2 neons azuis, 1 escalar e 3 kuhlis Hoje fiz a TPA semanal de 30% e não tinha acondicionador, por isso comprei um novo da JBL (que foi a única coisa que fiz de diferente do costume). O PH está nos 6.6 E os peixes agora começaram a vir tentar respirar à tona com ar ofegante, até as kuhlis estão a super às plantas para ficar o mais alto possível Alguém pode ajudar?
-
- 1 follower
- 2 replies
- 542 views
Boa tarde Tenho um aquário Rena Aquarama 80 cuja tampa se encontra danificada pretendia comprar uma com iluminação LED e mais funcional nem que seja doutra marca compatível enviei um email para a Ciano (Aqua 80) responderam a informar que não era compatível ,alguém posso ajudar. comprimentos
-
Olá a todos Venho apresentar o meu novo aquario, montado no Sábado dia 22 de Janeiro, fim de semana de eleições presidencias, dai o nome "Republica dos Discus". Será um comunitário em que a especie dominante são os discus. Set Up Aquário (comprimentoxalturaxlargura) Aquavitro (vidro laminado 8mm+8mm) 250 x70 x 65 c/ coluna seca e sump Filtragem 1 Eheim Thermo 2180 1 Sump 50 x 60 x 50 c/ bomba Aquarium-Systems 6000L/hora Aquecimento (Mesmo com o thermo filtro era necessário mais aquecimento) Resistencia Weipro titanium 1000W c/controlador de temperatura Weipro MX-1019 Iluminação (Aquaeden/Ramirezi) 8 lâmpadas T5 54w HO Co2 Sistema Dennerle, c/ controla…
-
Members