Minha Betta esta doente e suspeitamos de hidropsia ou congestão, podem me ajudar?


Mariana Baldave

Recommended Posts

Para as informações iniciais essa betta ja está conosco (eu e meu namorado) tem cerca de 7 meses mais ou menos. Ja enfrentou algumas doenças e sempre conseguimos reverter o quadro. 

Atualmente ela está sozinha num aquário de 5,5L onde não possui sistema de filtragem, Tem uma luminária de 6W, no aquário tem algumas plantas que não são exigentes e conseguem crescer bem dentro do aquário, o substrato é basalto misturado com algumas pedrinhas brancas que são inférteis, juntamente de algumas mídias que ajudam na proliferação de bactérias benéficas que consomem amônia, um tronco tratado para completar a decoração, além de um aquecedor e termômetro para manter sempre a temperatura que os bettas gostam. 

Dito o inicial, vamos para a Betina (nome da minha betta). Ela veio morar comigo pois meu namorado comprou um aquário de 30L onde colocou outros peixes que não se deram muito bem com ela e por isso a melhor solução foi deixar ela sozinha nesse meu aquário (de 5,5L). Fiz o tratamento para as lesões que ela tinha e ela seguiu bem. Sempre foi muito ativa e comia muito, talvez o primeiro erro tenha sido esse, dava 5 bolinhas pela manhã e 5 à noite, mas ela sempre demonstrava querer mais, procuro nunca dar só uma por muito tempo e todas que eu tenho são premiuns, de ótima qualidade. O tratamento parcial era feito da forma correta, tirando somente 30% da água, o lodo e algumas algas que se formavam, lavando as paredes sempre com produtos usados somente no aquário e a água era preenchida novamente junto do condicionador (protect plus da labcon) e estava tudo correndo bem desde fevereiro. Nos fins de semana sempre vou pro meu namorado na parte da noite de sexta e voltamos para passar o domingo na minha casa e foi quando vimos. No domingo (07/04), percebemos o abdômen dela um pouco inchado, mas acreditamos que tinha sido minha mãe que tivesse dado muita comida no fim de semana que eu não estava em casa, pois quando sai de casa ela estava completamente normal. Os dias foram passando e o abdômen continuou a inchar, foi onde entrei com o tratamento do bactericida e fungicida da atlantys por alguns dias e vi que não tinha nenhum efeito. Além do abdômen notei que ela tinha parado de fazer cocô, o que me fez pensar que poderia ser constipação, então mudei o tratamento para o aqualife da labcon pensando ser algum parasito, os dias foram passando e o abdômen dela chegou num ponto onde não estava mais inchando, mas nem retrocedendo mesmo com os tratamentos, foi então que tentei o salamargo (sulfato de magnésio) que serve como laxante, novamente não tive êxito, pois ela ainda não fazia cocô, tentei dar ervilha e até mesmo luftal (simeticona). Foi quando meu namorado parou para analisar que talvez não fosse constipação e sim hidropsia, porque além do abdômen a parte lateral estava mais inchada também, então tentamos fazer o tratamento dando banho de sal por 20 minutos todos os dias, junto com uma dose do atlantys que, caso fosse bacteriano, resolveria. Fiz o tratamento sem falhas por 5 dias e percebi ontem (24/04) que pela primeira vez ela tinha feito cocô, desde quando vimos ela inchada. Hoje foi o último dia de tratamento e acredito que não posso continuar até ela melhorar pois estaria intoxicando ela de tanto remédio. 

O fato de não sabermos do que se trata é pelo fato dela estar bem, estar nadando completamente normal, sem ser de lado ou ficando em posição vertical, responsiva aos estímulos e comendo normalmente (agora somente 2 grãos ao dia), quando eu chego perto do aquário ela vem pedir a ração, ela pega no dedo, não está amuada, não fica deitada no fundo do aquário e na hora de dormir ela prefere deitar no topo de uma planta que fica bem alto no aquário e a única coisa em relação a cor dela é o abdômen que está branco por estar inchado, fora isso ela continua da mesma cor de sempre (um azul escuro mesclado com azul claro e num tom brilhante). Já tentamos o tratamento para hidropsia assim como o tratamento para constipação e o abdômen dela continua inchado. Em muitas buscas pela Internet, em quase 100% dos posts o que é mostrado sobre a hidropsia é que se trata de uma doença de certa forma rápida e fatal, já estamos indo para terceira semana desde o início do inchaço e como disse anteriormente, ela está bem, comparando também com os sintomas da doença. 

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que pode ser ou algum tratamento que não coloque a vida dela em perigo, pois tentei tudo o que me passaram e o que encontrei na Internet. Não sei mais para onde correr, sou muito apegada nela e não quero ver ela morrer. Será que alguém pode me ajudar 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.