alvarenga

.Membro Ausente
  • Content Count

    1,598
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

alvarenga last won the day on February 17

alvarenga had the most liked content!

Community Reputation

147 :)

About alvarenga

  • Rank
    Membro Entusiasta
  • Birthday 08/19/1978

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    cacem

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. alvarenga

    Green Valley

    Para ja tudo bem, com as escolhas que tens consegues o plantado.
  2. alvarenga

    Filtro mochila Marina vs Eheim

    Eu pelo menos 5 liberty já tive, bom filtro. Mas hoje em dia prefiro um externo pequeno, nem considero voltar a fazer uma montagem com um filtro de cascata, as desvantagens são grandes.
  3. alvarenga

    Green Valley

    Boas Henrique, que equipamento vais usar para o plantado? Depois do desenho abstrato que vi, não me admirava de te ver com um aquario, com um vaso de girassóis.
  4. alvarenga

    Penedo Furado

    Mas é uma planta linda, estou a pensar em vir a ser uma aposta para o meio plano. Gosto muito das escolhas que ficas-te neste aquário.
  5. alvarenga

    Planificação de novo aquário

    Tens razão Vasco, relativamente a filtragem vou ter um filtro excelente. Relativamente a ter uma wave é quase obrigação nas minhas montagens :) Hoje aproveitar para pensar um pouco em CO2. - Opções para um aquário destas dimensões: - Co2 caseiro (não seja a ser opção para estas dimensões), de qualquer maneira não aconselho a ninguém pela dificuldade de estabilidade entre garrafas. - Co2 através de reator, não é dos meus sistemas preferidos, acredito ser o melhor mas tive uma inundação à uns anos pelo sitio de colocação do tubo de Co2 e o aquário verteu uns 100l de agua para o chão. - Co2 por difusor para esta dimensão não é fácil ter uma boa dispersão, mas sei que consigo fazer funcionar bem com 2 difusores Equipamento: - Bilhas de CO2 - tenho 3 disponíveis mandar encher - Redutor de CO2 - tenho um da TMC - divisão para 2 - Tenho - 4 válvulas de anti-retorno - tenho - 2 conta bolhas - tenho - 2 difusores - tenho 2 d!aqua 50mm e 40 mm e um ViV para limpezas de 50mm Para este aquário vou planear um difusor de cada lado, se fosse mais pequeno apostaria em apenas um bom difusor colocado debaixo do out do filtro. Ainda vou verificar que reatores existem no mercado bons para estas dimensões, se alguém sober de algo que seja mais eficiente que este esquema de difusores apite :).
  6. alvarenga

    Audeō

    Coloca o que esta nas esponjas do de cascata dentro do filtro. Mas muito boa aposta :)
  7. alvarenga

    WORK ZEN

    Este aquário esteve em funcionamento, durante 18meses sem ter levado um único peixe e sem tpa, apenas reposição de água. Acabou por colapsar, as plantas morreram por falta de alimento. Serviu de aprendizagem, neste momento está em reconversão, deverá nascer um paludario. Aproveitando o layout frontal.
  8. alvarenga

    DEEP BLUE HORIZON

    E o reef continua vivo e com saúde.
  9. alvarenga

    Aquário plantado sem filtro

    Se for grande o suficiente, poderás ter algum sucesso, mas sem nitrificação, primeiro que tenhas baterias para suportar a decomposição, estando a meter combustivel nas plantas (co2), acho que vais ter algas e ao fim de 3/4 meses vai estar em colapso num mar da algas. Uma tentativa assim não deveria ter co2, só depois do aquário ter capacidade por ele de se livrar de materia orgânica. Lamento mas não acredito que passes os 4 meses. Um abraço.
  10. alvarenga

    Planificação de novo aquário

    Este filtro vai entrar na lista, adorei o pre-filtro, poupa muitas dores de costa e facilita muito a manutenção. Juntando que o preço esta em muito boa conta.
  11. alvarenga

    nova mudança,nova esperança

    Se usares plantas de crescimento rapido e fáceis, a luz não deve ser problema. As pedras menores, poderá vir a dar ar de muro. É mais preocupante a filtragem na tua montagem. Abraço.
  12. alvarenga

    Aquário plantado sem filtro

    Qual a ideia mais concretamente, pretendes fazer tpas, vais fazer fertilizacao, queres fazer um aquario sunshine? Podes não ter filtro, mas as plantas precisam de alimento... se nao tiveres filtro, o aquario com o tempo vai entrar em colapso, podes fazer um autociclante mas estes não podem ter co2.
  13. alvarenga

    Planificação de novo aquário

    Boas Luís, Desta vez vamos para um paralelepípedo, formatos estranhos só voltarei a fazer num reef. Estive a ler sobre os filtros oase e gostei muito do que li, ver se encontro ao vivo para ter noção da qualidade. Não conhecia a marca, obrigado Luís.
  14. alvarenga

    Planificação de novo aquário

    Enquanto vou tratar de ver orçamentos, está na hora de começar a pensar no equipamento. O coração do aquário é a filtragem, como tal temos 3 soluções: - Filtro internos ou de cascatas, que eu não aconselho em aquários a partir dos 60l. A manutenção não é uma operação limpa, entre outros problemas de aspeto e circulação... - Filtragem por sump, bons sistemas podem ser o melhor meio de filtragem e permitem aumentar a quantidade de água do sistema. Pode ficar caro um bom sistema, não é garantido conseguir evitar ruídos, e torna difícil ter um bom equilíbrio de Co2. Boa solução para aquários de monsters, não o acho para plantados. - Filtros externos, se bem dimensionados a litragem e a carga orgânica são sistemas quase perfeitos, onde o mais complicado é a manutenção do filtro que é trabalhosa. No meu caso vou optar por filtros externos, dado que não quero correr riscos com ruídos e vou ter muito Co2. Considerando que o aquario terá cerca de 500l no máximo, tenho de considerar 2500l de capacidade de filtragem. Todos os filtros quando em funcionamento e com matérias filtrantes, fazem cerca de 70% do que anunciam. Logo a necessidade de filtragem anda em cerca 3500l/h. Em aquários grandes sou da opinião que se deve ter 2 filtros. Imaginem sábado a noite a fazerem tpa, filtro deixa de ferrar e não volta a trabalhar... o que fazem para salvar a vossa fauna? Lojas fechadas, rezam para encontrar um amigo com filtro disponível... depois adeus bactérias e agora nova ciclagem, tpas diárias... caos e mais caos... Portanto 2 filtros. Tenho um eheim 2075 disponivel e um jbl 1501 O que poderá ser curto, logo tenho de ponderar a comprar de um filtro mais potente e que seja silenciosos, para combinar com um dos de cima. Alguém pode aconselhar um bom filtro silencioso?
  15. alvarenga

    Indawo yokulwa

    A Hydrocotyle Tripartita, que tens vai matar as outras plantas, principalmente a eleocharis, utilizava antes a Marsilea hirsuta.