PALUDÁRIOS, TERRÁRIOS E AQUA-TERRÁRIOS
Esta é uma área dedicada a todos os temas relacionados com este tipo de ecossistemas.
Subforums
ANFÍBIOS E RÉPTEIS
- 2.6k posts
- 1 follower
Dúvidas relativamente a que anfíbios manter e quais os mais adequados a cada tipo de setup
MATERIAIS E MONTAGEM
- 371 posts
- 1 follower
Discussões e dúvidas sobre iluminação, filtração, circulação, parâmetros físico-químicos, trocas de água, montagem e manutenção de sistemas
- Móvel
- Last reply by Tiago valente,
PEIXES
- 100 posts
Peixes compatíveis, com a estrutura de cada paludário

- Peixe espada gravida?
- Last reply by Alvaro Silva,
PLANTAS
- 137 posts
Dúvidas acerca de planta a usar em paludários, sejam elas emersas ou imersas. Necessidades básicas de manutenção

- Plantas para terrário
- Last reply by Vera Santos,
196 topics in this forum
-
- 5 followers
- 49 replies
- 12.6k views
1 - Nome do Aquário BLOOM - Tutorial 2 - Data da montagem Outubro 2020 3 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil 30*30*30 - Vidro extra claro - 27 brutos / 70 úteis. 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Bomba submersível - BPS 360L/ 4.2 - Termoestato - 50W 4.3 - Iluminação/Foto-período 2 lâmpadas led's 4000k 1521 lúmens de 12W (equivalente a 100W) - Fotoperíodo das 10h às 14h e das 18h às 21h. 1 Led floodlight de 20W (projector) Fotoperíodo das 15h às 22h. 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil Neo Plant Soil / areia 5.3 - Decorações 7 kgs de ro…
-
- 6 followers
- 21 replies
- 3.3k views
1 - Nome da montagem 2 - Data da montagem 1.Set.2023 3 - Dimensões do aquário 45*45*60cm 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - kit sistema de pulverização sprinkler Umidificador com temporizador eletrônico automático de névoa 4.2 - Iluminação/Foto-período Skylight AQI Intense V - 12 horas 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil LTB TROPICAL BACKGROUND E 2 partes de tree fern 1 parte coconut coir 1 parte de charcoal 1 parte de esfagno 2 partes de fir/orquids bark 5.2 -Entwood; Cortiça apanhada na natureza. Troncos apanhados na natureza …
-
- 8 followers
- 47 replies
- 12.7k views
1 - Nome do Aquário 2 - Data da montagem 3 - Dimensões do aquário 35*45*80cm 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - kit sistema de pulverização sprinkler Umidificador com temporizador eletrônico automático de névoa 4.2 - Iluminação/Foto-período Skylight AQI Intense V - 12 horas 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil LTB TROPICAL BACKGROUND E 2 partes de tree fern 1 parte coconut coir 1 parte de charcoal 1 parte de esfagno 2 partes de fir/orquids bark 5.2 - Decorações Redmoor wood Troncos apanhados na natureza 6 - Fauna 3 Philobates …
-
- 2 followers
- 13 replies
- 2k views
Olá! Como têm passado? 🙂 Lembram-se da existência deste cubo, apelidado de Falling Roots? Pois bem.. Quem me acompanha mais de perto sabe que ele foi desmontado há cerca de 2 meses quando montei o meu nature. Eis que deu lugar a isto: Dei-lhe o nome de Valongo pela localização das rochas nele existente. Trata-te de xisto, recolhido por mim, em locais específicos que quem caminha por aquela serra sabe 😄 Mas bom, não há muito a dizer... Será um terrário, e não um aquário. A base tem uma boa camada de argila expandida e o resto é substrato da tropica. Relativamente a plantas, trata-se de Montec…
-
- 1 follower
- 1 reply
- 497 views
Bom dia, gostaria de saber na vossa longa experiencia, é possivel um lago com filtro natural só de plantas, se sim quais as melhores para essa filtração, e quais os peixes que melhor resistem ao Inverno num lago, obrigado a todos.
-
- 2 followers
- 2 replies
- 941 views
🪨🪵🌿 Nature Art 🌿🪵🪨 Deixo-vos o trajecto, de mais uma criação elaborada por mim, na vertente do "Nature Art". Quando pensei em iniciar este projecto, meti como objectivo a mim mesmo, que conseguisse criar algo que conseguisse exprimir o que é para mim o conceito que eu ando a trabalhar. Aqui foi a altura de olhar para a peça de vidro que tinha disponível, e dentro da minha cabeça idealizar algo inédito nas minhas criações, e conseguir respeitar o conceito de profundidade e dimensões. A ideia inicial que tinha para o projeto estava criada, e tinha conseguido com alguma dificuldade, devido às dimensões de todos os elementos, entre moldagens e…
-
- 3 followers
- 8 replies
- 2.1k views
Ora muito bem, vamos iniciar nestas andanças a ver como corre. Tudo retirado da natureza, em termos de plantas, não sei nomes nem sei se irão pegar. Se souberem alguma coisa, por favor digam-me 🙂 Alguns pontos importantes durante a montagem: Fundo de cascalho e adição de foamex entre o cascalho e o substrato. FOTOS P.S. O Camilo estava a segurar a led 😄
-
- 4 followers
- 13 replies
- 1.5k views
Ora então lá vamos nós para mais uma aventura 😄 1 - Nome do Aquário Crystal Green 2 - Data da montagem 19/01/2022 3 - Dimensões da jarra 14cm x 20 cm 4 - Equipamentos Instalados Filtro n/a Termostato n/a Iluminação/Foto-período Led 10W - https://pt.aliexpress.com/item/33046997838.html?gatewayAdapt=glo2bra&spm=a2g0o.9042311.0.0.1930b90aI3abgn Sistema de CO2 n/a 5 - Substratos & decorações Substrato fértil ADA Aqua Soil (no fundo) Substrato Inerte Areia de Sílica Decorações (pedras, troncos, etc) Red Moor Wood Xisto 7 - Fauna Crystal…
-
- 2 followers
- 5 replies
- 3.7k views
Boas a todos! No meu mais recente projecto, decidi tentar replicar um sistema de paludário, mais concretamente os DOOA Terra. No inicio, o maior desafio que via para a realização do projecto, seria como fazer o sump interno / parede de cascata, pois como nunca tinha colado acrílico antes, não sabia se as colas disponíveis iriam conseguir segurar as placas de modo a reter a água. Usei duas colas, indicadas na embalagem para plásticos duros e funcionaram as duas perfeitamente: Aqui está o diagrama que segui para montar o sump: O vidro em si é aproveitado de um aquário velho que desmanchei cortei e colei, aproveitando ao máximo as m…
-
- 0 replies
- 1.5k views
Boa noite pessoal! Me chamo Fernando, e sou novo no hobby, mas tenho experiência larga em aquarismo e em bonsai. Minha dúvida é com relação à iluminação! Para bromelias, orquídeas, dentre outras que ficam à meia sombra, até 40w, ficam bem, mas com relação a bonsai, acredito que uma luz mais forte se faz necessário! Comprei uma lâmpada de 10000 k, t8 de 15w, e uma grolux tbm t8 de 15w! Será que ficará bom? Podem me ajudar? !
-
- 0 replies
- 1k views
Bom dia Já procurei pelo forum e não encontrei nada a cerca deste assunto. Estou a começar a construção de um terrario para rãs e tenho algumas duvidas a ver se me podiam ajudar. O terrário vou aproveitar para fazer de um aquário que tenho e que esta vazio. Agora as duvidas: Que tintas posso utilizar para colocar fundo do aquário que vou construir? Para aquecer utilizo aqueles que ficam no fundo por baixo da areia? Agradeço toda a ajuda que me possam dar, já agora não sei se este tópico é aqui ou não se não for coloquem no lugar correto. Prometo fazer aqui o meu tópico com a evolução passo a passo para todos acompanharem e darem i…
-
- 0 replies
- 1.1k views
Olá amigos estou finalizando a montagem de um aqua-terrário externo a casa, de 800 litros de volume de água e mais uns 150 de filtro. o tanque tera uma área seca para minhas duas tartarugas (filhotes). quero por alguns peixes junto com as tartarugas que serão da espécie trachemis dorbigni. alguma sugestão para peixes que resistam a temperaturas de inverno a cerca de 16 graus e verão 26 graus? vou atualizando com fotos meu aqua-terrário, ontem estava assim... minha tortuga
-
- 0 replies
- 1k views
Fêmea não sei a especie foi resgatada a um colega do forum que teve de se desfaser dela devido a viagar Macho de outra especie que não sei qual é encontrei-a na rua e troce-a para casa Vista geral da tartarugueira de 1.20 mt por 60cm com 20cm de coluna de agua, modelo com filtro escondido atraz das pedras artificiais. vista da zona do filtro intrerno com o cano de vazamento de agua limpa Temperatura ambiente (casa aquecida) Ph 7.0 amonia 0.0 nitrato e nitrito em falta Alimentação stick de carpa koi adoram e stick para tartarugas bem como tenebrios do amendoim Estão as duas a comer á mão e bastante interactivas conosco
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.5k views
Boa tarde...resgatei uma tartaruga já grande que não estava nas melhores condições e trouxe-me para casa. Já tenho outra tartaruga há muitos anos com termostato e filtro e nunca hibernou e está muito bem de saúde. A tartaruga que resgatei, pelo que me disseram, sempre hibernou...e há uns dias deixou de comer mas não adormece. Já comecei a diminuir a temperatura até ficarem termostato... está já em água fria e num sítio escurinho para poder hibernar...mas está assim há 3 dias e não adormece mas também não come! Será que estou a fazer algo errado? Está sem comer há uma semana mas acordada! Obrigada
-
- 2 followers
- 8 replies
- 1.8k views
Boa noite, Ontem adquiri o meu primeiro tritão ventre de fogo!! Comprei um aquario de 42*21*29 com uma plantaforma ajustável em altura (tipo tartarugueira, que se encontra quase toda fora de agua) e mandei fazer uma tampa furada em acrilico para ele não escapar. Ainda não comprei nenhuma decoração pois ainda não encontrei nada que seja adequado para ele. O problema é que desde ontem ele só fica no vidro do aquário, fica muito pouco tempo na plantaforma e agua nem pensar! só "trepa" o vidro e fica sempre lá, com a cabeça tombada para trás e não come nada, se eu o puser na agua ele fica "maluco" e volta para a plantaforma desesperado e volta a "trepar" o vidro.…
-
- 10 replies
- 3.5k views
Olá de novo Quando o vicio renasce trás sempre coisas novas que resolvemos tentar porque vimos durante as pesquisas. pela 1ª vez aventurei-me a montar um aqua desde os seus vidros até ao seu final. Como aqui os euros não abundam mais uma vez fiz uma reciclagem (com alguns altos e baixos mas está feita) se não resultar fica pela experiência e aprendizagem. vidros foram as portas de uma velha estante Ninguem os queria cortar pois diziam que eram vidro temperado. lá arranjei um amigo que fez o favor de cortar o vidro de 8 mm e ainda me arranjou mais um que era o que faltava para a base. medir e colar medidas por fora 44x40x38 isto foi mesmo para aproveitar tu…
-
- 3 replies
- 1.6k views
Olá a todos, talvez já haja algum topico acerca disto, mas talvez quem o fez já tenha alguma noção do que está a fazer, não é o meu caso xD Eu tenho um aquário 80x35x30 onde o meu pai tinha peixes de agua quente, nunca tiveram um final feliz pois mesmo fazendo uma data de coisas eles acabavam sempre por morrer, entao eu pensei que seria bom ter ali uma tartaruga, a verdade é que nao percebo nada disto e preciso da vossa ajuda como se tivessem a explicar a uma criança de 5 anos lool. Preciso do vosso guia deste da etapa 0... ou seja o que é necessario, que tipo de tartarugas posso por num aquario dessa dimensao, como montar etc etc, como eu disse não percebo nada disto. …
-
- 5 replies
- 1.9k views
Boas pessoal, é o seguinte moro num 2º andar de predio. E por baixo da minha janela, tenho um genero de canteiro onde nao tenho nada.. Gostaria de saber se ha possibilidades de fazer daquilo um genero de casa para umas tartarugas e umas plantas. A verdade e que esta "na rua" e pode levar com chuva, vento, sol a mais etc etc.. O que acham? Agradecia dicas e opinioes sff
-
- 6 replies
- 1.7k views
Boas Olá amigos, hoje resolvi vir apresentar o meu aquaterrario ja esta montado ha cerca de 1 ano. Espero que gostem e comentem sff. Ficam aqui algumas fotos
-
- 0 replies
- 1.3k views
Partilho aqui um grupo de facebook que se destina à partilha de projectos, experiências e dúvidas sobre Aquaterrários/Paludários. Criei o grupo porque estou a construir um pequeno paludário e na busca por informação não encontrei nenhum grupo português sobre o tema. https://www.facebook.com/groups/aquaterrariospaludariospt/ Partilhei também o forum no grupo a ver se isto anima :D
-
- 2 replies
- 2.2k views
Boas a todos Não sei se é a secção adequada para postar , mas parece-me ser a que mais se enquadra. Alguem "domina" a arte da criação e manutenção de colónias de formigas? Ou alguém sabe algum fórum Português sobre este tema? Fiz um pequeno formicarium , baseado em toda a informação que consegui tirar da net, ainda assim tenho algumas duvidas de principiante Cumprimentos
-
- 1 reply
- 1.8k views
Boa tarde, Adquiri um aquário de 1x0,5x0,5, atualmente com 150L de água, no entanto poderá ir até cerca de 225L (reais). Pelo que já li o filtro deve ter cerca de 5 a 10 vezes a capacidade de litragem do aquário, ou seja entre 750 a 1500 L/hora, sendo que com o passar dos anos (a minha Corcunda tem 4 anos e cerca de 13cm) terei de aumentar á água e à capacidade da filtragem. Qual no vosso entender será um bom filtro pensando já nos anos que se avizinham? Tenho visto filtros com 750L/H, 1000L/H e 1250L/H... mas não sei qual a melhor opção. De notar que embora o preço seja importante não é o "maior" problema, no entanto gostaria de gastar bem o dinheiro. ab P…
-
- 6 replies
- 5.5k views
Boa noite pessoal, Mais uma duvida para o meu aquario Assim muito rapido e resumido... Aquarido de 400L com sump de 90L, agua doce/quente com tartaruga, futuros peixes a caminho. Pergunta:. Tive a ideia de ir buscas areia da praia para um fundo do layout. Preciso de fazer alguma coisa mais a areia para alem de a lavar com agua quente para tirar o sal e matar as bacterias? So este procedimente e suficiente? Fará mal a tartaruga ou aos peixes se utilizar a areia da praia? Obrigado e abraço Foto atualizada... Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
-
- 36 replies
- 15k views
Cá está o dito cujo.. Decidi experimentar uma coisa nova- paludários. Para já conta com umas três semanas e está a dar-se lindamente.. Manutenção mais simples ainda que aquário (não necessita de qualquer tipo de fertilização diária- apenas a fertilização na montagem- tpa pequena uma vez por semana - a água não se perde, evapora e condensa na parte superior, logo tenho sempre humidade à volta dos 90% e o nível de água continua sempre o mesmo- e o mais importante, dispensa podas, ou se for necessário será apenas a longo prazo. Aquário: 80x40x40cm 128L Zona de água: 30 litros Termostato 75watts Bomba de circulação 420l/h Fogger exoterra Areia de rio Fau…
-
- 0 replies
- 1.3k views
Bom dia, Montei um aqua terrário à cerca de 1 mês para experimentar algo novo e estava tudo muito bem até que fui de férias uma semana. Quando voltei tinha as plantas todas pretas, algumas já todas desfeitas como se estivessem a fazer melting e parece que tenho teias de aranha nas plantas. Em relação à flora que está com problemas tenho anubias petit, uma espécie de hedera mini e as outras não faço ideia, foi a típica compra por impulso sem conhecer nada da planta mas estavam a crescer todos os dias até ter ido de férias por isso não sei o que possa ser. Vou aprender a postar fotos e depois coloco, agradecia imenso que os mais experientes me conseguissem ajud…
-
- 0 replies
- 1.1k views
Boas precisa de que alguém me ajudasse com o terreiro de um camaleão.. Precisava de saber o que é essencial e se posso por troncos e plantas naturais no terreiro.. Obrigada ☺️
-
- 15 replies
- 13.9k views
Tenho á uns tempos, um camaleão do yémen, pequeno, jovem - 1 ano... Com cerca de 15cm, 20 cm... Tenho lhe dado, terenébrios, ofóbas (acho que é assim que se escreve) e grilos... Devo desde já referir que a última vez que comprei comida, alimentei duas ou três vezes e os terenébrios e as ofobas que tinha morreram todos, não sei porquê. Não sei se isso pode ter afectado de alguma maneira o camaleão... O terrário tem substracto próprio, para camaleões, galhos, água sempre á disposição (devo referir que infelizmente o camaleão mandou uma poia para dentro da água... e ficou lá de tal maneira que só reparei não sei quanto tempo depois ) Alimento sempre numa taça própria par…
-
- 14 replies
- 3.9k views
Boas! venho apresentar a minha nova experiência: Um aquaterrário com 3 tartarugas e peixes - montado a 15/12/2012. O Aquário é o mesmo desta minha montagem antiga: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157382&st=0 Mas com um background 3D, zona de basking e elevação da iluminação DIY. Tem 2 filtros externos JBL e1500, um termoestato de 250W, 4 lampadas 54W e 1 repti glo 5.0. São 3 tartarugas a conviver alegremente com peixes (o que é incrível - e sem uma única morte). Já tentei ter plantas.. mas isso é algo que é impossível com as tartarugas.. acabam com elas em 10 minutos e qualquer coisa que lá coloque. Daí ter optado por plantas arti…
-
- 0 replies
- 1.4k views
Boas Venho aqui apresentar o meu Tupi, um CornSnake "Crimson". Neste momento tem 11g - 31,5cm. Neste tópico vou apresentar e elaborar o terrário que estou a fazer para quando ele for maior, de momento ainda está num faunário até ser maiorzito. O Terrário tem 80x40x100, comprei vidro e fiz eu o terrário, assim que possivel deixo fotos do mesmo. Ficam aqui já com umas fotos do Tupi:
-
- 62 replies
- 26.8k views
Boas, Os meus parabens ao aquarofilia, e á sua administraçao e moderaçao, que na minha opiniao fez muito bem em criar esta subsecçao voltada para a vida em aquaterrarios, que já aqui fazia falta. Tal como gosto muito ver fotos, sei que tambem é preciso contribuir, e este é o meu pequeno contributo para a dinamizaçao deste novo subforum. Este é o meu aquaterrario e foi criado de raiz a pensar numa tartaruga adulta, dai as suas dimensoes 150*60*75. Tenho a agua pelos 55cm, e o restante espaço disponivel é ocupado por uma plataforma que faz de terrário com 50*60cm, com uma litragem aproximada de 500L. A fauna é composta por uma tartaruga hiroglifica, 2 …
-
- 2 replies
- 2.2k views
Ola, Tenho um paludario no exterior e na tentativa de o tornar sempre mais economico e mais apropriado para as condicoes, que já percebi nao serem muito comuns (para alem de ser um paludario enorme, está na rua), estou agora a pensar fazer novas alteracoes e era muito importante ter as vossas sempre uteis opinioes. -Tirei o aquecimento do paludario. São 200L de agua no exterior para manter a uma temperatura a cima dos 25º, ja fiz as contas e tenho estado a pagar 60EUR por mes so de aquecimento no Inverno. Nao pode ser! -Tenho usado ultimamente silica de filtro de piscina com bolas fertilizantes nas raizes para ficar mais barato. As plantas até se têm dado mais ou…
-
- 2 replies
- 1.6k views
Boas, eu convido a verem as fotos do meu Paludario na galeria do meu perfil. Tem 1,80m por 1,50m. Todo feito por mim e um amigo meu. Eu nao conheço ninguem que se tenha metido numa aventura assim com estas caracteristicas por isso ando sempre ao papel. E tenho um problema desde a sua origem que é o PH da agua. Nao o consigo baixar. Será de estar no exterior? Existe alguma relacao com isso?? Tenho dois CO2 DIY, Turfa no filtro. Ja usei quimicos. Nao se consegue baixar o PH. Nao baixa dos 7,00. Ás vezes ate tem mais de 7,00. Nao percebo. Como tem imensas plantas (bem mais que as que tinha na altura das fotos) acho que era o ideal ter um PH mais baixo. Aten…
-
- 1 reply
- 1.9k views
Bom dia pessoal. Alguém conhece algum fórum nacional dedicado a vivários / terrário tropicais para plantas? Ou plantas e alguns anfíbios, já que é o mais comum... Existe alguma loja no norte que venda este tipo de plantas e material? Abraço, João
-
- 21 replies
- 8.8k views
No centro de Carcavelos existe um fantástico lago que fazia parte da antiga Quinta da Alagoa. A quinta foi transformada em bloco de apartamentos (...), mas felizmente o lago foi mantido e integrado num jardim público com árvores da época. É o local onde as pessoas vão libertar as tartarugas quando estas se tornam grandes demais para serem mantidas em casa... Há centenas delas e até agora, consegui distinguir 6 espécies. Cumprimentos JM
-
- 1 reply
- 2.2k views
Olá pessoal, vou deixar aqui um video do meu Leptopelis vermiculatus, espero que gostem. Video: http://www.youtube.com/watch?v=oxNGVitCczM Cumprimentos
-
Members
No members to show