nortadaVIII

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

nortadaVIII last won the day on Abril 24

nortadaVIII had the most liked content!

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Rio de Mouro

Quem visitou o meu perfil

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

nortadaVIII's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • Collaborator Rare
  • Week One Done Rare
  • Dedicated Rare
  • Conversation Starter Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

4

Reputação

  1. Boa tarde, Só uma questão em relação a ter que ter substrato fértil para ter um tapete, isso não é bem assim. Eu tenho um tapete de Monte Carlo a crescer bem e a fechar a bom ritmo com substrato inerte ( manado da JBL ), faço a fertilização na coluna de água, depois, tenho boa iluminação e tenho CO2. Até porque o substrato fértil passado algum tempo deixa de o ser e, se o mantivermos também passa a ser alimentado pela fertilização na coluna de água. Há muitos anos tive um cubo com cuba, planta muito mais exigente e também funcionou muito bem assim.
  2. Boa tarde, Passados 33 dias está tudo equilibrado, luz, CO2, fertilização e introduzi mais fauna no passado sábado. Plantas com boa saúde e crescimento, vamos aguardar principalmente pelo crescimento dos musgos e fecho do tapete, vão fazer toda a diferença. A fauna também parece feliz e contente 😀 Fica o vídeo de atualização:
  3. Faltavam umas autorizações ... agora penso que sim.
  4. Boas Álvaro, sim estava privado. Agora acho que já dá.
  5. Sim, vai devagar … penso que mais 2 ou 3 semanas deve fechar.
  6. Boa tarde, Passado 1 mês da montagem e depois de praticamente ter desaparecido um pequeno bum de diatomáceas, normais em montagens recentes, o aquário está a estabilizar e introduzi à cerca de 8 dias uma equipa de limpeza. 6 otocinclus 6 amanos Têm feito um trabalho exemplar, passam o dia a trabalhar e nestes 8 dias não introduzi qualquer alimento extra no aquário, sem que note que isso faça alguma diferença. Deixo em baixo o link para ver os meninos a trabalhar e a foto atual do aquário.
  7. Tens razão ... a pressa é inimigo da perfeição 😀 em relação ao verde das pedras, em tempos também tinha aquários com pedras verdes, mas mais em aquários de mbunas, sem plantas onde não tinham qualquer sombra ... acho que tem a ver com mais ou menos exposição de luz.
  8. Boa tarde, Fica uma atualização, passada uma semana. Nota-se a evolução e crescimento das plantas, o Monte Carlo está a multiplicar-se bem mas, estou a pensar fazer uns desdobramentos com replantação para acelerar o processo.
  9. o JBl manado é um substrato não fértil, mas muito bom para quem usa a fertilização líquida. A sua composição granulada, aspeto de grão de argila, concede-lhe uma grande área de colonização para as bactérias que absorvem detritos e outros poluentes, ajuda assim na filtragem, comportando-se também como uma massa filtrante auxiliar. Ajuda a controlar as algas quer em fases iniciais de montagem, quer em fases mais avançadas do ecossistema porque também tem a capacidade de absorver nutrientes em excesso e ir libertando conforme as necessidades. Também ajuda para que a dureza da água não tenha mudanças bruscas, ajudando assim a ter um PH mais estável. O aspeto também gosto bastante, dá aquele ar de terra dos bosques, a granulometria e a sua densidade é excelente para as raízes que rapidamente vão por aí a baixo. Contras, ao inicio como tem alguma leveza ficam alguns grãos a boiar, mas rapidamente afundam e os que não afundam, tiras bem com um camaroeiro. Também tens de ter algum cuidado a plantar na fase inicial para que as raízes fiquem bem fixas.
  10. Tenho aproximadamente 7/8 à frente e para trás vai aos 12 cm, mas o manado precisa de altura para elas se irem agarrar lá mais em baixo, também é bom para tamponar alguns excessos de nutrientes.
  11. Boa tarde a todos, De volta ao hobby e aqui ao fórum, já por cá andei há uns 12 anos atrás, na altura com mbunas do Malawi. Passados estes anos sem aquários, decidi montar um plantado, projeto de iniciante nestas lides e num estilo natural. A montagem tem uma semana. - Aquário 100x40x45 ( 180 litros ) - Termostato 200W - Filtro ehiem 600plus ( 1000 l/h ) - Iluminação calha 2x55W PLL ( 6400K ), tenho uma régua de 900mm com 24W led 6500K, se achar necessário reforçar, para já, assim parece bem. - CO2 pressurizado, garrafa recarregável de 2K com válvula de solenoide, o difusor tenho de ir buscar um de 30mm, este é curto, vinha com o kit e tem de bombar mais gás para ficar ok no dropchecker. - Substrato JBL Manado ( 25 litros ) Iluminação 8 horas, CO2 a ligar e a desligar 1 hora antes da iluminação. PH = 7 e KH = 8, medidos a meio do ciclo de CO2 a bombar. Flora: - Ludwigia repens - Staurogyne repens - rotala rotundifolia - micranthemum " monte carlo" - Taxiphyllum barbieri 'Bogor Moss' - Vesicularia montagnei Christmas - Lobelia cardinalis mini - Hygrophila pinnatifida - hygrophila corymbosa Fertilização micros e macros com nutrientes Flourish na coluna de água, quantidades de acordo com o recomendado pelo fabricante para "maçaricos" - mais ou menos assim, vou ajustando pela observação, mas para já parece tudo a crescer bem. Fauna, ainda em avaliação. Aceitam-se críticas e conselhos! Obrigado João Marques
  12. Boas, dá uma olhadela aqui, serve para ter uma ideia. http://calculadora.aquarioturbinado.com.br/fertilizacao/seachem.php
  13. Olá boa tarde! O meu nome é João Marques, já andei por aqui há muitos anos, depois também de muitos anos afastado dos aquários voltei ao hobby 🙂 estou a iniciar um plantado e cá estou de volta.