Recommended Posts

Posted (edited)

Olá. Sou novo aqui. 

Tenho um plantado. 

Estou com um sério problema de algas negras. Sei que não são prejudiciais á vida no aquário mas já tentei de tudo. Tratamento com algol(JBL) faço TPAs de 40% semanalmente, já renecializei o aquário, com aproveitamento máximo de água. Retirei as folhas das plantas mais saturadas, já deitei plantas fora, já lavei o substrato, já fiz de tudo. E reaparecem sempre rapidamente. Vi me obrigado inclusive a reduzir o fluxo de corrente da filtragem para menos chances de movimentar as condições da água para não favorecer as algas, de momento reduzi também tempo de luz, actualmente com 9h30.

Se pudessem partilhar mais algumas dicas. 

Tenho 5 colisas

2 corydoras panda

2 corydoras albina, 

8 platys

4 lagunstin anão 

1 cascudo

4 limpa vidros

Muito obrigado antecipadamente pela ajuda que possam dar. 

Tenho co2 e a luz é Flural led

Obrigado

 

 

Edited by Oliveira Barbosa
Esqueci me de algo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Podes colocar fotos das algas? Sao negras ou castanhas? Por curiosidade, vives na Suiça segundo me parece, desde quando notaste que começaram a aparecer?

Share this post


Link to post
Share on other sites

De momento não estou a conseguir colocar, não sei de será do meu telefone. Sim trabalho cá. Começaram a aparecer coisa pouquíssima, algo normal, mas de repente tive uma explosão. E fiz tudo o que disse. Está bonito, e é pena, talvez ter de me desfazer das plantas todas, e fazer tudo de novo. Uma vez que deu trabalho, e começa a vir a frustração. Alguma forma dfacil que possa publicar as fotos? Pk de momento não estou a conseguir não sei pk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso parece-me ser BBA, ve este link: https://greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato

Eu perguntei se vivias na Suica, pois aconteceu algo estranho comigo... Desde que comecou esta situacao do Covid em que nos "fecharam" em casa, penso que aumentaram a quantdade de porcarias que metem na agua para tratamento da mesma. Pouco tempo depois de nos porem em casa, tive um surto de algas castanhas, as primeiras do link que te mandei, sem fazer absolutamente nada de diferente. Achei que seria coincidencia, mas depois de ler bastante, quase todos os sitios apontam uma das razoes o valor de Solicatos bastante alto na agua. Apos testar a agua da torneira, posso dizer que o teste da JBL para a escala nos 6, e a cor do teste estava mais escura que isso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado, mas comprova se que aparece sem razão aparente. Tinha o meu aqua verdinho, as plantas com cores vivas e etc. Estar sempre a raspar, todas as semanas, e talvez reiniciar várias vezes não ajuda. È pena mas vejo poucas soluções ou nenhumas que não tenha feito para eleminar. Não sei se aumente a luz, se aumente o co2... Nao sei o que fazer mais. Mas obrigado pela ajuda. Tenho outro aquario com camarões, já pensei em junta los á festa, mas talvez depois não consiga fazer criação. O aqua tem 1500x50x60 creio. São 450l,mas mesmo assim

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

Eu proprio tenho batalhado com este problema que te falei, nao tem sido facil, mas ha que ir insistindo... Na altura quando o ciclo do meu aquario acabou, coloquei 2 ancistrus e uns camaroes Amano, e na verdade e que eles deram conta das algas todas, incluindo um pouco dessas que tu tens. Mas eu nao tinha tanta quantidade quanto tu tens.

Podes sempre tentar colocar tambem uns camaroes Amano, mal nao faz pois pouca carga organica tras ao aquario, e pode ser que ajude!

Edited by PMarinho

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

Os que tenho não são amano, são mais pequenos tipo Red cherry. Tenho receio que comecem a comê-los. As colisas são curiosas, os guppys também. Vamos ver, estou a pensar ferver tudo, pedras substrato tudo, menos as plantas, talvez as ponha em quarentena a ver

 

Edited by Oliveira Barbosa
Erro

Share this post


Link to post
Share on other sites

As colisas e red's e bem provavel que de em lanche... Mas podes por os que te disse, noramlmente ficam bem grandes, duvido que os comam. Podes tentar fazer isso, e talvez nas plantas tentar cortar as folhas mais afectadas, pode ser que ajude a nao se espalharem tanto. Podes tambem tentar a tecnica do Excel com a seringa, pode ser que as mate.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também pensei em aumentar a força da luz, ou seja inserir mais lumens led, e talvez sobir mais o co2. Mas lá está, depois influencia o ph, e vais descer

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.